Sunteți pe pagina 1din 17

Imprio Bizantino

Prof. talo Colares

Em 395 d.C. o imperador Teodsio dividiu o Imprio Romano em duas partes: OCIDENTE e ORIENTE. (Bizantino). Com capital em Constantinopla.

Centro de Comrcio e Cultura.


Geografia: sia e Europa. 1 milho de habitantes no ano 1.000. Diversidade de povos e culturas. Centro financeiro.

Religio e Poltica
Catolicismo Theos (Deus) Kratia (governo) = Teocracia. Patriarca auxiliar e conselheiro do governador.

Detalhe de mosaico na Baslica de Santa Sofia, Istambul, Turquia.

Catedral de So Marcos, em Veneza na Itlia

Catedral de So Baslio, em Moscou na Rssia.

Baslica de Santa Sofia, em Istambul, na Turquia. Em 1453 foi convertida em mesquita e, em 1935 transformada em museu.

O Cisma do Oriente
Imperadores x Patriarcas bizantinos x Papas. 1054 Igreja Catlica Apostlica Romana. Igreja Cristo Ortodoxa Grega.

Cerimnia em igreja ortodoxa na cidade de So Paulo. A missa dos cristos ortodoxos acompanhada por cnticos e seu ritual inclui, por vezes, dramatizaes de passagens da Bblia.

Religio e Arte.
Pinturas e mosaicos passagens bblicas.

So Apolinrio, representado em um cone de estilo bizantino localizado em Ravena, Itlia.

Esse estilo foi essencialmente cristo, representando cenas bblicas, santos e outras imagens relacionadas f crist.

Este mosaico, representando o milagre da multiplicao dos peixes, est na Baslica de Santo Apolinrio Novo, em Ravena na Itlia.

Histria Poltica.
Justiniano (527 565)
Reconquistar as terras perdidas no ocidente, construir fortalezas, estradas, pontes, hospitais, igrejas. Corpo de Direito Civil Cdigo de Justiniano: legislao romana revisada Digesto: pareceres dos magistrados Institutas: Estatuto de direito Novelas: Novas leis por Justiniano. Guerras: mais impostos. Descontentamento Geral.

Justiniano, tendo militares esquerda e religiosa direita (mosaico do sculo VI). Os Imperadores bizantinos eram chamados de basileus (rei, em grego).

Revolta de Nika
O hipdromo de Constantinopla era sempre cheio de pessoas. Em 532, lotado de um lado estava os Verdes, e de outro os Azuis. O imperador e sua esposa Teodora, torciam pelos Azuis. No intervalo, os Verdes fizeram uma manifestao contra os impostos elevados e abuso de autoridade dos funcionrios do governo. E os Azuis tambm aderiram a manifestao. A populao se dirigiu ao palcio imperial gritando: Vitria! Vitria! (Que em grego Nik). Justiniano pensou em fugir mas foi aconselhado a lutar. Resultado: milhares de pessoas morreram.

Cavaleiro do Partido dos Verdes.

Declnio e queda do Imprio Bizantino


565 Morte de Justiniano. Gastos militares para defender fronteiras. Violentas disputas por poder entre civis e militares. Perseguio aos que no seguiam a religio crist. 1453 Turcos Otomanos cercam a capital fim do imprio .

Atividade de Casa:
1) Escreva um texto explicativo sobre a crise do Imprio Romano a partir do roteiro a seguir: a) A crise interna. b) As invases germanas. c) O aumento dos impostos e a emisso de moeda para cobrir os gastos com a defesa das fronteiras. d) As solues para a crise: a tetrarquia; a mudana da capital para Constantinopla; a diviso do territrio romano. e) O desfecho da crise. 2 Escreva um pequeno texto caracterizando e comentando sobre o Imprio Bizantino.

ATENO!
Dever ser feito em folha de papel Almao; Dever conter a fonte de pesquisa. Exemplo: Se for internet o site: www.umjeitomassadecontarhistoria.blogpost.com.br Se for livro: Histria e Sociedade. Alfredo Boulos Jr. pp. 272 280. Se for revista: Aventuras na Histria, Ed. Jun/12. pp. 44 a 56. Entrega: 21/02/2013.

S-ar putea să vă placă și