Sunteți pe pagina 1din 120

Processos de gerenciamento de projetos de um projeto

Gesto de Projetos

Processos de gerenciamento de projetos de um projeto O gerenciamento de projetos realizado atravs de processos, usando conhecimento, habilidades, ferramentas e tcnicas do gerenciamento de projetos que recebem entradas e geram sadas.

Para o sucesso de um projeto


Selecionar os processos adequados dentro dos grupos de processos de gerenciamento de projetos; Usar uma abordagem definida para adaptar os planos e as especificaes do produto de forma a atender aos requisitos do produto e do projeto;

Atender aos requisitos para satisfazer as necessidades, desejos e expectativas das partes interessadas;
Balancear as demandas conflitantes de escopo, tempo, custo, qualidade, recursos e risco

Processo
O que um processo?

Processo
Um processo um conjunto de aes e atividades inter-relacionadas realizadas para obter um conjunto pr-especificado de produtos, resultados ou servios.

Processo
Geralmente os processos se enquadram em dois tipos bsicos:
Os processos de gerenciamento de projetos, comuns maioria dos projetos na maior parte do tempo, so associados entre si por seu desempenho visando um objetivo integrado.

Os processos orientados ao produto especificam e criam o produto do projeto.

Processo
Esses processos so agregados em cinco grupos, definidos como os grupos de processos de gerenciamento de projetos:
Grupo de processos de iniciao

Grupo de processos de planejamento


Grupo de processos de execuo Grupo de processos de monitoramento e controle Grupo de processos de encerramento.

Processos de gerenciamento de projetos


Os processos de gerenciamento de projetos so apresentados como elementos distintos, com interfaces bem definidas. Um conceito subjacente para a interao entre os processos de gerenciamento de projetos o ciclo PDCA (planejar-fazer-verificar-agir), conforme definido por Shewhart e modificado por Deming.

Processos de gerenciamento de projetos

Processos de gerenciamento de projetos

Grupos de processos de gerenciamento de projetos


Esses cinco grupos de processos possuem dependncias claras e so executados na mesma sequncia em todos os projetos.

Grupos de processos de gerenciamento de projetos


Grupo de processos de iniciao. Define e autoriza o projeto ou uma fase do projeto.

Grupo de processos de planejamento. Define e refina os objetivos e planeja a ao necessria para alcanar os objetivos e o escopo para os quais o projeto foi realizado.
Grupo de processos de execuo. Integra pessoas e outros recursos para realizar o plano de gerenciamento do projeto para o projeto.

Grupos de processos de gerenciamento de projetos


Grupo de processos de monitoramento e controle. Mede e monitora regularmente o progresso para identificar variaes em relao ao plano de gerenciamento do projeto, de forma que possam ser tomadas aes corretivas quando necessrio para atender aos objetivos do projeto. Grupo de processos de encerramento. Formaliza a aceitao do produto, servio ou resultado e conduz o projeto ou uma fase do projeto a um final ordenado.

Grupo de processos de iniciao


O Grupo de processos de iniciao constitudo pelos processos que facilitam a autorizao formal para iniciar um novo projeto ou uma fase do projeto. Os processos de iniciao so frequentemente realizados fora do escopo de controle do projeto pela organizao ou pelos processos de programa ou de portflio.

Grupo de processos de iniciao

Desenvolver o termo de abertura do projeto


Este processo trata principalmente da autorizao do projeto ou. o processo necessrio para documentao das necessidades de negcios e do novo produto, servio ou outro resultado que deve satisfazer esses requisitos. A elaborao desse termo de abertura liga o projeto ao trabalho em andamento da organizao e autoriza o projeto.

Desenvolver o termo de abertura do projeto

Desenvolver a declarao do escopo preliminar do projeto


Este processo aborda e documenta os requisitos do projeto e da entrega, os requisitos do produto, os limites do projeto, os mtodos de aceitao e o controle de alto nvel do escopo.

Desenvolver a declarao do escopo preliminar do projeto

Grupo de processos de planejamento


O Grupo de processos de planejamento ajuda a coletar informaes de muitas fontes, algumas delas mais completas e confiveis que outras. Os processos de planejamento desenvolvem o plano de gerenciamento do projeto. Esses processos tambm identificam, definem e amadurecem o escopo do projeto, o custo do projeto e agendam as atividades do projeto que ocorrem dentro dele.

Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto


Este o processo necessrio para definir, preparar, integrar e coordenar todos os planos auxiliares em um plano de gerenciamento do projeto. O plano de gerenciamento do projeto se torna a principal fonte de informaes de como o projeto ser planejado, executado, monitorado e controlado, e encerrado.

Planejamento do escopo
Este o processo necessrio para criar um plano de gerenciamento do escopo do projeto que documenta como o escopo do projeto ser definido, verificado e controlado e como a estrutura analtica do projeto ser criada e definida.

Definio do escopo
Este o processo necessrio para desenvolver uma declarao do escopo detalhada do projeto como base para futuras decises do projeto.

Criar EAP
Este o processo necessrio para subdividir as principais entregas do projeto e do trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciveis.

Definio da atividade
Este o processo necessrio para identificar as atividades especficas que precisam ser realizadas para produzir as vrias entregas do projeto.

Sequenciamento de atividades
Este o processo necessrio para identificar e documentar as dependncias entre as atividades do cronograma.

Estimativa de recursos da atividade


Este o processo necessrio para estimar o tipo e as quantidades de recursos necessrios para realizar cada atividade do cronograma.

Estimativa de durao da atividade


Este o processo necessrio para estimar o nmero de perodos de trabalho que sero necessrios para terminar atividades do cronograma especficas.

Desenvolvimento do cronograma
Este o processo necessrio para analisar os recursos necessrios, restries do cronograma, duraes e sequncias de atividades para criar o cronograma do projeto.

Estimativa de custos
Este o processo necessrio para desenvolver uma aproximao dos custos dos recursos necessrios para terminar as atividades do projeto.

Oramentao
Este o processo necessrio para agregar os custos estimados de atividades individuais ou pacotes de trabalho para estabelecer uma linha de base dos custos.

Planejamento da qualidade
Este o processo necessrio para identificar os padres de qualidade relevantes para o projeto e determinar como satisfaz-los.

Planejamento de recursos humanos


Este o processo necessrio para identificar e documentar funes, responsabilidades e relaes hierrquicas do projeto, alm de criar o plano de gerenciamento de pessoal.

Planejamento das comunicaes


Este o processo necessrio para determinar as necessidades de informao e de comunicao das partes interessadas no projeto.

Planejamento do gerenciamento de riscos


Este o processo necessrio para decidir como abordar, planejar e executar as atividades de gerenciamento de riscos de um projeto.

Identificao de riscos
Este o processo necessrio para determinar os riscos que podem afetar o projeto e documentar suas caractersticas.

Anlise qualitativa de riscos


Este o processo necessrio para priorizar riscos para anlise ou ao adicional subsequente atravs de avaliao e combinao de sua probabilidade de ocorrncia e impacto.

Anlise quantitativa de riscos


Este o processo necessrio para analisar numericamente o efeito dos riscos identificados nos objetivos gerais do projeto.

Planejamento de respostas a riscos


Este o processo necessrio para desenvolver opes e aes para aumentar as oportunidades e reduzir as ameaas aos objetivos do projeto.

Planejar compras e aquisies


Este o processo necessrio para determinar o que comprar ou adquirir e quando e como fazer isso.

Planejar contrataes
Este o processo necessrio para documentar os requisitos de produtos, servios e resultados e identificar possveis fornecedores.

Grupo de processos de execuo


O Grupo de processos de execuo constitudo pelos processos usados para terminar o trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto a fim de cumprir os requisitos do projeto.

Grupo de processos de execuo

Orientar e gerenciar a execuo do projeto


Este o processo necessrio para orientar as diversas interfaces tcnicas e organizacionais que existem no projeto para executar o trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto.

Realizar a garantia da qualidade


Este o processo necessrio para aplicar as atividades de qualidade planejadas e sistemticas para garantir que o projeto emprega todos os processos necessrios para atender aos requisitos.

Contratar ou mobilizar a equipe do projeto


Este o processo necessrio para obter os recursos humanos necessrios para terminar o projeto.

Desenvolver a equipe do projeto


Este o processo necessrio para melhorar as competncias e a interao de membros da equipe para aprimorar o desempenho do projeto.

Distribuio das informaes


Este o processo necessrio para colocar as informaes disposio das partes interessadas no projeto no momento oportuno.

Solicitar respostas de fornecedores


Este o processo necessrio para obter informaes, cotaes, licitaes, ofertas ou propostas.

Selecionar fornecedores
Este o processo necessrio para revisar ofertas, escolher entre possveis fornecedores e negociar um contrato por escrito com o fornecedor.

Grupo de processos de monitoramento e controle


O Grupo de processos de monitoramento e controle constitudo pelos processos realizados para observar a execuo do projeto, de forma que possveis problemas possam ser identificados no momento adequado e que possam ser tomadas aes corretivas, quando necessrio, para controlar a execuo do projeto.

Monitorar e controlar o trabalho do projeto


Este o processo necessrio para coletar, medir e disseminar informaes sobre o desempenho e avaliar as medies e as tendncias para efetuar melhorias no processo.

Controle integrado de mudanas


Este o processo necessrio para controlar os fatores que criam mudanas para garantir que essas mudanas sejam benficas, determinar se ocorreu uma mudana e gerenciar as mudanas aprovadas, inclusive o momento em que ocorrem.

Verificao do escopo
Este o processo necessrio para formalizar a aceitao das entregas do projeto terminadas.

Controle do escopo
Este o processo necessrio para controlar as mudanas feitas no escopo do projeto.

Controle do cronograma
Este o processo necessrio para controlar as mudanas feitas no cronograma do projeto.

Controle de custos
O processo de influenciar os fatores que criam as variaes e controlar as mudanas no oramento do projeto.

Realizar o controle da qualidade


Este o processo necessrio para monitorar resultados especficos do projeto a fim de determinar se eles esto de acordo com os padres relevantes de qualidade e identificar maneiras de eliminar as causas de um desempenho insatisfatrio.

Gerenciar a equipe do projeto


Este o processo necessrio para acompanhar o desempenho de membros da equipe, fornecer feedback, resolver problemas e coordenar mudanas para melhorar o desempenho do projeto.

Relatrio de desempenho
Este o processo necessrio para coletar e distribuir informaes sobre o desempenho. Isso inclui relatrio de andamento, medio do progresso e previso.

Gerenciar as partes interessadas


Este o processo necessrio para gerenciar a comunicao a fim de satisfazer os requisitos das partes interessadas no projeto e resolver problemas com elas.

Monitoramento e controle de riscos


Este o processo necessrio para acompanhar os riscos identificados, monitorar os riscos residuais, identificar novos riscos, executar planos de respostas a riscos e avaliar sua eficincia durante todo o ciclo de vida do projeto.

Administrao de contrato
Este o processo necessrio para gerenciar o contrato e a relao entre o comprador e o fornecedor, analisar e documentar o desempenho atual ou passado de um fornecedor e, quando adequado, gerenciar a relao contratual com o comprador externo do projeto.

Grupo de processos de encerramento


O Grupo de processos de encerramento inclui os processos usados para finalizar formalmente todas as atividades de um projeto ou de uma fase do projeto, entregar o produto terminado para outros ou encerrar um projeto cancelado.

Encerrar o projeto
Este o processo necessrio para finalizar todas as atividades em todos os grupos de processos para encerrar formalmente o projeto ou uma fase do projeto.

Encerramento do contrato
Este o processo necessrio para terminar e liquidar cada contrato, inclusive a resoluo de quaisquer itens em aberto, e encerrar cada contrato aplicvel ao projeto ou a uma fase do projeto.

Interaes entre processos


Os grupos de processos de gerenciamento de projetos esto ligados pelos objetivos que produzem. Em geral, as sadas de um processo se tornam entradas para outro processo ou so entregas do projeto.

Interaes entre processos

ATENO
Quando um projeto dividido em fases, os grupos de processos so normalmente repetidos dentro de cada fase, durante toda a vida do projeto, para conduzir o projeto ao seu trmino de modo eficaz.

Title
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Vivamus et magna. Fusce sed sem sed magna suscipit egestas. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Vivamus et magna. Fusce sed sem sed magna suscipit egestas.

S-ar putea să vă placă și