Sunteți pe pagina 1din 9

HISTRIA E BIOGRAFIA DE SIGMUND FREUD E DA PSICANLISE

BIOGRAFIA DE SIGMUND FREUD - 1856 6 de maio: nascimento de Sigismund Freud em Freiberg, na Morvia, num meio formado por pequenos comerciantes judeus. Quando Freud veio luz, j tinha dois meio-irmos de 20 e 24 anos, vindos do primeiro casamento do pai. Esses meio-irmos tinham mais ou menos a mesma idade da me de Freud. - 1860 Toda a famlia passa a residir em Viena. - 1873 Ingresso na universidade e descoberta do anti-semitismo. Leitura de Goethe. Assiste s aulas de filosofia de Brentano (terico do conceito de conscincia).

- 1876 Entrada no laboratrio de Brcke para estudar o sistema nervoso dos peixes. - 1878 Trava conhecimento com Breuer. Estudos de neuropsiquiatria. - 1885-86 Estada em Paris. Bolsa de estudos para trabalhar com Charcot. - 1886 Freud abre seu consultrio em Viena. Traduz as Leons du Mardi de Charcot. Estudos de neuropsiquiatria infantil. Casamento com Martha Bernays.

- 1887 Conhece Fliess. Pratica hipnose. Reside na Frana, em Nancy, para trabalhar com Bernheim. - 1890 Pratica com seus pacientes o mtodo catrtico. - 1891 Instala seu consultrio na Berggasse, em Viena. Freud ficaria ali por quase cinqenta anos, at sua partida para a Inglaterra. - 1893 Redao, com Breuer, dos Estudos sobre a histeria. Publicao de Algumas consideraes para o estudo comparativo das paralisias motoras orgnicas e histricas. Descoberta dos conceitos de defesa e recalcamento.

- 1894 Rompimento com Breuer. Descoberta do conceito de transferncia. - 1895 Concepo do Projeto para uma psicologia cientfica. Nascimento de seu quinto filho, uma menina, Anna Freud, que se tornaria uma clebre psicanalista de crianas. - 1896-1907 Durante esses dez anos, Freud gostava de viajar Itlia muitas vezes, para passar suas frias de vero. - 1896 A palavra psicanlise empregada pela primeira vez. Morte do pai de Freud.

- 1897 Descoberta do conceito do dipo. Comeo da auto-anlise. A interpretao dos sonhos. Primeira teoria do aparelho psquico como um aparelho reflexo. Descoberta do inconsciente como um sistema. - 1900 Anlise da jovem histrica Dora. - 1902 Steckel, um discpulo de Freud, comea a praticar a psicanlise. - 1903 Fundao do primeiro grupo de psicanalistas, a Sociedade Psicolgica das Quartas-feiras. Descoberta da primeira teoria das pulses: pulso sexual e pulso do Eu. Sobre a psicopatologia da vida cotidiana. - 1904 Grcia, Atenas e a Acrpole

- 1905 Conhece Jung. Descoberta dos estdios de desenvolvimento da sexualidade infantil. Trs ensaios sobre a teoria da sexualidade. O chiste e suas relaes com o inconsciente. - 1908 Trava conhecimento com Sndor Ferenczi e Ernest Jones. Primeiro Congresso Internacional de Psicanlise, em Salzburgo. Descoberta do complexo de castrao. - 1909 Viagem Amrica com Jung e Ferenczi. Cinco conferncias de iniciao na psicanlise, na Universidade Clark (as Cinco lies de psicanlise). - 1911 Descoberta do conceito de narcisismo, graas ao estudo da psicose paranica. - 1913 Rompimento com Jung.

- 1920 Fundao da policlnica de Berlim e do International Journal of Psychoanalysis. Segunda teoria do aparelho psquico: Isso, Eu, Supereu e Mundo externo. Segunda teoria das pulses: pulso de vida e pulso de morte. Alm do princpio do prazer. Descoberta do conceito de compulso repetio. - 1923 Instaurao do conceito de falo. Diagnstico do cncer da mandbula. Primeira cirurgia. Morte de seu neto mais amado, Heinz. Importncia do conceito do Isso como o campo mais impessoal e mais estranho ao Eu. O Eu e o Isso.

- 1926 Inibio, sintoma e angstia. Ano da fundao da Sociedade Psicanaltica de Paris. - 1929 Rompimento com Ferenczi. - 1931 Agravamento do cncer da mandbula. - 1936 Maio: 80 anos, bodas de ouro. - 1938 O Anschluss: Roosevelt e Mussolini intervm em favor de Freud. Ele se exila em Londres, acompanhado da mulher e da filha Anna. Ali recebe pacientes quase at o fim da vida. Dois ltimos livros: Um esboo de psicanlise e Moiss e o monotesmo. - 1939 23 de setembro: morte de Sigmund Freud, aos 83 anos. - 1951 Morte de Martha Freud.

S-ar putea să vă placă și