Sunteți pe pagina 1din 41

ANATOMIA I

FAM MONTENEGRO EUNPOLIS BAHIA 2012

PROF. HELBERT C. MARTINS FACULDADE MONTENEGRO Mestrando em Atividade Fsica e Sade Treinamento Esportivo UNINI-FUNIBER Ps-Graduado em Metodologia Especfica da Educao Fsica

Especializao pela Universidade Federal de Viosa MG,


Natao/Handebol/Futsal e Futebol de Campo/Fisiologia do Exerccio e Treinamento Desportivo.

Bacharelado e Licenciado em Educao Fsica Universidade Federal de Viosa-MG

Orao ao Cadver Desconhecido "Ao curvar-te com a lmina rija de teu bisturi sobre o cadver desconhecido, lembra-te que este corpo nasceu do amor de duas almas; cresceu embalado pela f e esperana daquela que em seu seio o agasalhou, sorriu e sonhou os mesmos sonhos das crianas e dos jovens; por certo amou e foi amado e sentiu saudades dos outros que partiram, acalentou um amanh feliz e agora jaz na fria lousa, sem que por ele tivesse derramado uma lgrima sequer, sem que tivesse uma s prece. Seu nome s Deus o sabe; mas o destino inexorvel deu-lhe o poder e a grandeza de servir a humanidade que por ele passou indiferente." Karl Rokitansky (1876) Ao cadver, respeito e agradecimento.

INTRODUO AO ESTUDO

DA ANATOMIA I

ANATOMIA
DEFINIO decompor sem destruir com finalidade de estudo. CLASSIFICAO humana, vegetal e etc. anatomia

CONCEITO DE ANATOMIA
A palavra Anatomia derivada do grego anatome (ana = atravs de; tome = corte). Dissecao deriva do latim (dis = separar; secare = cortar) e equivalente etimologicamente a anatomia. Contudo, atualmente, Anatomia a cincia, enquanto dissecar um dos mtodos desta cincia.

Conceito mais amplo


Anatomia a cincia que estuda macro e microscopicamente, a constituio e o desenvolvimento dos seres organizados. Um excelente e amplo conceito de Anatomia foi proposto em 1981 pela American Association of Anatomists:

Anatomia a anlise da estrutura biolgica, sua correlao com a funo e com as modulaes de estrutura em resposta a fatores temporais, genticos e ambientais. Tem como metas principais a compreenso dos princpios arquitetnicos da construo dos organismos vivos, a descoberta da base estrutural do funcionamento das vrias partes e a compreenso dos mecanismos formativos envolvidos no desenvolvimento destas.

ANATOMIA HUMANA
DIVISO pode ser dividida de acordo com o sistema estudado. ESPLANCNOLOGIA : estuda as vsceras; OSTEOLOGIA estudo dos ossos; MIOLOGIA estudo dos msculos; ARTROLOGIA estudo das articulaes; NEUROANATOMIA estudo do crebro.

A amplitude da anatomia compreende, em termos temporais,


Desde o estudo das mudanas em longo prazo da estrutura, no curso de evoluo, passando pelas das mudanas de durao intermediria em desenvolvimento, Crescimento e envelhecimento; As mudanas de curto prazo, associadas com fases diferentes de atividade funcional normal.

Em termos do tamanho da estrutura estudada vai desde todo um sistema biolgico, passando por organismos inteiros e/ou seus rgos at as organelas celulares e macromolculas.

Atualmente, a Anatomia pode ser subdividida em trs grandes grupos:

Anatomia macroscpica,
Anatomia microscpica e Anatomia do desenvolvimento.

A Anatomia Macroscpica o estudo das estruturas observveis a olho nu, utilizando ou no recursos tecnolgicos os mais variveis possveis, Anatomia Microscpica aquela relacionada com as estruturas corporais invisveis a olho nu e requer o uso de instrumental para ampliao, como lupas, microscpios pticos e eletrnicos. Este grupo dividido em Citologia (estudo da clula) e Histologia (estudo dos tecidos e de como estes se organizam para a formao de rgos).

A Anatomia do desenvolvimento estuda o desenvolvimento do indivduo a partir do ovo fertilizado at a forma adulta. Ela engloba a Embriologia que o estudo do desenvolvimento at o nascimento.

Nveis de organizao estrutural e funcional Para estudar adequadamente a estrutura e a funo do corpo, necessrio conhecer previamente seus nveis de organizao, do mais simples ao mais complexo, conforme mostra a figura.

Qumico As caractersticas estruturais e funcionais dos seres vivos so determinadas por seus constituintes qumicos. O nvel qumico de organizao representa a existncia de unidades elementares, os tomos, que se combina para formar as molculas. Podem-se associar com mais tomos e molculas para dar origem a estruturas qumicas mais complexas denominadas macromolculas. Organelas Estruturas situadas no interior das clulas que desenvolvem funes especficas. Ex: o ncleo e as mitocndrias Clulas So as unidades bsicas de todos os organismos vivos, tanto animais quanto plantas.

Tecidos So formados por um conjunto de clulas com estrutura e funo semelhantes. Os tecidos corporais so divididos em quatro tipos: a) Tecido epitelial
Cobre superfcies internas e externas e forma a maioria das glndulas. Entre suas funes esto: - proteo (a pele); - secreo (caso das glndulas sudorparas).

b) Tecido conjuntivo
Tem uma grande quantidade de material extracelular que separa umas clulas das outras. Tal material extracelular constitudo por uma matriz na qual se situam fibras de colgeno, reticulares e elsticas. O tecido conjuntivo tem diversas funes: - separa estruturas, por exemplo, artrias, veias ou nervos; - funes de suporte e movimento (osso, cartilagem); - armazenamento (tecido adiposo); - enchimento e isolamento (tecido adiposo); - proteo (clulas do sistema imune, ossos).

c) Tecido muscular Sua principal caracterstica a capacidade de contrao, tornando possveis os movimentos. Distinguem-se os seguintes tipos: - msculo esqueltico: une-se ao esqueleto e possibilita os movimentos corporais voluntrios; - msculo cardaco: o msculo do corao, rgo responsvel pelo bombeamento do sangue; -msculo liso: encontra-se nas paredes dos rgos ocos (por exemplo, artrias e veias ou intestino) e tambm na pele ou nos olhos. Desenvolve diversas funes tais como progresso do alimento no tubo digestivo ou do sangue no interior dos vasos sanguneos. d) Tecido nervoso Forma o crebro, a medula espinhal e os nervos. constitudo pelos neurnios e pelas clulas da neuroglia. Os neurnios so as clulas responsveis pela conduo dos impulsos nervosos. So clulas dotadas de prolongamentos (axnios e dendritos) que se comunicam atravs de espaos denominados sinapse. As clulas da neurglia apresentam funes de proteo, isolamento e nutrio dos neurnios.

rgos So compostos por dois ou mais tecidos que se associam para desenvolver uma ou mais funes comuns. Ex: olho, estomago, corao e outros. Sistemas So grupos de rgos que desempenham uma funo comum. No corpo h onze sistemas diferentes (figura 1.4): a) Tegumentar A pele ou sistema tegumentar se encarrega de proteger as estruturas subjacentes. Evita as leses mecnicas, a invaso de microrganismos ou o efeito de substncias qumicas que possam ser prejudiciais.

b) Esqueltico Formado por ossos, cartilagens e ligamentos. As articulaes permitem o movimento, mas tambm apresenta outras funes como a proteo de rgos vitais (por exemplo, a caixa torcica delimitada pelo esterno e pelas costelas) ou a formao de clulas do sangue (na medula ssea de determinados ossos).
c) Muscular Os msculos constituem os rgos deste sistema, formado pelos msculos esquelticos, de contrao voluntria, e pelos msculos lisos e cardacos, de contrao involuntria.

d) Nervoso Encarrega-se, junto com o sistema endcrino, do controle e coordenao das funes do corpo. Isto possvel graas transmisso de impulsos eltricos atravs dos nervos. A informao analisada no sistema nervoso central (crebro e medula espinhal) para desencadear as respostas adequadas.

e) Endcrino Coordena-se com o sistema nervoso para o desenvolvimento das funes de controle. formado por glndulas endcrinas, as quais produzem algumas substncias qumicas, os hormnios, que viajam atravs do sangue at o lugar onde atuam. f) Cardiovascular Este sistema consta do corao e de uma srie de vasos sangneos denominados artrias, capilares e veias. Sua principal funo o transporte de oxignio, de nutrientes, de dixido de carbono, de resduos metablicos ou de hormnios por meio do sangue que circula pelos vasos. g) Linftico Formado por vasos, gnglios e rgos linfticos especializados como timo ou bao. Suas funes se relacionam com o movimento de lquidos e de molculas como as protenas.

h) Respiratrio formado pelas vias respiratrias (nariz, faringe, laringe, traquia e brnquios) e pelos pulmes. Permite o intercmbio de gases respiratrios com a atmosfera, captando o oxignio necessrio s clulas e eliminando os resduos metablicos, o dixido de carbono. i) Digestivo constitudo pela boca, faringe, esfago, estmago, intestino delgado (duodeno, jejuno e leo) e pelo intestino grosso (ceco, colo e reto). Permite captar os alimentos, degrad-los para formar os nutrientes e absorv-los para que possam ser utilizados pelas clulas do corpo.

j) Urinrio O sistema urinrio formado pelas vias urinrias (urteres, bexiga e uretra) e pelos rins. Forma a urina, por meio da qual se elimina a maior parte dos resduos metablicos que originam as clulas no metabolismo. Contribui tambm para regular o volume e a composio dos lquidos corporais.

k) Reprodutor Permite a sobrevivncia da espcie. Os rgos de reproduo so as gnadas. A gnada masculina o testculo, incluindo as glndulas acessrias (prstata, vesculas seminais) e os genitais externos (pnis, escroto). A gnada feminina o ovrio e os rgos acessrios so o tero, a vagina, a tuba uterina e as glndulas mamrias.

Organismo
O corpo formado por todos os tomos, molculas, clulas, tecidos, rgos e sistemas que o constitui. (Suas distintas partes no esto). H sete nveis de organizao corporal: qumico, organelas, clulas, tecidos, rgos, sistemas e organismo. H quatro tipos de tecidos: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso. H onze sistemas corporais: tegumentar, esqueltico, muscular, nervoso, endcrino, cardiovascular, linftico, respiratrio, digestivo, urinrio e excretor.

Terminologia e organizao corporal Posio anatmica Para estudar o corpo e seus movimentos ou as relaes entre suas partes, necessrio utilizar uma situao de referncia que se denomina posio anatmica Nesta posio a pessoa fica em p com os braos fixados aos lados do corpo e as palmas das mos voltadas para frente. A cabea e os ps tambm virados para frente; desta forma, evidencia-se a simetria bilateral do corpo de modo que os lados direito e esquerdo sejam como imagens em um espelho.

Posio anatmica (A) e termos direcionais (B e C).

Termos direcionais

Os termos direcionais referem-se ao corpo em posio anatmica e so os seguintes: - superior (craniana) e inferior (caudal): cabea ou aos ps; - anterior (ventral) e posterior (dorsal): para a frente ou para a parte posterior do corpo; - medial e lateral: para a parte mdia ou para os lados do corpo; -proximal e distal: massa principal do corpo ou distantes. A posio anatmica a situao de referncia ao estudo do corpo e de suas partes.

Planos corporais Os planos so superfcies imaginrias planas que passam pelo corpo. importante para relacionar os diferentes sistemas e rgos, especialmente os internos.

a) Sagital, vertical ou anteroposterior um plano que se estende da frente para trs e divide o corpo em metades direita e esquerda. O plano mdio sagital passa pela parte mdia e pelas duas partes em que divide o corpo iguais. Nos planos latero-sagitais ou parassagitais as duas partes no so iguais.
b) Frontal, longitudinal ou coronal Estende-se de um lado para outro e divide o corpo em uma parte anterior ou ventral e uma parte posterior ou dorsal. c) Transversal, transverso ou horizontal horizontal e divide o corpo em pores superior e inferior.

Planos corporais.

Os planos corporais (sagital, frontal e transversal) permitem relacionar os diferentes rgos e sistemas.

PLANO SAGITAL

PLANO TRANSVERSAL

PLANO FRONTAL

Regies do corpo

O corpo pode ser dividido em uma poro axial (constitui o eixo central: cabea, colo e tronco) e uma apendicular (constituda pelos membros superiores e pelos membros inferiores).

Regio axial

Regio apendicular

Cavidades do corpo

O corpo humano no uma estrutura slida e no interior apresenta espaos e cavidades que contm diferentes rgos
Podem-se distinguir uma cavidade ventral, formada pelas cavidades torcica, abdominal e plvica, e uma cavidade dorsal, que consta das cavidades craniana e espinhal.

a) Cavidade torcica rodeada pela caixa torcica, formada pelas costelas, pelo esterno e pelas vrtebras dorsais e separada da cavidade abdominal por meio do diafragma. A parte mdia uma subdiviso denominada mediastino, na qual se localizam o corao, o timo, a traquia, o esfago e outras estruturas. As duas partes laterais so denominadas cavidades pleural direita e esquerda e nelas se localizam os pulmes.

b) Cavidade abdominal
A cavidade abdominal contm a maior parte do aparelho digestivo: estmago, intestino delgado e grosso, pncreas e fgado. Localizam-se tambm o bao, os rins e a maior parte dos urteres. Para facilitar a localizao dos rgos na cavidade abdominal, subdivide-se em nove regies. Estas regies so de cima para baixo na parte mdia: epigstrio, regio umbilical ou mesogstrio e hipogstrio. Em cada um dos lados e tambm de cima para baixo esto situados os hipocndrios, as regies lombares e ilacas ou inguinais

1) Regio hipocndrica direita. 2) Regio epigstrica. 3) Regio hipocndrica esquerda. 4) Regio lombar direita. 5) Regio umbilical. 6) Regio lombar esquerda. 7) Regio ilaca direita. 8) Regio hipogstrica. 9) Regio ilaca esquerda. Figura 1.11: Regies da cavidade abdominal.

c) Cavidade plvica Situa-se sob a cavidade abdominal, sem que as separe nenhuma estrutura definida. A cavidade plvica abriga os rgos da reproduo, a bexiga urinria e o extremo inferior do tubo digestivo.
d) Cavidade craniana Espao situado no crnio que aloja o crebro. e) Cavidade espinhal Situa-se na coluna vertebral e rodeia a medula espinhal.

Obrigado!!!
Prof. Helbert C. Martins E-mail martibelo248@gmail.com
Fone: 73.99815600/91132279

S-ar putea să vă placă și