Sunteți pe pagina 1din 38

Cincia Poltica e Teoria Geral do Estado

Prof. Hernando Fernandes da Silva Mestre em Educao Ps Graduado em Direito Civil e Processo Civil Ps Graduado em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho Ps Graduado em Direito Administrativo Ps Graduado em Gerenciamento de Micro e Pequenas Empresas. Bacharel em Direito Graduao em Histria
1

Cincia Poltica e Teoria Geral do Estado


www.hernandoadvogado.blogspot.com.br

hernandosilva@unipacbomdespacho.com.br

CINCIA POLTICA E TEORIA GERAL DO ESTADO Noo, objetivo e mtodo

A denominao Teoria Geral do Estado no unnime, sendo criticada principalmente pelos que no a encaram como cincia autnoma.

Para termos noes bsicas de TGE, devemos conhecer as instituies porque, como cidados, temos que saber como se organiza a sociedade em que vivemos, pois se estivermos alheios, no estaremos sendo, efetivamente, cidados.

Se faz tambm necessrio saber como e atravs de que mtodos os problemas sociais tornar-seo conhecidos e se as solues elaboradas para tais problemas sero benficas ou no ao meio social. Esses podem ser considerados como objetos da TGE.

A TGE tem, como principal e evidente, o estudo do Estado.

A TGE abrange tambm conhecimentos sobre filosofia, sociologia, poltica, histria, antropologia, economia, psicologia, que sero usados para um aperfeioamento do Estado, procurando atingir suas respectivas finalidades com eficcia e justia.

Na Antiguidade, existiam escritos de Plato, Aristteles e Ccero como pertencentes a uma espcie de TGE;

Tambm podemos citar Santo Agostinho e So Toms de Aquino, pois eles preocupavam-se com a justificativa da ordem existente, a partir de consideraes de natureza teolgica, o que tambm pode ser considerado como parte da TGE.

10

Quem veio a revolucionar os antigos conceitos de TGE foi Maquiavel, que ignorou os valores humanos, incluindo os de cunho moral e religioso Observando profundamentre todos os fatos ocorridos em sua poca em relao organizao e atualizao estatal.

11

Sem dvida, a obra de Maquiavel foi o marco inicial e influenciou a colocao da exigncia de enfoque dos fatos polticos

12

Aps Maquiavel, devemos citar Hobbes, Locke, Montesquieu e Rousseau, pois eles tiveram influncia do Direito Natural e buscaram as razes deste, da sociedade organizada e do poder da poltica, nos seres humanos e na sociedade. Neste aspecto, eles foram pioneiros na antropologia cultural aplicada no estudo estatal.

13

NO BRASIL: - O estudo sobre o Estado foi inicialmente incorporado ao Direito Pblico e Constitucional. Em 1940, dividia-se entre a TGE e o Direito Constitucional. Mais recentemente, a TGE foi considerada tambm cincia poltica.

14

De uma maneira ampla, possvel afirmar que a TGE estuda os fenmenos ou fatos polticos como fatos sociais e no histricos.

15

TGE tem por objetivo o estudo estatal em todos os seus aspectos: origem, organizao, funcionamento e finalidades, bem como as influncias sofridas pelo Estado.

16

Cincia Poltica e o nascimento do Estado Moderno

17

Estado
Estado = do latim status = estar firme, significando situao permanente de convivncia e ligada sociedade poltica, essa denominao aparece pela primeira vez em O Prncipe de Maquiavel.
18

Estado Antigo
Denominao: Estado Antigo; Estado Oriental ou Teocrtico

19

ESTADO ANTIGO
Famlia Estado

Religio Organizao econmica


20

ESTADO ANTIGO

21

ESTADO ANTIGO
Caractersticas: Natureza Unitria e Religiosidade Unitrio: no admite qualquer diviso interior, nem territorial, nem de funes

22

ESTADO ANTIGO
Caractersticas: Natureza Unitria e Religiosidade

Religiosidade: influncia religiosa. O governo unipessoal e o governante considerado um representante do poder divino.
23

ESTADO ANTIGO

O poder do governante limitado pela vontade da divindade, cujo veculo, porm, um rgo especial.
24

Estado Medieval

Noite negra da histria da humanidade


25

Estado Medieval

Perodo de criao, que preparou os instrumentos e abriu os caminhos para que o mundo atingisse a verdadeira noo do universal.
26

Estado Medieval
Perodos mais difceis

27

Estado Medieval
Perodos instveis

28

Estado Medieval
Caractersticas: Cristianismos, brbaras e o feudalismo as invases

29

Estado Medieval

30

Estado Medieval
Cristianismo - Estado universal, unidade poltica, imprio da cristandade.

31

Estado Medieval
Invases barbaras: povos armados oriundos de vrias parte da Europa, denominados pelos romanos de brbaros. Pessoas ditas como no civilizadas.
32

Estado Medieval
O feudalismo Invases Guerras internas Difcil a comercializao Valorizao da posse Terra: meio de subsistncia

33

Estado Medieval
O feudalismo Confuso pblico x privado Vassalagem: Trabalho: vassalo / guerreiros Fidelidade : vassalo Proteo: Senhor ou suserano Servos: chefe de famlia sem patrimnio
34

Estado Medieval
Pluralidade de poderes Incontveis multiplicidade de ordens jurdicas: a ordem imperial, a ordem
eclesistica, o direito das monarquias inferiores, um direito comunal, as ordenaes de feudos e regras desenvolvidas pelas corporaes de ofcio.
35

Estado Medieval
Necessidade de ordem e de autoridade

36

Estado Moderno
Surge com a Necessidade de ordem e de autoridade. Deficincias da sociedade poltica medieval.

37

Estado Moderno
O Estado Moderno baseia-se na autoridade (poder centralizado), no povo (direitos e deveres uniformes) e no territrio definido.

38

S-ar putea să vă placă și