Sunteți pe pagina 1din 25

PROTEO RESPIRATRIA

Respirao Entende-se todo o processo pelo qual o corpo humano suprido de oxignio e libertado de CO2 (dixido de carbono). Sendo este processo realizado atravs dos alvolos pulmonares.


Ar respirvel significa:
Conter no mnimo 19,5% em volume de oxignio. Estar livre de produtos prejudiciais sade, que atravs da respirao

Encontrar-se no estado apropriado para a respirao, presso e temperatura normal, para que em hiptese alguma levem a queimaduras ou congelamentos.
Evitar qualquer substncia que o torne desagradvel.

Sistema Respiratrio

nariz

epligote esfago

boca
laringe traquia brnquios

pulmo direito

pulmo esquerdo


Em 1983 foi aprovada a montagem do laboratrio de ensaios de proteo respiratria da Fundacentro. Em 1986 foi publicada a NBR 12543 Em 1989 foi iniciado os trabalhos de elaborao das normas de equipamentos para proteo respiratria pela ABNT. Em 1994 foi publicada a Instruo Normativa N01 do Tem e do Programa de Proteo Respiratria, pela Fundacentro


As concentraes de oxignio abaixo de 19,5% so consideradas inseguras para as exposies humanas devido aos efeitos nocivos nas funes do organismo, processos mentais e coordenao muscular.

Os riscos respiratrios classificam-se normalmente, por: Deficincia de oxignio; Contaminao por gases: Imediatamente perigosos vida, ou no. Contaminao por aerodispersides (poeiras, fumos, etc...); Contaminao por gases e aerodispersides: imediatamente perigosos vida, ou no. O contedo normal de oxignio no ar atmosfrico de aproximadamente 21% em volume.


Os aerodispersides segundo suas propriedades fsicas classificam-se em:
Nvoas ou neblinas - Partculas lquidas em suspenso no ar, com dimenses que vo desde 5 a 100 mcrons. Fumos - Partculas slidas de origem orgnica. So encontradas em dimenses que vo de 0,01 a 0,3 mcrons. Poeiras - Partculas slidas geradas mecanicamente por manuseio, moagem, raspagem, esmerilhamento, etc... So encontradas em dimenses perigosas que vo desde 0,5 a 10 mcrons. Vapores Metlicos - Partculas slidas condensadas. So encontradas em dimenses de 0,1 a 1 mcron. Organismos vivos - Bactrias em suspenso no ar, com dimenses de 0,001 a 15 mcrons. Mcron - Unidade de comprimento igual a uma milionsima parte do metro padro

Quimicamente os contaminantes gasosos podem ser classificados como:


Inertes

No so metabolizados pelo organismo


Ex: Nitrognio, Hlio, Argnio, Nenio, Dixido De Carbono.

cidos
Podem causar irritaes no sistema respiratrio e provocar o aparecimento de edemas pulmonares Ex: Dixido De Enxofre, Gs Sulfdrico, cido Clordrico


Alcalinos Idem ao cidos - Ex: Amnia E Aminas. Orgnicos Podem existir como gases ou vapores de composto lquido orgnico. Ex: Acetona, Cloreto De Vinila, Etc... Organo Metlicos Compostos metlicos combinados a grupos orgnicos. Ex: Chumbo Tretaetile e Fsforo Orgnico

EFEITOS BIOLGICOS

Os gases e vapores podem ser classificados segundo a sua ao sobre o organismo.


Irritante Produzem inflamao Anestsico Tem efeito anestsico Asfixiantes Causam asfixias Venenos sistmicos causam danos aos rgos e sistemas vitais do corpo humano.


A Instruo Normativa apresenta a tabela de Fatores de Proteo Atribudos (FTa) O FTa indica o nmero de vezes que a concentrao do ar inspirado por um usurio de um tipo de respirador menor que a do ar ambiente.

Formas de expresso de quantidades de poluentes no ar

PPM - (partes por milho) - 1 ppm de poluente corresponde a 1 cm3 de poluente por metro cbico de ar respirado. Assim, ao constatarmos que determinado ambiente tem 30 ppm de cloro, estamos respirando 30 cm3 desse gs por metro cbico de ar que respiramos Mg/m3 - Miligramas de poluente por metro cbico de ar respirado. Mg/L - Miligramas de poluente por litro de ar respirado. MPPC - Milhes de partculas por p cbico de ar.

Sistemas de equipamentos de proteo respiratria

Pelo efeito de sua proteo os equipamentos de proteo respiratria so divididos em 2 grupos principais, assim temos os dependentes que dependem do efeito do ar atmosfrico e os independentes, aqueles que independem do efeito ao ar atmosfrico ambiental.


A Instruo Normativa apresenta a tabela de Fatores de Proteo Atribudos (FTA)

O FTA indica o nmero de vezes que a concentrao do ar inspirado por um usurio de um tipo de respirador menor que a do ar ambiente


FBC1 e FBC2 so duas classes de filtros para gases e vapores da Norma Brasileira NBR 13696:2005 Equipamentos para Proteo Respiratria PPM a medida de concentrao que se utiliza quando as solues so muito diludas.

IPVS - a Atmosfera Imediatamente Perigosa Vida ou Sade: qualquer atmosfera que apresente risco imediato vida ou produza imediato efeito debilitante sade.


PFF1 : proteo contra poeiras e nvoas e partculas no txicas (penetrao mxima atravs do filtro de 20%). PFF2 : proteo contra partculas finas, fumos e nvoas txicas (penetrao mxima atravs do filtro de 6%). PFF3 : contra partculas txicas finssimas e radionucldeos e (penetrao mxima atravs do filtro de 0,1%).

Classe PFF-1

Classe PFF-3

Classe PFF-2
.


CAPUZ PARA FUGA DE FLUXO CONTNUO
Respirador de fuga de uso nico e individual para 5 minutos de durao.
MSCARA AUTNOMA DE FUGA DE CIRCUITO FECHADO, COM BOCAL E PINA NASAL COM AUTONOMIA DE 30 A 50 MINUTOS

S-ar putea să vă placă și