Sunteți pe pagina 1din 17

O Sistema Urinrio formado por.

Dois Rins Dois Ureteres Uma Bexiga Uma Uretra A urina produzida nos rins coletada pelos ureteres e transportada at a bexiga, onde fica armazenada. Da bexiga, a urina expelida para o meio externo atravs do canal denominado uretra.

Os rins situam-se na parte dorsal (atras)do abdome, logo abaixo do diafragma, um de cada lado da coluna vertebral, nessa posio esto protegidos pelas ltimas costelas e tambm por uma camada de gordura. Cada rim tem cerca de 11,25 cm de comprimento, 5 a 7,5 cm de largura e um pouco mais de 2,5 cm de espessura. A massa do rim no homem adulto varia entre 125 e 170 g; na mulher adulta, entre 115 e 155 g. Tm a forma de um gro de feijo enorme e possuem uma cpsula fibrosa, que protege o crtex - mais externo, e a medula - mais interna. Cada rim formado de tecido conjuntivo, que sustenta e d forma ao rgo, e por milhares ou milhes de unidades filtradoras, os nfrons, localizados na regio renal.

Eliminar substancias toxinas.

Controlar a quantidade de sal e gua no corpo.

Regular a presso arterial.

Produzir hormnios importantes para evitar anemias e doenas sseas.

Filtrar o sangue.

Rins

Eliminar excessos de medicamentos, e outras substancias ingeridas.

O sangue a ser filtrado pelos rins arterial, trazido pelas artrias renais (direita e esquerda). As artrias renais apresentam mltiplas ramificaes no interior do rim, essas ramificaes sofrem uma reduo de dimetro at formar um capilar muito delgado, que se enovela dando origem ao glomrulo de Malpighi. Este fica abrigado pela cpsula de Bowman e juntos compem o corpsculo renal.

O nfron uma longa estrutura tubular microscpica que possui, em uma das extremidades, uma expanso em forma de taa, denominada cpsula de Bowman, que se conecta com o tbulo contorcido proximal, que continua pela ala de Henle e pelo tbulo contorcido distal; este desemboca em um tubo coletor. So responsveis pela filtrao do sangue e remoo das excrees.

D-se o nome de reabsoro renal ao mecanismo em que substncias desejveis ao organismo retornam do filtrado para o sangue. Tbulo proximal (substncias), ala de Henle (NaCl), tbulo distal (gua). O lquido que resta no interior do tbulo distal passa, ento, para o interior dos tbulos coletores e constitui a urina.

A regulao da funo renal relaciona-se basicamente com a regulao da quantidade de lquidos do corpo. Havendo necessidade de reter gua no interior do corpo, a urina fica mais concentrada, em funo da maior reabsoro de gua; havendo excesso de gua no corpo, a urina fica menos concentrada, em funo da menor reabsoro de gua.

A formao da urina (lquido de excreo que se forma no interior do rim) obedece a duas etapas: filtrao glomerular e reabsoro renal.

A presso desenvolvida pelo plasma sanguneo no interior dos capilares do glomrulo de Malpighi suficiente para que um quinto do plasma se extravase para a cpsula de Bowman. Denomina-se filtrao glomerular a esse fenmeno e ao lquido que extravasa d-se o nome de filtrado. O filtrado passa pela cpsula de bawman para o interior do tbulo proximal, onde se inicia a reabsoro renal.

Bexiga urinria

A bexiga urinria uma bolsa de parede elstica, dotada de musculatura lisa, cuja funo acumular a urina produzida nos rins. Quando cheia, a bexiga pode conter mais de de litro (250 ml) de urina, que eliminada periodicamente atravs da uretra.

Uretra A uretra um tubo que parte da bexiga e termina, na mulher, na regio vulvar e, no homem, na extremidade do pnis. Sua comunicao com a bexiga mantm-se fechada por anis musculares chamados esfncteres. Quando a musculatura desses anis relaxa-se e a musculatura da parede da bexiga contrai-se, urinamos.

Ureter Os nfrons desembocam em dutos coletores, que se unem para formar canais cada vez mais grossos. A fuso dos dutos origina um canal nico, denominado ureter, que deixa o rim em direo bexiga urinria.

Grupo:
Eni Debora

Nascimento Marta Barbosa Rayane Leo Simiran Braga

S-ar putea să vă placă și