Sunteți pe pagina 1din 41

Ncleo Celular

Profa. Marta Angela

Ncleo celular
O ncleo celular (descoberto por Robert Brown, 1833) uma estrutura presente em todas as clulas e contm o material gentico (DNA e RNA).

Ncleo de Clulas Eucariontes


Delimitado

pelo envoltrio nuclear, e se comunica com o citoplasma atravs dos poros nucleares.

Ncleo Celular
Funes: Portador dos fatores hereditrios e controlador das atividades metablicas.

http://personal.tmlp.com/Jimr57/textbook/chapter3/nuc.htm

Ncleo
Heterocromatina condensada. Poros. Eucromatina.

Organizao

para a ativao de genes.

Estados do Ncleo
Interfsico
Em

diviso

Ncleo Interfsico
Perodo

em que a clula no se encontra em diviso denominado interfase (ncleo interfsico).


clula encontra-se em grande atividade metablica.

Ncleo Celular Eucarionte Componentes

Componentes do Ncleo Interfsico

Carioteca - envoltrio nuclear, formada por duas membranas com poros, onde h intercmbio de substncias entre o ncleo e o citoplasma.

Poro nuclear

Poro nuclear

Nucleoplasma

Nucleoplasma, Cariolinfa ou Suco Nuclear- uma massa incolor constituda principalmente de gua e protenas. um local onde ocorrem reaes metablicas do ncleo. um soluto com muita gua, ons, aminocidos, metablitos e precursores diversos, enzimas para a sntese de DNA e RNA, receptores para hormnios, molculas de RNA de diversos tipos e outros constituintes.

Nuclolo

Presente em clulas eucariontes, ligados principalmente coordenao do processo reprodutivo das clulas (embora desaparea logo no incio da diviso celular) e ao controle dos processos celulares bsicos. Contm trechos de DNA especficos, alm de inmeras protenas associadas ou no ao RNAr. So corpsculos arredondados de aspecto esponjoso, mergulhados diretamente no nucleoplasma, uma vez que no possuem membrana envolvente. Funo: organizao dos ribossomos. Quanto maior o seu nmero e tamanho, maior a sntese protica da clula.

Nuclolo

Cromatina
Representa o material gentico, com protenas e molculas de DNA.

Cromatina

Complexo de DNA e protenas (que juntas denomina-se cromossomo) que se encontra dentro do ncleo celularr nas clulas eucariticas. Os cidos nuclicos encontram-se geralmente na forma de duplahlice. As principais protenas da cromatina so as histonas. As histonas H2A, H2B, H3 e H4 unem-se, formando um octmero denominado nucleossoma, enquanto que a histona H1 une os nucleossomas adjacentes, "empacotando-os", visto que a molecula de DNA "d" uma volta e meia em torno do octomero de histonas essencial existir a histona H1 para estabilizar este enrolamento.

Cromatina

Tm aspecto emaranhado de filamentos longos e finos, denominados cromonemas. Esses apresentam regies condensadas chamadas de heterocromatinas, e regies distendidas chamadas eucromatinas.

Tipos de cromatina

Eucromatina, que consiste em DNA ativo, ou seja, que pode-se expressar como protenas e enzimas. Heterocromatina, que consiste em DNA inativo e que parece ter funes estruturais durante o ciclo celular. Podem ainda distinguir-se dois tipos de heterocromatina:

Heterocromatina constitutiva, que nunca se expressa como protenas e que se encontra localizada volta do centrmero (contem geralmente sequncias repetitivas); e Heterocromatina facultativa, que, por vezes, transcrita em outros tipos celulares, consequentemente a sua quantidade varia dependendo da atividade transcricional da clula. Apresenta condensada na interfase.

Tipos de Hetrocromatina

Heterocromatina constitutiva, que nunca se expressa como protenas e que se encontra localizada volta do centrmero (contem geralmente sequncias repetitivas); e Heterocromatina facultativa, que, por vezes, transcrita em outros tipos celulares, consequentemente a sua quantidade varia dependendo da atividade transcricional da clula. Apresenta condensada na interfase.

Cromonema = Cromossomo
Durante a diviso celular, os cromonemas espiralizam-se, tornando-se mais curtos e mais grossos. Podem, ento, ser vistos individualmente e passam a ser chamados de cromossomos.

Cromatina = Cromossomos

O material gentico descondensado cromatina - ativo, pois pode ser transcrito mais facilmente nesse estado. Ao se tornar condensado cromossomo a transcrio dificultada, mas por outro lado a diviso celular ocorre com maior preciso.

Cromonema = Cromossomo

http://www.universitario.com.br/celo/aulas/DNA.exe

Cromossomo uma nica molcula de DNA

O DNA (cido desoxirribonuclico) como uma escada retorcida ou uma dupla hlice e composta por inmero genes, os quais tem a funo de determinar as caractersticas de cada um de ns.

O Cromossomo formado por cromtides ligadas pelo centrmero. Quando a clula est prestes a se dividir, as cromtides se duplicam formando cromtides irms (que at que ocorra a separao final, ficam ligadas pelo centrmero).

Organizao do DNA em Cromossomos

Plasmdeos Pequenos cromossomos bacterianos Cromossomos DNA e Protenas Telmero, centrmero Procariotas X eucariotas Ncleo Tamanho do genoma

Todas as clulas do corpo (exceto as dos gametas) so diplides, ou seja, possuem dois cromossomos de cada tipo (no caso, 23 pares de cromossomos homlogos ). Quando uma clula possui apenas um cromossomo de cada tipo (no caso os gametas, com 23 cromossomos), ela haplide.

HOMEM 2n=46 n=23

Caritipo

o estudo da constituio cromossmica dos seres vivos. Na espcie humana, composto de 46 cromossomos, em 23 pares (22 pares de autossomos e o par sexual), permitindo a anlise das anomalias numricas ou estruturais dos cromossomos.

Caritipo

o conjunto de todos os cromossomos presentes no ncleo da clula de um organismo. O estudo do caritipo (forma, tamanho e nmero de cromossomos de uma pessoa) pode ajudar no diagnstico pr-natal ou ps-natal de alteraes genticas.

isso....

Beijinhos cromossmicos

S-ar putea să vă placă și