Sunteți pe pagina 1din 25

UNP - UNIVERSIDADE POTIGUAR ESCOLA DE ENGENHARIAS E CINCIAS EXATAS ARQUITETURA E URBANISMO

INTRODUO EDUCAO SUPERIOR DOCENTE: ANNIE LARISSA

UNIVERSIDADES NO BRASIL (SC.XX DC. 30,40 E 50)


Discentes: Dayenny Quintanilha Fernanda Rocha Marina Freitas Mario Sergio Mateus Fernandes Roberta Coelho Tatiana Martins Valterlei Freitas

INTRODUO

Abordaremos a Formao Universitria no Brasil, trazendo um breve histrico da Universidade em nosso pas. Enfatizando brevemente o seu momento histrico, poltico, cultural e socioeconmico em que o Brasil vivenciou nas dcadas de 30, 40 e 50. Iniciando a busca para o progresso nacional, democratizao e a industrializao brasileira a partir da Era Vargas.
2

OS ANOS 30
3

O Brasil nos governos oligrquicos mantinha uma economia agro-exportadora. As oligarquias no conseguiam manter uma posio poltica centralizada, devido a economia incerta e oscilante. As camadas populares sofriam, cada vez mais, o impacto de governos que no criavam efetivas polticas sociais e, ao mesmo tempo, no dava devida ateno aos setores sociais emergentes. Revoluo de 30: foi o marco referencial para a entrada do Brasil no mundo capitalista de produo devido ao processo de industrializao. Surgindo a necessidade de mo-de-obra especializada.

OS ANOS 30 E AS PROPOSTAS DE UNIVERSIDADE

Em 1930, foi criado o Ministrio da Educao e, em 1931 o Governo Provisrio sanciona decretos organizando as universidades brasileiras (que s passara a funcionar aps a Constituio de 1934) ficaram conhecidos como Reforma Francisco Campos. A educao passa a ser responsabilidade do governo, e no mais da igreja, aps a criao dos ministrios.
Getlio Vargas

OS ANOS 30 E AS PROPOSTAS DE UNIVERSIDADE

Em 1932, houve o Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova, tornando-se o marco inaugural do projeto de renovao educacional do pas, onde se propunha uma escola nica, pblica, laica, obrigatria e gratuita. Como reao ao Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova, de 1932, a igreja Catlica cria a Confederao Catlica de Educao com o objetivo de defender suas posies no campo educacional. Governo Federal elabora seu projeto universitrio, articulando medidas que se estendem desde a promulgao do Estatuto das Universidades Brasileiras (Decreto-lei n 19.851/31) organizao da Universidade do Rio de Janeiro (Decreto-lei n 19.852/31) e criao do Conselho Nacional de Educao (Decreto-lei n 19.850/31).

o1934: criada a 1 universidade do Brasil USP


por um grupo de intelectuais:
I. Foi a primeira instituio acadmica a realizar pesquisas; II. Era uma universidade voltada para o mundo com seu corpo docente formado de professores da Europa; III. O estado de So Paulo durante muitas dcadas foi o mais importante plo de crescimento econmico do pas, como a principal regio de plantio e exportao de caf, mais tarde como um dinmico centro industrial.

1935:

TEIXEIRA, SECRETRIO DE EDUCAO, BASEANDO-SE NA REFORMA FRANCISCO CAMPOS CRIA A UDF NO RIO DE JANEIRO (FAZ PARTE DA ATUAL UFRJ).
8

ANSIO

FONTE Anurios estatsticos do Brasil. Rio de Janeiro: IBGE

OS ANOS 40
10

O
I. II. III.

avano no Brasil na dcada de 40:

Iniciou um aumento das populaes urbanas; Avano nos meios de comunicao escrita e falada; Modificaes realizadas na estrutura do ensino em todos os nveis. 1946: A Igreja Catlica institui a sua primeira universidade privada no Rio de Janeiro Pontifcia Universitria Catlica (PUC). Mobilizada pela 2 Guerra Mundial em 1942 as Faculdades Catlicas organizam um curso de enfermagem destinado s alunas.
11

CENRIO POLTICO NA DCADA DE 40

1945: A 2 Guerra Mundial chegou ao fim, conseqentemente


repercutiu na poltica brasileira, acelerando o fim do regime ditatorial do Estado Novo (1937-1945), com a deposio de Vargas, dando incio a uma nova fase de redemocratizao do pas.

O populismo com a federalizao foi responsvel pela ampliao do ensino superior gratuito e pela criao das universidades federais que hoje existem no pas.

12

A quarta Constituio da Repblica foi promulgada em 1946, inspirada na ideologia liberal-democrtica. A Unio, com a atribuio que recebeu de fixar as diretrizes e bases da educao nacional, encaminhou uma proposta de LDB ao Congresso, que teve um perodo de treze anos de tramitao, com acaloradas discusses entre os educadores progressistas defensores da escola pblica e os conservadores que eram partidrios da defesa de privilgios escola privada. Estas discusses retomaram o debate iniciado na dcada de 1920, tornando um dos perodos mais fecundos da luta ideolgica em torno dos problemas da educao, cujos aspectos ideolgicos em disputa eram os mesmos de antes: a investida das lideranas conservadoras contra a ao do Estado na promoo da educao pblica para a populao. (ROMANELLI, 1998).

13

1947: A criao do ITA, significou uma inovao

acadmica, seguindo os padres dos EUA. Seu modelo influenciou na modernizao do ensino superior no Brasil, principalmente na criao da Universidade de Braslia.

14

15

FONTE Anurios estatsticos do Brasil. Rio de Janeiro: IBGE

OS ANOS 50
16

A partir de 1950, aumentaram as demandas de alunos, devido modernizao econmica decorrente da industrializao e da crescente urbanizao, ampliaram tambm as formaes curriculares. Quando Getlio Vargas volta ao poder (1950-1954), passa a exercer uma poltica nacionalista, investindo mais no ensino superior.
Para tornar possvel a progresso no sistema educacional, lanada a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB) s revogada em 1961, onde cabe a Unio autorizar e fiscalizar as universidades privadas.

17

1950: fundada a UERJ atravs da Lei Municipal n


547, que cria a nova Universidade do Distrito Federal (UDF). Diferente da instituio homnima, fundada em 1935 e extinta em 1939, a nova Universidade ganhou fora e tornou-se uma referncia em ensino superior, pesquisa e extenso na Regio Sudeste.
18

1951:

dias antes de passar a faixa presidencial a Getlio Vargas, foi Criado o Conselho Nacional de Pesquisas. A Lei n 1.310, que criou o CNPq, foi chamada por lvaro Alberto de "Lei urea da 19 pesquisa no Brasil."

Universidade Federal do Rio Grande do Norte foi criada em 25 de junho de 1958, Onofre Lopes, o primeiro reitor da UFRN, liderando um grupo de professores, convenceu Dinarte Mariz a criar a Universidade do Rio Grande do Norte URN, atravs da Lei n 2.307.

20

Num pas em desenvolvimento, o acesso ao ensino superior passou a ser condio fundamental para acelerar o processo de modernizao, ao mesmo tempo que abria novos caminhos para a mobilidade e ascenso social. A Universidade foi pouco a pouco transformada de uma instituio de elite para uma instituio de massa tornando a organizao universitria mais complexa. Apenas 2% dos jovens entre 20 e 24 anos cursavam o ensino superior, predominando a matrcula masculina e os cursos mais tradicionais eram Medicina e Direito.

21

FONTE Anurios estatsticos do Brasil. Rio de Janeiro: IBGE

22

23

FONTE Anurios estatsticos do Brasil. Rio de Janeiro: IBGE

CONCLUSO

Atravs dos estudos obtidos na formao das universidades no Brasil, percebe-se a estagnao em determinadas pocas na formao educacional e o aumento da preocupao do governo em investir na educao, pois no h progresso sem a presena de uma sociedade intelectual em um pas.

24

BIBLIOGRAFIA
http://www.proec.ufg.br/revista_ufg/45anos/Creforma.html http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/heb07.htm http://www.histedbr.fae.unicamp.br/navegando/peri odo_era_vargas.html http://www.ibge.gov.br/seculoxx/arquivos_xls/educa cao.shtm http://www.brasilescola.com/historiab/revolucao30.htm http://br.monografias.com/trabalhos/universidadebrasil-social/universidade-brasil-social.shtml

25

S-ar putea să vă placă și