Sunteți pe pagina 1din 33

SISTEMA ARTICULAR

Para que o sistema esqueltico, com seus 206 ossos, possa desempenhar suas funes essenciais que so sustentao, proteo e a mobilidade do corpo-, necessrio que suas peas se unam de algum modo, formando uma estrutura ordenada, a unio entre quaisquer partes rgidas de esqueleto, ossos ou cartilagens, tendo ou no mobilidade, denominada articulao ou junta.

CLASSIFICAO DAS ARTICULAES


Dentre vrias classificaes existentes para as articulaes, selecionamos duas para serem apresentadas neste estudo. A primeira diz respeito ao grau de mobilidade, e a outra, s caractersticas morfolgicas e teciduais.

CLASSIFICAO PELO GRAU DE MOBILIDADE


Este o tipo mais simples se classificao e distingue as articulaes em trs categorias, de acordo com a liberdade de movimentos Mveis ou diartroses permitem movimento amplo, como as articulaes do ombro, da coxa e do joelho. Semimveis ou anfiartroses possibilitam movimentos limitados, como as articulaes intervertebrais. Imveis ou sinartroses no permite movimentos ou permitem movimentos limitadssimos, como as articulaes dos ossos do crnio

CLASSIFICAO

PELAS CARACTERSTICAS MORFOLGICAS E TECIDUAIS


a classificao mais usada atualmente. Relacionase com o grau de mobilidade embora seja mais complexa e considere tambm aspectos anatmicos. As articulaes so separadas em trs grupos principais, de acordo com suas caractersticas morfolgicas e teciduais, ou seja, caractersticas relativas forma : articulaes fibrosas, articulaes cartilaginosas e articulaes sinoviais

Articulao fibrosa Nessas articulaes os ossos so unidos por tecido fibroso, como o caso das suturas, em que os ossos se ligam por uma fina lmina fibrosa de tecido conjuntivo, no havendo movimentos entre seus componentes. As suturas cranianas so exemplos de articulaes fibrosas. Deve-se observar que cada uma delas tem um nome especial

FONTANELAS
Nas crianas recm-nascidas as suturas ainda no esto consolidadas, de forma que os ossos so mais mveis e existem espaos no calcificados no ponto de contato entre eles. Esses espaos so chamados fontanelas ou fontculos, mas popularmente so conhecidos como moleira. As principais fontanelas so a anterior (entre os parietais e o frontal), que se fecha entre 18 e 24 meses de vida, e a posterior (entre os parietais e occipital), que se fecha dois meses aps o nascimento.

As gonfoses so tambm exemplos de articulaes fibrosas, localizando-se entre os dentes e os processos alveolares da mandbula e do maxilar.

Articulaes cartilaginosas Como o nome sugere, nessas articulaes os ossos so unidos por meio de cartilagem. Um exemplo a snfise pbica, podendo conter um disco cartilaginoso no interior da articulao. Outras articulaes cartilaginosas so as intervertebrais e a manbrioesternal.

HRNIA DE DISCO
Como os discos intervertebrais da coluna so responsveis pela absoro de impacto, algumas vezes podem sofrer dano se submetidos a muita carga. Eles podem se romper, protrair-se para dentro do canal vertebral e comprimir a medula espinhal ou os nervos que saem dela, provocando dor e outros sinais neurolgicos, como perda de fora muscular ou de sensibilidade. Esse quadro conhecido como hrnia de disco e mais comum na regio lombar, pois ela que sustenta a maior parte do peso do corpo.

Articulaes sinoviais o tipo mais complexo de articulao. Caracterizase pela presena de uma capsula articular que envolve toda a articulao, formando a cavidade articular. A parte interna da cpsula recoberta pela membrana sinovial, que produz o lquido sinovial, cuja formao permitir melhor deslizamento dos componentes articulares. Em algumas articulaes desse tipo podem existir discos de cartilagem que as reforam e estabilizam, como os meniscos do joelho. Podem existir tambm ligamentos, faixa de tecido fibroso que reforam a articulao, aumentando sua resistncia. As articulaes sinoviais so as que apresentam maior mobilidade. De acordo com os tipos de movimentos realizados e a forma da articulao, elas podem ser divididas em: planas, condilares, elipsoides e esferoides.

Planas o tipo menos mvel, que permite somente o deslizamento entre as partes sseas. Exemplo: as articulaes entre os ossos do carpo e os ossos do tarso.

Dobradios ou gnglimos Assemelham-se a dobradias de porta e permitem o movimento apenas em flexo e extenso. Exemplo: as articulaes interfalngicas e a articulao do cotovelo, entre o mero e a ulna.

Trocoides ou em piv Fazem rotao em torno de um eixo e, geralmente tm em sua composio alguma estrutura de formato aproximadamente cilndrico. Exemplo: a articulao atlantoaxial, que existe entre a primeira e a segunda vrtebras cervicais.

Condilares Apresentam algumas superfcies convexas e arredondadas e outras cncavas, geralmente em pares permitindo movimentos e flexo, extenso e sutil rotao. Exemplo: a articulao temporomadibular e a articulao do joelho.

Elipsoides Tambm apresentam uma superfcie convexa e outra cncava, mas em forma de elipse, o que permite movimentos de flexo e extenso e aduo e abduo. Exemplo: articulao do punho ou radiocrpica e as metacarpofalangianas.

ARTROSE
Em pessoas idosas comuns as alteraes degenerativas das articulaes, que perdem mobilidade e tm suas formas modificadas. Artrose, o popular reumatismo, pode ter como sintomas dor articular e inflamao crnica.

Esferoides outro tipo de articulao como uma superfcie convexa e outra cncava, porm em forma de esfera, o que permite amplos movimentos em todas as direes e em rotao. Exemplos: as articulaes escapuloumeral e a coxofemoral.

CARACTERSTICAS DAS PRINCIPAIS


ARTICULAES Os quadros a seguir apresentam um resumo geral do captulo, relacionando o nome da articulao com o tipo e adicionando as respectivas caractersticas principais. Para melhor fixao do contedo, procure identificar e movimentar as articulaes do seu prprio corpo

ARTICULAES DA CABEA
ARTICULAO Crnio: frontal, coronal, sagital, escamosa e lambdoide Articulao temporomandibular Articulao atlanto-occipital TIPO Sutura Sinovial condilar Sinovial condilar CARACTERSTICAS Une os ossos do crnio Permite os movimentos da mandbula durante a mastigao Permite os movimentos de flexo e extenso da cabea

Articulao atlantoaxial

Sinovial em piv

Permite os movimentos de rotao da cabea

ARTICULAO DO TRONCO
ARTICULAO Intervertebrais TIPO Snfise CARACTERSTICAS Permite a movimentao da coluna

ARTICULAO DOS MEMBROS


ARTICULAO TIPO CARACTERSTICAS

Escapuloumeral

Sinovial esferoide

Tem movimentos amplos e livres, realizando flexo, extenso, aduo, abduo e rotao do brao. Realiza flexo e extenso do cotovelo.
Permite flexo, extenso, aduo e abduo, mas no a rotao do punho Permite a flexo, extenso, aduo e abduo mas no as rotaes dos dedos.

Cotovelo
Radiocrpia (punho)

Sinovial em dobradia
Sinovial elipsoide

Matacarpofalangianas

Sinovial elipsoide

ARTICULAO Interfalngicas das mos

TIPO Sinovial em dobradia

CARACTERSTICAS Permitem somente flexo e extenso das falanges dos quirodctilos Tem movimentos amplos e livres, realizando flexo, extenso, aduo, abduo e rotao da coxa. Permite flexo, extenso e pequeno grau de rotao da perna Permite a flexo e dorsal do p Permitem somente flexo e extenso dos pododctilos

Coxofermoral

Sinovial esferoide

Joelho

Sinovial condilar

Tornozelo (tibiotrsica) Interfalngicas dos ps

Sinovial em dobradia Sinovial em dobradia

S-ar putea să vă placă și