Sunteți pe pagina 1din 13

DESPESA PBLICA As despesas pblicas so gastos previstos no oramento, ou em Leis especiais, destinados : execuo dos servios pblicos; aumento

to de patrimnio; pagamento da dvida pblica; restituies ou pagamentos de importncias recebidas a ttulo de caues, depsitos, consignaes, etc.

CLASSIFICAO DA DESPESA PBLICA DESPESA ORAMENTRIA: Depende da autorizao do legislativo; Est presente na previso oramentria; Deve possuir uma receita correspondente;-se De acordo com a Lei Federal 4.320/64, deve observar-se a discriminao por elementos em cada unidade administrativa ou rgo governamental;

CLASSIFICAO DA DESPESA ORAMENTRIA O Manual da Despesa Nacional de 2008, evidencia que quanto classificao da despesa oramentria, segundo a sua natureza, pode-se agrupar a despesa por:

categoria econmica; grupo de natureza de despesas; elemento da despesa.

CLASSIFICAO DA DESPESA ORAMENTRIA Quanto categoria econmica a despesa oramentria classifica-se em: DESPESA CORRENTE: relaciona-se com a despesa oramentria efetiva, que causa alteraes na situao lquida patrimonial. Geralmente estas despesas so de natureza operacional. As despesas correntes no contribuem diretamente para a formao ou aquisio de um bem de capital.

CLASSIFICAO DA DESPESA ORAMENTRIA Quanto categoria econmica a despesa oramentria classifica-se em: DESPESAS DE CAPITAL: so despesas que contribuem diretamente para a formao ou aquisio de um bem de capital. So gastos realizados pelo ente pblico, com a inteno de criar novos bens de capital, ou adquirir bens de capital em uso.

CLASSIFICAO QUANTO AO GRUPO DE NATUREZA DA DESPESA O grupo de natureza de despesa serve como um agregador de elementos de despesa com as mesmas caractersticas quanto ao objeto de gasto: Pessoal e encargos sociais; Juros e encargos da dvida; Outras despesas correntes; Investimentos; Inverses financeiras; Amortizao da dvida; Reserva de contingncia.

CLASSIFICAO DA DESPESA PBLICA DESPESA EXTRA-ORAMENTRIA: paga fora da LOA; Constitui-se em sua maioria da restituio de valores onde o Estado apenas depositrio; So sadas de receitas extra oramentrias. So gastos no previstos no oramento da entidade pblica.

ETAPAS DA DESPESA ORAMENTRIA A despesa oramentria passa por trs etapas: Planejamento; Execuo (empenho, liquidao e pagamento); Controle e avaliao.

ETAPAS DA DESPESA ORAMENTRIA

PLANEJAMENTO Fixao da despesa oramentria; Descentralizao/movimentao de crditos; Programao oramentria e financeira; Processo de licitao.

ETAPAS DA DESPESA ORAMENTRIA EXECUO Empenho: o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigao de pagamento. a reserva de dotao oramentria para determinado fim. formalizado atravs da nota de empenho, na qual deve constar o nome do credor, a especificao do credor e a importncia da despesa, bem como os demais dados necessrios ao controle oramentrio.

ETAPAS DA DESPESA ORAMENTRIA EXECUO Liquidao: consiste na verificao do direito adquirido pelo credor, atravs da comprovao que o fornecedor atendeu aos requisitos solicitados e cumpriu o produto ou servio previsto, passando a ter direito de receber a quantia empenhada.

ETAPAS DA DESPESA ORAMENTRIA EXECUO Pagamento: consiste na entrega do numerrio ao credor e s pode ser efetuado aps regularizar a liquidao da despesa.

ETAPAS DA DESPESA ORAMENTRIA CONTROLE E AVALIAO Consiste na realizao de fiscalizaes pelos rgos de controle e sociedade.

S-ar putea să vă placă și