Sunteți pe pagina 1din 25

REFORMA SANITRIA E O SISTEMA NICO DE SADE

Prof. Rogerio Alvares

REFORMA SANITRIA E O SISTEMA NICO DE SADE

DCADA DE 80:
A realidade social, na dcada de oitenta, era de excluso da maior parte dos cidados do direito sade, que se constitua na assistncia prestada pelo Instituto Nacional de Previdncia Social, restrita aos trabalhadores que para ele contribuam para o referido instituto, prevalecendo a lgica contraprestacional e da cidadania regulada.

REFORMA SANITRIA E O SISTEMA NICO DE SADE


1) CARACTERSTICAS: . Sade ultrapassa o interesse apenas tcnico e assume aspectos polticos democracia 2) ATORES ENVOLVIDOS: a) profissionais de sade entidades melhorias da sade e fortalecimento do setor pblico b) Centro Brasileiro de Estudos de Sade CEBES . amplia o debate: sade e democracia c) partidos polticos: . introduzem o tema sade em seus programas . ampliam o debate no congresso

REFORMA SANITRIA E O SISTEMA NICO DE SADE


3) PRINCIPAIS PROPOSTAS DEBATIDAS: a) universalizao do acesso; b) sade como direito social e dever do estado; c) reestruturao do setor atravs do sistema unificado de sade sade individual e coletiva; d) descentralizao do poder decisrio; e) financiamento do sistema; f) democratizao do poder Conselhos de sade.

REFORMA SANITRIA E O SISTEMA NICO DE SADE

1986 8a Conferencia Nacional de Sade:


1) temas: a) a sade como direito inerente a personalidade e a cidadania; b) Reformulao do Sistema Nacional de Sade; c) Financiamento setorial

REFORMA SANITRIA E O SISTEMA NICO DE SADE


2) nmero de participantes: . 4500 pessoas . entidades representativas da populao 3) propostas: . sistema nico . reforma sanitria

NOTA: Em seu relatrio final a sade passa a ser definida como o resultado no apenas das condies de alimentao, habitao, educao, trabalho, lazer e acesso aos servios de sade, mas, sobretudo da forma de organizao da produo na sociedade e das desigualdades nela existentes.

REFORMA SANITRIA E O SISTEMA NICO DE SADE


1987 Sistema Unificado e Descentralizado de Sade SUDS REFORMA SANITRIA BRASILEIRA:
Objetivo: Servir democracia e consolidao da cidadania no Pas.

NOTA: Foi proposta num momento de intensas mudanas e sempre pretendeu ser mais do que apenas uma reforma setorial.

REFORMA SANITRIA E O SISTEMA NICO DE SADE


PROPOSIES: a sade como direito de todo o cidado, independente de ter contribudo, ser trabalhador rural ou no trabalhador. No se poderia excluir ou discriminar qualquer cidado brasileiro do acesso assistncia pblica de sade.

a de que as aes de sade deveriam garantir o acesso da populao s aes de cunho preventivo e/ou curativo e, para tal, deveriam estar integradas em um nico sistema.

a descentralizao da gesto, tanto administrativa, como financeira, de forma que se estivesse mais prximo da quarta proposio que era a do controle social das aes de sade.

REFORMA SANITRIA E O SISTEMA NICO DE SADE SISTEMA NICO DE SADE (SUS)


FATORES PROPORCIONARAM A IMPLANTAO DO SISTEMA NICO DE SADE (SUS): existncia de um sistema de sade que no atendia as necessidades e carncias da populao, no que diz respeito s polticas de sade; o acesso seletivo assistncia sade, deixando enorme contingente populacional sem ateno; a mobilizao governamental para reformular a assistncia at ento existente; o Movimento da Reforma Sanitria e o Sindical; a ampliao do conceito de sade; a formulao de proposta de reorientao do sistema de sade; a criao de legislao que viabilizasse a implantao do SUS.

REFORMA SANITRIA E O SISTEMA NICO DE SADE Princpios:


Universalizao: todos os cidados devem ter acesso aos servios de sade, sem privilgios ou barreiras, ou seja, todo o cidado deve ser atendido conforme suas necessidades, de forma resolutiva, nos limites e possibilidades do sistema, considerando-se, ainda, as necessidades coletivas.

Equidade: oferecer mais a quem mais precisa de forma a dar condies para que todos tenham a mesma possibilidade.

REFORMA SANITRIA E O SISTEMA NICO DE SADE


Descentralizao: uma estratgia para minimizar as desigualdades regionais. Ela prev no apenas a transferncia, da esfera federal para as demais esferas, da responsabilidade de execuo das aes, mas trata-se tambm de efetuar a descentralizao de recursos financeiros e de poder. O SUS deve funcionar de forma regionalizada e hierarquizada. Os gestores devem levar em considerao as caractersticas de seu territrio para definir as aes prioritrias para cada realidade local. A descentralizao pode ser vista tambm como facilitadora para o controle social da sade e para a participao popular.

REFORMA SANITRIA E O SISTEMA NICO DE SADE


Participao popular:
nos Conselhos de Sade municipais, estaduais e nacional e nas

respectivas Conferncias de Sade - realizadas a cada quatro anos. NOTA: As Conferncias e Conselhos so constitudos por gestores, profissionais de sade, usurios do sistema, e outras entidades/pessoas representativas, de forma paritria, e tem, dentre outras, a funo de formular as diretrizes da poltica de sade e de acompanhar sua execuo.

REFORMA SANITRIA E O SISTEMA NICO DE SADE

Integralidade:
ateno integral - o acesso deve ser garantido desde as

aes de promoo at as de recuperao da sade;


aes coletivas s individuais o que incorpora o conceito

ampliado de sade, envolvendo o sujeito e suas relaes com o ambiente e a sociedade;


formulao de polticas - compreendendo a ateno a grupos

especficos.

REFORMA SANITRIA E O SISTEMA NICO DE SADE


FUNDAMENTO LEGAL: 1988 Constituio:
Principais aspectos aprovados na nova Constituio (Teixeira,1989):
O direito universal Sade e o dever do Estado, acabando com

discriminaes existentes entre segurado/no segurado, rural/urbano;


As aes e Servios de Sade passaram a ser considerados de

relevncia pblica, cabendo ao poder pblico sua regulamentao, fiscalizao e controle;


Constituio do Sistema nico de Sade integrando todos os

servios pblicos em uma rede hierarquizada, regionalizada, descentralizada e de atendimento integral,com participao da comunidade;

REFORMA SANITRIA E O SISTEMA NICO DE SADE


A participao do setor privado no sistema de sade dever ser complementar,preferencialmente com as entidades filantrpicas, sendo vedada a destinao de recursos pblicos para subveno s instituies com fins lucrativos. Os contratos com entidades privadas prestadoras de servios far-seo mediante contrato de direito pblico, garantindo ao Estado o poder de intervir nas entidades que no estiverem seguindo os termos contratuais; Proibio da comercializao de sangue e seus derivados.

REFORMA SANITRIA E O SISTEMA NICO DE SADE


- art. 194, da Constituio Federal Brasileira, ao estabelecer as diretrizes do sistema de seguridade social brasileiro - que inclui o sistema pblico de sade - afirma o princpio da universalidade de cobertura e do atendimento (inciso I) com o princpio da equidade, quer seja na forma de participao [como na] de custeio (inc V, art. 194, da Constituio Federal Brasileira). Considera, pois, que h iniqidades a serem enfrentadas no contexto brasileiro, e exige que a igualdade garantida no seja somente perante a lei, mas tambm, construda socialmente, e at mesmo por meio da lei, que deve tratar diferentemente os desiguais de forma a permitir a efetiva igualdade social.

REFORMA SANITRIA E O SISTEMA NICO DE SADE


art. 198 da Constituio Federal, de aes e servios pblicos de

sade integrados em uma rede regionalizada e hierarquizada, de competncia de todas as esferas de governo (art. 23 da Constituio Federal), rede esta que deve funcionar de forma integrada e articulada.
Lei Federal n. 8.080, de 19 de setembro de 1990, que dispe sobre

a organizao e regulao das aes de sade, e na Lei Federal n. 8.142, de 28 de dezembro de 1990, que trata do financiamento da sade e da participao popular.

REFORMA SANITRIA E O SISTEMA NICO DE SADE


ESTRUTURA INSTITUCIONAL E DECISRIA DO SUS

Fonte: Elaborao SAS/MS. Disponvel em: <www.dtr2001.saude.gov.br/sas/ddga/RelacoesNiveisGov_arquivos/frame.htm> apud Machado et al, 2007

REFORMA SANITRIA E O SISTEMA NICO DE SADE


ESTRUTURA OPERACIONAL DO SUS:
Conselhos de Sade - colegiado participativo onde se d o controle

social ocorre nas trs esferas gestoras

Comisses Intergestores Tripartite (CIT) - que rene gestores das trs

esferas
Comisses Intergestores Bipartite (CIB) - que rene gestores do estado

e de seus respectivos municpios.


O Conselho Nacional de Secretrios de Sade (Conass) - o conselho

de representao dos secretrios de sade estaduais. Possui uma secretaria executiva e algumas Cmaras Tcnicas, dentre elas a da Assistncia Farmacutica.

REFORMA SANITRIA E O SISTEMA NICO DE SADE

O Conselho Nacional de Secretrios Municipais de Sade


(Conasems) - o canal formal de participao destes secretrios na poltica nacional de sade.
O Conselho Estadual de Secretarias Municipais de Sade

(Cosems) - rene secretrios de sade de municpios do mesmo estado e so seus representantes que iro compor a Comisso Intergestores Bipartite.
NOTA: As CIT e CIB so instncias de negociao e de deciso e se constituem em canais importantes de pactuao do SUS para a formulao e a implementao da poltica de sade, sobretudo nos aspectos referentes descentralizao e ao financiamento do SUS e de suas aes.

REFORMA SANITRIA E O SISTEMA NICO DE SADE


ASSISTNCIA FARMACEUTICA NO SUS
Equidade no acesso aos medicamentos no SUS: Poltica Nacional de Medicamentos (Portaria MS/GM n 3.916, de 30

de outubro de 1998) e a
Poltica Nacional de Assistncia Farmacutica em 1998, I Conferncia Nacional de Medicamentos e Assistncia

Farmacutica, em 2003 - um amplo debate com a sociedade sobre o tema foi realizado na e, consonante com este debate, foi publicada a Resoluo - MS/CNS n 338, de 06 de maio de 2004, que se volta especialmente para as aes da Assistncia Farmacutica no mbito do SUS.

REFORMA SANITRIA E O SISTEMA NICO DE SADE


Os pactos Pacto pela Vida, em defesa do SUS e da Gesto foram

institudos por meio da Portaria MS/GM n 399, de 22 de fevereiro de 2006: No Pacto de Gesto, pactuou-se que o seu financiamento referente Assistncia Farmacutica de responsabilidade dos trs gestores do SUS, devendo agregar a aquisio de medicamentos e insumos e a organizao das aes de assistncia farmacutica necessrias, de acordo com a organizao dos servios de sade. A Portaria MS/GM n 204, de 29 de janeiro de 2007 regulamentou o bloco de financiamento da Assistncia Farmacutica, em 3 (trs) componentes: o componente bsico, o componente estratgico e o componente de medicamentos de dispensao excepcional.

REFORMA SANITRIA E O SISTEMA NICO DE SADE


- Lei 9836 de 23/09/1999 - acrescenta dispositivos Lei 8080 - Portaria 2203 de 05/11/1996

Aprova a Norma Operacional Bsica (NOB 01/96), que redefine o modelo de gesto do Sistema nico de Sade.
- Emenda Constitucional nmero 29 de 13/9/2000

Altera os artigos 34, 35, 156, 160, 167 e 198 da Constituio Federal e acrescenta artigo ao Ato das Disposies Constitucionais Transitrias, para assegurar os recursos mnimos para o financiamento das aes e servios pblicos de sade.

REFORMA SANITRIA E O SISTEMA NICO DE SADE


- Lei 10424 de 15/4/2002

Acrescenta captulo e artigo a lei 8080.


- Portaria 373 de 27/2/2002

Aprovar, na forma do Anexo desta Portaria, a Norma Operacional da Assistncia Sade NOAS-SUS 01/2002.
- Lei 11108 de 07/04/2005

Altera a lei 8080.

REFORMA SANITRIA E O SISTEMA NICO DE SADE


- Resoluo 399 de 22/2/2006

Divulga o Pacto pela Sade 2006 Consolidao do SUS e aprova as diretrizes operacionais do referido pacto.
- Portaria 2230 de 23/9/2009

Dispe sobre a aplicao da Portaria n 2.048/GM, de 3 de setembro de 2009, que aprovou o Regulamento do Sistema nico de Sade (SUS) e d outras providncias.
- Portaria 2048 de 3/9/2009

Aprova o Regulamento do Sistema nico de Sade (SUS)

S-ar putea să vă placă și