Sunteți pe pagina 1din 21

INTRODUO A TEOLOGIA

Etimologia

A palavra teologia de origem grega. Theos = Deus; Logos (logia) = discurso, tratado, expresso.

Conceitos
a) Teologia quer dizer o estudo ou tratado acerca de Deus b) Teologia a cincia que trata de Deus e das relaes entre Deus e o universo (STRONG)

Conceitos
c) Teologia consiste em fatos relacionados com Deus e suas relaes com o universo, apresentados de maneira lgica, ordenada e consistente. d) Teologia o estudo e a declarao cuidadosa e sistemtica da doutrina crist.

A importncia da Teologia
a) A Teologia satisfaz a mente humana b) A Teologia serve para a pureza e defesa do Cristianismo c) A Teologia ajuda na propagao do Evangelho d) A Teologia fundamenta a prtica crist

DIVISO DA TEOLOGIA

Teologia Bblica
a parte da Teologia que se ocupa com a exposio do contedo dos ensinos dos autores bblicos. Divide-se em Teologia do Antigo Testamento e Teologia do Novo Testamento.

Teologia Histrica

o estudo do desenvolvimento da doutrina ao longo do curso da histria da Igreja, enfocando as origens, o progresso e os desvios da doutrina crist.

Teologia Sistemtica
o estudo de toda a verdade crist, no aspecto mais abrangente e sistemtico, tomando-se por base o material fornecido pelas Escrituras, mas servindo-se tambm de outros ramos do saber, como Filosofia, Histria, Psicologia,... na medida em que esses ramos do saber podem ajudar no esclarecimento das verdades tratadas na Revelao.

Teologia Prtica
Cuida da aplicao prtica das verdades tratadas na Teologia em geral, especialmente na Sistemtica, visando uma vida espiritual coerente com o ensino proposto.

OS MTODOS DE ESTUDO DA TEOLOGIA

Mtodo Dedutivo Este mtodo deduz o sistema de princpios filosficos aceitos, a priori, ou seja, levase o sistema teolgico a se acomodar a princpios filosficos previamente aceitos.

Mtodo Mstico

Este mtodo trata a Teologia com base nas revelaes especiais de Deus, independentes das Escrituras.

Mtodo Indutivo
Este mtodo o mtodo usado pela cincia natural, a saber: a coleo de fatos, a sua classificao e o estudo das leis que os regem. Este o mtodo correto que utilizado pela Teologia para apresentar as concluses consistentes reveladas nas Sagradas Escrituras.

Este mtodo segue os seguintes passos para chegar as suas concluses:

- Definir e esclarecer o problema ou a questo teolgica.

Este mtodo segue os seguintes passos para chegar as suas concluses: - Identificar as vrias solues do problema que foram sugeridos na histria crist. - Estudar a fonte da teologia crist, a Bblia, para determinar exatamente o que diz o texto, e chegar as concluses preliminares.

Este mtodo segue os seguintes passos para chegar as suas concluses:

- Relacionar as concluses preliminares com a Revelao e com as outras doutrinas j estabelecidas, para concretizar esta resposta teolgica.

Este mtodo segue os seguintes passos para chegar as suas concluses:

- Defender esta concluso diante da oposio das ideologias contrrias. - Aplicar as concluses teolgicas s situaes especficas da vida neste mundo.

Os Tipos de Teologias (catalogao)


Por pocas (Teologia Patrstica, Medieval, Reforma, Contempornea) Por Ponto de Vista (Teologia Arminiana, Calvinista, Catlica, Barthiana, Libertao) Por nfase (Teologia Histrica, Bblica, Sistemtica, Apologtica, Exegtica,...)

Diviso da Teologia Sistemtica


a) Bibliologia (O Estudo da Bblia) b) Teontologia (O Estudo acerca de Deus) c) Antropologia (O Estudo do Homem) d) Hamartiologia (O Estudo acerca do Pecado) e) Cristologia (O Estudo da Pessoa de Cristo)

Diviso da Teologia Sistemtica


f) Soteriologia (O Estudo acerca da Salvao) g) Angelologia (O Estudo acerca dos Anjos) h) Pneumatologia (O Estudo acerca do Esprito Santo) i) Eclesiologia (O Estudo da Igreja) j) Escatologia (O Estudo das ltimas Coisas)

S-ar putea să vă placă și