Sunteți pe pagina 1din 19

O TRABALHO COMO ELEMENTO CONSTITUTIVO DO HOMEM

Pode-se dizer que o homem um ser dotado de competncias e possibilidades, e para prover suas necessidades ele interage com objetos da natureza orgnica e inorgnica; O trabalho atividade racional orientada para um fim;

O homem diferencia-se dos animais pelo trabalho, pois o trabalho a atividade vital especfica do homem, pois ele transforma objetos (realidade material), modificando a forma natural e produzindo em valores de uso;

O trabalho concreto, formador de valores de uso, condio de vida humana, independente de todas as formas de sociedade. atividade existencial do homem, sua atividade livre e consciente.

De acordo com Iamamoto (2006), o trabalho tambm criao de novas necessidades. A ao de satisfaz-las e os instrumentos criados para a sua consecuo desdobram-se em novas necessidades sociais e na produo de impulsos para o consumo.

OS ELEMENTOS E A PSICOLOGIA DO SER HUMANO

Quase todos os assuntos da Filosofia, da Psicologia, da Religio e do dia a dia do homem envolve a questo da natureza humana, filosoficamente falando constitui a essncia do homem.

ASPECTOS

1 Fatores ambientais 2 Saber como o conceito de evoluo afeta as diversas vises sobre a natureza do homem. 3 H pensadores, como o filsofo Jean Paul Sartre, que negam categoricamente que o homem possui uma natureza essencial . 4 A questo da natureza homem possuir uma dimenso imediata, pessoal, existencial .

EVOLUO DO TRABALHO

POVOS COLETORES

Coleta de frutos, caa e pesca

Nmade

Descobrimento do fogo

Novas

tcnicas

agrcolas, e

instrumentos sedentria)

de trabalho

domesticao de animais (vida

Instituio

de

propriedade

Diviso

de

trabalho

Diviso

social

em classes

COMERCIO

Produo de excedentes

Florescimento cidades e Estados

das

O homem passa a ser

tratado como indivduo

FEUDALISMO

Surgimento de latifndios

Servido

Trabalho artesanal

arteses
corporaes

SURGIMENTO DO CAPITALISMO

Avanos

cientficos

equipamentos

de

navegao mais eficientes

Conquista de territrios

Colonialismo

Objetivo era o lucro

REVOLUO INDUSTRIAL

xodo rural formao de

periferias
disponibilizavam mo

que
de

obra barata e abundante

Substituio
pela mquina

do

homem

Diviso de classes entre o proprietrio dos meios de produo e o operrio

Relaes evoluiu:

sociais

tambm

Antigo modelo organizacional: pessoas eram percebidas como

recursos a serem dirigidas e


controladas

Novo percebidas

modelo: como

pessoas talentos a

serem desenvolvidos

Atualmente: empregabilidade

conceito

de

Capital intelectual

MIGRAES

Migram em busca de novas oportunidades e melhorias na qualidade de vida

Esperana de uma qualidade de vida melhor, oportunidade de emprego de forma facilitada, salrios altos eram sonhos perseguidos .

A construo de Braslia, os investimentos em infraestrutura, novas fronteiras agrcolas, entre outro fatores contriburam para essa nova distribuio.

Podemos pensar o trabalho como uma base para a constituio subjetiva,social, e econmica do ser humano. O trabalho aparece-nos primeiramente como uma base, porque a partir da que se formar uma estrutura que sustentar os desejos do homem. Somos seres que precisamos de referenciais que possam nos auxiliar no decorrer de nossas vidas, e esses referenciais aparecero no contato com o outro, no interesse que o outro nos apresenta, na busca de novos conhecimentos, por isso que citamos o trabalho que ajudar o homem a se localizar consigo mesmo e com os demais.

O trabalho possibilita o ser a evoluir tanto psiquicamente, quanto materialmente, ele preencher um espao onde o ser humano busca incessantemente encontrar seu lugar no mundo, isto , na cultura onde vive.

REFERENCIAS
LUCCAS, P. A Evoluo Histrica do Trabalho. Disponvel em: http://www.consultoriafocus.com.br/focus%20artigos/A%20evolucao%20h istorica%20do%20trabalho.pdf. Acesso em: 10 de mai. 2013. COUTINHO, M.A; BASTOS, F.C.P. Trabalho e Capitalismo: uma viso psicanaltica. Disponvel em: http://pt.scribd.com/doc/136812830/2Trabalho-e-Capitalismo. Acesso em: 10 de mai. 2013.

MUNIZ, R. M. A Lgica do Capitalismo e o Trabalho Humano. Disponvel em:http://www.ceaee.ibmecmg.br/wp/wp7.pdf. Acesso em: 17 de mai. 2013.
PEREIRA, A. R. A Evoluo do Trabalho e o Trabalho em Tempos Globalizados. Disponvel em: http://www.estudosdotrabalho.org/anais6seminariodotrabalho/andrearene pereira.pdf. Acesso em: 17 de mai. 2013 REIS, J. T. Histria do Trabalho e seu Conceito. Disponvel em: http://blog.newtonpaiva.br/direito/wp-content/uploads/2012/08/PDF-D610.pdf. Acesso em: 17 de mai. 2013.

S-ar putea să vă placă și