Sunteți pe pagina 1din 48

SISTEMAS DE GESTO AMBIENTAL E CERTIFICAO

Professora Selma Violato Frazo

A EMPRESA, O MEIO AMBIENTE E A GESTO AMBIENTAL

CONCEITOS IMPORTANTES

MEIO AMBIENTE: envolve todas as coisas vivas e no-vivas que ocorrem na Terra, ou em alguma regio dela, que afetam os ecossistemas e a vida dos humanos. No Brasil: (PNMA) - o conjunto de condies, leis, influncias e interaes de ordem fsica, qumica e biolgica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas ECOLOGIA estudo as relaes entre os organismos e o ambiente envolvente. ECOSSISTEMA denomina-se ecossistema o conjunto das comunidades de uma rea especfica.

Exemplos de ecossistemas

Exemplos de ecossistemas

RECURSOS NATURAIS
Recursos naturais - todas as riquezas da biosfera que

podem ser aproveitadas pelo homem. Alguns desses recursos podem ser renovados, outros no.

RECURSOS NATURAIS
No renovvel

Renovvel

BIOSFERA

DESENVOLVIMENTO MUNDIAL.

DESENVOLVIMENTO....
Por muito tempo a humanidade concedeu mais ao

crescimento econmico do que sade e qualidade de vida. As aes corretivas da contaminao ambiental era transferida para terceiros sem que houvesse compensao dos custos dessa correo. No havendo estmulos, o poluidor mantinha sua conduta, e os prejuzos assumidos pela sociedade, como um todo e pelas gerao futuras.

DESENVOLVIMENTO,,,,,
importante ter em mente que muitas das necessidades

humanas atuais somente podem ser atendidas com a industrializao de bens e servios, em razo dos elevados volumes consumidos. Mesmo as atividades agrcolas requerem hoje a contribuio da indstria ( maquinrio, fertilizantes e produtos agroqumicos). inadequado atribuir indstria o nus da poluio, embora se faa uma correlao entre poluio ambiental e resduos industriais. necessrio levar em conta os resduos da extrao de minrios e da agricultura ( atividade primria) que geram grandes volumes residuais, requerendo cuidados especiais para a sua destinao adequada

RESDUOS SETOR PRIMRIO

Um breve histrico- AES MUNDIAIS


1972- ( junho) Estocolmo Conferncia das Naes

Unidas para o Meio Ambiente Humano - Desenvolvimento Sustentvel

AES MUNDIAIS
1987- (setembro) Tratado de Montreal

CFC Substncias Destruidoras da Camada de Oznio (SDOs): (CFCs), Halons, (CTCs) Hoje butano e o propanoe com boa aceitao das indstrias.

AES MUNDIAIS
1997- Protocolo ( Tratado ) de Kyoto ( Quioto) Gases do efeito estufa- reduo de 5% dos nveis de

1990- entre 2008 e 2012.

AES MUNDIAIS

DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL
CONCEITO

O Relatrio da Comisso Mundial para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, tambm conhecido como RELATRIO DE BRUNDTLAND (Nosso Futuro Comum), de 1987, indica os problemas mais crticos em relao ao desenvolvimento do meio ambiente e prope solues.
Aquele que responde s necessidades do presente de forma igualitria, mas sem comprometer as possibilidades de sobrevivncia e prosperidade das geraes futuras

As cinco dimenses da sustentabilidade

As cinco dimenses da sustentabilidade


sustentabilidade social : equidade de distribuio de

renda sustentabilidade econmica : gerenciamento dos recursos e interao de investimentos entre setor privado e pblico sustentabilidade ecolgica(Ambiental): preservao dos recursos naturais, limitao do consumo de combustveis fsseis, recursos de reciclagem. sustentabilidade espacial :configurao rural-urbana mais equilibrada e uma melhor distribuio territorial dos assentamentos humanos e das atividades econmicas. sustentabilidade cultural :respeito aos diferentes valores entre os povos e incentivo a processos de mudana que acolham as especificidades locais

TRADE DA SUSTENTABILIDADE

DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL
A legislao ambiental pode, no entanto, patrocinar as

solues sustentveis estimulando as empresas que as adotam e punindo as que se beneficiam dos custos de produo mais baixos por no investirem na proteo, reconhecendo-se, que uma economia sadia no se sustenta sem investimento em meio ambiente.

GESTO AMBIENTAL
Visa ordenar as atividades humanas- originar menor

impacto sobre o meio. Escolhas das melhores tcnicas, cumprimento da legislao e alocao de recursos humanos e financeiros
"A tarefa de administrar o uso produtivo de um recurso

renovvel sem reduzir a produtividade e a qualidade ambiental, normalmente em conjunto com o desenvolvimento de uma atividade." (Hurtubia, 1980)

GESTO AMBIENTAL
A tarefa de administrar o

uso produtivo de um recurso renovvel sem reduzir a produtividade e a qualidade ambiental, normalmente em conjunto com o desenvolvimento de uma atividade." (Hurtubia, 1980)

GESTO AMBIENTAL INTEGRA EM SEU SIGNIFICADO

POLTICA AMBIENTAL= conjunto consistente de

princpios doutrinrios que conformam as aspiraes sociais e/ou governamentais no que concerne regulamentao ou modificao no uso, controle , proteo e conservao do ambiente.

GESTO AMBIENTAL INTEGRA EM SEU SIGNIFICADO


PLANEJAMENTO AMBIENTAL= estudo prospectivo que

visa a adequao do uso, controle e proteo do ambiente s aspiraes sociais e/ou governamentais expressas formal e informalmente em uma poltica ambiental, atravs da coordenao, compatibilizao, articulao e implantao de projetos de intervenes estruturais e no estruturais.

GESTO AMBIENTAL INTEGRA EM SEU SIGNIFICADO


GERENCIAMENTO AMBIENTAL= conjunto de aes

destinado a regular o uso, controle, proteo e conservao do meio ambiente, e avaliar a conformidade da situao corrente com os princpios doutrinrios estabelecidos pela poltica ambiental

Motivao para proteo ambiental na empresa

Os dez passos necessrios para a excelncia ambiental


Segundo Elkington & Burke, (1999) so os seguintes: 1 - Desenvolva e publique uma poltica ambiental. 2 - Estabelea metas e continue a avaliar os ganhos. 3 - Defina claramente as responsabilidades ambientais de cada uma das reas e do pessoal administrativo (linha de assessoria). 4 - Divulgue interna e externamente a poltica, os objetivos e metas e as responsabilidades. 5 - Obtenha recursos adequados.

0s 10 passos....
6 - Eduque e treine seu pessoal e informe os

consumidores e a comunidade. 7 - Acompanhe a situao ambiental da empresa e faa auditorias e relatrios. 8 - Acompanhe a evoluo da discusso sobre a questo ambiental. 9 - Contribua para os programas ambientais da comunidade e invista em pesquisa e desenvolvimento aplicados rea ambiental. 10 - Ajude a conciliar os diferentes interesses existentes entre todos os envolvidos: empresa, consumidores, comunidade, acionistas etc."

O Sistema Econmico e o Meio Ambiente

Paradigma cartesiano X paradigma da sustentabilidade


Cartesiano Sustentvel

Preceitos ticos desconectados das prticas cotidianas tica integrada ao cotidiano

Separao entre o objetivo e o subjetivo Seres humanos e ecossistemas separados, em uma relao de dominao; Conhecimento compartimentado e emprico Natureza entendida como descontnua, o todo formado pela soma das partes

Interao entre o objetivo e o subjetivo Seres humanos inseparveis dos ecossistemas, em uma relao de sinergia. Conhecimento indivisvel, emprico e intuitivo Natureza entendida como um conjunto de sistemas inter-relacionados, o todo maior que a soma das partes Bem-estar avaliado por relao de poder (dinheiro, Bem-estar avaliado pela qualidade das interinfluncia, recursos) relaes entre os sistemas ambientais e sociais
nfase na quantidade (renda per capita) Anlise Centralizao de poder Especializao nfase na competio Pouco ou nenhum limite tecnolgico nfase na qualidade (qualidade de vida) Sntese Descentralizao de poder Transdisciplinaridade nfase na cooperao Limite tecnolgico definido pela sustentabilidade

Viso geral da gesto ambiental


Gesto de Processos Explorao de recursos Transformao de recursos Acondicionamento de recursos Transporte de recursos Aplicao e uso de recursos

Quadros de riscos ambientais


Situaes de emergncia

Viso geral da gesto ambiental


Gesto de Resultados Emisses gasosas Efluentes lquidos Resduos slidos

Particulados
Odores

Rudos e vibraes
Iluminao

Viso geral da gesto ambiental


Gesto de Sustentabilidade Qualidade do ar Qualidade da gua

Qualidade do solo
Abundncia e diversidade da flora Abundncia e diversidade da fauna Qualidade de vida do ser humano Imagem institucional

Viso geral da gesto ambiental


Gesto do Plano Ambiental Princpios e compromissos Poltica ambiental Conformidade legal

Objetivos e metas
Programa ambiental Projetos ambientais Aes corretivas e preventivas

IMPACTO AMBIENTAL
O Impacto ambiental a alterao no meio ou em algum de seus componentes por determinada ao ou atividade. Estas alteraes precisam ser quantificadas, pois apresentam variaes relativas, podendo ser positivas ou negativas, grandes ou pequenas.

IMPACTO AMBIENTAL
O que caracteriza o impacto ambiental, no qualquer

alterao nas propriedades do ambiente, mas as alteraes que provoquem o desequilbrio das relaes constitutivas do ambiente, tais como as alteraes que excedam a capacidade de absoro do ambiente considerado.

IMPACTO AMBIENTAL
os impactos ambientais afetam a estabilidade preexistente dos ciclos ecolgicos, fragilizando-a ou fortalecendo-a.

IMPACTO AMBIENTAL
A definio jurdica de impacto ambiental no Brasil vem

expressa no art. 1 da Res. 1, de 23.1.86 do CONAMA Conselho Nacional do Meio Ambiente, nos seguintes termos: considera-se impacto ambiental qualquer alterao das propriedades fsicas, qumicas e biolgicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matria ou energia resultante das atividades humanas, que direta ou indiretamente, afetam-se: a sade, a segurana e o bem-estar da populao; as atividades sociais e econmicas; a biota; as condies estticas e sanitrias do meio ambiente e a qualidade dos recursos naturais.

Posicionamento da empresa
A 1 dvida diz respeito ao aspecto econmico:

Ideia inicial que qualquer ao em relao

varivel ambiental traz o aumento de despesas e consequente aumento dos custos. Algumas empresas tem demonstrado que possvel ganhar dinheiro e proteger o meio ambiente, desde que tenham uma dose de criatividade pata transformar restries e ameaas ambientais em oportunidades de negcios.

Atividades que podem ser desenvolvidas pelo profissional de engenharia


avaliar a viabilidade econmica de projetos de

engenharia atuar em equipes multidisciplinares avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental

EXEMPLOS DE EMPRESAS:
3M- deixou de despejar desde 1975, 270 mil toneladas de

poluentes na atmosfera e 30 mil toneladas de efluentes nos rios, e tem conseguido economizar US$ 800 milhes combatendo a poluio nos 60 pases em que atua. No Brasil, o nmero de empresas que vm utilizando medidas de gesto ambiental tem aumentado nos ltimos anos. Como: Sadia, Hospital Itacolomy, Sabesp, entre outras.

Benefcios da Gesto Ambiental


A gesto ambiental facilita o processo de

gerenciamento, proporcionando vrios benefcios s organizaes.

Benefcios da Gesto Ambiental


BENEFCIOS ECONMICOS Economia de Custos Reduo do consumo de gua, energia e outros insumos. Reciclagem, venda e aproveitamento e resduos, e diminuio de efluentes. Reduo de multas e penalidades por poluio.

Benefcios da Gesto Ambiental


INCREMENTO DA RECEITA

Aumento da contribuio marginal de produtos

verdes, que podem ser vendidos a preos mais altos. Aumento da participao no mercado, devido inovao dos produtos e menor concorrncia. Linhas de novos produtos para novos mercados. Aumento da demanda para produtos que contribuam para a diminuio da poluio

Benefcios da Gesto Ambiental


BENEFCIOS ESTRATGICOS Melhoria da imagem institucional. Renovao da carteira de produtos. Aumento da produtividade. Alto comprometimento do pessoal. Melhoria nas relaes de trabalho. Melhoria da criatividade para novos desafios. Melhoria das relaes com os rgos governamentais, comunidade e grupos ambientalistas. Acesso assegurado ao mercado externo. Melhor adequao aos padres ambientais.

CONCLUSO
Empresa sustentvel aquela que gera lucro
para os acionistas , ao mesmo tempo em que protege o meio ambiente e melhora a vida das pessoas com quem mantm interaes.

Andrew Savitz

CONCLUSO
Todo Mundo Ganha A gesto ambiental alm de contribuir para um menor impacto ao meio ambiente tambm pode se tornar um diferencial positivo para os custos da empresa. Isso acontece porque a varivel ambiental introduzida no planejamento empresarial e quando ela bem aplicada contribui para a reduo de custos diretos e diminui consideravelmente o desperdcio de matrias-primas e recursos que se tornam cada vez mais escassos.

S-ar putea să vă placă și