Sunteți pe pagina 1din 20

PROCESSO UNIFICADO DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Prof. Mrs. Renato Fernando Silva Gonalves rsgoncalves@fai.com.br

Um processo um conjunto de passos que define quem est fazendo o que, quando e como para alcanar determinado objetivo. Na engenharia de software este objetivo entregar de maneira eficiente e previsvel, um produto capaz de atender s necessidades de seu negcio.

Prof. Mrs. Renato Fernando Silva Gonalves rsgoncalves@fai.com.br

A UML UM PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE ORIENTADO A OBJETO?


A UML, apenas uma linguagem para modelagem orientada a objetos. Ela amplamente independente de processo, isso indica que ela utilizada apenas para criar e ler modelos bemformados, mas no aponta quais modelos sero criados nem quando devero ser criados. Essa tarefa cabe ao processo de desenvolvimento de sistemas.
Prof. Mrs. Renato Fernando Silva Gonalves rsgoncalves@fai.com.br

O que um processo de desenvolvimento de software?


Um processo de desenvolvimento de software descreve uma abordagem para a construo, implantao e, possivelmente, a manuteno de software.

Prof. Mrs. Renato Fernando Silva Gonalves rsgoncalves@fai.com.br

PU Processo Unificado
O PU surgiu como um processo iterativo popular para o desenvolvimento de software visando construo de sistemas orientados a objetos. O PU combina as melhores prticas comumente aceitas, como ciclo de vida iterativo e desenvolvimento guiado por risco, em uma descrio de processo coesa e bem documentada. Ele flexvel e aberto possibilitando que outros mtodos iterativos seja usados em conjunto, ex: eXtreming Programming (XP) e Scrum.
Prof. Mrs. Renato Fernando Silva Gonalves rsgoncalves@fai.com.br

Caractersticas do Processo Unificado


1. Orientado por casos de uso: Um processo orientado por casos de
uso faz com que um sistema seja desenvolvido sob a perspectiva de atender, especificamente, s necessidades de cada usurio que interage com o sistema; 2. Centrado na arquitetura: A arquitetura a viso de todos os modelos que juntos representam o sistema como um todo. O conceito de arquitetura de software engloba os aspectos estticos e dinmicos mais significantes do sistema; 3. Iterativo e incremental: Possibilita que um projeto complexo seja dividido em mini-projetos, a cada iterao um mini-projeto incrementado.

Vantagens do processo iterativo


Reduo de Custo: Iteraes controladas reduzem o risco de custo para as despesas em um nico incremento. Se os desenvolvedores precisarem repetir a iterao, ser perdido apenas o esforo dedicado a uma iterao, no ao produto como um todo. Reduo do Risco: Iteraes controladas reduzem o risco de violao de prazos. O fato de identificar problemas no inicio do desenvolvimento, permite que os desenvolvedores aloquem tempo para resolve-los sem extrapolar prazos.

Vantagens do processo iterativo


Menor tempo de desenvolvimento: reduo do escopo em miniprojetos permitem que os desenvolvedores trabalhem de maneira mais eficiente, pois a complexidade menor, tornando o objetivo mais claro. Melhor anlise: uma nica anlise no capaz de extrair de uma s vez todos os requisitos do sistema. Anlises feitas em sucessivas iteraes permitem extrair quase sempre todos os requisitos funcionais.

Ciclo de vida do Processo Unificado

O processo unificado consiste da repetio de uma srie de ciclos durante a vida de um sistema

Fluxos do Trabalho
1. 2. 3. 4. 5. REQUISITOS; ANLISE; PROJETO; IMPLEMENTAO; TESTE;

Fluxos do Trabalho
REQUISITOS: Durante este fluxo de trabalho, os requisitos do sistema so especificados atravs da identificao das necessidades de usurios e clientes. Estes requisitos funcionais so expressos em casos de uso atravs do modelo de casos de uso.

Fluxos do Trabalho
ANLISE: Esse fluxo tem a funo de refinar os requisitos especificados no fluxo anterior (fluxo de requisitos) atravs da construo de diagramas de classes conceituais, permitindo, desta forma, argumentaes a respeito do funcionamento interno do sistema.

Fluxos do Trabalho
PROJETO:
No fluxo de projeto o sistema moldado e sua forma definida de maneira a suprir as necessidades especificadas pelos requisitos. O fluxo de projeto desenvolve o modelo de projeto que descreve o sistema em um nvel fsico, Tendo como principal funo obter uma compreenso detalhada dos requisitos NO FUNCIONAIS do sistema (Linguagem de Programao, SO, Banco de dados, interface com o usurio).

Fluxos do Trabalho
Implementao:
O fluxo de implementao baseado no produto do fluxo de projeto, o modelo de projeto; e implementa o sistema em termos de componentes, ou seja, cdigo fonte, arquivos executveis, etc.

Fluxos do Trabalho
Teste:
O fluxo de teste desenvolvido com base no produto do fluxo de implementao, ou seja, os componentes executveis so testados exaustivamente no fluxo de teste para ento serem disponibilizados aos usurios finais.

Fases
Um ciclo de desenvolvimento de software PU est dividido em fases, cada qual podendo ser subdividida em iteraes e conseqentes incrementos. O final de uma fase marcado por um ponto de verificao, isto , pela disponibilidade de um conjunto de artefatos que possibilitem a avaliao do projeto, tais como modelos e outros documentos. Esses pontos de verificao servem para monitorao de do progresso do trabalho, tomada de decises e reajustes nos requisitos de tempo.

Fase de Concepo
O objetivo principal da fase de CONCEPO delimitar o escopo do projeto, definindo como o sistema ser utilizado por cada usurio, atravs da criao dos casos de uso mais relevantes.
A partir deste escopo, poder ser definido o que o desenvolvimento do projeto dever cobrir, no que diz respeito a custos, prazos, retorno de investimento, etc.
Obs: Na fase de Concepo pode haver uma ou mais iteraes, a cada iterao so repetidos os fluxos de trabalho: requisitos, anlise, projeto, implementao e testes.

Fase de Elaborao
O objetivo principal da fase de ELABORAO elaborar os requisitos remanescentes, os quais sero capturados e transformados em casos de uso; a base da arquitetura, que ir guiar os trabalhos nas fases de construo e transio, estabelecida; e detalhes adicionais do projeto so averiguados. Nessa fase o sistema estudo mais amplamente do que profundamente.
Obs: Na fase de Elaborao pode haver uma ou mais iteraes, a cada iterao so repetidos os fluxos de trabalho: requisitos, anlise, projeto, implementao e testes.

Fase de Construo
O trabalho da fase de CONSTRUO se inicia com base na arquitetura executvel, produzida durante a fase de elaborao, e prossegue atravs de iteraes e incrementos, com objetivo de desenvolver um produto pronto para operaes iniciais no ambiente de usurio, ou seja, a verso beta.

Obs: Na fase de construo pode haver uma ou mais iteraes, a cada iterao so repetidos os fluxos de trabalho: requisitos, anlise, projeto, implementao e testes.

Fase de Transio
O trabalho da fase de TRANSIO possui como objetivo estabelecer o produto no ambiente operacional.
Por exemplo, se um produto for lanado no mercado, a equipe do projeto distribui uma verso beta para que seja avaliado por clientes em geral.

Obs: Na fase de Transio pode haver uma ou mais iteraes, a cada iterao so repetidos os fluxos de trabalho: requisitos, anlise, projeto, implementao e testes.

S-ar putea să vă placă și