Sunteți pe pagina 1din 26

TICA GERAL E PROFISSIONAL

Professor-Mestre: Eugenio Pimentel

TICA GERAL E PROFISSIONAL


Objetivo(s) da aula: 1.Conceituar os institutos de incompatibilidade e impedimento ao exerccio da advocacia; 2. Analisar as hipteses - previstas em lei que restringem o exerccio da advocacia, enquadrando-as nas espcies de incompatibilidade ou impedimento.

TICA GERAL E PROFISSIONAL


Avaliao: oral, com elaborao de perguntas sobre o tema da aula.

TICA GERAL E PROFISSIONAL


Bibliografia: Curso de tica jurdica: tica geral e profissional, de Eduardo C.B. Bittar. Ed. Saraiva, 2004. Comentrios ao Estatuto da Advocacia e da OAB, de Paulo Luiz Netto. Ed.Forense, 2008.

TICA GERAL E PROFISSIONAL


I. Introduo : Incompatibilidade e impedimento so espcies de restries ao exerccio da advocacia. Devem ser previstas em lei, de modo a adequ-las ao livre exerccio profissional, direito este previsto no art. 5, inc. XIII, da Constituio Federal, in verbis:

TICA GERAL E PROFISSIONAL


Art. 5 ......................................................... XIII livre o exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou profisso, atendidas as qualificaes profissionais que a lei estabelecer. (grifo nosso)

Observe, portanto, que as restries apontadas no ferem o dispositivo constitucional supracitado, pois este tratase uma norma constitucional de eficcia contida. Ou seja, o prprio texto da norma

TICA GERAL E PROFISSIONAL


deixa margem a que sua incidncia venha a ser restringida posteriormente, nos termos em que o legislador infraconstitucional estabelecer. II. Incompatibilidade: Implica a proibio total para o exerccio da advocacia, em sentido lato (todas as atividades privativas previstas no art. 1 do Estatuto), mesmo em causa prpria.

TICA GERAL E PROFISSIONAL


A incompatibilidade pode ser: A) permanente: hiptese na qual a inscrio do advogado deve ser cancelada (ex: magistrado, promotor); ou, B) transitria: limitada no tempo, que implica a licena do advogado (exemplo: chefe do Poder Executivo, sujeito a mandato).

TICA GERAL E PROFISSIONAL


OBS: A incompatibilidade permanece, ainda que o titular do cargo ou da funo que a geraram deixe de exerc-los temporariamente. OBS: Os atos praticados pelo advogado que passa a exercer atividade incompatvel so nulos.

TICA GERAL E PROFISSIONAL


Hipteses de incompatibilidade o art. 28 do Estatuto estabelece as seguintes atividades geradoras da incompatibilidade: 1.Chefe do Poder Executivo e membros da Mesa Diretora do Poder Legislativo. No primeiro caso, a proibio alcana tambm os respectivos vices. No segundo caso, a incompatibilidade atinge apenas

TICA GERAL E PROFISSIONAL


Os membros a Mesa Diretora (presidente, vice-presidente, secretrios, etc). Os demais parlamentares podem exercer a advocacia, com outras restries, ou seja, enfrentam as limitaes do impedimento. 2. Membros de rgos do Poder Judicirio, do Ministrio Pblico, dos tribunais e conselhos de contas, dos juizados especiais, da justia de paz, juzes classistas, bem como de todos os

TICA GERAL E PROFISSIONAL


que exeram funo de julgamento em rgos de deliberao coletiva da Administrao Pblica direta e indireta. OBS: O STF, ao conceder medida cautelar na ADIn 1.127-8, excluiu os juzes eleitorais e seus suplentes no remunerados. OBS: A CF/88, no art. 95, nico, inc. V, acrescentado pela EC 45/2004, introduziu vedao ao exerccio da advocacia pelos

TICA GERAL E PROFISSIONAL


Magistrados afastados do cargo, por aposentadoria ou exonerao, pelo prazo de 3 anos ( a chamada quarentena). Portanto, neste caso h impedimento (restrio transitria e parcial), e no incompatibilidade. OBS: A EC 45/2004 criou o Conselho Nacional de Justia e o Conselho do Ministrio pblico. Integram tais rgos

TICA GERAL E PROFISSIONAL


02 advogados indicados pelo Conselho Federal a OAB. Tais advogados, na qualidade de membros de rgos do Judicirio e do MP, sofrem restrio para o exerccio da advocacia? A princpio, a atividade parece gerar a incompatibilidade. Porm, o art. 8 do Regulamento Geral do Estatuto estabelece que a incompatibilidade

TICA GERAL E PROFISSIONAL


prevista no art. 28, II, do Estatuto, no se aplica aos advogados que participam dos rgos nele referidos, na qualidade de titulares ou suplentes, como representantes dos advogados. O 1 do mesmo artigo dispe que os advogados em tal condio ficam impedidos de exercer a advocacia perante os rgos em que atuam, enquanto durar a investidura.

TICA GERAL E PROFISSIONAL


3. Ocupantes de cargos ou funes de direo em rgos da Administrao Pblica direta ou indireta, em suas fundaes e em suas empresas controladas ou concessionrias de servio pblico. OBS: No decorre incompatibilidade dos cargos de direo e administrao de instituies acadmicas de ensino jurdico ( 2, art. 28, do Estatuto).

TICA GERAL E PROFISSIONAL


4. Ocupantes de cargos ou funes vinculadas direta ou indiretamente a qualquer rgo do Poder Judicirio e os que exercem servios notariais e de registro. Ex: Assistente ou Assessor de magistrado, normalmente cargos de livre nomeao e de provimento temporrio. Inclusive, h impossibilidade de votar em eleies da OAB.

TICA GERAL E PROFISSIONAL


5. Ocupante de cargos ou funes vinculadas direta ou indiretamente atividade policial de qualquer natureza. Ex: polcia federal, rodoviria, civil, militar, corpo de bombeiros, guardas municipais, peritos criminais, mdicos legistas, carcereiros e outros. 6. Militar de qualquer natureza, na ativa. Portanto, recuperam o direito aps reformados.

TICA GERAL E PROFISSIONAL


7. Ocupantes de cargos ou funes que tenham competncia de lanamento, arrecadao ou fiscalizao de tributos e contribuies parafiscais. OBS: a hiptese no abarca servidores que exercem funes assemelhadas, mas que no dizem respeito a tributos ou contribuies parafiscais, embora possam gerar crditos de outra natureza, passveis de inscrio na dvida ativa, como fiscais

TICA GERAL E PROFISSIONAL


dos Procons, fiscais de obras, etc. 8. Ocupantes de funes de direo e gerncia em instituies financeiras, inclusive privadas. III. Impedimentos: gera restries ao exerccio da advocacia, mas no h proibio total, apenas limitao varivel, de acordo com as diversas situaes previstas em lei. As hipteses so:

TICA GERAL E PROFISSIONAL


1. Servidores da Administrao direta, indireta e fundacional, contra a Fazenda que os remunere ou qual seja vinculada a entidade empregadora. OBS: O pargrafo nico do art. 30 do Estatuto exclui do impedimento os docentes dos cursos jurdicos das universidades pblicas. Assim, um docente da UECE poder advogar contra

TICA GERAL E PROFISSIONAL


contra o Estado do Cear (Fazenda que o remunera), mas no dever faz-lo contra a prpria UECE, por questes ticas que sero exploradas posteriormente. 2. Os membros do Poder Legislativo, em seus diferentes nveis, contra ou a favor das pessoas jurdicas de Direito Pblico, empresas pblicas, sociedade de economia mista, fundaes pblicas,

TICA GERAL E PROFISSIONAL


paraestatais ou empresas concessionrias ou permissionrias de servio pblico. OBS: Aos servidores do Legislativo, no parlamentares, aplica-se o impedimento comum do inc. I do art. 30. 3. Os advogados pblicos (integrantes da AGU, da Procuradoria da Fazenda Nacional, da Defensoria Pblica e das Procuradorias e Consultorias Jurdicas

TICA GERAL E PROFISSIONAL


dos Estados, do DF, dos Municpios e das respectivas entidades da Administrao Indireta e fundacional) so legitimados para o exerccio da advocacia vinculada funo que exeram, durante o perodo de investidura.

Exerccios
(OAB/CESPE-UnB 2007.3) O que deve fazer com relao a sua inscrio Rafael, advogado regularmente inscrito na OAB/DF, mas que tomou posse em cargo pblico comissionado, demissvel ad nutum, para exercer, em Braslia, a funo de diretor jurdico de uma autarquia federal? a) mant-la, pois a referida funo atividade privativa de advogado; b) ser licenciado de ofcio, por ingresso em cargo pblico.

Exerccios
c) solicitar cancelamento, por perder um dos
requisitos necessrios para a inscrio; d) solicitar suspenso por tempo indeterminado, devendo essa suspenso se estender pelo perodo em que estiver ocupando o referido cargo. Boa sorte na GQ1 !

S-ar putea să vă placă și