Sunteți pe pagina 1din 11

FILHOS DE LARES DESESTRUTURADOS

Alvo da lio
O aluno ser capaz de
saber entender o papel dos pais e da igreja na educao
dos filhos;

sentir perceber que as falhas educacionais na infncia e


adolescncia podem interferir na vida adulta dos filhos;

agir valorizar a educao crist no lar e na igreja.

DEZ PASSOS PARA FAZER DE SEU FILHO UM DELINQUENTE


1. D tudo o que ele pede. Satisfaa todos os caprichos e vontades dele. 2. Ria quando ele falar ou fizer coisas feias. Ignore m-criaes. 3. Falte igreja com frequncia e no o leve s programaes para a idade dele. 4. Nunca use a palavra pecado, nem apresente Jesus como Salvador. 5. Faa tudo por ele (p.ex.: guardar brinquedos; arrumar o quarto; resolver os deveres escolares...)

DEZ PASSOS PARA FAZER DE SEU FILHO UM DELINQUENTE


6. Deixe-o assistir o que quiser na TV e navegar onde quiser na internet. 7. D o dinheiro que ele pedir - no o faa trabalhar para merecer. 8. Jamais diga NO. Se disser, depois volte atrs e permita. 9. Brigue e discuta na frente dele. 10. No o corrija e nunca o castigue.

Introduo
As Escrituras tratam com muita seriedade a questo da educao e da consagrao dos filhos ao servio do Senhor. O insucesso na rea disciplinar paternal associado a filhos rebeldes sintetiza o caos da famlia. A combinao do relaxamento dos pais com a rebeldia, a obstinao e a teimosia dos filhos atrai o juzo de Deus contra os lares cristos.

I. Preceitos bblicos para a criao de filhos


Collins afirma que o ensino e a educao mais importantes vm de casa e para os pais ensinarem seus filhos de acordo com os preceitos de Deus, eles tm que: 1. Ouvir -guardar os mandamentos no corao atravs do estudo regular da Bblia; 2. Obedecer - estar empenhados em cumprir os Seus mandamentos; 3. Amar - a Deus de todo o corao, toda a alma e com todas as foras; 4. Ensinar - diligentemente, repetidamente, naturalmente e pessoalmente.

I. Preceitos bblicos para a criao de filhos


1. A tragdia no lar de Eli 2. As desventuras da casa de Davi 3. A desordem na casa de Gileade

II. Barreiras no relacionamento entre pais e filhos


1. Minimizar ou distorcer a essncia dos aspectos espirituais 2. Instabilidade no lar

3. Abusos psicolgicos
4. Necessidades no satisfeitas

II. O papel que a igreja deve ter na criao dos filhos


1. A igreja reafirma os preceitos bblicos 2. A igreja aperfeioa o relacionamento conjugal 3. A igreja derruba as barreiras no lar

Concluso

Criar filhos no uma tarefa fcil e exige muita determinao para que pais no acabem negligenciando suas responsabilidades. Vale lembrar que nem sempre os pais erram nas suas obrigaes e, ainda assim, pode ocorrer que alguns de seus filhos no correspondam s suas expectativas.

S-ar putea să vă placă și