Sunteți pe pagina 1din 14

VIAGENS COM GPS

(Global Positioning System) (Sistema de Posicionamento Global)

O GPS um sistema de posicionamento geogrfico que nos d as coordenadas de um lugar na Terra, desde que tenhamos um receptor de sinais de GPS. Este sistema foi desenvolvido pelo Departamento de Defesa Americano para ser utilizado com fins civis e militares. A nossa posio sobre a Terra referenciada em relao ao equador e ao meridiano de Greenwich e traduz-se por trs nmeros (as coordenadas geogrficas): a latitude, a longitude e a altitude. Assim para saber a nossa posio sobre a Terra basta saber a latitude, a longitude e a altitude. Por exemplo, os aeroportos tm as trs coordenadas bem determinadas, que alis esto escritas em grandes cartazes perto das pistas, e os sistemas automticos de navegao area utilizam esta informao para calcular as trajectrias entre aeroportos.

Latitude

A latitude a distncia ao Equador


medida ao longo de um meridiano. Esta distncia mede-se em graus, podendo variar entre 0 e 90 para Norte ou para Sul. Por exemplo, Lisboa est latitude de 38 4N, o Rio de Janeiro latitude de 22 55S e Macau latitude de 22 27N.

Longitude A longitude a distncia ao meridiano de Greenwich medida ao longo do Equador. Esta distncia mede-se em graus, podendo variar entre 0 e 180 para Este ou para

Oeste.
Por exemplo, Lisboa est longitude de 9 8W, o Rio de Janeiro longitude de 34 53W e Macau longitude de 113 56E

Altitude

A Terra aproximadamente esfrica, com um ligeiro achatamento nos


plos. Para se definir a altitude de um ponto sobre a Terra define-se uma esfera --- geoide --- com um raio de 6378 km. A altitude num ponto da Terra a distncia na vertical superfcie deste geoide. Por exemplo, a altitude mdia do Aeroporto de Lisboa de 114 m, mas a altitude mdia da Holanda negativa.
Geoide- suposta superfcie do nvel mdio das guas do mar, prolongada atravs dos
continentes; designao da forma geomtrica da Terra (do gr. Geoeids semelhante Terra)

Como funciona um GPS


Localizao de um ponto sobre a Terra
Consiste no mtodo geomtrico de triangulao a partir do conhecimento da distncia do receptor a um mnimo de 3 satlites.

Clculo da distncia ao satlite


Um satlite envia um sinal que contm
informao sobre a sua posio na rbita e a hora t marcada no seu relgio atmico altamente preciso. O

receptor GPS receber mais tarde, no


instante t+t. Este instante coincide com a hora marcada no seu relgio. Como o sinal viaja velocidade da luz (c=3,00x108m/s), a expresso d=cxt permite calcular a distncia a que o receptor se encontra do satlite.

Clculo do intervalo de tempo


O tempo que demora at chegar ao receptor depende da posio do satlite. Um sinal enviado por um satlite que se encontre na vertical, por cima do receptor, demora cerca de 0,06s a chegar. Assim o rigor com que este valor medido vai afectar a

preciso da localizao do receptor. Embora cada satlite possua um relgio atmico, os receptores possuem relgios de quartzo, menos precisos, o que impossibilita a sincronizao perfeita dos dois relgios. Esta incerteza (impreciso) na localizao do receptor resolvida com os dados fornecidos por um quarto satlite.

O tringulo a azul indica a incerteza na localizao do receptor, qdo este recebe apenas a informao de 3 satlites

exemplo

Um satlite transmite um sinal quando o seu relgio atmico marca 420 000 000s e o sinal recebido pelo GPS quando o seu relgio de quartzo marca 420 000 070s. Qual a distncia do GPS ao satlite?

Resoluo Admitindo que os relgio foram acertados, podemos concluir que o intervalo de tempo t que o sinal rdio proveniente do satlite demorou a propagar-se foi t=420 000 000s - 420 000 070s = 0,07s = 70ms Como o sinal se propaga com a velocidade da luz no vazio, c=3,00x108m/s, a distncia do receptor ao satlite de: d = c x t =3,00x108x0,07=2,10x107m
Os satlites giram em rbitas situadas cerca de 18mil km acima da superfcie da Terra, deste modo pode-se concluir que os clculos so aceitveis.

Desafio

Admitindo que o relgio de quartzo do GPS tem um atraso de 2ms

em relao ao relgio atmico.


a) b)

Qual a distncia ao satlite que o GPS calcula? Qual o desvio percentual da distncia calculada na alnea a), devido ao facto dos dois relgios no estarem perfeitamente sincronizados?

Resoluo

a) Como tem atraso de 2ms, vem t =0,68s

d = c t d=3,00x108x0,68= 2,04x107 m b) Desvio % = (2,10x1072,04x107)/2,10x107x100% = 3%

Funes bsicas do GPS

Fornecer a orientao numa viagem, porque indica a direco e o sentido

do movimento.

Identifica a localizao de pontos num mapa atravs das suas coordenadas. Armazena as coordenadas das posies na memria de tal forma que, mais tarde, pode inverter-se o percurso da viagem e regressar ao ponto de partida.

Aplicaes do GPS
As principais aplicaes do GPS dividem-se nos seguintes grandes grupos.

Localizar
Conduzir ao longo de um percurso Navegar Mapear Medir tempos

S-ar putea să vă placă și