Sunteți pe pagina 1din 46

INTRUMENTOS USADOS EM CIRURGIA ORAL BSICA

Dispor dos instrumentos e equipamentos necessrios um dos aspectos importantes para o sucesso de uma cirurgia. A falta de uma alavanca, de uma broca ou um aspirao inadequada podem causar o fracasso da interveno.

Instrumental cirrgico
Conjunto de utenslios ou agentes mecnicos empregados pelo cirurgio para a realizao de determinado procedimento cirrgico.

Os instrumentos cirrgicos so uma extenso do crebro, no das mos.


Lawrence M. Field

Na Antigidade, cirurgies e mdicos na Grcia e em Roma desenvolveram engenhosos instrumentos a partir de bronze, ferro e prata, como bisturis, curetas, pinas, frceps, sondas, etc. Eles ainda esto muito bem preservados, em vrios museus mdicos de todo o mundo. A maior parte destes instrumentos continuou a ser utilizado em tempos medievais, embora com uma melhor produo tcnica.

A partir da Renascena, a anatomia, a fisiologia e a histologia contribuem para a base cientfica da arte da cirurgia. Somente no sculo XIX, com a descoberta da anestesia, com os luminares Crawford Long, 1842, Horace Wells, 1844 e Thomas Morton, 1846, mudam para sempre a histria da cirurgia. Paralelamente, no podemos deixar de citar alguns dos ilustres como Joseph Lister (1827-1912) e Louis Pasteur (1822-1865), com o advento da era da anti-sepsia (1865-1867). O arsenal cirrgico foi evoluindo, aparecendo instrumentos delicados e com mais preciso.

PELICANO
denominado e descrito por Giovanni d'Arcoli (1450 - 1524)

No correspondia de forma adequada, e enormes eram os perigos da exodntia. Ambroise Par (1510 - 1590) afirmou que: "verdadeiramente

preciso ser muito hbil no emprego destes pelicanos, porque se no se sabe bem ajeitar-se, fcil errar chegando a puxar para fora da boca trs dentes de uma vez, deixando no lugar o dente cariado ".
O "pelicano" foi o primeiro botico (alicate)que por quatro sculos, isto , at 1800 dominou as extraes dentrias. O "pelicano" foi substitudo pelos botices modernos, no sculo XX.

O Alicate (Botico) usado no sc XVII para extrao de dentes molares. Este alicate tinha um mecanismo de bloqueio que, no permitia o seu fecho, mais do que era devido/necessrio para aprisionar o dente.

Chave de Garengeot 1770


Instrumento de extrao dentria, provavelmente fabricado por um ferreiro da Nova Inglaterra. A Chave aparece descrita pela primeira vez no trabalho de Alexander Monro "Medical Essays and Observations" (1742). Parece contudo, que a sua utilizao, data de cerca de 1730. A primeira ilustrao francesa de uma chave dentria surge nos trabalhos de Bourdet (1757). O modelo mais conhecido e vulgarizado foi o de Garengeot (c. 1770). A chave dentria teve larga aceitao e, visava a extrao das razes de incisivos e caninos.

Frceps usado em 1948 e esta exposto no Macauley Museum of Dental History na Carolina do Sul, Estados Unidos. A Verruma (broca) se destina na verdade a fragmentar o dente e facilitar sua extrao!

Manobras cirrgicas fundamentais :


direse
exrese hemostasia

sntese

INCISANDO O TECIDO Instrumentos usados para inciso dos tecidos .

Elevando o mucoperisteo - Instrumentos usados para descolamento do mucoperisteo

Molt

Molt cureta

Freer

Trs mtodos de descolamento:


1- movimento de alavanca (final pontiagudo papila) 2- movimento de empurrar final largo deslizado por baixo do retalho separando peristeo do osso. 3- puxar = empurrar e raspar cuidadosamente.

O destaca-peristeo tb pode ser usado como um afastador.

Apreendendo o tecido mole Instrumentos usados para apreenso dos tecidos


Allis

Adson

Oscar Huntington Allis (1836-1921), conhecido no meio acadmico pela sua famosa pina Allis, alm da sua formao geral, este cirurgio da Filadlfia tinha interesse particular em cirurgia ortopdica, descrevendo trocanter se desloca para cima, relaxando a fscia lata, de modo que o dedo do examinador pode mergulhar profundamente entre o grande trocanter e a crista ilaca.

Instrumentos usados para controlar hemorragia

Howard Atwood Kelly (1858-1943)

Instrumentos usados para remoo ssea

Instrumentos usados para remoo ssea

Instrumentos usados para remoo ssea

Instrumentos usados para remover tecidos moles de defeitos sseos

Instrumentos usados para suturar mucosa

Tesouras

Iris

Metzenbaum

Instrumentos usados para afastar os tecidos moles

Minnesota

Materiais usados para aspirao

Instrumento usado para manter os campos cirrgicos em posio

Instrumentos para irrigao

Instrumento usados para manter a boca aberta


Bloco de mordida de silicone

Abridor de boca de Molt

INSTRUMENTOS USADOS PARA EXODONTIAS

Alavancas dentrias

Seldin

Alavancas dentrias

Apicais

Frceps para extrao

Frceps para extrao

Physics forceps

Novos extratores

Mesa cirrgica

Referncia bibliogrfica
PETERSON,

L.; ELLIS, E.; HUPP,J. TUCKER, M. Cirurgia Oral e Maxilofacial Contempornea. 3 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

S-ar putea să vă placă și