Sunteți pe pagina 1din 12

Paulo e a liberdade crist

saber conscientizar-se da existncia de fortes e fracos


pertencentes mesma f;

sentir amar quem, apesar de ter a mesma f, percebe de


maneiras diferentes algumas questes no fundamentais; agir conviver em harmonia com o irmo que pensa diferente, mas que tambm foi lavado pelo sangue de Cristo.

Para com os fracos tornei-me fraco, para ganhar os fracos. Tornei-me de tudo para com todos, para de alguma forma salvar alguns (NVI).

Introduo
O apstolo Paulo desfrutou com autoridade a liberdade crist. Sua maturidade espiritual revela completa emancipao de inibies e tabus religiosos sem ferir nenhum princpio bblico. No sendo conivente com qualquer padro antibblico, Paulo se adaptava aos mais diversos ambientes com a finalidade de apresentar Cristo (1Co 9.22), porm, sabia que muitos cristos no eram completamente emancipados como ele. Por isso, na carta aos Romanos, exigiu que os fracos fossem tratados com cuidado, pacincia e sabedoria pelos mais fortes.

I. Os fracos e os fortes
1. Os fracos
a. Ex-idlatras b. Ascetas c. Legalistas d. Cristos judeus

2. Os fortes

Romanos para hoje


O cenrio da igreja de nossos dias revela certa similaridade com a igreja em Roma. Existem fracos e fortes na f. Precisamos orar constantemente pedindo que Deus d sabedoria aos lderes locais a fim de que saibam lidar com essas pessoas.

II. Sete princpios de liberdade crist (Rm 14.1-23)


1. Nem todos possuem a mesma f (Rm 14.1-2) 2. O cristo no deve ser juiz de seu irmo (Rm 14.3-4,7-12) 3. Cada pessoa tem as prprias convices (Rm 14.5-6) 4. O cristo no deve ser tropeo para ningum (Rm 14.13,15-16,21)

5. Que o reino de Deus? (Rm 14.17-20)


6. A pureza ou a impureza esto na conscincia (Rm 14.14,22) 7. A f algo pessoal (Rm 14.23)

Romanos para hoje


Ao mesmo tempo em que a igreja uma unidade, ela tambm se reveste da diversidade. Isso implica necessidade de relacionamento maduro entre pessoas com ideias e convices distintas. Como voc tem tratado o irmo fraco da sua igreja? Como tem se relacionado com o irmo mais forte de sua igreja?

III. Cristo o supremo exemplo de respeito ao prximo (Rm 15.1-13)


1. Cristo no agradou a Si mesmo (Rm 15.3-4) 2. Cristo acolheu tambm os gentios (Rm 15.7-12) 3. Suportem os fracos e vivam em paz (Rm 15.1-2,5-6,13)

Romanos para hoje


Tende em vs o mesmo sentimento que houve tambm em Cristo Jesus (Fp 2.5).

Concluso
Conclumos citando mais uma vez John Stott: Quando se trata de questes fundamentais, portanto, a f primordial, e ningum pode apelar para o amor como uma desculpa para negar a essncia da f. Quanto s questes fundamentais, contudo, o amor que primordial, e no se pode apelar para o zelo pela f como uma desculpa para fracassar no amor. A f instrui a nossa prpria conscincia; o amor limita o exerccio dessa liberdade (A Mensagem aos Romanos, p. 454).

S-ar putea să vă placă și