Sunteți pe pagina 1din 12

Fernando Moreira Melchizedec Neves Taiuri Reis Valdomiro Silva

TEORIA COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAO

OBJETIVO ESPECFICO

Descrever as principais caractersticas da Teoria Comportamental: definio, origem, vantagens e desvantagens.

DEFINIO
A Teoria Comportamental da Administrao (ou Teoria Behaviorista da Administrao) a abordagem das cincias do comportamento, o abandono das posies normativas e prescritivas das teorias anteriores (Clssica, Relaes Humanas e da Burocracia) e a adoo de posies explicativas e descritivas.

A Teoria Comportamental ou Behaviorista da Administrao no deve ser confundida com a Escola Behaviorista que se desenvolveu na Psicologia a partir dos trabalhos de Watson. Ambas se fundamentaram no comportamento humano.
Porm, o behaviorismo que Watson fundou trouxe Psicologia uma metodologia objetiva e cientfica baseada na comprovao experimental, em oposio ao subjetivismo da poca, mas centrando-se no indivduo, estudando o seu comportamento (aprendizagem, estmulo e reaes de respostas, hbitos etc.) de forma concreta e manifesta no laboratrio e no atravs de conceitos subjetivos e tericos (como sensao, percepo, emoo, ateno etc.).

ORIGEM
A Teoria Comportamental da Administrao a oposio ferrenha e definitiva da Teoria das Relaes Humanas (nfase nas pessoas) em relao Teoria Clssica (nfase nas tarefas e estrutura organizacional);

Representa um desdobramento da Teoria das Relaes Humanas, qual faz crticas severas, reformulando os seus conceitos e rejeitando as suas concepes ingnuas e romnticas;

Critica a Teoria Clssica, colocando-se como uma anttese teoria da organizao formal, aos princpios da administrao, ao conceito de autoridade formal e ao mecanicismo dos autores clssicos; Incorporou a Sociologia da Burocracia, ampliando o campo da teoria administrativa;

A Teoria Comportamental da Administrao surge no final da dcada de 40.

Para a Teoria Comportamental da Administrao foi fundamental o contribuio da: Teoria dos Sistemas de Deciso Herbert Simon*; Teoria das Necessidades de Maslow; Teoria dos dois fatores de Herzberg; Teoria X e Y de Mc Gregor.

Pirmide de Maslow

A Teoria Comportamental da Administrao apresenta algumas fragilidades, entre elas podemos citar:
nfase nas pessoas; Abordagem mais descritiva e menos prescritiva; Profunda reformulao na filosofia administrativa; Dimenses bipolares da Teoria Comportamental; A relatividade das teorias de Motivao; Influncia das cincias do comportamento sobre a administrao; A organizao como um sistema de decises; Anlise organizacional a partir do comportamento; Viso tendenciosa.

CONCLUSO
A partir dos estudos sobre a Teoria Comportamental da Administrao, compreende-se que: Homem um ser social dotado de necessidades; Homem dotado de sistema psquico; Homem tem capacidade de articular linguagem; Homem tem aptido de aprender; Comportamento humano orientado por objetivos; Homem possui padro dual de comportamento (cooperao e competio).
Portanto, a Teoria Comportamental da Administrao , na verdade, uma combinao de vrios tericos da rea da Psicologia onde, cada um com sua teoria, preconizou maneiras de motivar as pessoas dentro do ambiente organizacional.

REFERNCIAS
CHIAVENATO, Idalberto. Introduo teoria geral da administrao. In: Teoria Comportamental. 6. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

MOTTA, Fernando C. P. Teoria geral da administrao: uma introduo. So Paulo: Pioneira, 1991.
Disponvel <http://www.coladaweb.com/administracao/teoriacomportamental> Acessado em 05/09/2011, s 23h02min. em:

S-ar putea să vă placă și