Sunteți pe pagina 1din 23

O Estado nos textos de Marx de 1844: Glosas Crticas e A questo judaica

Alessandro de Melo DEPED/G PPGE/UNICENTRO

GLOSAS CRTICAS
O Estado jamais encontrar no "Estado e na organizao da sociedade" o fundamento dos males sociais, como o "prussiano" exige do seu rei. Onde h partidos polticos, cada um encontra o fundamento de qualquer mal no fato de que no ele, mas o seu partido adversrio, acha-se ao leme do Estado. At os polticos radicais e revolucionrios j no procuram o fundamento do mal na essncia do Estado, mas numa determinada forma de Estado, no lugar da qual eles querem colocar uma outra forma de Estado. (p.5859)

GLOSAS CRTICAS
O Estado e a organizao da sociedade no so, do ponto de vista poltico, duas coisas diferentes. O Estado o ordenamento da sociedade. Quando o Estado admite a existncia de problemas sociais, procura-os ou em leis da natureza, que nenhuma fora humana pode comandar, ou na vida privada, que independente dele, ou na ineficincia da administrao, que depende dele. (p.59)

GLOSAS CRTICAS
O intelecto poltico poltico exatamente na medida em que pensa dentro dos limites da poltica. Quanto mais agudo ele , quanto mais vivo, tanto menos capaz de compreender os males sociais. O perodo clssico do intelecto poltico a Revoluo Francesa. Bem longe de descobrir no princpio do Estado a fonte dos males sociais, os heris da Revoluo Francesa descobriram antes nos males sociais a fonte das ms condies polticas. (p.62)

GLOSAS CRTICAS
J demonstramos que a revolta silesiana de modo nenhum se realizou num estado de separao entre as ideias e os princpios sociais. Temos agora que nos haver com o "desesperado isolamento dos homens da comunidade". Por comunidade se deve entender aqui a comunidade poltica, o Estado. sempre a velha cantilena da no-politicidade da Alemanha[...] Mas a comunidade da qual o trabalhador est isolado uma comunidade inteiramente diferente e de uma outra extenso que a comunidade poltica. Essa comunidade, da qual separado pelo seu trabalho, a prpria vida, a vida fsica e espiritual, a moralidade humana. A essncia humana a verdadeira comunidade humana. (p.75)

4 TESES DE MARX SOBRE O ESTADO, SEGUNDO IVO TONET


1 Tese dependncia ontolgica do Estado para com a sociedade civil. O Estado resulta dos antagonismos das classes da sociedade civil. O Estado repousa sobre a organizao social mas no se distinguem. Repousa sobre a contradio entre interesses gerais e particulares, entre vida pblica e privada. O particular e o privado so do mbito da sociedade civil, e a caracterstica contraditria desta sociedade civil d origem ao Estado Moderno, que, portanto, sua razo de ser. - A sociedade, de forma alguma, expresso do Estado, como queria Hegel.

4 TESES DE MARX SOBRE O ESTADO, SEGUNDO IVO TONET


- 2 Tese O Estado expresso e instrumento dos interesses das classes dominantes. - Uma tese deriva da outra, segundo Tonet: Se a sociedade civil atravessada por contradies de classe, a reproduo dessa situao exige a existncia de um poder voltado, essencialmente, para a defesa dos interesses das classes dominantes.(p.22)

4 TESES DE MARX SOBRE O ESTADO, SEGUNDO IVO TONET


- 3 Tese O Estado impotente para alterar a sociedade civil. [...] para ele, nesse momento, uma coisa est clara: a degradao da vida dos trabalhadores no um simples defeito de percurso, o resultado ineliminvel da forma das relaes sociais de trabalho. (TONET, 2010, p.2223) - Como impotente para superar os males sociais, e cego para enxergar e/ou admitir seus fundamentos, o Estado passa a tomar medidas paliativas.

4 TESES DE MARX SOBRE O ESTADO, SEGUNDO IVO TONET


4 Tese Necessidade da extino do Estado em uma sociedade socialista. Vincula-se, portanto, ao processo de emancipao humana.

Emancipao poltica e emancipao humana


- A revoluo poltica essencialmente limitada, pois no mexe nos fundamentos da desigualdade social, ao contrrio, a mantm sob novas formas. - A incluso dos trabalhadores na comunidade poltica no ataca os problemas fundamentais deles, pois eles podem ser cidados sem deixarem de ser trabalhadores (assalariados), mas no podem ser plenamente livres sem deixarem de ser trabalhadores (assalariados). (TONET, 2010, p.27)

REVOLUO
- Para Marx, essencial fazer-se uma revoluo poltica com alma social, e no o inverso. Portanto, no se trata de defender um Estado Proletrio, mas sim a sua destruio. Esta uma destruio de cunho ontolgico, no tico/poltico. Ou seja, condio do ser social se fazer plenamente. - Se pensarmos que toda a reflexo poltica ocidental, desde os gregos at os nossos dias, toma o Estado como um dado natural, como um componente ineliminvel do ser social e que toda a sua preocupao gira ao redor de como eliminar os defeitos desta dimenso, teremos a medida da ruptura que Marx estabelece com essa tradio, a includa a chamada esquerda democrtica. (p.31)

A QUESTO JUDAICA

Qual emancipao para os judeus?


- Marx inicia com uma questo: Os judeus alemes aspiram emancipar-se. A que emancipao aspiram? A emancipao civil, emancipao poltica. - No entanto, afirma Marx: Bruno Bauer os contesta: Na Alemanha, ningum est politicamente emancipado. Ou, o que exigem os judeus , por acaso, que se lhes equipare aos sditos cristos? Se assim , reconhecem a legitimidade do Estado cristo, reconhecem o regime de sujeio geral. Por que, ento, lhes desagrada o jugo especial, se lhes agrada o jugo geral? Por que se h de interessar o alemo pela emancipao do judeu, se este no se interessa pela emancipao daquele?

O Estado pode emancipar?


- Afirma Bauer que o: Estado cristo no pode, sem abrir mo de sua essncia, emancipar os judeus, assim como acrescenta Bauer o judeu no pode, sem abrir mo de sua essncia, ser emancipado. Enquanto o Estado permanecer cristo e o judeu, judeu, ambos sero igualmente incapazes: um de outorgar a emancipao, o outro de receb-la.

Estado e religio se opem?


S nos Estados livres da Amrica do Norte - ou, pelo menos, em parte deles - perde a questo judaica seu sentido teolgico para converter-se em verdadeira questo secular. Somente ali, onde existe o Estado poltico plenamente desenvolvido pode manifestar-se em sua peculiaridade, em sua pureza, o problema da atitude do judeu e, em geral, do homem religioso, diante do Estado poltico [...] Se at num pas de emancipao poltica acabada nos deparamos no s com a existncia da religio mas, tambm, com a sua existncia exuberante e vital, temos nisto a prova de que a existncia da religio no se ope perfeio do Estado.

Limites da emancipao poltica


O limite da emancipao poltica manifesta-se imediatamente no fato de que o Estado pode livrar-se de um limite sem que o homem dele se liberte realmente, no fato de que o Estado pode ser um Estado livre sem que o homem seja um homem livre [...] Portanto, o Estado pode ter-se emancipado da religio, ainda que e inclusive, a grande maioria continue religiosa. E a grande maioria no deixar de ser religiosa pelo fato da sua religiosidade ser algo puramente privado.

Estado poltico e humanizao


Onde o Estado poltico j atingiu seu verdadeiro desenvolvimento, o homem leva, no s no plano do pensamento, da conscincia, mas tambm no plano da realidade, da vida, uma dupla vida: uma celestial e outra terrena, a vida na comunidade poltica, na qual ele se considera um ser coletivo, e a vida na sociedade civil, em que atua como particular; considera outros homens como meios, degrada-se a si prprio como meio e converte-se em joguete de poderes estranhos.

A questo dos Direitos Humanos em Bauer


Os direitos humanos no so, por conseguinte, uma ddiva da natureza, um presente da histria, mas fruto da luta contra o acaso do nascimento, contra os privilgios que a histria, at ento, vinha transmitindo hereditariamente de gerao em gerao. So o resultado da cultura; s pode possu-los aquele que os soube adquirir e merec-los". "Sendo assim, pode realmente o judeu chegar a possuir estes direitos? Enquanto permanecer judeu, a essncia limitada que faz dele um judeu tem que triunfar necessariamente sobre a essncia humana que, enquanto homem, o une aos demais homens e o dissocia dos que no so judeus.

Marx critica a posio de Bauer a partir dos Direitos Humanos


A religio, longe de se constituir incompatvel com o conceito dos direitos humanos, inclui-se expressamente entre eles. Os direitos humanos proclamam o direito de ser religioso, s-lo como achar melhor e de praticar o culto que julgar conveniente. O privilgio da f um direito humano geral [...] Registremos, antes de mais nada, o fato de que os chamados direitos humanos, os droits de l'homme, ao contrrio dos droits du citoyen, nada mais so do que direitos do membro da sociedade burguesa, isto , do homem egosta, do homem separado do homem e da comunidade.

Direito segurana
A segurana o conceito social supremo da sociedade burguesa, o conceito de polcia, segundo o qual toda a sociedade somente existe para garantir a cada um de seus membros a conservao de sua pessoa, de seus direitos e de sua propriedade. O conceito de segurana no faz com que a sociedade burguesa se sobreponha a seu egosmo. A segurana, pelo contrrio, a preservao deste.

Constituio do Estado poltico e dissoluo da sociedade burguesa


A constituio do Estado poltico e a dissoluo da sociedade burguesa nos indivduos independentes cuja relao se baseia no direito, ao passo que a relao entre os homens dos estamentos e dos grmios se fundava no privilgio - se processa num s e mesmo ato [...] Os droits de l'homme aparecem como droits naturels, pois a atividade consciente de si mesma se concentra no ato poltico. O homem egosta o resultado passivo, simplesmente encontrado da sociedade dissolvida, objeto de certeza imediata e, portanto, objeto natural.

Emancipao Humana
A emancipao poltica a reduo do homem, de um lado, a membro da sociedade burguesa, a indivduo egosta independente e, de outro, a cidado do Estado, a pessoa moral. Somente quando o homem individual real recupera em si o cidado abstrato e se converte, como homem individual, em ser genrico, em seu trabalho individual e em suas relaes individuais; somente quando o homem tenha reconhecido e organizado suas prprias foras como foras sociais e quando, portanto, j no separa de si a fora social sob a forma de fora poltica, somente ento se processa a emancipao humana.

Referncias
MARX, K. Glosas crticas marginais ao artigo O rei da Prssia e a reforma social de um prussiano. So Paulo: Expresso Popular, 2010. FREDERICO, C. O jovem Marx: 1843-1844: as origens da ontologia do ser social. So Paulo: Cortez, 1995. MARX, K. A questo judaica. In: MARX, K. Manuscritos econmico-filosficos. So Paulo: Martin Claret, 2004. ______. ______. Disponvel em: http://www.marxists.org/portugues/marx/1843/quest aojudaica.htm. Vrios acessos. TONET, I. Apresentao. In : MARX, K. Glosas crticas marginais ao artigo O rei da Prssia e a reforma social de um prussiano. So Paulo: Expresso Popular, 2010.

S-ar putea să vă placă și