Sunteți pe pagina 1din 22

Casamento

(i) Na antiguidade
A famlia no pressupunha uma ritualizao.

(ii) Roma Antiga


O Casamento era destinado aos homens livres. Era um fato social. Trs formas de casamento:

Confarreatio Coemptio Usus

a Confarreatio
Era a celebrao entre classes mais favorecidas e das pessoas ditas importantes. Uma espcie de transposio familiar e vassalagem religiosa.
A menina, nos seus 14 anos, passava por um ltimo

ritual de oraes de adeus sua famlia paterna. O Sacerdote no celebrava o casamento, mas fazia apenas o vaticnio do futuro daquele casal. Sacrificava um animal de pequeno porte e, das vsceras dele, faziam a leitura dos auspcios da famlia vindoura. (A Cidade
Antiga, de Foustel de Coulanges).

(b) Coemptio

Semelhante ao confarreatio, exceto que era menos solene, dispensava a presena das autoridades e os ritos eram mais reduzidos. Era o utilizado por classes mais baixas que a elite.

(c)Usus
Uso da mulher por dois anos. Modalidade de casamento usada entre as classes mais baixas.

(iii) A influncia do casamento cristo


Fundamento da sociedade; nico mecanismos legtimo de criao da famlia.

(iv) Casamento Moderno Revoluo Francesa


Surge o casamento civil, troca-se a figura do Sacerdote pela figura do juiz de paz, e, em vez de Deus, a lei.

Projeto CC/02

CC/02

Art. 1.511. O casamento estabelece comunho plena de vida, com base na igualdade dos cnjuges e institui a famlia legtima.

Art. 1.511. O casamento estabelece comunho plena de vida, com base na igualdade de direitos e deveres dos cnjuges.

2.1. Conceito

O casamento o ato solene pelo qual duas pessoas de sexo diferente se unem para sempre sob a promessa recproca de fidelidade no amor e da mais estreita comunho de vida.
Lafayette Rodrigues Pereira

Contrato bilateral solene no qual um homem e uma mulher se

unem indissoluvelmente, legitimando, por ele, as suas relaes sexuais, estabelecendo a mais estreita comunho de vida e de interesses.
Clvis Bevilqua

O vnculo jurdico entre o homem e a mulher que visa ao auxlio

mtuo material e espiritual, de modo que haja uma integrao fisiopsquica e a constituio de uma famlia.

Maria Helena Diniz

2.2. Natureza Jurdica

Duas linhas (a) No contratualistas: - Seria ato condio - Seria negcio jurdico complexo - Seria acordo de vontades - Seria uma instituio
(b) Contratualistas seria um contrato especial de Direito de Famlia. Tem o seu ncleo existencial no consentimento. a corrente majoritria, tendo como expoentes: ORLANDO GOMES, CLVIS BEVILQUA, SILVIO RODRIGUES, CAIO MRIO DA SILVA PEREIRA.

O Decreto n. 181, de 24 de janeiro de 1890, oficializou o casamento civil no Brasil, retirando o monoplio da Igreja Catlica como instncia legitimadora da famlia. Duas modalidades bsicas de casamento:
(i) Casamento Religioso com efeitos civis. (ii) Casamento Civil

CC/02

Comentrios

Art. 1.515. O casamento No havia regulamentao religioso, que atender s no CC anterior do casamento exigncias da lei para a religioso com efeitos civis, validade do casamento civil, que era regulamentado pela equipara-se a este, desde que Lei n. 6.015/73 - LRP. registrado no registro prprio, produzindo efeitos a partir da O casamento religioso, para data de sua celebrao. que gere efeitos civis, deve
seguir as formalidades do casamento civil.

CC/02
religioso submete-se aos mesmos requisitos exigidos para o casamento civil.

Comentrios
do casamento religioso com efeitos civis que constava da Lei n. 6.015/73 (arts. 71 a 75) e a regulamentao do novo Cdigo reside no prazo para a realizao do registro do casamento religioso, com prvia habilitao, que era de trinta dias e passou a ser de noventa dias.

Art. 1.516. O registro do casamento A distino entre o regramento

1 O registro civil do casamento religioso dever ser promovido dentro de noventa dias de sua realizao, mediante comunicao do celebrante ao ofcio competente, ou por iniciativa de qualquer interessado, desde que haja sido homologada previamente a habilitao regulada neste Cdigo. Aps o referido prazo, o registro depender de nova habilitao.

2 O casamento religioso, celebrado sem as formalidades exigidas neste Cdigo, ter efeitos Da interpretao desses civis se, a requerimento do casal, dispositivos, foroso se for registrado, a qualquer tempo, concluir que o casamento, no no registro civil, mediante prvia mbito jurdico, sempre de habilitao perante a autoridade natureza civil, e que o competente e observado o prazo casamento religioso somente do art. 1.532. tem efeitos civis desde que 3 Ser nulo o registro civil do seguidas as formalidades casamento religioso se, antes dele, estabelecidas neste Cdigo. qualquer dos consorciados houver contrado com outrem casamento civil.

Pergunta 1: qual a natureza jurdica do casamento religioso? Pergunta 2: Podem ser reconhecidos os efeitos civis em um casamento esprita? Liberdade de conscincia e crena (art. 5., VI)

Trata-se de hipteses de pouca frequncia prtica, mas de ocorrncia possvel, a depender das circunstncias fticas. So as seguintes espcies:
a) casamento por procurao; b) casamento nuncupativo ou em iminente risco de morte (in articulo mortis ou in extremis);

c) casamento em caso de molstia grave;


d) casamento perante autoridade diplomtica.

4.1. CASAMENTO POR PROCURAO Casamento realizado por meio de um mandato.


CC; Art. 1.542. O casamento pode celebrar-se mediante procurao, por instrumento pblico, com poderes especiais.

Questo: O procurador, no exerccio dos poderes que lhe foram outorgados, pode recusar o consentimento, na solenidade matrimonial?

4.2. Casamento Nuncupativo (arts. 1540/1541) Disciplinando o instituto, o Cdigo Civil dispe:
Art. 1.540. Quando algum dos contraentes estiver em iminente risco de vida, no obtendo a presena da autoridade qual incumba presidir o ato, nem a de seu substituto, poder o casamento ser celebrado na presena de seis testemunhas, que com os nubentes no tenham parentesco em linha reta, ou, na colateral, at segundo grau.

Comentrios:

Parte moribunda; No h necessidade da presena de autoridades; Necessidade da presena de 06 testemunhas;

Art. 1.541. Realizado o casamento, devem as testemunhas comparecer

perante a autoridade judicial mais prxima, dentro em dez dias, pedindo que lhes tome por termo a declarao de: I que foram convocadas por parte do enfermo; II que este parecia em perigo de vida, mas em seu juzo; III que, em sua presena, declararam os contraentes, livre e espontaneamente, receber-se por marido e mulher.

Comentrios:

No houve tempo para habilitar-se ou pra solicitar a presena da autoridade, razo pela qual necessita de validao da mesma, constituindo um ato jurdico de formao complexa; Ausncia desse registro implicar nulidade absoluta. Juiz instaura processo de jurisdio voluntria e aps ouvido o Ministrio Pblico e restando comprovada a ausncia de impedimentos o juiz homologar o casamento. Aps o trnsito em julgado da deciso que homologou o casamento, os efeitos do casamento retroagiro data da celebrao, como preceitua o 4

4.3. Casamento em caso de molstia grave


Art. 1.539. No caso de molstia grave de um dos

nubentes, o presidente do ato ir celebr-lo onde se encontrar o impedido, sendo urgente, ainda que noite, perante duas testemunhas que saibam ler e escrever.

4.4. Casamento celebrado fora do pas, perante autoridade diplomtica brasileira.


LINDB. Art. 7. A lei do pas em que domiciliada a pessoa determina as regras sobre o

comeo e o fim da personalidade, o nome, a capacidade e os direitos de famlia.

Art. 18. Tratando-se de brasileiros, so competentes as autoridades consulares

brasileiras para lhes celebrar o casamento e os mais atos de Registro Civil e de tabelionato, inclusive o registro de nascimento e de bito dos filhos de brasileiro ou brasileira nascidos no pas da sede do Consulado.

CC.

Art. 1.544. O casamento de brasileiro, celebrado no estrangeiro, perante as respectivas autoridades ou os cnsules brasileiros, dever ser registrado em cento e oitenta dias, a contar da volta de um ou de ambos os cnjuges ao Brasil, no cartrio do respectivo domiclio, ou, em sua falta, no 1 Ofcio da Capital do Estado em que passarem a residir.

Comentrios: Necessidade de observncia aos requisitos legais de validade para que produza os efeitos em territrio nacional. O prazo de 180 dias decadencial sua inobservncia impossibilita produo de efeitos jurdicos pretendidos. O que se entende por volta?

APELAO CVEL. AO DE SEPARAO JUDICIAL. CASAMENTO DE ESTRANGEIROS REALIZADO NO EXTERIOR E DOMICILIADOS NO BRASIL. COMPETNCIA DA JUSTIA BRASILEIRA. DISCIPLINA DO ARTIGO 7 DA LEI DE INTRODUO AO CDIGO CIVIL. Tendo em vista que o art. 7 da Lei de Introduo ao Cdigo Civil, disciplina que "a lei do pas em que for domiciliada a pessoa determina as regras sobre o comeo e o fim da personalidade, o nome, a capacidade e os direitos de famlia", a Justia Brasileira a competente para processar e julgar ao de separao litigiosa quando o casamento foi celebrado no exterior e os cnjuges so domiciliados no Brasil. AO DE SEPARAO JUDICIAL. CASAMENTO REALIZADO NO EXTERIOR E NO REGISTRADO NO BRASIL. DESNECESSIDADE DO REGISTRO. RECURSO PROVIDO PARA ANULAR A SENTENA E DETERMINAR O PROSSEGUIMENTO DO FEITO. No se justifica a extino do feito sem resoluo de mrito pela ausncia de comprovao do registro do casamento junto ao Cartrio de Ttulos e Documentos, porquanto o casamento reconhecido e vlido no pas, uma vez que "a lei no exige o registro, no Brasil, do casamento de estrangeiros celebrado no exterior, pois em princpio os atos e fatos ocorridos em outro pas no entram no registro civil. Basta aos cnjuges apresentar a certido do casamento autenticada pela autoridade consular, para provarem seu estado civil" (Carlos Roberto Gonalves Direito Civil Brasileiro. Vol. VI. Direito de Famlia, p. 102). (TJ-SC - AC: 257941 SC 2005.025794-1, Relator: Carlos Prudncio, Data de Julgamento: 24/09/2009, Primeira Cmara de Direito Civil, Data de Publicao: Apelao Cvel n. , de Palhoa).

Ao de separao de corpos. Casamento no estrangeiro, onde o varo se mantm. Mulher domiciliada no territrio ptrio. Competncia da justia brasileira. A justia brasileira competente para as controvrsias de direito de famlia, quando um dos cnjuges se domicilia no pas, mesmo que o casamento tenha se realizado no estrangeiro, onde permanece o outro parceiro. Imprescindvel o cumprimento da formalidade legal contida no art. 1544, do C.C. At preenchimento do requisito legal incompetente se mostra a Justia Brasileira. Extino mantida. Recurso improvido. (TJ-SP - APL: 990102068544 SP , Relator: James Siano, Data de Julgamento: 06/10/2010, 5 Cmara de Direito Privado, Data de Publicao: 15/10/2010)

S-ar putea să vă placă și