Sunteți pe pagina 1din 10

FUNDAO ALAGOANA DE PESQUISA, EDUCAO E CULTURA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE ALAGOAS

Andr Luiz Fidelis Lima


Bilogo - Licenciado UFAL Enfermeiro Generalista Uncisal Especialista em Gesto de Sade Pblica e Meio Ambiente Especializao em Andamento Urgncia e Emergncia

Educar no informar, educar pensar com seus pensamentos e dos outros como mudar a trajetria da vida.
Pereira, 2001
No seu sentido mais amplo, educao significa o meio em que os hbitos, costumes e valores de uma comunidade so transferidos de uma gerao para a gerao seguinte. A educao vai se desenvolvendo atravs de situaes presenciadas e experincias vividas por cada indivduo ao longo da sua vida. A educao determinante para a construo da cidadania e a apropriao das competncias transformadoras e criadoras de condies de vida saudvel na Terra.

A obteno de consensos na luta por melhores condies de vida na terra, depende muito do valor e do significado atribudo sade.

O conceito de sade um dos mais pronunciados, no entanto, no fcil de precisar, uma vez que est relacionado com a percepo que cada pessoa ou comunidade tem num determinado momento e contexto, e depende de crenas relacionadas com a vida, o sofrimento e o significado da morte.

Turabin e Franco expressam esta dificuldade de conceitualizao e afirmam que a: Sade uma abstrao, uma vez que no existe seno a minha sade, a tua sade... a sade a capacidade de apropriao por parte do ser humano do seu prprio corpo e a capacidade de integr-lo no projeto autnomo de vida que cada um forja. A sade de cada pessoa depende do seu projeto vida, do seu sentido de felicidade e da sua forma especfica de estar no mundo.

A sade de cada pessoa depende do seu projeto vida, do seu sentido de felicidade e da sua forma especfica de estar no mundo.

A Organizao Mundial de Sade (1948), na sua carta fundamental, definiu sade como um estado de completo bem-estar fsico, mental e social e no apenas ausncia de doena. Embora esta definio no seja perfeita, dado o carter especfico e pessoal da percepo de doena e tambm porque, na vida, tudo flui e nada est completo ou determinado em termos de mudana e desenvolvimento humano, o fato que, ao explicitar-se que no possvel definir estado de sade apenas pela demonstrao da ausncia de doena, sublinha-se uma nova abordagem conceitual e uma clara viragem de paradigma, a qual reformula a posio do modelo biomdico tradicional e concebe a sade como um complexo equilbrio dinmico entre mltiplos fatores.

Embora se afirme teoricamente a concordncia com o dito popular no h dinheiro que pague a sade, na prtica esquece-se frequentemente este princpio quando se colocam interesses comuns acima de importantes necessidades de sade e desenvolvimento. Algum encontrou uma expresso interessantssima para descrever esta realidade:

passamos metade da nossa vida a perder a sade para ganhar dinheiro e a outra metade a gastar o dinheiro para recuperar a sade.

Pesquisar e Debater: Lenda da ressuscitao de Hygia

Educao e Sade so duas vertentes indissociveis, se a educao falhar, quem ganha a psiquiatria, referiu Cury (2005) na sua obra Pais brilhantes, professores fascinantes.

S-ar putea să vă placă și