Sunteți pe pagina 1din 25

Formao do professor da EB

Ainda parte do problema

O que dizem os estudos


O investimento no professor o mais sustentvel e o de melhor relao custo-benefcio. A variao na qualidade dos professores tem maior poder explicativo que outros fatores mais charmosos como por exemplo o nmero de alunos por classe ou o dispndio por aluno. Professor com curso superior uma das variveis que melhor alavanca a melhoria da qualidade das aprendizagens. Curso superior de formao no alavanca a melhoria das aprendizagens.

PORQUE
No tem identidade: em funo de sua histria, no tem instituio nem projeto pedaggico prprios. bicfala.

esquizofrnica.
autista.

A falta de identidade
Vrios cursos procura de uma instituio. No tem Projeto Pedaggico prprio. Quer ter status universitrio, mas no tem lugar na estrutura universitria brasileira. Rejeita a institucionalizao especfica: os ISEs e Normais Superiores.

O bicefalismo
Professores de atuao multidisciplinar Mdio na modalidade normal Pedagogia Professores de atuao disciplinar Licenciaturas

A esquizofrenia
Teoria X Prtica. O que ensinar X Como ensinar.

O autismo metodolgico
No se comunica com as polticas da educao bsica. responsvel pela aprendizagem de alunos que sero os responsveis pela aprendizagem dos alunos da educao bsica: no constitui capacidade de continuar aprendendo naqueles que, pela lei, devem desenvolver em seus alunos a capacidade de aprender. no leva em conta a experincia e o conhecimento prvio de seus alunos egressos da educao bsica e insiste que esses professores em formao, no futuro, considerem a experincia prvio de seus alunos: ensina o que zona proximal sem aplicar o esse conceito para ensin-lo. Emprega metodologias funcionalistas e frontais para ensinar

O autismo curricular
Embora o currculo da educao bsica tenha a competncia como organizador dos contedos, a formao do professor adota um currculo cujo organizador a disciplina.

Pretende ensinar contextualizao fora do contexto e interdisciplinaridade sem abrir mo da disciplina.

urgente mudar essa situao.


No plano normativo: assumir o paradigma curricular por competncias prescrito pela LDB para a EB. No plano da gesto da educao bsica: alinhar a formao do professor e competncias e habilidades que os alunos devem constituir. Implementar modelos inovadores No plano das IES: rever concepes, prticas e parcerias. No plano da carreira: estgio probatrio; avaliao de desempenho adequada; certificao; mais accountability.

Elementos para um projeto pedaggico da formao do professor

Abordagem por competncias

Evoluo de pedagogias anteriores, baseadas em diferentes concepes do conhecimento e de suas implicaes para a concepo de currculo e para as prticas do ensino.

A tradio dos grandes pensadores


Classicismo antigo e medieval. Conhecimento o conjunto do pensamento dos fundadores. Aprender conhecer , interpretar e comentar os clssicos. Elaborar um currculo identificar os textos fundadores e distribu-los num percurso de formao Ensinar guiar o aluno nesse percurso para que tenha contato, compreenda e interprete os grandes pensadores.

Modernismo clssico enciclopdico


Comea com a Renascena e tem seu auge no enciclopedismo. Conhecimento o conjunto dos saberes legitimados da comunidade intelectual e cientfica. Aprender apropriar-se e devolver fielmente esse conjunto de saberes. O currculo (melhor seria dizer programa), a seleo de saberes que devem ser conhecido pelos alunos em funo de seu estgio de aprendizagem. Ensinar transmitir. Primazia das da matemtica e das cincias naturais.

O modernismo cientfico experimental


Comea com a constituio das cincias humanas com status de cincias no sentido do enciclopedismo. Conhecer comprovar por meio de observveis que um conhecimento foi assimilado. Conhecimento o que pode ser experimentado, observado e medido. Ensinar aplicar a pedagogia do domnio: traduzir o conhecimento em comportamentos menores, com subobjetivos que podem ser verificados empiricamente. O currculo no apenas a lista dos contedos a serem aprendidos mas uma hierarquia de objetivos dos mais gerais at os mais operacionais. Primazia das cincias humanas com enfoque experimental.

O ps modernismo: competncias
Vises scio construtivistas, piagetianas, pedagogos em geral.

Voltada para a educao profissional, pela preocupao do mundo do trabalho.


Conhecer dominar saberes e ser capaz de mobiliz-los de modo pertinente para resolver situaes e problemas complexos. Ensinar criar situaes propcias para que o aluno possa mobilizar conhecimentos e em problemas ou situaes.

O currculo organiza-se a partir das situaes ou tarefas que o educando ter de resolver/realizar, com base nas quais so identificadas as competncias que ele ter de constituir.
Essas competncias so o referencial para selecionar os contedos, metodologias e formas de avaliao.

Os contextos histricos
A Renascena. A primeira Revoluo Industrial. A segunda Revoluo Industrial. A Sociedade do Conhecimento.
Desafios do terceiro milnio. complexidade: constituio e exerccio de cidadania. mercado de trabalho incerto; imprevisvel; competitivo; e em constante mutao; outro paradigma de desenvolvimento com novas formas de produzir, acumular, investir, distribuir, consumir.

Currculo por competncias para formar professores: pr requisitos


Acordo sobre o perfil de bom professor para a EB do Brasil - LDB e normas nacionais. Currculos para educao bsica nos marcos da LDB e das DCNs. Competncias para aprender; Competncias em nvel de disciplina; Contedos que servem constituio dessas compet. Metodologias para tratar os contedos de modo a ficarem disponveis para serem mobilizados Alinhamento da formao inicial e continuada do professor ao currculo do sistema de ensino

Princpios pedaggicos
Partir do conhecimento prvio do aluno, professor em formao: ele constituiu as competncias da EB? Aprendeu a aprender? Domina os contedos curriculares da educao bsica? Definir as competncias que o aluno ter de constituir para ser professor : gerais e por rea de estudo/disciplina. Selecionar os contedos curriculares necessrios para constituir essas competncias Transversalizar as competncias de leitura e escrita por todas as reas de estudo. Nunca dissociar o estudo dos contedos curriculares a serem ensinados, da sua transposio didtica. Assumir a homologia de processos na formao do professor.

Princpios metodolgicos
Situaes problema.

Aprendizagem baseada em projetos.


Contextualizao e interdisciplinaridade.

A Deliberao 111/2012 do CEE de So Paulo sobre formao de professores


O avano possvel

Educ. Infantil e anos iniciais do EF

Art. 4 - A carga total dos cursos de formao de que trata este captulo ter, conforme a legislao em vigor, no mnimo 3.200 (tres mil e duzentas) para o Curso de Pedagogia e 2.800 (duas mil e oitocentas) horas para o Curso Normal Superior, assim distribudas:

I 800 (oitocentas) horas para formao cientfico-cultural;


II - 1.600 (mil e seiscentas) horas para formao didticopedaggica especfica para a pr- escola e anos iniciais do ensino fundamental;

III - 400 (quatrocentas) horas para estgio supervisionado;


IV 400 (quatrocentas) horas do Curso de Pedagogia para a formao de docentes para as demais funes previstas na Resoluo CNE/CP n. 01/2006.

reas de formao

Cientfico cultural de 800 horas, dedicadas aos contedos da educao bsica. Didtico pedaggica de 1.600 horas dedicadas constituio de competncias especificamente voltadas para a prtica da docncia e da gesto do ensino na Educao Infantil e nos anos iniciais do EF.

Estgio: 400 horas

200 (duzentas) horas de apoio ao efetivo exerccio da docncia na pr-escola e anos iniciais do ensino fundamental; 100 (cem) horas dedicadas s atividades de gesto do ensino, nelas includas, entre outras, as relativas a trabalho pedaggico coletivo, conselho de escola, reunio de pais e mestres, reforo e recuperao escolar. 100 (cem) horas de atividades terico prticas e de aprofundamento em reas especficas.

Professores do EM e anos finais do EF


Os cursos para a formao de professores dos anos finais do ensino fundamental e do ensino mdio devero dedicar, no mnimo, 30% da carga horria total formao didtico- pedaggica, excludo o estgio supervisionado. A formao cientfico-cultural incluir na estrutura curricular, alm dos contedos das disciplinas que sero objeto de ensino do futuro docente, aqueles voltados para o atendimento dos seguintes objetivos: estudos da Lngua Portuguesa falada e escrita, da leitura, produo e utilizao de diferentes gneros de textos; utilizao das Tecnologias da Comunicao e Informao (TICs) como recurso pedaggico e para o

Obrigada!
Guiomar Namo de Mello guiomar@uol.com.br Curitiba, agosto de 2012

S-ar putea să vă placă și