Sunteți pe pagina 1din 12

A Moral e surgimento da vida

Nos termos do art. 2 do Cdigo Civil de 2002, "A personalidade civil da pessoa comea do nascimento com vida; mas a lei pe a salvo, desde a concepo, os direitos do nascituro". Nos termos de nossa legislao surge um impasse, pois, embora no tenha personalidade, que apenas comea com o nascimento com vida, o nascituro pode titularizar direitos, como, por exemplo, a busca de "alimentos gravdicos". Em razo das controvrsias a cerca da natureza jurdica do nascituro, trs teorias forjaram-se:

A primeira, natalista, afirma que o nascituro possui mera expectativa de direito, s fazendo jus personalidade aps o nascimento com vida (art.2, 1 parte do CC/02. A segunda, concepcionista assegura ao nascituro personalidade, desde a concepo, possuindo, assim, direito personalidade antes mesmo de nascer. A terceira personalidade condicionada" forja, a seu turno, uma "personalidade virtual ao nascituro", vez que o mesmo possui personalidade, mas sob a condio de nascer com vida.

DIREITOS DO FETO Um rgo especial do Tribunal de Justia de So Paulo, em deciso irretocvel, reconheceu, em ao proposta pela Defensoria Pblica representando um feto, o direito da me, que se encontrava presa em cadeia pblica de So Bernardo, a um pr-natal adequado, para que o bem-estar do nascituro fosse assegurado. Reconheceu, portanto, ao feto legitimidade para figurar no plo ativo da ao. Os fundamentos jurdicos da deciso so inatacveis. O Estatuto da Criana e do Adolescente assegura tal direito, assim como o artigo 227 da Constituio Federal. Art. 227. dever da famlia, da sociedade e do Estado assegurar criana, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito vida, sade, alimentao, educao, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria, alm de coloc-los a salvo de toda forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso.

QUE DIZ A BBLIA


Deus criou o homem e a mulher, abenoou-os e disse-lhes: Frutificai e multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a E viu Deus tudo quanto tinha criado, e eis que era muito bom (Gn 1:28, 31). Verificamos desde logo que a reproduo era um dos propsitos da criao do homem por Deus

A moral A reproduo Biolgica Reproduo na espcie humana Na espcie humana, a reproduo sexuada, dependendo para tanto, da unio de duas clulas: vulo (feminino) e espermatozide (masculino). Esse tipo de reproduo o mais importante sob o ponto de vista evolutivo, pois rene em um mesmo descendente (filho), fatores originrios de dois indivduos (pai e me). O aparelho reprodutor masculino constitudo por: Testculos, Epiddimo, Canal deferente, Uretra, Pnis, Escroto, Vescula seminal e Prstata.O sistema reprodutor feminino formado por : ovrios, trompas de falpio, tero, vagina e vulva.

Reproduo Assistida: Reproduo Assistida um conjunto de tcnicas, utilizadas por mdicos especializados, que tem como principal objetivo tentar viabilizar a gestao em mulheres com dificuldades de engravidar. Muitas vezes essas dificuldades, at mesmo a infertilidade do casal ou um de seus membros, podem trazer srios prejuzos ao relacionamento conjugal. Inmeras pessoas que no podem ter filhos esto nas igrejas em busca de sadas, uma delas a reproduo Assistida, formas:

1) As mais antigas e mais simples - nas quais a fecundao se d dentro do corpo da mulher so chamadas de Inseminao Artificial. Caso os gametas utilizados na R.A. sejam do prprio casal, chamamos de inseminao HOMOLOGA; caso um ou ambos os gametas sejam obtidos a partir de doadores annimos, chamamos de inseminao HETERLOGA. 2. E as tcnicas mais modernas de RA - nas quais a fecundao se d fora do corpo da mulher - que passam pelo procedimento de fertilizao in vitro (FIV). Existem diversas variantes tcnicas da FIV tais como o GIFT, o TV-TEST, o ICSI e o IAIU. As diferenas entre algumas dessas tcnicas sero aqui descritas:

GIFT Tcnica que consiste na transferncia do gameta masculino e feminino diretamente na tuba uterina da mulher. Essa tcnica encontra o apoio da Igreja Catlica, quando os gametas utilizados so do prprio casal; TV-TEST Tcnica que transfere por via vaginal um embrio j formado, em estgio pr-nuclear, na altura das tubas uterinas; ICSI talvez a tcnica mais conhecida popularmente, trata da realizao de uma fertilizao in vitro atravs da inoculao de um espermatozide no interior de um ovcito, seguida da transferncia via vaginal do embrio (pr-embrio) formado; O IAIU Ocorre pela colocao via vaginal, de espermatozides diretamente na altura da tuba uterina

O significado moral do veiculo biolgico


Podemos escolher muitas coisas na vida, o carro que queremos comprar a roupa que vestir a famlia na qual entrar, o amigo que queremos manter, mais no pode escolher a famlia onde queremos nascer.

O casal pode escolher ter um filho, natural essa escolha saudvel, mais existir elementos complexos envolvidos nessa escolha.
O direito de reconhecimento da paternidade indisponvel e imprescritvel. Os filhos havidos ou no no casamento e adotados devem ter o mesmo tratamento. 227, pargrafos 6 CF/88 A paternidade biolgica no implica em posse propriedade, no uma coisa, um objeto, um ser humano, a paternidade biolgica para a tica crist a tarefa histrica de nutrir, educar a gerao que vem depois da nossa.

O casal no tem a posse da criana, to pouco a criana deve ser vista apenas como uma realizao do casal, o salmo 127:3 diz que os filhos so heranas do senhor, herana divina entregue aos pais, e no um objeto que pode ser doado, devolvido, algo especial de Deus para o casal. A paternidade biolgica permite a perpetuao da raa humana e uni as geraes, passada, presente e futura; A paternidade biolgica permite sabermos nosso valor no mundo em que estamos inseridos, nossa localizao, identidade e descobrimos pontos convergentes em que a finalidade destes est direcionada com a mesma finalidade na convivncia, nas conquistas e nas relaes. Outro significado da moral na paternidade biolgica se dar na valorizao da unio sexual. Uma vez que esta tem um sentido mais biolgico para a procriao.

O ato de amor no est governado apenas para um desejo racional de procriao, mas pelo xtase da entrega e doao, a paternidade biolgica caracteriza como um sim de Deus para esse momento. A criana nasce em um ambiente saudvel, quando esses elementos esto presentes na mentalidade dos pais, permitido o crescimento saudvel amadurecimento natural de este ser procriado em uma relao carinhosa, respeitosa e consciente de seus deveres.

S-ar putea să vă placă și