Sunteți pe pagina 1din 46

Ltio

Por: Luis Christian Carmona


Prof. Gerson Rocha Jr.

Ocorrncia do Ltio

Metal alcalino, prateado, mole pertencente ao primeiro grupo da Tabela Peridica. Ltio (Li), um elemento raro encontrado nos minerais: espodumnio (LiAlSi2O6), petalita (LiAlSi4O10), mica de ltio ou lepidolita e em algumas guas salgadas.
Os istopos estveis so 6Li e 7Li. Os radioistopos 5Li e 8Li tm vida curta. - O ltio desperta interesse pelas suas possibilidades de aplicao na produo de energia nuclear, mais especificamente na fuso nuclear controlada. - O ltio tem dois istopos. O ltio-7 (massa atmica 7, Li7), que contribui com 93% para a composio do ltio natural. - O outro o ltio-6 (massa atmica 6, Li6), consiste no istopo aproveitado na produo de energia nuclear.

Minerais de Ltio

Duas das suas variedades tambm tm valor como


gema: a kunzita (rosa-violeta) e a hiddenita (verde). - O espodumnio (LiAl(Si2O6)) uma importante fonte industrial de ltio. - Ambas so raras no planeta e ocorrem no Brasil, em Minas Gerais.

Amostras de kunzita, natural e lapidada, da mina do crrego do Urucum, no vale do Rio Doce - MG .

Exemplares brasileiros da variedade hiddenita do espodumnio

Espodumnio LiAl (Si2O6)

Lepidolita -filossilicato

KLiAl F , OH

Si4 O10

Petalita tectossilicato (Li, Na) AlSi4O11

Ambligonita -fosfato LiAl F , OH PO


4

Importncia do Litio

O ltio e seus derivados so itens de interesse estratgico, em particular por sua relevncia para o setor nuclear; As jazidas do minrio acham-se restritas a um nmero reduzido de localizaes; No existe em abundncia, sendo encontrado em certas rochas, em sais naturais, e em guas salgadas e minerais Por ser slido e leve, bastante empregado na produo de ligas metlicas condutoras de calor e em baterias eltricas. Desde a Segunda Guerra Mundial, a produo de ltio aumentou enormemente, sendo obtido dessas fontes. O mercado do produto bruto e seus derivados explorado por um pequenssimo grupo de empresas transnacionais, em especial a Tanex e a Rockwood, sociedades americanas. A CBL empresa brasileira de capital nacional, de pequeno porte, e em fase de estabilizao. O ltio o mais leve dos metais, tendo densidade metade do que a da gua.

Reservas

Segundo o MME - DNPM, em dados de 2008, entre os pases detentores de reservas de ltio destacam-se: Bolvia (com 50,5% das reservas mundiais), Chile (com 28,0%), China (com 10,3%) e Brasil com 1,3% As reservas brasileiras de ltio esto localizadas nos estados de Minas Gerais e Cear. Minas Gerais possui reservas de espodumnio, ambligonita, lepidolita e petalita, nos municpios de Araua e Itinga (regio do Vale do Rio Jequitinhonha). As reservas do Cear so de ambligonita, no municpio de Solenpole, e de lepidolita, no municpio de Quixeramobim.

As reservas mundiais de ltio, em xido de ltio contido, esto estimadas em 10,7 milhes de toneladas. No alto dos Andes, em uma localidade remota na Bolvia chamada Salar de Uyuni, est armazenada mais da metade da reserva mundial natural de ltio, mineral que pode reduzir radicalmente a dependncia dos combustveis fsseis. a) TANEX Corporation (incluindo SQM Chile e Gwalia Austrlia). b) ROCKWOOD (incluindo Chemetall Alemanha, Cyprus Foote EUA, SCL Chile). Tais empresas detm mais de 80% das reservas mundiais do produto, configurando ao nvel de unidades econmicas a situao de duoplio.

Salar de Ayuni - Bolivia

Caractersticas e Aplicaes do Ltio

O ltio, metal de extrema leveza e alta reatividade eletroqumica, tido como material de interesse nuclear, por suas qualidades especficas de importncia estratgica. O metal usado para remoo de oxignio em metalurgia e como constituinte de algumas ligas de Al e Mg. Em particular, o ltio metlico, derivado do cloreto de ltio, elemento essencial dos procedimentos relativos: fuso nuclear; Igualmente utilizado nos detetores de nutrons, Na produo de trtio para as reaes de fuso e No controle do pH do circuito de refrigerao dos reatores de usinas, submarinos e navios de propulso nuclear.

J o hidrxido de ltio tem ampla utilizao industrial, com especial nfase no processo de purificao de ar em ambientes confinados, em especial em submarinos, naves espaciais, veculos e abrigos sob proteo radiolgica, de guerra qumica ou biolgica. Compostos intermetlicos do ltio, como o niobato de ltio (composto de dois metais raros, mas abundantes no Brasil) so integrantes essenciais na fabricao de cermicas de ltima gerao, inclusive para sensores ticos utilizados em fins estratgicos. O carbonato de ltio, a par de ser matria prima necessria para a produo de hidrxido e dos demais sais de ltio, utilizado, como sabido, como princpio ativo para um medicamento antidepressivo. Conhecido, igualmente, o uso de ltio na fabricao de componentes para computadores, Especialmente em baterias para unidades de alta portabilidade e grande durao de interesse militar;

Em ligas com alumnio, por sua leveza caracterstica (o mais leve de todos os metais) material de alto interesse estratgico para a indstria aeronutica, aeroespacial e automotriz. O uso civil do ltio se concentra na indstria do alumnio, de vidros e cermicas, e de lubrificantes. A participao do ltio como matria-prima nestes segmentos nfima. A disponibilidade de jazidas brasileiras e a necessidade de desenvolvimento da tecnologia industrial relativa aos diferentes produtos do ltio tornam indispensvel capacitar a indstria de transformao do mineral, viabilizando os setores de interesse estratgico. Outros importantes campos de aplicaes so: cristais lquidos, baterias eltricas, ligas e graxas especiais.

O ltio tambm usado para acondicionar os trocadores inicos do tratamento de gua em reatores nucleares, conforme se verifica na usina de Angra. O aproveitamento do mineral na rea nuclear envolve uma particularidade: como o ltio se encontra muito diludo na natureza, ele precisa ser enriquecido por intermdio de rotas qumicas que resultam na produo de seus derivados.

Beneficiamento

Geralmente o minrio extrado por tratamento com cido sulfrico para dar sulfato que convertido em cloreto. Este misturado com pequena quantidade de cloreto de potssio, fundido e eletrolisado.

Na planta qumica da ABL, o espodumnio concentrado passa por uma secagem e separao magntica para entrar em um forno de calcinao, aps o que modo e recebe acido sulfrico para o ltio ser completamente liberado.
Em um segundo setor o mineral purificado e concentrado. Nesta fase so produzidos produtos adjacentes como o silicato de alumnio (setor de plsticos e tintas), sulfato de sdio anidro, entre outros.

Produo Interna

A produo brasileira de concentrado de ltio em 2007, foi de 7.991 t, com uma reduo em torno de 6,9% em relao ao ano de 2006. Esta produo pertence integralmente Companhia Brasileira de Ltio CBL, que lavra pegmatitos na Mina da Cachoeira (Municpio de Araua). A lavra subterrnea, e o minrio passa por um processo de beneficiamento cujos principais produtos so o espodumnio e o feldspato. O concentrado de espodumnio produzido pela CBL, com um teor de 5,4% de xido de ltio, transferido para a fbrica da CBL em Divisa Alegre (MG), onde transformado em compostos de ltio (carbonato e hidrxido). No ano de 2007, foram produzidos 809 t de compostos qumicos (301 t de carbonato de ltio e 508 t de hidrxido de ltio mono-hidratado).

Importao e Consumo

No ano de 2007, foram importadas 7 t de compostos de ltio (1 t de xido de ltio e 6 t de cloreto de ltio), no valor totalde US$ 109.000,00. Queda acentuada da quantidade importada em relao ao total de 27 t em 2006, relacionado ao aumento de 23,5%, em dlar, no preo FOB por tonelada do cloreto de ltio, principal item da pauta de importao. Os pases de origem foram a China (62,0% da quantidade importada), os Estados Unidos (34,0%), a Alemanha (3,0%) e a ndia (1%). As principais aplicaes do ltio acontecem nas indstrias qumica (fabricao de graxas e lubrificantes), metalrgica (alumnio primrio), cermica, nuclear (reatores) e na fabricao de baterias. Em 2007, o consumo interno aparente de compostos de ltio foi de 816 t, aumento de 16,6% na comparao com 2006.

Mercado das Baterias de Ltio

Enquanto a indstria automobilstica se agita na busca por combustveis alternativos e para viabilizar os carros eltricos. O ltio aparece como uma soluo para resolver um dos maiores problemas dos carros eltricos: o armazenamento de energia. Atualmente, no auge dos debates sobre preservao do ambiente e da procura por combustveis alternativos (devido crise dos combustveis no renovveis, especialmente do petrleo), Os veculos eltricos esto surgindo como uma boa soluo para esses problemas.

O ltio pode ajudar a aumentar a potncia dos veculos eltricos. Ele j encontrado na bateria de computadores portteis e de celulares, onde usado porque permite que muito mais energia seja armazenada em um compartimento pequeno e leve. Nos Estados Unidos, a venda de carros eltricos hbridos j supera a marca de 400 mil e este nmero cresce a cada ano. Na Europa, as vendas tambm esto crescendo. Esse tipo de veculo tambm est presente no transporte coletivo (e tambm com nmeros em ascenso).

Outros Fatores Relevantes

As atividades de industrializao, importao e exportao de minrios e minerais de ltio, produtos qumicos orgnicos e inorgnicos, ltio metlico e ligas de ltio, so supervisionadas pela: CNEN - Comisso Nacional de Energia Nuclear, conforme determina o Decreto n 2.413, de 04/12/97, publicado no DOU - Dirio Oficial da Unio em 05/12/97, devido a sua utilizao na rea nuclear.

Ideia de Negocio:

Ocorrncias de Minerais de Ltio em Pegmatitos de Cear

O termo pegmatito usualmente empregado no sentido textural, rochas holocristalinas que apresentam, pelo menos em parte, uma granulao muito grossa, contendo como maiores constituintes minerais queles encontrados tipicamente em rochas gneas comuns, mas com a caraterstica de apresentarem extremas variaes no que se refere ao tamanho dos gros. Alm do aspecto textural (granulao muito grossa), a designao de pegmatito tambm aplicada para nomear o corpo de rocha. Em situaes mais especficas, para melhor indicar a composio mineralgica, so freqentes os termos: pegmatito grantico, pegmatito granodiortico, etc

Posio relativa de alguns minerais de pegmatitos. Fonte: Lima (2002).

Um pegmatito de composio grantica constitudo essencialmente por elementos como Si, Al, K, Na e Ca. Elementos que esto dispersos nas rochas granticas podem-se concentrar nos pegmatitos sob a forma de minerais particulares, tais como: Berilo (Be), ambligonita e espodumnio (Li), tantalita-columbita (Nb-Ta), apatita e monazita (P, terras raras, Zr, Th, U, etc.). A possibilidade de tais concentraes torna os pegmatitos fontes naturais importantes de elementos qumicos aplicveis a vrios processos de beneficiamento industrial.

No Estado do Cear, os principais depsitos de pegmatitos com feldspatos esto distribudos ao longo do Distrito Pegmattico de SolonpoleQuixeramobim (DPSQ) em centenas de corpos pelos municpios de Quixad, Quixeramobim, Solonpole e Jaguaribe. O feldspato produzido nesta regio um subproduto de explorao do berilo, ambligonita, espodumnio, tantalita-columbita, micas e gemas.

Espodumnio
O espodumnio encontrado no Distrito Pegmattico de Solonpole-Quixeramobim ocorre como cristais tabulares prismticos brancos, geralmente alterados, alongados, com dendritos de mangans. Esses cristais se acham incrustados no ncleo de quartzo (Zona 4) ou em associao espodumnio + quartzo margeando cristais de feldspato potssico branco (Zona 2 e 4). Os teores em Li2O se situam entre 6,59 e 7,33% para quatro amostras analisadas.

Anlises qumicas do espodumnio do campo pegmattico a Oeste de Solonpole

As amostras 1 e 2 so provenientes do pegmatito Soledade; As amostras 3 e 4 so proveniente do pegmatito Algodes I.

Ambligonita
A ambligonita , na regio, o principal minrio de ltio e geralmente ocorre na Zona 3, na vizinhana do feldspato potssico branco, ou inserida em corpos de substituio. Ocorre como ndulos arredondados de cor branca ou azul esverdeada. Apresentam valores mdios de P2O5 de 42,85% e 7,13% de Li2O, e so pobres em Na, K e Ca. Na regio de Solonpole, os principais minerais associados a ambligonita so microclina, albita e muito comumente fosfatos da srie purpurita heterosita, alm de tantalita-columbita e algumas vezes turmalinas tipo elbaita e dravita castanho. A ambligonita, como principal minrio dos pegmatitos do DPSQ, extrada de maneira rotineira em cerca de 70% dos pegmatitos produtivos. Considerando que at o momento so conhecidos 60 pegmatitos aproximadamente, conclui-se que 42 pegmatitos tm a capacidade de produzir 42.000 kg de ambligonita por ms. Entretanto, com base em dados fornecidos pelos compradores estima-se uma produo mensal de 10.000 kg.

Anlises qumicas de ambligonitas do campo pegmattico a Oeste e Noroeste de Solonpole

As amostras 1 e 2 so provenientes do pegmatito Algodes III e apresentam colorao azulada; Amostra 3 do pegmatito Algodes I e tambm apresenta colorao azulada; Amostra 4 do pegmatito Aroeira; Amostra 5 do pegmatito Algodes II.

S-ar putea să vă placă și