Sunteți pe pagina 1din 38

Vulcanismo primrio Materiais vulcnicos Composio da lava Tipos de actividade vulcnica Vulcanismo secundrio Os vulces e as placas tectnicas Distribuio

geogrfica dos vulces Zonas de risco vulcnico Aores

Vulcanologia
A Vulcanologia o ramo das Cincias da Terra que estuda a formao, a classificao e a distribuio dos fenmenos vulcnicos.
Primrio

Vulcanismo
Secundrio ou residual

Vulcanismo Primrio
O vulcanismo primrio caracteriza-se pela ocorrncia de erupes vulcnicas. Durante uma erupo, so emitidos para o exterior da Geosfera , materiais vulcnicos no estado lquido, gasoso e slido.

Vulcanismo Primrio
As estruturas naturais que permitem a emanao de materiais do interior do nosso planeta designam-se por aparelhos vulcnicos.

Vulcanismo Primrio
Ma if sta s v lca is ri ri

tral

Fiss ral

Vulcanismo Primrio
Um vulco pode ser caracterizado por uma abertura na crosta atravs da qual a lava, gases e outros materiais so expelidos para a superfcie dos continentes ou dos fundos ocenicos.

Constituio de um vulco - Tipo Central


Magma material de origem rochosa fundido,total ou parcialmente. Alm da fase lquida, o magma contm uma fase gasosa ( vapor de gua, dixido de carbono, dixido de enxofre, ... ) e fase slida (minerais que se formam no seio do magma ou minerais que no chegaram a ser fundidos, aquando do processo de formao do magma. Lava - uma matria rochosa em estado de fuso resultante do magma empobrecido em gases. Cmara magmtica - reservatrio de magma, situado em profundidade. Chamin - abertura tubular no interior do vulco que termina superfcie. Cratera - depresso afunilada na superfcie onde termina a chamin. Cone vulcnico - relevo em forma cnica, resultante da acumulao de lava e produtos slidos volta da cratera.

Vulcanismo Primrio

Vulcanismo Primrio
Caldeira
O esvaziamento total ou parcial da camra magmtica torna o aparelho vulcnico instvel por falta de apoio de sustentao do cone, o que pode conduzir ao seu abatimento. Posteriormente a reteno de guas pluviais nestas depresses origina lagoas.

Vulcanismo Primrio
Vulco tipo fissural

Materiais Vulcnicos Materiais Vulcnicos


Slidos Piroclastos: Lapilli; Bombas; Blocos; Cinzas Lquidos Lava - material rochoso fundido resultante do magma por perda da maioria dos gases. Gasosos Vapor de gua; Dixido de carbono; Dixido de enxofre

Materiais vulcnicos

Materiais Vulcnicos
Piroclastos:
Bomba

Lapilli

Pedra-pomes

Cinzas

Obsidiana

Materiais Vulcnicos
Lquido: lava

Pahoehoe

Aa

Materiais Vulcnicos
Gasosos:

Dixido de enxofre Dixido de carbono

Vapor de gua

Composio da lava
CLASSIFICAO DA LAVA EM FUNO DA PERCENTAGEM DE SiO2 SiO2 < 52% 52% < SiO2 < 65% SiO2 > 65%

LAVA BSICA

LAVA INTERMDIA

LAVA CIDA

Classificao da lava
CLASSIFICAO DA LAVA EM FUNO DA VISCOSIDADE

LAVA VISCOSA (A a) TEMPERATURA T= 800C A lava expelida a uma temperatura prxima da sua temperatura de solidificao. Rica em slica ( cida )

LAVA FLUIDA (Pahoehoe) T= 1500C A lava expelida a uma temperatura muito superior da sua solidificao. Pobre em slica ( bsica )

SLICA

GASES

Dificuldade em libertar gases

Facilidade em libertar gases

Tipos de solidificao
TIPOS DE SOLIDIFICAO DE LAVAS FLUIDAS DESIGNAO Lavas encordoadas ou Pahoehoe Lavas escoricias ou aa Lavas em almofada ou Pillow lavas DESCRIO
So lavas muito fluidas, que se deslocam com grande facilidade, formando escoadas muito longas (rios de lava ). Aps a sua solidficao, originam superfcies lisas ou com aspecto de cordas. So lavas fluidas ( menos fluidas do que as Pahoehoe ), que se deslocam lentamente. Aps a sua solidificao, originam superfcies speras e muito fissuradas, em resultado da perda rpida de gases. Lavas fluidas que arrefecem dentro de gua, ficando com aspecto de travesseiros sobrepostos uns em cima dos outros.

Tipos de solidificao
TIPOS DE SOLIDIFICAO DE LAVAS VISCOSAS E FENMENOS ASSOCIADOS DESIGNAO Agulhas vulcnicas DESCRIO
A lava muito viscosa solidifica na chamin, funcionando como uma perigosa rolha gigante A lava viscosa solidifica sobre a abertura vulcnica, obstruindo a cratera.
So massas densas de cinzas e gases incandescentes, libertadas de modo explosivo e com muita mobilidade.A sua capaciadade destrutiva enorme ( dada a sua elevada densidade, deslocam-se prximo da superfcie terrestre; os gases expelidos combinam-se entre si e com a gua, formando cidos txicos)

Domos ou cpulas

Nuvens ardentes ou escoadas

Tipos de actividade vulcnica


Tipos de erupes
Natureza da erupo Viscosidade da lava Contedo em gases Teor em gua Materiais slidos e lquidos Aparelho Vulcnico

Havaiano
Efusiva Muito fluida Muito pobre Muito elevado Rios de lava, escoadas longas, sem piroclastos

Estromboliano
Mista

Vulcaniano Explosiva Pouco viscosa Rico Baixo

Peleano Catastrfica Muito viscosa Muito rico Muito baixo

Fluida Pobre Elevada Escoadas curtas, lapilli e bombas

Escoadas muito Doma ou curtas, cinzas, agulha lapilli e bombas vulcnica, nuvem ardente

Vulcanismo secundrio
A actividade vulcnica de uma regio manifesta-se de um modo menos espectacular e violento, tal como a libertao de gases e/ou gua a temperaturas elevadas. 1. Nascentes termais 2. Fumarolas 3. Giseres

Nascentes termais
Libertao de guas quentes, ricas em sais minerais. Por vezes, as guas libertadas resultam do arrefecimento e consequente condensao do vapor de gua que se liberta do magma. Nesta caso designam-se por guas magmticas ou juvenis.

Fumarolas
As guas termais ao ascenderem, atravs de fracturas do interior da Terra em direco superfcie, misturam-se com guas frias, sendo a sua temperatura inferior do ponto de ebulio. Quando no ocorre esta mistura com gua fria, as guas termais comeam a ferver devido diminuio da presso, originando fumarolas com emisso de vapor de gua.
Sulfatara gases ricos em enxofre Mofeta - gases ricos em CO2 e CO

Giseres
So emisses descontnuas de gua e de vapor de gua atravs de fracturas.

Os vulces e as placas tectnicas

O magma no vulcanismo de subduco tem origem pouco profunda e as erupes so do tipo explosivo. Representa 80% dos vulces activos. Ex: Arcos de ilhas vulcnicas como a Indonsia e Filipinas ( coliso de duas placas ocenicas ). Ex: Cadeias montanhosas costeiras com actividade vulcnica como Andes, Japo...(coliso de placa ocenica com uma continental ).

Os vulces e as placas tectnicas


Vulcanismo de vale de rifte. O afastamento de placas tectnicas ( O-O ou O-C ) origina sistemas de fissuras na crosta, com milhares de quilmetros, atravs dos quais o magma ascende superfcie. Estes magmas, geralmente, com formao pouco profunda originam erupes de tipo no explosivo ( efusivas e/ou mistas ). Ex: Dorsal ou Crista Mdio-Ocenica e Rifte Valley Africano. Representa 15% dos vulces activos. Vulcanismo intraplaca. Este vulcanismo explica a existncia de ilhas no interior de placas ocenicas e de alguns vulces isolados no interior dos continentes. Os magmas cuja origem se pressupe em zonas mais profundas do manto, desencadeiam erupes de tipo no explosivo ( efusivas e/ou mistas ). Representa 5% dos vulces activos. Ex: Ilhas do Hawai, Vulco Monte Camares situado na frica Ocidental.

Distribuio geogrfica dos vulces

Zonas de risco vulcnico


A definio das reas de maior perigosidade vulcnica resulta de um levantamento dos perigos e ameaas associados aos fenmenos eruptivos. Os perigos vulcnicos dependem das caractersticas fsico-qumicas dos magmas que os originam, tais como viscosidade ( temperatura, teor em slica e facilidade em libertar gases ). Estes perigos podem ser agravados pelas condies climatricas, eficcia dos sistemas de alarme e densidade populacional.

Zonas de risco vulcnico

AORES
O arquiplago dos Aores, situa-se no Atlntico Norte, aproximadamente a 1600 km de Portugal Continental, entre as latitudes 36 55 e 39 43N e as longitudes 24 46 e 31 16W. A distribuio ocenica destas ilhas conduziu ao estabelecimento dos seguintes agrupamentos: (1) grupo ocidental, constitudo pelas ilhas das Flores e do Corvo; (2) grupo central, de que fazem parte as ilhas do Faial, Pico, So Jorge, Graciosa e Terceira e (3) grupo oriental, englobando So Miguel, Santa Maria e os ilhus das Formigas . Geotectonicamente a regio dos Aores e, consequentemente a ilha do Pico, localiza-se na proximidade do ponto triplo, assim designado por conflurem trs importantes placas litosfricas: Euroasitica, Africana e Americana.

AORES
Geotectonicamente a regio dos Aores e, consequentemente a ilha do Pico, localiza-se na proximidade do ponto triplo, assim designado por conflurem trs importantes placas litosfricas: Euroasitica, Africana e Americana.

AORES
Situao Geogrfica:

AORES
Fumarolas

AORES
Furnas

AORES
guas termais Geiser

AORES
Solos frteis (basalto)

Caldeiras

AORES
Energias Alternativas:
A energia geotrmica est ligada ao calor extrado do interior do solo, atravs de furos.

AORES
Programa Geotrmico dos Aores
Em Portugal, est em curso a aplicao deste Programa Geotrmico, identificadas 12 reas com potencial geotrmico para a produo de electricidade, distribuidas pelas ilhas do Faial, Pico, Graciosa, Terceira e S.Miguel, com uma capacidade de produo em 235MW/ano. As Centrais geotrmicas da Ribeira Grande e Pico Vermelho, em S.Miguel, suprem, actualmente, 40% das necessidades elctricas desta ilha. Os Giseres tambm contribuem para a produo deste tipo de energia.

ISLNDIA ISLNDIA
A posio geotectnica desta ilha (situa-se na Crista Mdia Atlntica, chegando esta a aflorar na ilha ), privilegia a produo de energia geotrmica. Em Reykjavik, capital da Islndia, 95% das casas so aquecidas atravs desta energia alternativa, sendo , por isso, considerada uma das cidades menos poludas do mundo.

VULCO

http://br.youtube.com/watch?v=y4KbyB2UnTM

S-ar putea să vă placă și