Sunteți pe pagina 1din 54

Cintica Qumica e Equilbrio Qumico

Qumica Aplicada as Cincias Naturais III Prof. Nelson Antnio S Santos

CINTICA QUMICA
1. Conceitos
Cintica qumica o estudo da velocidade das reaes, de
como a velocidade varia em funo das diferentes condies e quais os mecanismos de desenvolvimento de uma reao

Velocidade de uma reao qumica o aumento na concentrao molar do produto por unidade de tempo ou o decrscimo na concentrao molar do reagente na unidade de tempo

Constante da velocidade, k, uma constante de proporcionalidade que relaciona velocidade e concentrao. Tem valor constante a uma temperatura e varia com a temperatura

CINTICA QUMICA
2. Fatores que afetam a velocidade de uma reao qumica: A velocidade de uma reao qumica depende das condies nas quais a reao est ocorrendo, tais como a temperatura, presso, e as concentraes ou presso parcial de algumas substncias presentes. Uma reao genrica do tipo reagente p produto pode ser esquematizada da seguinte forma:

CINTICA QUMICA
2. Fatores que afetam a velocidade de uma reao qumica:

Concentrao dos reagentes. Geralmente quanto mais concentrado mais rpido a velocidade;

Temperatura. Normalmente a velocidade das reaes aumenta com o aumento da temperatura;

Estado fsico dos reagentes. Normalmente velocidade segue esta ordem: gases > solues > lquidos puros > slidos Devido ao aumento da superfcie especfica;

CINTICA QUMICA
2. Fatores que afetam a velocidade de uma reao qumica:

Presena (concentrao e forma fsica) de um catalisador ou inibidor. Catalisador acelera e inibidor diminui a velocidade de uma reao qumica; Luz. A presena de luz de certo comprimento de onda tambm pode acelerar certas reaes qumicas.

CINTICA QUMICA
2. Fatores que afetam a velocidade de uma reao qumica:
Exerccio: 1) A velocidade de uma reao qumica depende:
I. Da concentrao dos reagentes. II. Da temperatura envolvida na reao. III. Do estado fsico das molculas. Esto corretas as alternativas: a) b) c) d) e) I, II e III somente I somente II somente I e II somente I e III

CINTICA QUMICA
2. Fatores que afetam a velocidade de uma reao qumica:
Exerccio: 2) Das proposies abaixo, relacionadas com cintica qumica, a nica falsa : a) A velocidade de uma reao pode ser medida pelo consumo dos reagentes na unidade de tempo. b) A coliso entre as partculas qumicas necessria para que haja reao. c) Temperatura e catalisador so fatores que influenciam na velocidade de reao. d) A concentrao dos reagentes afeta a velocidade de reao. e) O estado fsico dos reagentes no exerce influncia na velocidade de reao.

CINTICA QUMICA
2. Fatores que afetam a velocidade de uma reao qumica:

A extenso (progresso ou desenvolvimento) de uma reao qumica medida atravs da quantidade da substncia que reagiu.

A velocidade (taxa) de uma reao qumica uma derivada da extenso da reao com relao ao tempo.

CINTICA QUMICA
3. Velocidade Mdia:

A velocidade mdia de uma reao pode definir-se como a alterao da concentrao de um reagente num dado intervalo de tempo. No entanto pode tambm usar-se a alterao de cor ou outra propriedade fsica ou qumica para ajudar a determinar a velocidade.
[ i al ] - [ i icial ] = i al - i icial

CINTICA QUMICA
3. Velocidade Mdia:
Exerccios: 3) Observe a tabela referente decomposio da amnia produzindo hidrognio e nitrognio:

Determine a velocidade mdia da reao, em funo da amnia, no intervalo de tempo de 0 a 1h.

CINTICA QUMICA
3. Velocidade Mdia:
4) A reao de decomposio da amnia gasosa foi realizada em um recipiente fechado: 2 NH3 p N2 + 3 H2 A tabela abaixo indica a variao na concentrao de reagente em funo do tempo.

a) b) c) d) e)

Qual a velocidade mdia de consumo do reagente na primeira hora de reao? 4,0 mol L-1h-1 2,0 mol L-1h-1 10 km h-1 1,0 mol L-1h-1 2,3 mol h-1

CINTICA QUMICA
A medida que a reao se desenvolve, os reagentes vo sendo consumidos e, portanto, a quantidade de reagentes vai diminuindo at se tornar mnima (ou eventualmente zero). Ao mesmo tempo, os produtos vo sendo formados. Logo, a quantidade de produtos, que no incio baixa, comea a aumentar at que, no final da reao, se torna mxima. Expressando esse fato em um grfico da concentrao em quantidade de matria de reagentes e produtos, em funo do tempo, veremos que apresentam certas caractersticas.

CINTICA QUMICA
Exerccio: 5) O grfico a seguir representa a variao das concentraes das substncias X, Y e Z durante a reao em que elas tomam parte.

A equao que representa a reao : a) X + Z p Y b) X + Y p Z c) X p Y + Z d) Y p X + Z e) Z p X + Y

CINTICA QUMICA
Velocidade de Reao:
Considere o seguinte exemplo da decomposio do pentxido de dinitrognio, N2O5:

2 N2O5(g) p 4 NO2(g) + O2(g)


O quadro abaixo mostra a concentrao de N2O5 como uma funo do tempo (a 45oC):

CINTICA QUMICA
Velocidade de Reao:
Para achar a velocidade da reao dividimos a variao na concentrao de N2O5 pelo perodo de tempo no qual a variao ocorreu. Devido ao fato de N2O5 estar sendo consumido nesta reao, dar um resultado negativo, por conveno, dados de velocidade so colocados com o sinal positivo.
Velocidade aps 20 minutos = (0,00933 - 0,01756)/20 = 4,11x10-4 mol dm-3 min-1 Velocidade aps 40 minutos = (0,00531 - 0,00933)/20 = 2,01x10-4 mol dm-3 min-1 Velocidade aps 60 minutos = (0,00295 - 0,00531)/20 = 1,18x10-4 mol dm-3 min-1 Velocidade aps 80 minutos = (0,00167 - 0,00295)/20 = 0,64x10-4 mol dm-3 min-1 Velocidade aps 100 minutos = (0,00094 - 0,00167)/20 = 0,37x10-4 mol dm-3 min-1

Pode-se verificar que a velocidade no constante com o decorrer do tempo.

CINTICA QUMICA
3. Velocidade de Reao:
importante conhecer tanto a extenso como a velocidade de uma reao qumica ao mesmo tempo, porque a velocidade observada de uma reao depende normalmente das concentraes ou presso parcial de alguns se no todos os reagentes. E, na maioria das reaes, as concentraes ou presses parciais de todos os reagentes diminui gradativamente medida que a reao se desenvolve. Uma maneira na qual tanto a extenso como a velocidade da reao pode ser obtida ao mesmo tempo, preparar solues isoladas dos reagentes, mistur las rapidamente e medir a velocidade imediatamente aps a mistura, obtendo assim a velocidade inicial da reao.

CINTICA QUMICA
3. Velocidade de Reao:
A velocidade de uma reao na qual conhecida a estequiometria, pode ser avaliada pela medida da velocidade de aparecimento de algum produto ou a velocidade de desaparecimento de algum reagente. O aparecimento indicado normalmente como uma velocidade positiva, com um sinal positivo, e o desaparecimento como uma velocidade negativa, com um sinal negativo. Uma vez que a velocidade de uma reao depende freqentemente da concentrao ou presso parcial de um reagente, porm no de um produto, velocidades de reao so normalmente escritas em termos de velocidade de consumo de reagentes.

CINTICA QUMICA
4. Ordem de reao. Leis de velocidade:

Ordem de uma reao qumica igual ao valor do expoente ao qual os reagentes esto elevados e expressos na equao da lei da velocidade.

Lei de velocidade de uma reao qumica uma equao que relaciona a velocidade de uma reao com a concentrao dos reagentes elevadas em certos expoentes.

CINTICA QUMICA
4. Ordem de reao. Leis de velocidade:
Uma reao qumica genrica do tipo: aA + bB equao cintica da forma: velocidade = k [A]x [B]y onde x e y so os expoentes dos reagentes e so determinados experimentalmente. Os valores de x e y so as ordens da reao qumica, portanto esta reao de ordem x em relao ao reagente A e de ordem y em relao ao reagente B, e de ordem (x + y) para a reao total. Notar que a ordem de uma reao definida em relao s concentraes dos reagentes e no dos produtos. Com exceo para a lei de velocidade de zero ordem, na qual a velocidade independente da concentrao, a velocidade de uma reao qumica varia medida que a reao se desenvolve porque as concentraes dos reagentes e produtos variam assim que a reao se desenvolve. cC + dD tem uma

CINTICA QUMICA
4. Ordem de reao. Leis de velocidade:
Exerccio: 6) Para uma reao elementar do tipo: A + 2 B p C, Pode-se afirmar que: a) A velocidade de consumo de A igual velocidade de formao de C. b) A velocidade de consumo de B a metade da velocidade de formao de C. c) A soma das velocidades de consumo de A e B igual velocidade de formao de C. d) A velocidade da reao dada pela relao v = k.[A].[B]. e) A reao de segunda ordem.

CINTICA QUMICA 4. Ordem de reao. Leis de velocidade:


Exerccio: 7) Na decomposio trmica da amnia expressa pela equao: 2 NH3 (g) p N2 (g) + 3 H2 (g) Duplicando-se a concentrao molar de NH3, a velocidade da reao ficar: a) b) c) d) e) inalterada. duas vezes maior. trs vezes maior. quatro vezes maior. seis vezes maior.

CINTICA QUMICA
4. Ordem de reao. Leis de velocidade:
Exerccio: 8) Num balo de vidro, com um litro de capacidade e hermeticamente fechado, colocaram-se, a 25 oC e 1 atm, iguais concentraes iniciais de hidrognio gasoso [H2] e de vapor de iodo [I2]. Em quais quer concentraes iniciais, a equao da velocidade (v) da reao elementar de formao do cido ioddrico (HI) deve ser escrita assim: (k1/k2) [H2] ([I2]/[HI]2) mol/L.s k1 [H2] [I2] mol/L.s K [HI]2 / ([H2] [I2]) mol/L.s K1 [H2]2 [I2]0 mol/L.s [HI]2 / ([H2] [I2]) mol/L.s

A) B) C) D) E)

CINTICA QUMICA
4. Ordem de reao. Leis de velocidade:
Exerccio: 9) A Teoria absoluta da velocidade das reaes, ou Teoria do Complexo Ativado, foi proposta para explicar o comportamento cintico da interao de espcies qumicas. A respeito dessa teoria INCORRETO afirmar que: A) A velocidade da reao ser tanto maior quanto maior for a energia potencial do complexo ativado B) Um estado de equilbrio estabelecido entre os reagentes e o complexo ativado C) O complexo ativado uma espcie intermediria de elevada energia potencial D) O complexo ativado se decompe espontaneamente, formando os produtos da reao E) A energia de ativao da reao direta corresponde diferena entre as energias do complexo ativado dos reagentes

CINTICA QUMICA
4. Ordem de reao. Leis de velocidade:
I. II. III. IV. Exerccio: 10) Para responder questo, analise as afirmativas abaixo: Uma reao com energia de ativao de 40 kJ mais lenta que uma outra reao que apresenta energia de ativao igual a 130 kJ A adio de um catalisador a uma reao qumica proporciona um novo caminho de reao, no qual a energia de ativao diminuda Um aumento de temperatura geralmente provoca um aumento na energia de ativao da reao A associao dos reagentes com energia igual energia de ativao constitui o complexo ativado.

Pela anlise das afirmativas, conclui-se que somente esto corretas: A) I e II B) I e III C) II e IV D) I, II e III E) II, III e IV

CINTICA QUMICA
5. Condies para que uma reao ocorra:
As condies fundamentais para que uma reao ocorra so afinidade qumica e contato entre os reagentes. As substncias colocadas para reagir devem possuir tendncia para entrar em reao. As interaes qumicas so devidas s colises entre as partculas dos reagentes. Deve haver choque entre partculas ativadas energeticamente e ocorrer uma boa orientao na coliso. Dessa forma podemos explicar quando uma reao, termodinamicamente possvel, lenta ou rpida, ou seja, comparar as suas velocidades.

EQUILBRIO QUMICO
1. Conceitos:
Equilbrio qumico uma reao reversvel na qual a velocidade da reao direta igual da reao inversa e, conseqentemente, as concentraes de todas as substncias participantes permanecem constantes. Quando a reao no se completa e os reagentes e produtos se mantm em equilbrio, utilizam-se duas setas em sentidos contrrios ou uma seta dupla para separar as duas partes da reao qumica. O equilbrio qumico dinmico, o qual indica que a reao que se processa em um sentido (dos reagentes para os produtos, sentido direto) tem a mesma taxa de desenvolvimento que a reao que se processa no sentido inverso (dos produtos para os reagentes) Reagentes m Produtos A+BmC+D Isto significa que foi atingido um estado de equilbrio qumico.

EQUILBRIO QUMICO
1. Conceitos:
Atingido o estado de equilbrio qumico, isso no significa que a reao qumica parou, mas sim que a velocidade da reao no sentido direto igual velocidade da reao no sentido inverso. A existncia de um equilbrio qumico dinmico significa que a reao qumica nem sempre caminha para um final; ao invs disto, alguns reagentes e produtos coexistem no sistema. Este equilbrio dinmico um estado em que parece que nada est ocorrendo, porm um estado no qual reaes qumicas esto ocorrendo e freqentemente em velocidades rpidas.

EQUILBRIO QUMICO
2. Constante de equilbrio:

Kc no varia com a concentrao nem com a presso, mas varia com a temperatura. Quanto maior o Kc, maiores so as concentraes dos produtos em relao s dos reagentes, no equilbrio. Quanto menor o Kc, menores so as concentraes dos produtos em relao s dos reagentes, no equilbrio.

EQUILBRIO QUMICO
2. Constante de equilbrio:

Exerccio: 1) Considere o seguinte equilbrio a 230 C: 2 NO(g) + O2(g) m 2 NO2(g) Numa dada experincia as concentraes de equilbrio encontradas foram: [NO] = 0,0542 M, [O2] = 0,127 M e [NO2] = 15,5 M. Calcular a constante de equilbrio a esta temperatura.

EQUILBRIO QUMICO
3. Grau de equilbrio:

O grau de equilbrio varia com a temperatura e com a concentrao e, se o equilbrio tiver participante gasoso, varia tambm com a presso.

EQUILBRIO QUMICO
4. Equilbrios gasosos homogneos:
A sntese de amnia pelo processo Haber, a partir de nitrognio e hidrognio, ilustra muito bem um equilbrio homogneo (todos os compostos esto na mesma fase): N2(g) + 3 H2(g) m 2 NH3(g)

EQUILBRIO QUMICO
4. Equilbrios gasosos heterogneos:
do Os participantes slidos no entram na expresso do Kc nem Kp (se houver).

Por exemplo, a presso de vapor de um lquido descrito como sendo a presso exercida por um vapor quando ele est em um estado de equilbrio dinmico com seu lquido (lquido m vapor). Neste caso, duas fases coexistem no sistema, ento se trata de um equilbrio heterogneo. A presso de vapor da gua pode ser representada como um equilbrio dinmico heterogneo entre a gua lquida e a gua de vapor: H2O(l) m H2O(g)

EQUILBRIO QUMICO
5. FATORES QUE AFETAM O EQUILBRIO QUMICO:
Os fatores que afetam o equilbrio qumico so a temperatura, a presso (ou o volume) e a variao da composio (concentrao) de equilbrio. A influncia de cada uma destas variveis pode ser sintetizada num clebre lei da Qumica, a Lei de Le Chatelier: Quando se altera um dos fatores de que depende um equilbrio qumico, este desloca se de modo a minimizar a alterao introduzida.

EQUILBRIO QUMICO
5. Princpio de Le Chatellier:
Ao aplicar uma perturbao a um sistema em equilbrio, o sistema vai tentar minimizar os efeitos desta perturbao at chegar de novo a um equilbrio. Mudanas externas podem ser: aumento da quantidade de qualquer substncia, ou mudana do volume, ou fornecer/tirar calor. Supondo que ns adicionamos hidrognio a uma mistura em equilbrio na reao de sntese de Haber para produo de amnia, cuja reao : N2(g) + 3 H2(g) m 2 NH3(g) De acordo com o principio de Le Chatelier, o equilbrio vai tender a se ajustar para minimizar o aumento no nmero de molculas de hidrognio. Este ajuste encontrado quando a reao produz amnia adicional, com conseqente diminuio nas concentraes de N2 e H2. N2(g) + 3 H2(g) p 2 NH3(g)

EQUILBRIO QUMICO
5. Princpio de Le Chatellier:

Inversamente, se adicionarmos amnia, o equilbrio ento vai se ajustar para minimizar o efeito da adio de amnia e ento a composio do equilbrio ser deslocada em direo aos reagentes: N2(g) + 3 H2(g) n 2 NH3(g)

EQUILBRIO QUMICO
6. Equilbrio e temperatura :

Um aumento da temperatura desloca o equilbrio para a reao endotrmica. A + B + Calor p C + D

Uma diminuio da temperatura desloca o equilbrio para a reao exotrmica. A + B p C + D + Calor

EQUILBRIO QUMICO
7. Equilbrio e presso:
Uma vez que as fases condensadas (slidos ou lquidos) so praticamente incompressveis, a influncia da presso sobre o equilbrio em reaes qumicas s se manifesta quando existem gases que intervm na reao. Um aumento de presso desloca o equilbrio no sentido da formao do menor nmero possvel de molculas gasosas (de modo a minimizar a perturbao), enquanto uma diminuio da presso tem o efeito contrrio. Um aumento da presso desloca o equilbrio para a reao que ocorre com contrao de volume. Uma diminuio da presso desloca o equilbrio para a reao que ocorre com expanso de volume.

EQUILBRIO QUMICO
7. Equilbrio e presso:

Tomemos como exemplo a seguinte reao: 2 A(g) p B(g)

Neste caso um aumento de presso favorece a reao no sentido direto, e uma diminuio da presso favorece a reao no sentido inverso.

EQUILBRIO QUMICO
7. Equilbrio e concentrao:
Um aumento da concentrao de um participante desloca o equilbrio no sentido da reao em que este participante consumido. Uma diminuio da concentrao de um participante desloca o equilbrio no sentido da reao em que este participante formado. Consideremos a seguinte reao para a sntese do amonaco: N2(g) + 3 H2(g) p 2 NH3(g) Se por exemplo, aps atingido o equilbrio, aumentarmos a concentrao de nitrognio, o equilbrio vai deslocar se no sentido direto (formao de amonaco) de modo a minimizar a alterao introduzida. Se por exemplo for removido parte do amonaco formado, o equilbrio vai de novo deslocar se no sentido direto, opondo se perturbao introduzida.

EQUILBRIO QUMICO
8. Equilbrio e Catalisador:

O catalisador no desloca equilbrio, apenas diminui o tempo necessrio para atingi lo.

EQUILBRIO QUMICO
Resumindo:
Dada a reao genrica: aA(g) + bB(g) m cC(g) + dD(g)

EQUILBRIO QUMICO:
Exerccio: 2) Considere o seguinte equilbrio: SO2(g) + Cl2(g) m SO2Cl2(g) Diga como se desloca o equilbrio quando: a) adicionado Cl2 ao sistema b) removido SO2Cl2 do sistema c) removido SO2 do sistema

EQUILBRIO QUMICO:
Exerccio: 3) Dado o equilbrio: 2 H2(g) + O2(g) m 2 H2O(g) + calor em que sentido ele deslocado quando: a. b. c. d. e. Se aumenta a concentrao da gua? Se diminui a presso do sistema? Se aumenta a temperatura do sistema? Se diminui a temperatura do sistema? Se adiciona um catalisador?

EQUILBRIO QUMICO:
Exerccio: 4) Qual o efeito provocado no equilbrio abaixo quando ocorrem as seguintes alteraes? N2O3(g) m NO(g) + NO2(g) a. b. c. d. e. adio de N2O3 remoo de NO aumento da temperatura do sistema diminuio do volume do sistema adio de um catalisador
(H = 39,7 kJ

EQUILBRIO QUMICO
9. Constante de ionizao de cidos e bases:

[H2O] no entra na expresso de constantes de equilbrio em soluo aquosa. Cada etapa da ionizao tem a sua constante, representada por K1, K2, K3, ..., sendo K1 > > K2 > > K3 > > ...

EQUILBRIO QUMICO
10. Produto inico da gua:

Kw = [H+].[OH-] = 10-14 (25 C)

EQUILBRIO QUMICO
10. Produto inico da gua:

EQUILBRIO QUMICO:
Exerccios: 5) Assinale abaixo qual alternativa incorreta acerca de um equilbrio qumico: a) A velocidade da reao direta igual velocidade da reao inversa. b) Ambas as reaes (direta e inversa) ocorrem simultaneamente (tratase de um equilbrio dinmico). c) As caractersticas macroscpicas do sistema (desde que fechado) no mais se alteram. d) Os sistemas se deslocam espontaneamente para o estado de equilbrio. e) Obrigatoriamente, as concentraes de todas as substncias participantes do equilbrio devem ser iguais.

EQUILBRIO QUMICO:
Exerccios: 6) Na expresso da constante de equilbrio da reao H2(g) + Br2(g) m 2 HBr(g) esto presentes as concentraes em mol/L das trs substncias envolvidas. Isto porque a reao: a) envolve substncias simples, como reagentes; b) envolve molculas diatmicas; c) envolve molculas covalentes; d) se processa em meio homogneo; e) se processa sem alterao de presso, a volume constante.

EQUILBRIO QUMICO:
Exerccios: 7) Mistura-se 5mols de N2 com 3 mols de H2 em um recipiente de 10 litros. O equilbrio atingido a 727 C quando existiam 4,3 mol de nitrognio no sistema. Qual o valor de Kc? N2 + 3 H2 m 2 NH3

Gabarito
Cintica Qumica:
1) A 2) E 3) 4 mol/L.min-1 4) B 5) E 6) A 7) D 8) B 9) A 10) C

Gabarito
Equilbrio Qumico:
1) Kc = 6,44 x 105 2) A) no sentido do SO2Cl2(g) B) no sentido do SO2Cl2(g) C) no sentido do SO2(g) e Cl2(g) 3) A) no sentido do 2 H2(g) + O2(g) B) no sentido do 2 H2(g) + O2(g) C) no sentido do 2 H2(g) + O2(g) D) no sentido do 2 H2O(g) + calor E) no desloca o equilbrio 4) A) no sentido do NO + NO2 B) no sentido do NO + NO2 C) no sentido do NO + NO2 D) no sentido do N2O3 E) no desloca o equilbrio 5) E 6) D 7) Kc = 62,52

Boa Noite!.
Boa Prova.

S-ar putea să vă placă și