Sunteți pe pagina 1din 11

Art. 155 - Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia mvel: Pena - recluso, de um a quatro anos, e multa.

1 - A pena aumenta-se de um tero, se o crime praticado durante o aumentarepouso noturno. (majorante) noturno. majorante) 2 - Se o criminoso primrio, e de pequeno valor a coisa furtada, o juiz pode substituir a pena de recluso pela de deteno, diminu-la de diminuum a dois teros, ou aplicar somente a pena de multa. (privilegiado) 3 - Equipara-se coisa mvel a energia eltrica ou qualquer outra que Equiparatenha valor econmico. (furto de energia) Furto qualificado 4 - A pena de recluso de dois a oito anos, e multa, se o crime cometido: cometido: I - com destruio ou rompimento de obstculo subtrao da coisa; II - com abuso de confiana, ou mediante fraude, escalada ou destreza; III - com emprego de chave falsa; IV - mediante concurso de duas ou mais pessoas.
5 - A pena de recluso de trs a oito anos, se a subtrao for de veculo automotor que venha a ser transportado para outro Estado ou para o exterior. exterior.

SUJEITO ATIVO: qualquer pessoa (crime comum) comum) SUJEITO PASSIVO: qualquer pessoa (crime comum). comum). OBJETO JURDICO: propriedade, posse e a deteno legtima propriedade, TIPO OBJETIVO: subtrair: retirar. subtrair: retirar. TIPO SUBJETIVO: dolo direto (animus furandi ou rem sibi habendi) habendi), com o fim especial de agir alheia. CONSUMAO: com a subtrao da coisa alheia.
Amotio: dAmotio: d-se a consumao quando a coisa subtrada passa para o poder do agente, independentemente de deslocamento ou posse mansa e pacfica. pacfica. Adotada pelo STJ/STF. STJ/STF.

TENTATIVA: cabvel (Crime material) AO PENAL: pblica incondicionada,. incondicionada,.

1: majorante (causas de aumento de pena) 1/3 A pena aumentada de 1/3 se o crime praticado durante o repouso noturno ( o perodo em que, noite, as pessoas se recolhem para o descanso dirio).

2: furto privilegiado: causa especial de diminuio de pena . Tambm chamado de furto mnimo. Preenchidos os requisitos (criminoso primrio e furto de pequeno valor), o juiz DEVE: substituir a pena, diminu-la de 1/3 a 2/3 ou aplicar somente a pena de multa. Requisitos: a) subjetivo: criminoso primrio. Primariedade: para o STF significa no reincidente, mesmo que tenha vrias condenaes no passado. b) objetivo: pequeno valor da coisa furtada: at um salrio mnimo. Esses dois requisitos so cumulativos.

3: clusula de equiparao: equiparao: Equipara-se a coisa mvel a energia eltrica ou qualquer outra que tenha valor econmico (gentica, mecnica, trmica e radioatividade).

Ex: Energia Gentica: smen de um animal.

Art. 155 - Abuso de confiana

Art. 168 Apropriao indbita

O agente no tem a posse, tem mero O agente exerce a posse em nome de contato com a coisa. outrem. Dolo antecedente posse. Dolo superveniente posse.

Art. 155 Furto mediante Fraude

Art. 171 Estelionato

O agente emprega a fraude para O agente emprega fraude para fazer facilitar a subtrao da coisa (finalidade com que a vtima lhe entregue a coisa retirar a vigilncia). espontaneamente. (A vtima enganada entrega a posse desvigiada). Coisa sai da vtima e vai para o agente Coisa sai da vtima e vai para o agente de forma unilateral. de forma bilateral (agente e vtima querem alterar a posse).

com destruio ou rompimento de obstculo: obstculo:

a violncia deve incidir sobre a coisa que est entre o agente e a coisa visada. visada. OBS: OBS: se a violncia incide sobre a coisa visada no h qualificadora. qualificadora. A doutrina moderna s reconhece a qualificadora quando o obstculo rompido guarda coisa mais valiosa que ele. ele. Concluso: Concluso: o obstculo tem que valer menos que a coisa subtrada O rompimento do obstculo deve ocorrer antes, durante ou aps a subtrao, mas sempre antes da consumao Se ot rompimento do obstculo ocorre aps a consumao: consumao: furto + dano

II - Escalada ou Destreza: Escalada: o uso de via anormal para ingressar no local em que se encontra a coisa visada. OBS: no importa se subindo ou cavando tneis. A jurisprudncia exige no s a via anormal, como tambm o desforo incomum do agente.

Destreza: a peculiar habilidade fsica ou manual permitindo ao agente praticar o crime sem que a vtima perceba que est sendo despojada de seus bens. Ex: batedores de carteiras.

III - Com emprego de chave falsa. Chave falsa: todo instrumento com ou sem forma de chave destinado a abrir fechadura. Ex: chave mixa (gazua), arame, grampo, etc.

Questes importantes: A chave verdadeira obtida mediante fraude chave falsa? R: Prevalece que no chave falsa. OBS: chave falsa pode ser tanto carto para entrar em quarto de hotel; dispositivo magntico para abrir carro.

IV - Mediante concurso de duas ou mais pessoas: concurso de pessoas gnero, do qual so espcies coautores e partcipes. Logo, computa-se o partcipe (esta corrente a que prevalece); OBS: nesse nmero mnimo de pessoas, consideram-se inimputveis e eventuais pessoas desconhecidas (no identificadas). Questo importante: Se o crime for praticado por quadrilha ou bando, eu no aplico a qualificadora? R: prevalece que no, sob pena de incidir bis in idem. A quadrilha ou bando j est consumado.

5 qualificadora: subtrao de veculo automotor que venha a ser transportado para outro Estado ou para o exterior. (recluso: 03 a 08 anos). Para incidir esta qualificadora indispensvel que o veculo ultrapasse os limites de um Estado ou do nosso pas.

S-ar putea să vă placă și