Sunteți pe pagina 1din 15



O GRANDE IRMO ZELA POR TI.

 GUERRA PAZ.  LIBERDADE ESCRAVIDO.  IGNORNCIA FORA.

 "Quem controla o passado, controla o futuro. Quem controla o presente, controla o passado."  George Orwell

 Mil Novecentos e Oitenta e Quatro (em ingls: Nineteen Eighty-Four) um romance distpico clssico do autor ingls Eric Arthur Blair, mais conhecido pelo pseudnimo de George Orwell. Publicado em 8 de junho de 1949, retrata o cotidiano de um regime poltico totalitrio e repressivo no ano homnimo.

 No livro conta-se a histria de Winston, um apagado funcionrio do Ministrio da Verdade da Oceania e de como ele parte da indiferena perante a sociedade totalitria em que vive, passa revolta, levado pelo amor por Jlia e incentivado por O'Brien, um membro do Partido Interno com quem Winston simpatiza; e de como acaba por descobrir que a prpria revolta fomentada pelo Partido no poder. E tambm de como, no Quarto 101, o chamado "pior lugar do mundo", todo homem tem os seus limites.

 A trama se passa na Pista No. 1, o nome da Inglaterra sob o regime totalitrio do Grande Irmo (no original, Big Brother) e sua ideologia IngSoc (socialismo ingls), e conta a histria de Winston Smith, funcionrio do Ministrio da Verdade, um rgo que cuida da informao pblica do governo. Diariamente, os cidados devem parar o trabalho por dois minutos e se dedicar a atacar histericamente o traidor foragido Emmanuel Goldstein e, em seguida, adorar a figura do Grande Irmo. Smith no tem muita memria de sua infncia ou dos anos anteriores mudana poltica e, ironicamente, trabalha no servio de rectificao de notcias j publicadas, publicando verses retroactivas de edies histricas do jornal The Times. Estranhamente, ele comea a interessar-se pela sua colega de trabalho Julia, num ambiente em que sexo, seno para procriao, considerado crime. Ao mesmo tempo, Winston cooptado por O'Brien, um burocrata do crculo interno do IngSoc que tenta coopt-lo a no abandonar a f no Grande Irmo.

 De fato, Mil Novecentos e Oitenta e Quatro uma metfora sobre o poder e as sociedades modernas. George Orwell escreveu-o animado de um sentido de urgncia, para avisar os seus contemporneos e as geraes futuras do perigo que corriam, e lutou desesperadamente contra a morte - sofria de tuberculose - para poder acab-lo. Ele foi um dos primeiros simpatizantes ocidentais da esquerda que percebeu para onde o stalinismo caminhava e a que ele vai buscar a inspirao - lendo Mil Novecentos e Oitenta e Quatro percebe-se que o Grande Irmo baseado na viso de Orwell sobre os totalitarismos de vria ndole que dominavam a Europa e sia na poca. Stalin, tambm Hitler e Churchill foram algumas das figuras que inspiraram Orwell a escrever o romance.

 O Estado controlava o pensamento dos cidados, entre muitos outros meios, pela manipulao da lngua. Os especialistas do Ministrio da Verdade criaram a Novilngua, uma lngua ainda em construo, que quando estivesse finalmente completa impediria a expresso de qualquer opinio contrria ao regime. Uma das mais curiosas palavras da Novilngua a palavra duplipensar que corresponde a um conceito segundo o qual possvel ao indivduo conviver simultaneamente com duas crenas diametralmente opostas e aceitar ambas. Os nomes dos Ministrios em 1984 so exemplos do duplipensar. O Ministrio da Verdade, ao rectificar as notcias, na verdade estava mentindo. Porm, para o Partido, aquela era a verdade. Assim, o conceito de duplipensar plausvel a um cidado da Oceania.

 Outra palavra da Novilngua era Teletela, nome dado a um dispositivo atravs do qual o Estado vigiava cada cidado. A Teletela era como que um televisor bidirecional, isto , que permitia tanto ver quanto ser visto. Nele, o "papel de parede" (ou seja, quando nenhum programa estava sendo exibido) era a figura inanimada do lder mximo, o Grande Irmo.

 No livro, Orwell expe uma teoria da Guerra. Segundo ele, o objectivo da guerra no vencer o inimigo nem lutar por uma causa. O objetivo da guerra manter o poder das classes altas, limitando o acesso educao, cultura e aos bens materiais das classes baixas. A guerra serve para destruir os bens materiais produzidos pelos pobres e para impedir que eles acumulem cultura e riqueza e se tornem uma ameaa aos poderosos. Assim, um dos lemas do Partido, "guerra paz", explicado no livro de Emmanuel Goldstein: "Uma paz verdadeiramente permanente seria o mesmo que a guerra permanente".

 O que Duplipensar?  O que Duplipensar? O que Duplopensar? Guerra Paz; Liberdade Escravido; Ignorncia Fora.

Para acreditar nessas diretrizes do Partido preciso duplipensar. Cada um destes lemas pode ser usado em sentido oposto, dependendo do seu uso. "Duplipensar" um dos componentes da obra-prima de George Orwell, o livro 1984. Nesta obra, escrita em 1948 e publicada no ano seguinte, Orwell compe uma distopia (utopia negativa) onde os cidados so vigiados todo o tempo pelas teletelas (aparelhos que transmitem e captam voz e imagem) sob a liderana do Grande Irmo. Em todos os lares dos integrantes do Partido, cafeterias, indstrias e praas as teletelas transmitiam a ideologia do Partido, mas do que isso, elas captavam todos os movimentos de seus filiados. O Grande Irmo zela por ti, repetiam as teletelas seus feitos e conquistas. Est explicado porque o programa se chama Big Brother.

Duplipensar um termo da novilngua (newspeak). Uma reduo do idioma ingls usado oficialmente e baseado em unir e destruir palavras para que o pensamento fosse cada vez mais igual. A cada edio o dicionrio de novilngua diminuia, e, a resistncia ao Partido na mesma proporo. Atravs do controle da realidade o Partido tem o controle do presente e do passado. O protagonista Winston desafiao tentando mudar o futuro do megabloco da Oceania, ele tem de lutar contra a realidade, o medo das pessoas em mudar o status quo e seu prprio duplipensamento.

S-ar putea să vă placă și