Sunteți pe pagina 1din 75

Teologia de Misses

Prof. Erinia

Introduo
y

Esperar que Deus faa tudo enquanto ns no fazemos nada, no f, isto superstio. - Martin Luther King Jr. A Bblia um livro missionrio do incio ao fim, pois trata da ao de Deus no mundo por intermdio do Seu povo escolhido, no Antigo Testamento o povo de Israel e no Novo Testamento atravs da Igreja de Jesus Cristo.

Qual a vontade de Deus?


Abrao: Gn 12.1-3 y Jos: Gn 45.5; 47.7;50.20 y Moiss: Ex. 3.10 y Povo de Deus: Dt. 28.9e10
y

O chamado
Salmo 67 y Salmo 96.1-3 y Isaias 49.6
y

O que misses

Marcos 3.14 definio do verbo apostello Lucas 6.12 - 1 ocorrncia da palavra apstolo 1 Jesus diz Vinde (Mt11.28) , depois diz Ide (Mc 16.15) Apstolo = discpulo
http://marvyopriscila.wordpress.com/por-que-missoes/

Profetas: missionrios de Deus


Gente do sul indo profetizar no reino do norte (1 Rs13.1) y Elizeu (2 Rs 8.7) y Jonas (Jn 1.1-2) y Ezequiel (1.1) y Daniel (Dn 1.6) y Etc
y

Joo 3.16
Deus deu y Deus enviou y Jesus foi (veio) y Jesus deu sua vida y Jesus chamou y Jesus enviou Jo 20.21
y y

(ser discpulo ser enviado)

PARA QUE MISSES?


y

H um clamor no cu por misses que diz a quem enviarei, e quem h de ir por ns? (Isaas 6:8) e h um clamor na terra que diz passa Macednia, e ajuda-nos (Atos 16:9) e h tambm um clamor no inferno por misses que diz rogo-te, pois, pai, que o mandes casa de meu pai, para que lhes d testemunho, a fim de que no venham tambm para este lugar de tormento (Lucas 16:27,28).

ONDE FAZER MISSES?


y

JERUSALM
y

JUDIA

SAMARIA

CONFINS DA TERRA

GRANDE COMISSO

Textos bblicos relacionados com o mandamento de Jesus aos seus discpulos, que mostram tanto a nfase como o alcance da misso apostlica. Grande Comisso Mateus 28.18-20; Marcos 16.15-16, Atos 1.8; Apocalipse 5.9 e 7.9, Joo 4.35.

COMO FAZER MISSES?


Ir y Contribuir y Interceder
y y

Lucas 24.49

QUEM DEVE FAZER MISSES?


Igreja y responsabilidade coletiva (igreja como instituio) y Individual (igreja como sendo eu).
y

A Estratgia

ETNIA
o aglomerado humano homogneo, com uma vida social, material e psquica formada em moldes idnticos. Uma etnia formada por um conjunto de caractersticas somticas, lingsticas e culturais semelhantes. A diferena entre etnia e nao que uma nao pode ser composta de vrias etnias. Hoje na frica se v quo problemtico quando no se atenta para o fato da distino que h entre nao e etnia. Pois inmeros pases sofrem com conflitos tnicos interminveis.

MISSILOGO

Pessoa especializada em misses. Se dedica a estudar as caractersticas dos povos, estratgias prprias para cada grupo humano, a antropologia missionria, as questes prprias dos missionrios no campo, os mtodos de evangelizao,

CULTURA
Cultura pode ser definida como o sistema integrado de padres de comportamento aprendidos, idias e produtos que caracterizam uma sociedade. Diz-se comumente de uma pessoa que tem cultura como sendo aquela que tem bom estudo, boa posio social, etc...mas no esse o conceito missiolgico.
(ler texto - aspectos de distintas culturas)

MISSIONRIO
O termo tem origem na palavra apstolo, que quer dizer, enviado com a autoridade de quem envia. O missionrio seria a pessoa encarregada de plantar igrejas no mundo e estabelecer a doutrina. Modernamente chamamos missionrio aquele que sai com uma misso especial a mando da igreja, seja ela para projetos de evangelizao ou projetos sociais e educacionais, alm das fronteiras da igreja local.

NAO

So entidades geopolticas que so identificadas por suas fronteiras estabelecidas e governos mundialmente reconhecidos.

POVO
Agrupamento de indivduos que tm entre si uma afinidade porque compartilham aspectos culturais comuns como: lngua, religio, etnia, morada, profisso, classe ou casta social ou uma combinao destes fatores. Por exemplo o Japo um pas com 27 povos, a China com 160 povos, A Filipinas com 180 povos, a ndia com 432 povos, e a Indonsia com 102 povos.

POVOS HINDUS
y y y y y y y y y y y y

formam 13,5% do mundo, ou seja, 1 bilho e oitenta milhes de pessoas. So resistentes ao Evangelho, eis o desafio dos nmeros: 5 milhes e ratos deuses 250 milhes de vacas sagradas 2 milhes e meio de moradores de rua 100 milhes de casas-barracos 98 milhes de aidticos 33 milhes de deuses falsos 10 milhes de pessoas leprosas 8 milhes de prostitutas 4 milhes de pessoas cegas 600 mil favelas - chabolas 1652 idiomas e dialetos

POVOS BUDISTAS
y

formam 11,6% do mundo, ou seja, 696 milhes de pessoas. Eles seguem uma religio sem Deus, buscam a ausncia da dor crendo que a dor o fruto do desejo inalcanado, por isso se esforam para eliminar a mesma, tambm acreditam na reencarnao.

POVOS MULUMANOS
y

formam hoje 20% do mundo, ou seja, 1,17 bilhes de pessoas. So os mais resistentes ao Evangelho. Para se tornar um mulumano basta afirmar "no h deus se no Al, Maom o seu profeta" e cumprir as quatro obrigaes: oraes cinco vezes por dia, esmolas, um ms de jejum por ano, uma peregrinao a Mca durante a vida. Se um mulumano ouve o Evangelho e se torna cristo ele perseguido e muitas vezes condenado a anos de priso, e alguns chegam at serem mortos.

POVOS ANIMISTAS, ESPRITAS E GRUPOS MENORES


formam 4,2%, ou seja, 252 milhes de pessoas. Os animistas adoram os espritos dos mortos e lhes sacrificam alimentos e at dinheiro. Os espritas nem sempre adoram os espritos, mas faz uso deles para comunicar-se com os "mortos" e para efetuar curas. y Na China o animismo est ligado essencialmente propiciao e a adorao aos espritos dos antepassados. Na frica e em outras regies crem que as rvores e pedras e outros objetos possuem almas e estejam intimamente ligados ao mundos espritos bons e mais. y No Brasil embora "animista" no seja um termo muito comum, a prtica de animismo se encontra na macumba e nos adeptos de iemanj.
y y

NO RELIGIOSOS E ATESTAS

so aqueles que no tem nenhuma religio e no acreditam na existncia de Deus. Formam 18,3%, ou seja, 1.09 bilhes de pessoas.

POVO NO ALCANADO
um grupo humano onde no existe presena evanglica, que no dispe de recursos humanos ou financeiros para alcanar com o evangelho, dependendo por isso de esforo externo, isto , um povo que no possui uma igreja evanglica forte o suficiente para alcanar o restante do prprio povo.

O que Janela 10-40? 10y

. Esta regio estende-se desde o oeste da frica at ao leste da sia, e comparada a uma janela retangular, estando entre 10 e 40 graus ao norte da linha do equador. Todas as terras bblicas encontram-se nessa janela.

a rea do mundo onde vive o maior nmero de povos no alcanados, predominando os seguidores do Islamismo, do Hindusmo e do Budismo. O Islamismo est atingindo 1 bilho de adeptos, o Hindusmo, mais de 700 milhes. A Janela 10/40 conhecida como o Cinturo de Resistncia; nela se encontram as fortalezas de Satans, pois 37 dos 50 pases menos alcanados do mundo localizam-se nessa regio. Nessa rea, esto 82% dos mais pobres do planeta. Bilhes de pessoas so vtimas das enfermidades, misrias e calamidades.

Filme: povo Kimyal

POVO NO EVANGELIZADO

um grupo humano que ainda que possam ter um conhecimento mnimo do evangelho ou de Deus, no tiveram a oportunidade real de responder a este evangelho.

RAA
Conjunto de indivduos que possuem tronco comum e caractersticas semelhantes, dentro da sua espcie, gerao, casta, origem, estirpe. Em antropologia, um conceito biolgico em que as raas humanas agrupam-se segundo caractersticas de cor da pele, a cor e forma do cabelo, a configurao do crnio, os grupos sangneos etc.

TRIBO
Grupo tnico unido pela lngua, usos e tradies, que vive em comunidade sob um ou mais lderes.

http://www.cibi.org.br/missoes/mapamiss.html

Evangelismo x Misses
Quem amado agradecido. y Quem grato exerce servio. y Quem serve enviado. y Quem enviado alcana resultado!
y

Paulo
2 Co 11.24-29; 12.10 sofreu y Rm.15.20,21 estratgia: pregar onde ningum pregou antes. y V.19-21 no sobrou espao para trabalhar. y Queria ir a Espanha, mas possivelmente morreu sem ter ido.
y

I. A PRIMEIRA VIAGEM MISSIONRIA (AT 13 14) 47 e 48 d.C. sada de Chipre II. A SEGUNDA VIAGEM MISSIONRIA (AT 15.36 18.28) 49 a 52 d.C. III. TERCEIRA VIAGEM MISSIONRIA (AT 18.23 28.31) 53 a 57 d.C.

Misses e Soteriologia (doutrina da salvao)


- crena que todos sero salvos porque Deus misericordioso. y - Deus dar um jeito de faz-lo conhecido atravs de qualquer coisa que no seja a pregao. y - Atos 26.16-18 y - 1 Co 9.22 y - Justia de Deus: Romanos 1.20,21; Rm 1.14-16
y

Efeitos do universalismo
Ideia de que as pessoas vo ser salvas sem ouvir o evangelho y Diminuio da fora missionria y 1953-1980: por causa dessa doutrina diminuiu de 9844 para 2813 missionrios transculturais. y Mateus 28.19;
y

Evangelismo x misses
Evangelismo no pode ser terminado y Misses pode ser terminado y Tarefa de misses: transpor barreiras lingusticas e culturais
y

Filme: A Colheita

S-ar putea să vă placă și