Sunteți pe pagina 1din 17

Conveno de Viena sobre Relaes Diplomticas

Prembulo: Os Estados-Partes na presente Conveno, Considerando que, desde tempos remotos, os povos de todas as naes tm reconhecido o estatuto dos agentes diplomticos; Conscientes dos propsitos e princpios da Carta das Naes Unidas relativos igualdade soberana dos Estados, a manuteno da paz e da segurana internacional e ao desenvolvimento das relaes de amizade entre as naes; Persuadidos que uma conveno internacional sobre relaes, privilgios e imunidades diplomticas contribuir para o desenvolvimento de relaes amistosas entre as naes, independentemente da diversidade dos seus regimes constitucionais e sociais; Reconhecendo que a finalidade de tais privilgios e imunidades no beneficiar indivduos, mas sim a de garantir o eficaz desempenho das funes das misses diplomticas, em seu carcter de representantes dos Estados; Afirmando que as normas de direito internacional consuetudinrio devem continuar regendo as questes que no tenham sido expressamente reguladas nas disposies da presente Conveno; Convieram no seguinte:

Artigo 1 : Para os efeitos da presente Conveno: a) "Chefe de Misso" a pessoa encarregada pelo Estado acreditante de agir nessa qualidade; d) "membros do pessoal diplomtico" so os membros do pessoal da Misso que tiverem a qualidade de diplomata; e) "agente diplomtico" o chefe da Misso ou um membro do pessoal diplomtico da Misso; i) "locais da Misso" so os edifcios, ou parte dos edifcios, e terrenos anexos seja quem for o seu proprietrio, utilizados para as finalidades da Misso, inclusive a residncia do Chefe da Misso.

Artigo 2. O estabelecimento de relaes diplomticas entre Estados e o envio de misses diplomticas permanente efetua-se por consentimento mtuo. Artigo 3. As funes de uma misso diplomtica consistem, entre outras, em: a) representar o Estado acreditante perante o Estado acreditado; b) proteger no Estado acreditado os interesses do Estado acreditante e se seus nacionais, dentro dos limites permitidos pelo direito internacional; c) negociar com o Governo do Estado acreditado; d) inteirar-se por todos os meios lcitos das condies existentes e da evoluo dos acontecimentos no Estado acreditado e informar a este respeito o Governo do Estado acreditante; e) promover relaes amistosas e desenvolver as relaes econmicas, culturais e cientficas entre o Estado acreditante e o Estado acreditado. 2. Nenhuma disposio da presente Conveno poder ser interpretada como impedindo o exerccio de funes consulares pela Misso diplomtica.

Artigo 4. 1. O Estado acreditante dever certificar-se de que a pessoa que pretende nomear como Chefe da Misso perante o Estado acreditado obteve o agrement do referido Estado. 2. O Estado acreditado no est obrigado a dar ao Estado acreditante as razes da negao do "agrement".

Artigo 9. 1. O Estado acreditado poder a qualquer momento, e sem ser obrigado a justificar a sua deciso, notificar ao Estado acreditante que o Chefe da Misso ou qualquer membro do pessoal diplomtico da Misso persona non grata ou que outro membro do pessoal da misso no aceitvel. O Estado acreditante, conforme o caso, retirar a pessoa em questo ou dar por terminadas as suas funes na Misso. Uma pessoa poder ser declarada non grata ou no aceitvel mesmo antes de chegar ao territrio do Estado acreditado. 2. Se o Estado acreditante se recusar a cumprir, ou no cumprir, dentro de um prazo razovel, as obrigaes que lhe incumbem, nos termos do pargrafo 1 deste artigo, o Estado acreditado poder recusar-se a reconhecer tal pessoa como membro da Misso.

Artigo 10. 1. Sero notificados ao Ministrio das Relaes Exteriores do Estado acreditado, ou a outro Ministrio em que se tenha convindo: a) a nomeao dos membros da Misso, sua chegada e partida definitiva ou o termo das suas funes na Misso; b) a chegada e partida definitiva de pessoas pertencentes famlia de um membro da Misso e, se for o caso, o fato de uma pessoa vir a ser ou deixar de ser membro da famlia de um membro da Misso; c) a chegada e a partida definitiva dos criados particulares a servio das pessoas a que se refere a alnea "a" deste pargrafo e, se for o caso, o fato de terem deixado o servio de tais pessoas; d) a admisso e a despedida de pessoas residentes no Estado acreditado como membros da Misso ou como criados particulares com direito a privilgios e imunidades. 2. Sempre que possvel, a chegada e a partida definitiva devero tambm ser previamente notificadas.

Artigo 14. 1. Os Chefes de Misso dividem-se em trs classes: a) Embaixadores ou Nncios acreditados perante Chefes de Estado, e outros Chefes de Misso de categoria equivalente; b) Enviados, Ministros ou Internncios, acreditados perante Chefes de Estado; c) Encarregados de Negcios, acreditados perante Ministro das Relaes Exteriores. 2. Salvo em questes de precedncia e etiqueta, no se far nenhuma distino entre Chefes de Misso em razo de sua classe.

Artigo 20. A Misso e seu Chefe tero o direito de usar a bandeira e o escudo do Estado acreditante nos locais da Misso inclusive na residncia do Chefe da Misso e nos seus meios de transporte.

Artigo 22. 1. Os locais da Misso so inviolveis. Os agentes do Estado acreditado no podero neles penetrar sem o consentimento do Chefe da Misso. 2. O Estado acreditado tem a obrigao especial de adotar todas as medidas apropriadas para proteger os locais da Misso contra qualquer instruo ou dano e evitar perturbaes tranqilidade da Misso ou ofensas sua dignidade. 3. Os locais da Misso, seu mobilirio e demais bens neles situados, assim como os meios de transporte da Misso, no podero ser objeto de busca, requisio, embargo ou medida de execuo.

Artigo 23. 1. O Estado acreditante e o Chefe da Misso esto isentos de todos os impostos e taxas, nacionais, regionais ou municipais, sobre os locais da Misso de que sejam proprietrios ou inquilinos, excetuados os que representem o pagamento de servios especficos que lhes sejam prestados. 2. A iseno fiscal a que se refere este artigo no se aplica aos impostos e taxas cujo pagamento, na conformidade da legislao do Estado acreditado, incumbir s pessoas que contratem com acreditante ou com o Chefe da Misso. Artigo 24. Os arquivos e documentos da Misso so inviolveis, em qualquer momento e onde quer que se encontrem.

Artigo 26. Salvo o disposto nas leis e regulamentos relativos a zonas cujo acesso proibido ou regulamentado por motivos de segurana nacional, o Estado acreditado garantir a todos os membros da Misso a liberdade de circulao e trnsito em seu territrio. Artigo 27. 1. O Estado acreditado permitir e proteger a livre comunicao da Misso para todos os fins oficiais. Para comunicar-se com o Governo e demais Misses e Consulados do Estado acreditante, onde quer que se encontrem, a Misso poder empregar todos os meios de comunicao adequados, inclusive correios diplomticos e mensagens em cdigo ou cifra. No obstante, a Misso s poder instalar e usar uma emissora de rdio com o consentimento do Estado acreditado. 2. A correspondncia oficial da Misso inviolvel. Por correspondncia oficial entende-se toda correspondncia concernente Misso e suas funes. 3. A mala diplomtica no poder ser aberta ou retida. 4. Os volumes que constituam a mala diplomtica devero conter sinais exteriores visveis que indiquem o seu carter e s podero conter documentos diplomticos e objetos destinados a uso oficial. 5. O correio diplomtico, que dever estar munido de um documento oficial que indique sua condio e o nmero de volumes que constituam a mala diplomtica, ser, no desempenho das funes, protegido pelo Estado acreditado. Gozar de inviolabilidade pessoal e no poder ser objeto de nenhuma forma de deteno ou priso. 6. O Estado acreditante ou a Misso poder designar correios diplomticos ad hoc. Em tal caso, aplicar-se-o as disposies do pargrafo 5 deste artigo, mas as imunidades nele mencionadas deixaro de se aplicar, desde que o referido correio tenha entregado ao destinatrio a mala diplomtica que lhe fora confiada. 7. A mala diplomtica poder ser confiada ao comandante de uma aeronave comercial que tenha de aterrissar num aeroporto de entrada autorizado. O comandante ser munido de um documento oficial que indique o nmero de volumes que constituam a mala, mas no ser considerado correio diplomtico. A Misso poder enviar um de seus membros para receber a mala diplomtica, direta e livremente, das mos do comandante da aeronave.

Artigo 28. Os direitos e emolumentos que a Misso perceba em razo da prtica de atos oficiais estaro isentos de todos os impostos ou taxas. Artigo 29. A pessoa do agente diplomtico inviolvel. No poder ser objeto de nenhuma forma de deteno ou priso. O Estado acreditado trat-lo com o devido respeito e adotar todas as medidas adequadas para impedir qualquer ofensa sua pessoa, liberdade ou dignidade.

Artigo 30. 1. A residncia particular do agente diplomtica goza da mesma inviolabilidade e proteo que os locais da Misso. 2. Seus documentos, sua correspondncia e, sob reserva do disposto no pargrafo 3 do artigo 31, seus bens gozaro igualmente de inviolabilidade. Artigo 31. 1. O agente diplomtico gozar da imunidade de jurisdio penal do Estado acreditado. 2. O agente diplomtico no obrigado a prestar depoimento como testemunha

Artigo 33. 1. Salvo o disposto no pargrafo 3 deste artigo, o agente diplomtico estar, no tocante aos servios prestados ao Estado acreditante isento das disposies sobre seguro social que possam vigorar no Estado acreditado. Artigo 34. O agente diplomtico gozar de iseno de todos os impostos e taxas, pessoas ou reais, nacionais, regionais ou municipais,(...)

Artigo 37. 1. Os membros da famlia de um agente diplomtico que com ele vivam gozaro dos privilgios e imunidades mencionados nos artigos 29 a 36, desde que no sejam nacionais do Estado acreditado. Artigo 41 1. Sem prejuzo de seus privilgios e imunidades, todas as pessoas que gozem desses privilgios e imunidades devero respeitar as leis e os regulamentos do Estado acreditado. Tem tambm o dever de no se imiscurem nos assuntos internos do referido Estado.

Artigo 42 O agente diplomtico no exercer no Estado acreditado nenhuma atividade profissional ou comercial em proveito prprio. Artigo 45 Em caso de ruptura das relaes diplomticas entre dois Estados, ou se uma Misso retirada definitiva ou temporariamente: a) o Estado acreditado est obrigado a respeitar e a proteger, mesmo em caso de conflito armado, os locais da Misso bem como os seus bens e arquivos; b) o Estado acreditante poder confiar a guarda dos locais da Misso, bem como de seus bens e arquivos, a um terceiro Estado aceitvel para o Estado acreditado; c) o Estado acreditante poder confiar a proteo de seus interesses e dos de seus nacionais a um terceiro Estado aceitvel para o Estado acreditado.

Artigo 47 1. Na aplicao das disposies da presente Conveno, o Estado acreditado no far nenhuma discriminao entre Estados. 2. Todavia, no ser considerada discriminao: a) o fato de o Estado acreditante aplicar restritivamente uma das disposies da presente Conveno, quando a mesma for aplicada de igual maneira sua Misso no Estado acreditado. b) o fato de os Estados, em virtude de costume ou convnio, se concederem reciprocamente um tratamento mais favorvel do que o estipulado pelas disposies da presente Conveno. Artigo 49 A presente Conveno ser ratificada. Os instrumentos de ratificao sero depositados perante o Secretrio-Geral das Naes Unidas

S-ar putea să vă placă și