Sunteți pe pagina 1din 22

Programa Qualidade de Vida do Servidor da SES PQVS Tema:

Qualidade de Vida do Trabalhador


Alberto Jos de Arajo, MD, MSc. Coppe/UFRJ Hospital Universitrio Clementino F. Filho UFRJ
E-mail: ajaraujo@ig.com.br
I ENCONTRO DO PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA DA SES/RJ - 2002

Cultura e Sabedoria
Cultura ensinar ao menino a ler e a escrever palavras Sabedoria ensinar-lhe a vivenciar sentidos Cultura ensinar-lhe sobre as coisas da natureza Sabedoria ensinar-lhe sobre a natureza das coisas Cultura ensinar os atalhos do poder Sabedoria ensinar-lhe os longos caminhos da liberdade Cultura ensinar-lhe a somar riquezas e diminuir custos Sabedoria ensinar-lhe a multiplicao das virtudes e a diviso do amor Cultura ensinar-lhe a trabalhar o corpo Sabedoria ensinar-lhe a salvar a alma

Cultura ensinar ao menino a ver as horas Sabedoria ensinar-lhe a aproveitar seu tempo Moacyr Sacramento, O Moa

II ENCONTRO DO PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA DA SES/RJ

Qualidade de Vida e Trabalho: Sob uma perspectiva sistmica O homem e o meio ambiente: da singularidade complexidade das relaes.
      
Eco-92

Viso planetria Ecossistema Processos naturais: reproduo, seleo, mutao. Relaes produtivas x sociais O valor do trabalho na esfera da vida social Relaes produtivas x sociais. Trabalho enquanto processo de reproduo social: produo e consumo (Marx).

II ENCONTRO DO PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA DA SES/RJ

Qualidade de Vida e Trabalho: Sob uma perspectiva sistmica


Trabalho enquanto processo de reproduo social: produo e consumo .

(Marx).

     
Iraque.

Apropriao dos modos de produo. Os modelos de gesto . Os programas de qualidade total Os programas de certificao (ISO) As cargas de trabalho: desgaste fsico e psquico. A sade enquanto fator de manuteno da fora produtiva. A reestruturao produtiva x segurana do trabalho

II ENCONTRO DO PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA DA SES/RJ

Cosmoviso Medieval
Medieval
A Natureza compreendida pelo concreto e o qualitativo, animada e orgnica Fenmenos so explicados pelo desvelamento Objetivo a contemplao da Natureza Tempo cclico, esttico. O conhecimento obtido pela observao e pela deduo dos princpios gerais A matria contnua, inexistncia de vcuo. O Universo geocntrico, fechado, a Terra tem status especial, que tem em Deus, uma fora motriz inabalvel. Teleologia: relativo ao fundamento e ao sentido final de cada coisa ou evento tudo, com exceo de Deus, um permanente processo de vir-a-ser
II ENCONTRO DO PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA DA SES/RJ

Cosmoviso da Modernidade
Modernidade
Nenhuma relao entre coisa e valor A Natureza conhecida desde o seu exterior Fenmenos so investigados por experimentos, separados de seu contexto originrio Objetivo o controle consciente emprico da Natureza Descries so abstratas, matemticas, s real o que pode ser mensurvel Tempo linear, progressivo, infinito. Lgica de proposies binrias excludentes ou...ou... Emoes e Intuies tem carater fenomenal, no so fonte de conhecimento Atomismo: somente matria e movimento so reais o todo no maior que a soma das partes sistemas vivos so reduzidos a partes materiais elementares.
II ENCONTRO DO PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA DA SES/RJ

Cosmoviso da Ps-Modernidade
Ps-modernidade
Coisa e valor so vinculados A Natureza conhecida em nossas relaes com ela Fenmenos investigados por observao participante, dentro de seu contexto. Objetivo a sabedoria, a beleza e harmonia csmica (valores ticos) Descries so sntese de abstrato/concreto, onde a qualidade tem primazia sobre a quantidade. Estrutura de fluxo circular, podemos conhecer apenas uma frao da realidade. Lgica de proposies no excludentes tanto... como tambm... Emoes e Intuies so formas fundamentais de conhecimento. Holismo: Processo, forma e relao so o mais importante. Totalidade possui qualidade que suas partes constitutivas no possuem Sistemas vivos so manifestaes de uma espiritualidade, no sendo redutveis a partes constitutivas elementares
II ENCONTRO DO PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA DA SES/RJ

Processo sade-doena: Referenciais Histricos


Hipcrates: ... a busca do equilbrio pela modificao dos hbitos (uma nova interao com o meio ambiente). Galeno: ...a doena assim como entrou, poder ser expulsa do organismo e, principalmente ser encontrada e eliminada no meio ambiente, antes que o homem seja atacado por ela. John Snow: ...um ser que se encontra na natureza pronto a atacar o homem. (Koch e Pasteur: bases da Microbiologia). Leavell & Clark: ...condies propcias no meio ambiente para que o encontro do hospedeiro (homem) com o hspede (vetor ou agente patognico) resulte em doena. Vanderbroucke:...a grande causa das doenas passa pela a estrutura social e no somente pelas questes biolgicas mais especficas.
II ENCONTRO DO PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA DA SES/RJ

Fatores de Risco: Natureza Qumica, Fsica, Biolgica, Ergonmica


Ocupacionais: nem sempre restritos s indstrias, podendo poluir o meio ambiente e expor ao risco grandes populaes. Resduos emanados ou disseminados pelas correntes de ar, em cursos dgua, etc.. Hbitos de consumo: alimentos (corantes,edulcorantes, acidulantes, aromatizantes e conservantes), tratamento com agrotxicos. Hbitos alimentares: baixa ingesto de fibras, vitaminas; defumados, grelhados (benzo 3,4-pireno); embalagens de cloreto de vinila. Medicamentos: alquilantes, imunossupressores, dietilbestrol, fenacetina, cloranfenicol, estrgenos. Cultura: estilo e hbitos de vida (consumo de tabaco, lcool, opiceos e certos alimentos).
II ENCONTRO DO PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA DA SES/RJ

Fatores de Risco Selecionados: Natureza Biolgica


Agentes Infecciosos cuja transmisso favorecida pelo desequilbrio ecolgico: Esquistossomose e Cncer de Bexiga: frica e Oriente Mdio. Hepatoma endmico e vrus da Hepatite (B e C): frica, sia. Amrica do Sul Leucemia de clulas T e HTLV-1: Japo e Caribe. Agentes Infecciosos cuja transmisso favorecida pelo condies do ambiente de trabalho: Tuberculose, AIDS e Hepatite B em trabalhadores de sade Alergias respiratrias e de pele em pessoal de arquivo, documentao, biblioteca, limpeza etc.
II ENCONTRO DO PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA DA SES/RJ

Fatores de Risco Selecionados: Natureza Fsica


Radiao Ionizante: - exposio a minerais radioativos, extrao de petrleo, aciarias, preparo de produtos qumicos e farmacuticos, hospitais, guerras, etc. - contaminao acidental de pessoas e alimentos: Usina de Windscale (1957), Tchernobil (1986), Goinia (Csio-137). - UV: ao na pele nos trabalhadores expostos ao sol; uso de roupas sintticas e destruio da camada de oznio (xido de nitrognio e do clorofluorocarbono - CFC). Campos eletromagnticos: exposio crnica a campos eletromagnticos de baixa freqncia: maior risco de cncer (leucemia e tumores do crebro). Rudo: exposio a nveis de presso sonora no ambiente urbano e industrial, gerando perda auditiva e outros males (nervosismo, presso alta).
II ENCONTRO DO PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA DA SES/RJ

A Crise Econmica, a Globalizao e seus Reflexos


Mercado de Trabalho
Desemprego, Informalizao da economia Novas formas de explorao da mo de obra Reduo/Excluso Direitos Sociais, reformas Aumento de Impostos Acentuao dos contrastes e desigualdades sociais

II ENCONTRO DO PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA DA SES/RJ

Crise Econmica, Globalizao e seus Reflexos: Cenrio Atual


Crise de trabalho e emprego no Brasil: progressiva reduo de postos de trabalho, crescimento da informalidade etc. Sobre(vivendo) em uma economia globalizada: maximizao: dos lucros do capital especulativo e da pobreza da populao. Reestruturao produtiva em curso: absoro de novas tecnologias, reduo de custos e efetivos, demisso de pessoal e extino de categorias profissionais etc. Inovaes tecnolgicas: custo social elevado. Reengenharia: reduz-se o trabalho humano, dispensa-se o homem. Flexibilizao do trabalho Rediviso social e tcnica do trabalho: exportao dos riscos (mais impactos sobre sade e ambiente).
II ENCONTRO DO PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA DA SES/RJ

Fatores que afetam a qualidade de vida do trabalhador: os velhos problemas


Elevada incidncia de Acidentes de Trabalho graves e fatais (mesmo com a subnotificao). Prevalncia de doenas profissionais incapacitantes e/ou debilitantes (Silicose, Asbestose, Benzenismo, Intoxicaes Agudas e Crnicas: agrotxicos, metais pesados etc.) Prevalncia de doenas profissionais incapacitantes e fatais: benzenismo, silicose, asbestose, etc.

II ENCONTRO DO PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA DA SES/RJ

Fatores que afetam a qualidade de vida do trabalhador: principais indicadores


Quais os principais indicadores ?
Acidentes Fatais (INSS)
Brasil: 20 / 100 mil hab.. Pases desenvolvidos: 4 a 5 / 100 mil hab..

Acidentes Fatais e Leses Incapacitantes entre 91-96 (OIT)


Brasil: 427.072 (5o. Lugar)

Percentual de Mortes em Acidentes de Trabalho (INSS)


Brasil: 1.29 % (3o. Lugar) Pases desenvolvidos: Frana: 0,13% - EUA: 0,09%.

II ENCONTRO DO PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA DA SES/RJ

Fatores que afetam a qualidade de vida do trabalhador: os novos problemas


Os NOVOS problemas ...
Desgaste ou Sobrecarga fsica ou Sofrimento psquico
     LER/DORT, Estresse, Fadiga/Estafa crnica (Sndrome Burn Out) Ansiedade, Depresso, Pnico Estresse Assdio Moral Lombalgia, Coronariopatia

Auto-agresso e/ou respostas de enfrentamento


 Alcoolismo, Tabagismo, Dependncia medicamentosa  Outras dependncias qumicas, Suicdio

Degenerao: Envelhecimento (Biolgico + Precoce pelo Desgaste no Trabalho)


 Cncer, Cardiovasculopatias, Neuropatias comportamentais, Osteoartropatias
II ENCONTRO DO PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA DA SES/RJ

Fatores que afetam a qualidade de vida do trabalhador: os novos problemas


Os NOVOS problemas ...
Efeitos de longa-latncia e/ou de doses baixas:
Cncer ocupacional (asbestos, solventes, radiao ionizante) Leucemia (benzeno)

Efeitos Mutagnicos e Teratognicos


Agrotxicos, benzeno

Efeitos Neurocomportamentais
Intoxicao crnica por metais pesados (chumbo, mercrio) e por solventes e agrotxicos.

II ENCONTRO DO PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA DA SES/RJ

O Modelo de Sade Ocupacional


Quais os principais enfoques da sade ocupacional ?

Conceitual Poltico Tcnico-cientfico tico


II ENCONTRO DO PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA DA SES/RJ

O Modelo Atual de Sade do Trabalhador


Quais as principais questes do modelo atual ? Competncia: Normas divididas por vrios rgos. Cobertura: Insuficincia quantitativa (mo de obra na informalidade). Impacto: Qualidade insatisfatria. LT: Limites de Tolerncia, adoo de padres copiados de outros pases. Insalubridade/Periculosidade: Adicionais compensam baixos salrios, empresa paga para no corrigir os riscos. Higiene e Segurana: Lanamento de efluentes, gases e poeiras no meio-ambiente.

II ENCONTRO DO PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA DA SES/RJ

Em Busca de Modelo Alternativos


Quais os caminhos a buscar na construo de um modelo alternativo? ? Sade Ocupacional/Trabalhador a uma Sade Integral Insero da Sade na certificao ISO (qualidade total) Reorientar o enfoque na direo da Promoo da Sade Higiene e Segurana Industrial a uma Higiene e Segurana Ambiental e Comunitria. Operacionalizar o conceito de Trabalho Saudvel. Do Ambiente de Trabalho ao Meio-Ambiente e Desenvolvimento Humano Sustentvel. Dar visibilidade Utopia! O trabalho seja efetivamente uma oportunidade de realizao humana, que faa bem.
II ENCONTRO DO PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA DA SES/RJ

Cosmoviso da Ps-Modernidade
Ps-modernidade
Coisa e valor so vinculados A Natureza conhecida em nossas relaes com ela Fenmenos investigados por observao participante, dentro de seu contexto. Objetivo a sabedoria, a beleza e harmonia csmica (valores ticos) Descries so sntese de abstrato/concreto, onde a qualidade tem primazia sobre a quantidade. Estrutura de fluxo circular, podemos conhecer apenas uma frao da realidade. Lgica de proposies no excludentes tanto... como tambm... Emoes e Intuies so formas fundamentais de conhecimento. Holismo: Processo, forma e relao so o mais importante. Totalidade possui qualidade que suas partes constitutivas no possuem Sistemas vivos so manifestaes de uma espiritualidade, no sendo redutveis a partes constitutivas elementares
II ENCONTRO DO PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA DA SES/RJ

Cano do Novo Mundo


...Quem sonhou, s vale se j sonhou demais Vertente de muitas geraes, gravado em nossos coraes Um nome se escreve fundo. As canes em nossa memria vo ficar, profundas razes vo crescer A luz das pessoas me faz crer, eu sinto que vamos juntos. nem o tempo, amigo, nem a fora bruta Pode um sonho apagar... Beto Guedes

II ENCONTRO DO PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA DA SES/RJ

S-ar putea să vă placă și