Sunteți pe pagina 1din 14

A teoria do Contrato Social em Kant

Luana Marina dos Santos, Laura Antunes Carniel, Gustavo de Oliveira Mller, Thase Fauth Muniz Direito Filosofia jurdica Josu Mller Canoas, 21 de junho de 2011

A filosofia kantiana da moral e do direito


Kant inicialmente separa o conhecimento formal do conhecimento material; A filosofia do conhecimento formal lgica, abordando a razo dos pensamentos em s mesmos e no se apoia exclusivamente na experincia (emprico); O conhecimento material trata das leis a que esto submetidos. Estas leis se dividem em leis da natureza, tratadas pela fsica, e leis de liberdade, aquelas que tratam das aes livres dos homens; A fsica e a tica podem contar com elementos empricos. A fsica tem como objeto de experincia as leis da natureza e a tica tem por objeto a vontade do homem quando afetada pela natureza; chamada de emprica toda filosofia baseada em princpios da experincia, pura aquela filosofia que tem suas teorias fundamentadas exclusivamente em princpios, a priori, no extrados da experincia, mas sim do uso da razo pura.

A filosofia pura chamada metafsica, logo existe uma metafsica da natureza e uma metafsica dos costumes; Assim, a parte emprica da tica chama-se antropologia prtica, enquanto a sua parte metafsica a moral; Para Kant, deve existir uma filosofia moral totalmente desligada do que seja emprico. Seus fundamentos devem ser obtidos a priori, exclusivamente nos conceitos da razo pura; A ao moral no pode ser condicionada por qualquer estmulo externo. A vontade moral no pode ter nenhum fim alm do comprimento do dever. Assim, o dever da moral deve ser dado atravs do imperativo categrico. Este imperativo categrico apresenta uma ao necessria em si, impondo uma obrigao ou dever incondicional; Kant estabelece uma distino entre direito e moral.

As leis da liberdade, so consideradas s aes externas dos indivduos, sem preocupao com os motivos que o levam a adequar suas aes lei, so consideradas leis jurdicas; As leis da liberdade enquanto leis morais exigem, alm da adequao das aes externas com o seu ensinamento, que a lei em si seja o fator que determina a ao; O preceito moral dado pelo exerccio individual da razo pura, no podendo ser influenciado externamente.

Partindo do direito, a filosofia kantiana marcada pelo idealismo; Pensamento destinado a estabelecer teoria pura do direito; Somente atravs da razo pode haver uma distino do que justo e injusto; 3 caractersticas essenciais do direito :

1 - Deveria dizer respeito somente as relaes prticas externas entre as pessoas; 2- Se refere apenas s relaes entre as vontades dos indivduos; 3- Em uma relao entre vontades, no pode ser considerado o que se propem, apenas deve ser consideradas as escolhas livres;

Princpio Universal de Direito: Ao que possa coexistir com a liberdade de todos; O direito para kant, busca promover o exerccio mximo das liberdades individuais; O Estado passa a ser a garantia para que possa haver essas liberdades; O Direito surge para impedir, no momento em que as vontades individuais passem a frente da moral; Para cumprir sua funo o direito precisa do uso da coero; Liberdade relacionada com a autonomia da razo; A liberdade, entendida como independncia do indivduo de exercer sua vontade sem sofrer ingerncias externas, mas de forma que possa coexistir com a vontade dos outros, segundo kant, o nico direito natural, onde cada um ganha esse direito desde o momento de seu nascimento;

Teoria do Contrato Originrio


Kant reconhece o contrato originrio como o nico no qual pode ser fundamentada uma constituio civil universalmente jurdica entre os homens e constituda uma comunidade. Esse contrato no um fato histrico, mas sim uma idia da razo, um princpio ideal que deve servir para a justificao racional do Estado. O contrato originrio para ele simplesmente um ideal do que se deve tirar a justificao da passagem do estado de natureza para o estado civil. A realidade deste contrato consiste em derivar da vontade comum de todo um povo e em considerar que cada pessoa tivesse dado o seu consenso para uma tal vontade. Sendo o consenso um ideal ao qual o estado deve visar. A teoria do contrato originrio o meio pelo qual o contato social foi sublimado.

O Contrato Social
O contrato social foi difundido a partir do incio do sculo XVII; Neste perodo Thomas Hobbes foi o grande expoente em sua fase inicial; O contrato social explica a origem do poder atravs de um ato de vontade daqueles a eles subordinados; No contrato existe um estado de natureza anterior ao estabelecimento do contrato; Kant, em sua teoria, contraria a maioria dos pensadores e percebe o contrato social como uma relao entre pessoas igualitrias;

Rousseau afirma que o que o homem perde com o contrato social a liberdade natural, e o que ganha a liberdade civil. Kant concorda, dizendo que o homem no conserva a liberdade natural, que abandonou a liberdade desenfreada e selvagem para encontrar uma liberdade baseada em uma dependncia legal. A liberdade civil, consiste em uma dependncia de uma vontade coletiva. Kant atribui ao Estado no somente a tarefa de atuar a autonomia das vontades, mas tambm a de garantir a cada cidado uma esfera de liberdade para agir sem encontrar obstculos nos outros.

A concepo Liberal do Estado


Qual o fim do Estado? A liberdade Individual O fim do estado coincide aos fins mltiplos dos indivduos. Dar uma esfera para que cada pessoa possa atingir a partir de suas capacidades os seus objetivos. Essa concepo foi chamada de negativa, pois sua tarefa no era fazer algo para a felicidade das pessoas, mas sim, remover os obstculos que se colocam a que cada um alcance seu fim individual a partir de seus prprios meios. O Estado Liberal pode ser comparado um guarda de trnsito.

Qual o bem pblico do Estado? A constituio legal. Kant acredita que cada homem tem sua prpria felicidade, por isso no possvel haver uma regra geral para a mesma. Kant afirma que no possvel formular princpio algum vlido universalmente para fazer leis. Cada pessoa, deve buscar a sua felicidade, sem deixar de cumprir as leis universais estabelecidas da constituio legal. Ou seja, cada indivduo tem o direito de ir em busca da felicidade, desde que no viole a liberdade geral em conformidade com a lei.

O estado kantiano pode ser definido como um estado de direito, ou seja, o Estado no tem uma ideologia prpria (religiosa, moral, econmica) mas sim, uma ordem externa que permite uma expresso livre de ideologias e valores de cada um de seus membros. O estado kantiano, tambm pode ser denominado de formal. Segundo Kant, o Estado no se preocupa tanto com que coisa os cidados devem fazer, mas sim como devem fazer, pois o que mais importa o fato de que o que as pessoas fazem seria feito por elas de maneira que no prejudicasse os outros.

Passagem do Estado de Natureza para o Estado Civil


O Estado de Natureza pode ser entendido como a ausncia de sociedade, onde cada um pode fazer o papel de juiz e aplicar a pena que considerar justa ao infrator. O Estado Civil uma sociedade organizada que possui leis jurdicas, organizao poltica, normas de moral e propriedade privada. Para Kant, o Estado de Natureza deve ser compreendido como um estado provisrio que levar ao Estado Civil, sua passagem no deve representar uma anulao do direito natural, mas sim a possibilidade de seu exerccio ser garantido atravs da coao. No Estado de Natureza no havia um juiz a quem se podia reclamar os direitos, a posse era algo provisrio e as liberdades eram desenfreadas, j no estado civil a posse torna-se peremptria, assim como o prprio estado, h presena de um poder soberano que faz com que se realize o direito natural dos homens e as liberdades coexistem.

O Estado de Natureza juridicamente provisrio, ao contrrio do Civil, que juridicamente peremptrio, e por este motivo h um direito por parte do indivduo de obrigar os outros a entrarem no estado civil. Para Kant, o homem deve sair do estado de natureza, no qual cada um segue os caprichos da prpria fantasia, e unir-se aos outros, submetendo-se a uma coao externa. A constituio do Estado Civil no apenas um verdadeiro dever para o homem e sim uma exigncia moral. Ele afirma que esta passagem deve ser realizada visando a obedincia a lei moral. O dever de constituir o estado civil diz respeito a uma unio que constitua o primeiro dever incondicional, o dever em si mesmo, que decorre de um imperativo categrico. Assim o fato de entrar no estado civil para que a prpria liberdade possa coexistir com a dos outros, um dever moral, no estado civil que cada individuo ser o nico rbitro de sua prpria felicidade.

S-ar putea să vă placă și