Sunteți pe pagina 1din 17

Ordem Social Constitucional

Prof Dr Christina Pedreira

Princpio Geral da Ordem Social Brasileira:


Art. 193. A ordem social tem como base o primado do trabalho, e como objetivo o bem-estar e a justia sociais. Os direitos sociais objetivam a formao do ser humano integral: agente da sociedade, das relaes de trabalho, construtor do mundo moderno e, ao mesmo tempo, um ser relacional, humano, que, desse modo, deve integrar sua vida com o lazer, o convvio familiar e a prtica desportiva. Efetividade e concretizao do direitos sociais: polticas pblicas direito pblico subjetivo?
Reserva do possvel: ativismo judicial

Educao, Cultura e Desporto


Educao (CF, 205 a 214) Cultura (CF, 215 e 216) Desporto (CF, 217)

Seguridade social (CF, 194 e 195)


Sade (CF, 196 a 200) Previdncia social (CF, 201) Assistncia social (CF, 203 e 204)

Cincia e Tecnologia (CF, 218 e 219) Comunicao Social (CF, 220 a 224) Meio ambiente (CF, 225) Famlia, criana, adolescente e idoso (CF, 226 a 230) ndios (CF, 231 e 232)

Educao
Educao Art. 205. A educao, direito de todos e dever do Estado e da famlia, ser promovida e incentivada com a colaborao da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho.
A educao foi idealizada como um direito de todos,ou seja, universal, gratuito, democrtico, comunitrio e de elevado padro de qualidade.
a fundamentalidade do direito educao inerente a seu carter de elemento essencial ao pleno desenvolvimento da personalidade humana e concreo da cidadania. O direito educao fundamental na garantia da igualdade material, ou melhor, na busca por ela Sua concretizao tem por fim permitir aos indivduos no a mera convivncia ou sobrevivncia, mas a insero plena na vida em sociedade.
.

Os limites legais educao, no Brasil, convergem para a principal norma infraconstitucional sobre o assunto: a Lei n 9934/96 (LDB):

Art.5, 2. Em todas as esferas administrativas, o Poder Pblico assegurar em primeiro lugar o acesso ao ensino obrigatrio, nos termos deste artigo, contemplando em seguida os demais nveis e modalidades de ensino, conforme as prioridades constitucionais e legais.

Educao
Direito de todos e dever do Estado Poder Pblico CF, 211, 4 Na organizao de seus sistemas de ensino, a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios definiro formas de colaborao, de modo a assegurar a universalizao do ensino obrigatrio.
Municpios: ensino fundamental Estados: ensino mdio Unio: ensino superior

Iniciativa privada, desde que:


I - cumprimento das normas gerais da educao nacional; II - autorizao e avaliao de qualidade pelo Poder Pblico.

Educao
LDB Art. 214. A lei estabelecer o plano nacional de educao, de durao decenal, com o objetivo de articular o sistema nacional de educao em regime de colaborao e definir diretrizes, objetivos, metas e estratgias de implementao para assegurar a manuteno e desenvolvimento do ensino em seus diversos nveis, etapas e modalidades por meio de aes integradas dos poderes pblicos das diferentes esferas federativas que conduzam a: (Redao dada pela Emenda Constitucional n 59, de 2009) I - erradicao do analfabetismo; II - universalizao do atendimento escolar; III - melhoria da qualidade do ensino; IV - formao para o trabalho; V - promoo humanstica, cientfica e tecnolgica do Pas. VI - estabelecimento de meta de aplicao de recursos pblicos em educao como proporo do produto interno bruto. (Includo pela Emenda Constitucional n 59, de 2009)

Cultura
CF, 215: dispe que o Estado garantir, alm do pleno exerccio dos direitos culturais, o acesso s fontes da cultura nacional, alm de apoiar e incentivar sua valorizao e a difuso de suas manifestaes.
Com o intuito de garantir o efetivo exerccio do direito produo e difuso de bens culturais, o Estado adota instrumentos consistentes em polticas pblicas que, entre outros meios, concedem benefcios fiscais incentivadores de projetos culturais. Lei Rouanet: Programa Nacional de Apoio Cultura apenas para projetos culturais que visem exibio, utilizao e circulao pblicas dos bnes culturais deles resultantes.

A exequibilidade do direito cultura subsiste na forma de prestaes positivas do Estado, adotando leis e politicas pblicas para garantir ao homem a evoluo de seu patrimnio cultural para que lhe permita o desenvolvimento e o exerccio da cidadania. O contedo de fundamentalidade do direito cultura justifica-se tendo em vista que esse direito constitui patrimnio inalienvel do ser humano e condies que lhe possibilita o conhecimento, exerccio e exigibilidade dos direitos individuais.

Desporto
A Carta Magna de 1998 prescreve que dever (e, como tal, passa a ser um direito de cada um) do Estado fomentar prticas desportivas formais e no-formais.
Uma das grandes inovaes do dispositivo constitucional o sentido amplo de que o esporte no se limita apenas prtica esportiva convencional, mas agrega a prtica recreativa, de lazer e de divertimento, o que o coloca no rol dos direitos sociais,

Art. 217. dever do Estado fomentar prticas desportivas formais e no-formais, como direito de cada um, observados: I - a autonomia das entidades desportivas dirigentes e associaes, quanto a sua organizao e funcionamento; II - a destinao de recursos pblicos para a promoo prioritria do desporto educacional e, em casos especficos, para a do desporto de alto rendimento; III - o tratamento diferenciado para o desporto profissional e o no- profissional; IV - a proteo e o incentivo s manifestaes desportivas de criao nacional.

Desporto
O desporto de carter educacional, aquele ministrado por meio do sistema de ensino e formas assistemticas de educao, em que devem ser evitadas a seletividade e a hipercompetitividade de seus praticantes, objetiva alcanar o desenvolvimento integral do indivduo e a educao para a cidadania e o lazer. Por isso, tem prioridade na destinao de recursos pblicos. O desporto praticado como forma de lazer, costumeiramente denominado desporto de participao, compreende as modalidades desportivas que visem contribuir para a integrao dos praticantes na plenitude da vida social, na promoo da sade e na preservao ambiental. A modalidade profissional est prevista no artigo 3, pargrafo nico, I da Lei 9.615/98 e tem como caracterstica a "remunerao pactuada em contrato formal de trabalho entre o atleta e a entidade de prtica desportiva".

Desporto
Justia desportiva: CF, 217 A Justia Desportiva foi criada para, nica e exclusivamente, julgar as questes inerentes a competies desportivas, tratando de questes relativas disciplina.
De carter administrativo e, pois, extrajudicial, no integra o Poder Judicirio nacional, cujos rgos tm sua sede localizada e fisionomia desenhada ao longo dos artigos 92 a 126, da Constituio Federal.

1 - O Poder Judicirio s admitir aes relativas disciplina e s competies desportivas aps esgotarem-se as instncias da justia desportiva, regulada em lei. 2 - A justia desportiva ter o prazo mximo de sessenta dias, contados da instaurao do processo, para proferir deciso final.

Seguridade Social
Princpios Gerais da Seguridade Social: Art. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa dos Poderes Pblicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos sade, previdncia e assistncia social. Pargrafo nico. Compete ao Poder Pblico, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos: I - universalidade da cobertura e do atendimento; II - uniformidade e equivalncia dos benefcios e servios s populaes urbanas e rurais; III - seletividade e distributividade na prestao dos benefcios e servios; IV - irredutibilidade do valor dos benefcios; V - eqidade na forma de participao no custeio; VI - diversidade da base de financiamento; VII - carter democrtico e descentralizado da administrao, mediante gesto quadripartite, com participao dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos rgos colegiados. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 20, de 1998) Art. 195. A seguridade social ser financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos oramentos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, e das seguintes contribuies sociais:

Seguridade Social: financiamento


A Seguridade Social, da qual faz parte o RGPS, financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, mediante recursos provenientes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, e das seguintes contribuies sociais: i) da empresa e da entidade a ela equiparada sobre: a) a folha de salrios e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados a prestadores de servio; b) a receita ou faturamento; c) o lucro. ii) do trabalhador e demais segurados da Previdncia Social. Os segurados se dividem nas seguintes categorias: a) empregados; b) empregados domsticos; c) trabalhadores avulsos; d) contribuintes individuais (autnomos, empresrios etc.); e) especiais (trabalhadores rurais em regime de economia familiar); f) facultativos, como estudantes maiores de 16 anos e donas-de-casa, dentre outros.

Seguridade Social: cobertura

Sade - CF, 196 a 200 direito ao acesso universal e igualitrio s aes e servios para promoo, proteo e recuperao da sade, bem como reduo do risco de doena e de outros agravos. Art. 196. A sade direito de todos e dever do Estado, garantido mediante polticas sociais e econmicas que visem reduo do risco de doena e de outros agravos e ao acesso universal e igualitrio s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao. Previdncia Social CF, 201 e 202 direito segurana no desemprego, na doena, na invalidez, na viuvez, na velhice ou noutros casos de perda de meios de subsistncia por circunstncias independentes da sua vontade. Proteo: cobertura dos eventos de doena, invalidez, morte e idade avanada; proteo maternidade, especialmente gestante; proteo ao trabalhador em situao de desemprego involuntrio salrio-famlia e auxlio-recluso para os dependentes dos segurados de baixa renda penso por morte do segurado, homem ou mulher, ao cnjuge ou companheiro e dependentes Assistncia Social CF, 203 direito de qualquer pessoa necessitada assistncia social, independentemente da contribuio seguridade social. quem tem direito ao Benefcio de Prestao Continuada-LOAS: - Pessoa Idosa - IDOSO: dever comprovar que possui 65 anos de idade ou mais, que no recebe nenhum benefcio previdencirio, ou de outro regime de previdncia e que a renda mensal familiar per capita seja inferior a do salrio mnimo vigente. - Pessoa com Deficincia - PcD: dever comprovar que a renda mensal do grupo familiar per capita seja inferior a do salrio mnimo, dever tambm ser avaliado se a sua deficincia o incapacita para a vida independente e para o trabalho, e esta avaliao realizada pelo Servio Social e pela Pericia Mdica do INSS.

Seguridade Social: Regimes Previdencirios


Regime Geral de Previdncia Social - RGPS Regime Geral de Previdncia Social,gerenciado pelo INSS, compulsrio e,atualmente com teto de R$ 3.038,99, atende ao setor privado; Empregadores, empregados assalariados, domsticos, autnomos e trabalhadores rurais, so contribuintes do sistema. As aposentadorias por idade so concedidas aos homens com 65 anos e s mulheres com 60 anos na rea urbana, e aos homens com 60 anos e mulheres com 55 anos na rea rural. Aposentadoria por tempo de contribuio aos 35 anos para homens e 30 para as mulheres. Regimes Prprios dos Servidores Pblicos e Militares - RPPS compulsrio, com teto e subtetos definidos pela Emenda Constitucional no 41/2003. Excluem-se deste grupo os empregados das empresas pblicas, os agentes polticos, servidores temporrios e detentores de cargos de confiana, todos filiados obrigatrios do Regime Geral. A aposentadoria compulsria concedida aos 70 anos para homens e mulheres e a aposentadoria por tempo de contribuio aos 35 anos para homens e 30 anos para mulheres. Previdncia Complementar - PC voluntria e sua administrao privada e constitui-se num complemento ao benefcio do RGPS/INSS.

Da Famlia, da Criana, do Adolescente, do Jovem e do Idoso: CF, 226 a 230


Pilares:
dever da famlia, da sociedade e do Estado assegurar criana, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito vida, sade, alimentao, educao, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria, alm de coloc-los a salvo de toda forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso. (Redao dada Pela Emenda Constitucional n 65, de 2010)

Da Famlia, da Criana, do Adolescente, do Jovem e do Idoso: CF, 226 a 230


A famlia, base da sociedade, tem especial proteo do Estado: PRINCPIO DA SOLIDARIEDADE FAMILIAR: a solidariedade no s patrimonial, afetiva e psicolgica; CF, 226 gera deveres recprocos entre os integrantes do grupo familiar, safa-se o Estado do encargo de prover toda a gama de direitos que so assegurados constitucionalmente ao cidado. PRINCPIO DA IGUALDADE ENTRE CNJUGES E COMPANHEIROS (ART. 226, 5) Para efeito da proteo do Estado, reconhecida a unio estvel entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua converso em casamento. STF: 05/05/2011 - Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), ao julgarem a Ao Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4277 e a Arguio de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 132, reconheceram a unio estvel para casais do mesmo sexo. As aes foram ajuizadas na Corte, respectivamente, pela Procuradoria-Geral da Repblica e pelo governador do Rio de Janeiro, Srgio Cabral. Resultado: Decidiram no sentido de dar interpretao conforme a Constituio Federal para excluir qualquer significado do artigo 1.723 do Cdigo Civil que impea o reconhecimento da unio entre pessoas do mesmo sexo como entidade familiar.

Da Famlia, da Criana, do Adolescente, do Jovem e do Idoso: CF, 226 a 230


PRINCPIO DA IGUALDADE ENTRE FILHOS (ART. 227, 6) PRINCPIO DA IGUALDADE NA CHEFIA FAMILIAR (ARTS. 226, 5 E 227, 7) PRINCPIO DO MELHOR INTERESSE DA CRIANA (ART. 227, CAPUT) PRINCPIO DA AFETIVIDADE O vnculo familiar seria mais um vnculo de afeto do que um vnculo biolgico. Assim, surgiria uma nova forma de parentesco civil, a parentalidade socioafetiva, baseada na posse de estado de filho PRINCPIO DA FUNO SOCIAL DA FAMLIA (ART. 226, CAPUT) As relaes familiares devem ser analisadas dentro do contexto social e diante das diferenas regionais de cada localidade

S-ar putea să vă placă și