Sunteți pe pagina 1din 35

SENSORES DE UMIDADE, GASES, PH

SENSORES DE UMIDADE

A UMIDADE O ESTADO ATMOSFRICO


DETERMINADO PELO CONTEDO DE VALOR DE GUA NO AR.

Umidade Absoluta a quantidade real de gua que o ar contm expressa em gramas por metro cbico de ar e a umidade absoluta muda com a temperatura do ar. Umidade relativa o quociente entre a quantidade de umidade presente a uma determinada temperatura e a mxima quantidade de vapor de gua que o ar pode conter nessa temperatura.

Levando em conta a umidade absoluta, a umidade no varia de acordo com a temperatura, porem o ar quente absorve mais vapor e o ar frio absorve menos, isso levado em conta na hora da medio da umidade relativa. Ex: Com 1m de ar contendo 15g de gua numa temperatura de 20C temos aproximadamente 90% de UR e com a temperatura a 40C temos somente 30% de UR.

A UMIDADE DO AR DEPENDE DE CERTAS


CONDIES ATMOSFRICA A MAIS IMPORTANTE A TEMPERATURA DO AR, QUANTO MAIS QUENTE FOR ABSORVER. O AR MAIS UMIDADE PODE

PONTO DE ORVALHO: O PONTO EM QUE A


ATMOSFERA J ABSORVEU TODO O VAPOR DE GUA QUE PODE ABSORVER A DETERMINADA TEMPERATURA, SATURADO. DIZ-SE QUE O AR EST

A ESCOLHA DO SENSOR

Na escolha do sensor deve-se levar em considerao os nveis de Umidade, se altos mdios ou baixos. Levar em conta se o gas a ser medido poder cair a uma temperatura menos antes de passar pelo sensor sem comprometer a medio tambm permitir maior flexibilidade na hora da escolha do sensor.

CONTAMINANTES
Os contaminantes podem ser de vrios tipos, dependendo do tipo de aplicao que se encontra o sensor. Diminuem a preciso aumentam o tempo de resposta e encurtam a presumvel durabilidade do sensor. Alguns tipos de sensores podem se tornar inutilizveis e outros podem ser limpos ou reativado.

PRECISO

Ambientes industriais limpos:


Umidade: +3% y Temperatura do ponto de orvalho: +0,5C
y

Variao aceitvel:
Umidade Relativa: +5% y Temperatura do ponto de orvalho: +2,5C
y

MANUTENO

A freqncia e o grau de manuteno so definidos pelo tipo de sensor e grau de contaminao.

SISTEMAS DE AMOSTRAGEM

Servem para adequar a amostragem a ser medida aos padres aceitos pelo sensor. Ex: Diminuir a temperatura do gs ou diminuir a presso.

TEMPO DE RESPOSTA

Algumas aplicaes exigem tempo de resposta rpido, o que varia com o tipo de sensor indo de segundos minutos.

PRESSO

Alguns sensores s podem serem usados presso ambiente, outros podem ser usados a presses que vo do vcuo at 20kgf/mm. Com presses superiores a 20kgf/mm geralmente mais econmico usar um sistema de amostragem com redutor de presso.

SATURAO

Expor o sensor a umidades maiores a 90% por um perodo maior que 30 minutos pode lecar a um fenmeno chamado absoro secundria, o que causa uma leitura maior que a real (cerca de 6%). Essa histerese pode ser removida pela exposio do sensos ao ambiente normal, isto aproximadamente 50% UR por 24 horas.

SENSORES DE UMIDADE:
Capacitivo (75% dos sensores disponveis no mercado) Resistivo Condutividade trmica tico MEMS

CARACTERSTICAS DESEJVEIS DE UM SENSOR DE UMIDADE:


y y y y y y y y y

Alta sensibilidade Resposta rpida Baixo custo Tamanho reduzido Histerese mnima Baixa deriva trmica Estabilidade a longo prazo (long-term stability) Durabilidade

y y

Reprodutibilidade Resistncia contra contaminantes

PRINCIPAIS CARACTERSTICAS DOS


SENSORES DE UMIDADE CAPACITIVOS:
Deriva trmica reduzida y Tamanho pequeno y Baixa resistncia a contaminantes y Tempo de resposta elevado
y

PRINCIPAIS CARACTERSTICAS DOS


SENSORES DE UMIDADE RESISTIVOS

Tamanho pequeno Baixo custo Baixa resistncia a contaminantes Histerese Deriva trmica

PRINCIPAIS CARACTERSTICAS DOS


SENSORES DE UMIDADE TICOS Preciso e estvel Velocidade de resposta (sensor rpido) Histerese reduzida Resistncia a contaminantes Ausncia de deriva trmica Alto custo Integrao complexa

SENSOR DE UMIDADE MEMS


0-100% RH alta linearidade baixa histerese (3%) baixa potncia, baixa corrente resposta rpida (<5s) Aplicao: controle/monitoramento de ambientes, verificador da qualidade do ar

APLICAO DOS SENSORES DE UMIDADE


A umidade um importante parmetro de muitos processos industriais uma vez que o vapor dagua contido no ar ou em um gs pode alterar as especificaes de um produto ou servio afetando a sua qualidade e, conseqentemente, a sua aceitao pelo mercado. As razes mais comuns para o controle ambiental incluem, entre outras, o conforto, a sade, a conservao de produtos, o controle da esttica em equipamentos eletrnicos, etc.

GASES

TIPOS DE ANLISE
Concentrao de um componente gasoso Quantidade ou qualidade de misturas de matrias conhecidas e desconhecidas.

DIFERENCIAO DOS APARELHOS


Quanto ao tipo de converso da medida e o resultado em forma de sinal eltrico: os valores da medio podem ser indicados registrados, ou tele transmitidos. Podendo ainda, com o auxilio de indicadores de valor limite, efetuar a sinalizao tica e acstica de concentraes indesejveis.

TIPOS DE ANALISADORES

In Loco: possui a sua unidade sensora colocada junto com o processo. Extrativos: unidade sensora colocada externamente ao processo. Obs: Algumas vantagens fazem com que boa parte dos analisadores de gases sejam extrativos, pois podem ser utilizados em qualquer aplicao, com benefcios no desempenho na manuteno e na sensibilidade superiores aos que ento denominamos de in loco

PRINCIPAIS TIPOS DE ANALISADORES DE GS


Analisadores de gases por absoro de radiao infravermelha no dispersiva NDIR ( normalmente usados em gases heteroatmicos, por exemplo: CO monxido de carbono, CO2 dixido de carbono, H2S Sulfeto de Hidrogenio CnHm); Analisadores de gases pelo mtodo paramagntico ( oxignio)

Analisadores de gases pelo mtodo da condutibilidade trmica TCD, normalmente usados para gases como: H2 (hidrognio), CH4 (metano), SO2 (dixido de enxofre), etc.; Analisadores de gases por ionizao de chama (normalmente para gases compostos de hidrocarbonetos. Analisadores de gases por clula eletroqumica (O2 de um modo geral); Analisadores de gases por quimiluminescncia: NO, NO2, NOx.

COMO ESPECIFICAR UM ANALISADOR DE GS


Aplicao
y

Finalidade da analise, perodo de utilizao..

Desempenho
Sensibilidade: capacidade de deteco at mesmo da menor variao na composio da amostra. y Seletividade: propriedade de suprir as interferncias dentro dos componentes que formam a mostra. y Reprodutibilidade: propriedade de reproduzir o desvio mdio quadrtico dos valores medidos sobre condies similares com o mesmo instrumento. y Sistema de amostragem: um bom tratamento da amostra implica no bom desempenho dele.
y

COMO ESPECIFICAR UM ANALISADOR DE GS


Conhecimento da amostra
y

importante conhecer a composio da amostra, pois determinados componentes presente nela podem influenciar o resultado final.

Conhecimento da rea em que ser instalado


y

Levar em conta a necessidade de condicionar o equipamento a reas classificadas ou ainda a ambientes agressivos que, se no forem conhecidos, podem influenciar no sistema.

SENSORES DE GASES E DETECO DE


INCNDIO

Um dos sensores mais utilizados para deteco de incndios o inico, o qual reage a presena de gases.

O desenvolvimento de um incndio pode acontecer com intervalos mais, ou menos longos conforme o tipo de combustvel, veja alguns estados:
Estado latente:no produz fumaa nem chama nem calor aparente, ocorre a ionizao do ambiente y Fumaa visvel: as partculas de combusto se acumulam de tal forma que se fazem visveis ao olho humano. y Chamas y Calor
y

Para cada estado apresentado so oferecidos, no mercado, detectores especficos.

TIPOS DE DETECTORES

Detector inico: Recomendado para os riscos de fogo em evoluo lenta. Reage rapidamente perante os fenmenos precursores de um princpio de incndio, tais como a exalao de gases de destilao e combusto.
Alta confiabilidade y Detecta desde gases invisveis at fumaas. y Reage tanto a correntes verticais e horizontais y Circuito interno protegido contra influencias eletromagnticas e sinaliza visualmente a condio do alarme atravs de um LED vermelho.
y

TIPOS DE DETECTORES

Detector ptico: provido de uma celular fotoeltrica sensvel a luminosidade ambiente. Quando a fumaa obstrui a lente do detector, ele entra imediatamente em ao. Detector trmico: entra em estado de alarme quando a temperatura ambiente ultrapassa a temperatura mxima para a qual foi ajustado

TIPOS DE DETECTORES

Detector termovelocimtrico: caracteriza-se por sua dupla sensibilidade, ou seja, a subida da temperatura em relao do ambiente. Ele entra em estado de alerta quando o crescimento da temperatura, em determinado intervalo de tempo ultrapassa o valor preestabelecido; ou a temperatura ambiente ultrapassa a temperatura mxima para a qual o detector foi ajustado. Recomendado para fogos de evoluo rpida (produtos qumicos, armazns, depsitos, etc.)

S-ar putea să vă placă și