Sunteți pe pagina 1din 49

TREINAMENTO BSICO SOBRE IMPOSTOS INDIRETOS

Nov/2007

Conceito - 02

CONCEITOS BSICOS SOBRE DIREITO TRIBUTRIO


TRIBUTO Definio:
Artigo 3 do CTN toda prestao pecuniria compulsria, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que no constitua sano de ato ilcito, instituda em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada. O tributo obrigatrio desde que haja lei que o estabelea, criada somente pelo Poder Legislativo.

Conceito - 03

Imposto

Taxa

Contribuio de melhoria

o tributo exigvel independentemente de qualquer atividade estatal especfica relativa ao contribuinte(145/I da CF e 16, do CTN) o tributo exigvel em razo do exerccio do poder de polcia ou pela utilizao efetiva ou potencial de servios pblicos especficos e divisveis, prestados ao contribuinte ou postos sua disposio(145/II) o tributo exigvel em decorrncia de obra pblica(145/III) diversas o tributo exigvel pela Unio, mediante lei complementar: - para atender a despesa extraordinrias, decorrentes de calamidade pblica, de guerra externa ou sua iminncia(148/I) - no caso de investimento pblico de carter urgente e de relevante interesse(148/II)

Geral (145/I e 153 e 156) Destina-se a custear o relativo servio pblico(145/II)

Contribuies Emprstimos Compulsrios

Destina-se a custear parcialmente a relativa obra pblica beneficiada(145/III) diversos vinculado ao atendimento de tais despesas(148/par, nico)

LIMITAES AO PODER DE TRIBUTAR


A rti gos T to s e rv a e s S e m re ju zo e o u tra s g a ra n tia s a s s e g u ra d a s a o o n trib u in te , v edado n i o , s ta d o s , is trito F e d e ra l e a o s M u n ic p io s ; e xig ir o u a u me n ta r trib u to s e m le i u e o e s ta b e le a ; in s titu ir tra ta me n to d e s ig u a l e n tre c o n trib u in te s u e s e e n c o n tre m e m s itu a o e q u iv a le n te , p ro ib id a q u a lq u er d is tin o e m ra z o d e o c u p a o p ro fis s io n a l o u fu n o p o r e le e xe rc id a , in d e p e n d e n te me n te d a d e n o min a o ju rd ic a d o s re n d ime n to s , ttu lo s o u d ire ito ; c o b ra r trib u to s : e m re la o a fa to s g e ra d o re s o c o rrid o s a n te s d o in c io d a v ig n c ia d a le i q u e os h o u v e r in s titu d o s o u a u me n ta d o ;

Conceito -04

o d e n o min a d o p rin c pio d a e s trita legalidade trib u t ria . o p rin c p io d a ig u a ld a d e trib u t ria . F ic o u ma n tid a , c o m mu ito a c e rto , a mile n a r traduo d o p rin c p io , n o s e n tid o d e q u e a le i d e v e tra ta r ig u a lme n te o s ig u a is e d e s ig u almente os d e s ig u a is , n a me d id a d a s s ua s desigualdades. A g ra d u a o s e r e s ta b e le c id a p e lo legislador, q u e d e v e r ma n te r u ma lin h a d e c o e r n c ia .

II

III a

IV

n o me s mo e xe rc c io fin a n c e iro e m q u e h a ja s id o p u b lic a d a a le i q u e o s in s tituiu o u a u me n to u ; u tiliza r trib u to c o m e fe ito d e c o n fis c o ;

T ra ta -s e d o p rin c p io d a irre tro a tiv id a de da lei, q u e n o p o d e r in c id ir s o b re fa to s anteriores s u a e fic c ia . A v e d a o d e c o b ra r trib u to s s ig n ific a q u e a le i n o p o d e in c id ir s o b re fa to s a n te rio re s s u a e fic c ia o p rin c p io d a a n te rio rid a d e .

ma d a s fo rma s d e e v ita r o c o n fis c o c o nsiste e m limita r a imp o s i o d e p e n a lid a d e p e c u n i ria .

Conceito - 05

VI a b

estabelecer limitaes ao trfego de pessoas ou bens, por meio de tributos interestaduais ou intermunicipais, ressalvada a cobrana de pedgio pela utilizao de vias conservadas pelo Poder Pblico; instituir impostos sobre: patrimnio, renda ou servios uns dos outros; templos de qualquer culto;

Pedgio: sua natureza jurdica taxa.

a chamada imunidade recproca entre Estados, Distrito Federal e unicpios. Tais vedaes compreendem somente o patrimnio, a renda e os servios, relacionados com as finalidades essenciais das entidades nelas mencionadas(4).

Base de clculo : o valor sobre o qual aplicada a alquota para apurar o tributo devido. Alquota : o percentual com que determinado tributo incide sobre o valor da coisa tributada. A alquota pode ser fixa ou varivel. fixa quando se adota a unidade de medida para fix-la. varivel ou ad valorem quando representa um percentual sobre a base de clculo.

IPI - 06

IPI IMPOSTO SOBRE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS


Esse tributo tem caractersticas de seletividade e no-cumulatividade, ou seja, altera alquotas de incidncia nos produtos em funo de sua necessidade, bem como abate-se, em cada operao, o tributo cobrado nos anteriores. O imposto incide sobre produtos industrializados, nacionais e estrangeiros, obedecidas s diversas alquotas do imposto de conformidade com as classificaes fiscais. Artigo 153, IV, da CF(88, Lei 4502/ 64 e Decreto n 4.544/02).  Imposto federal sobre a sada de produtos industrializados, realizada por estabelecimento industrial ou equiparado a industrial;  Alquotas variveis pela essencialidade do produto;  Crdito do imposto sobre os insumos adquiridos Possibilidade de compensao.  Perodo de apurao: mensal, regra geral, com pagamento at o ltimo dia til da quinzena subseqente ao da apurao.

IPI -07

INDUSTRIALIZAO
Caracteriza industrializao qualquer operao que modifique a natureza, o funcionamento, o acabamento, apresentao ou a finalidade do produto, ou aperfeioe para o consumo, mesmo quando essas operaes sejam incompletas, parciais ou intermedirias, tais como:

I. TRANSFORMAO
A que, exercida sobre matria-prima ou produto intermedirio, importe na obteno de espcie nova. atrias-primas Elaborao Produtos Acabados

II. BENEFICIAMENTO
A que importe em modificar, aperfeioar ou, de qualquer forma, alterar o funcionamento, a utilizao, o acabamento ou a aparncia do produto.

IPI -08

III. MONTAGEM
A que consista na reunio de produtos, peas ou partes e de que resulte um novo produto ou unidade autnoma, ainda que sob a mesma classificao fiscal. A + B = C Produto Final

IV. ACONDICIONAMENTO OU REACONDICIONAMENTO


A que importe em alterar a apresentao do produto pela colocao de embalagem, ainda que em substituio da original, salvo quando a embalagem colocada se destine apenas ao transporte da mercadoria.
ro d u to F in a l

ro d u to s A cabados

m b a la g e n s

IPI - 09

V. RENOVAO OU RECONDICIONAMENTO
A que, exercida sobre o produto usado ou parte remanescente de produto deteriorado ou inutilizado, renove ou restaure o produto para utilizao.

Produtos Usados

Beneficiamento

Produto Final

FATO GERADOR
-O desembarao aduaneiro de produtos de procedncia estrangeira; -A sada do estabelecimento industrial, ou equiparado a industrial.

CONTRIBUINTES
a) Estabelecimento industrial: aquele que executa qualquer operao de industrializao.

IPI - 10

b) Equiparados a industrial: estabelecimentos que, apesar de no realizarem operaes de industrializao, so equiparados a tal, conforme: -os importadores (inclusive filiais que exeram o comrcio de produtos importados, salvo se as operarem exclusivamente a varejo). - as filiais de estabelecimento industrial, na venda de seus produtos. -comerciantes de bens de produo (tem carter facultativo equiparao industrial desses estabelecimentos).

BASE DE CLCULO CLCULO DO IMPOSTO


O imposto ser calculado mediante aplicao da alquota do produto, de acordo com a TIPI (Tabela de incidncia do IPI), sobre o valor da mercadoria.

REGRA GERAL
- Importao: o valor que servir de base para o clculo dos tributos aduaneiros, acrescidos destes, e dos encargos cambiais efetivamente pagos pelo importador ou dele exigveis. - o preo da operao, na sada da mercadoria do estabelecimento.

IPI - 11

CLASSIFICAO FISCAL E ALQUOTA


As alquotas variam de acordo com a classificao fiscal do produto, conforme relacionadas na Tabela de Incidncia do Imposto sobre Produtos Industrializados TIPI. Para que um produto possa ser classificado corretamente, necessrio que o contribuinte conhea as Regras Gerais para Interpretao do istema Harmonizado. Em geral, a alquota do IPI seletiva, segundo a essencialidade do produto.

VIDROS PLANOS
posio 70.01.00.00 cacos de vidro = NT posio 70.05.21.00 float = 5% posio 70.05.29.00 float = 5% posio 70.05.10.00 float = 10% posio 70.09.91.00 espelho plano = 15% posio 70.07.29.00 vidro laminado = 15%

IPI - 12

CLCULO DO IPI
NOTA FISCAL VENDA DE FLOAT
Preo da mercadoria IPI 15% = 1.000,00 = 150,00

Valor total da nota fiscal = 1.150,00 Obs. O IPI um imposto destacado em separado, diferentemente do ICMS que est dentro do preo da mercadoria.

CRDITOS DO IMPOSTO
 Matrias-primas, material de embalagem, material intermedirio, inclusive aqueles que, embora no se integrando no produto novo, forem consumidos no processo fabril;  Imposto pago na importao;  Comerciantes atacadistas no-contribuinte = 50% do valor da aquisio mediante a aplicao da alquota;  Devoluo/ retorno;  Manuteno dos crditos no caso da exportao/ sada com suspenso.

IPI - 13

SISTEMTICA NO-CUMULATIVA
CRDITOS - Matrias-primas - Material de embalagem - IPI pago na importao IMPOSTO PAGAR DBITOS - Valor da mercadoria industrializada - vidro Valor de revenda no caso de importao - vidro

 No final do ms, o IPI a recolher ser a diferena entre os crditos do IPI na aquisio de insumos e o dbito do IPI nas operaes de venda. Se houver saldo credor o mesmo ser transferido para o prximo perodo.

IPI - 14

FLUXO DAS OPERAES IPI


Fornecedor de Insumos Venda do produto CEBRACE Destaque do IPI Industrial Importao insumos/compra mercado interno; Fabricao de vidro/espelhos (Contribuinte do IPI).

PILKINGTON Automotivo -FLOAT -Temperado -Optiview


CONSTRUO CIVIL -FLOAT -Baixa reflexo -Bio Clean -Optiview -Cool-lite

montadoras AGR

ICMS - 15

ICMS - IMPOSTO SOBRE CIRCULAO DE MERCADORIAS E SERVIOS


 Imposto estadual sobre circulao de mercadorias, podendo ter algumas regras especficas fixadas por cada Estado, regido pela no-cumulatividade e seletividade (essencialidade do produto). Art. 155, II, da CF/88, e Lei Complementar 87/96. Periodicidade mensal. Sistema que permite o contribuinte lanar como crdito, na escrita fiscal, o ICMS destacado pelo fornecedor. O crdito utilizado para abatimento do ICMS devido nas vendas realizadas pela CEBRACE.

  

ICMS - 16

CONTRIBUINTES
Qualquer pessoa, fsica ou jurdica, que pratique com operao de circulao de mercadorias ou prestao de servios de estadual e interestadual e servios de telecomunicaes. habitualidade transporte de

Mesmo sem habitualidade, ser contribuinte a pessoa fsica ou jurdica que importar mercadorias no exterior, independentemente da finalidade.

INCIDNCIA
- Circulao de mercadorias, fornecimento de refeio; - Prestao de servios de transportes; - prestao onerosa de servios de comunicao; - Fornecimento de mercadorias com prestao de servios; - no compreendidos na competncia dos municpios; - Compreendidos na competncia dos municpios, mas que por disposio expressa sujeitem-se ao ICMS; - Importao de mercadorias; - Servio prestado no exterior ou cuja prestao se tenha iniciado no exterior.

ICMS - 17

BASE DE CLCULO
- Regra: o valor da operao de que decorrer a sada da mercadoria; - Na importao: o valor da operao, acrescido do II, IPI, ICMS e das contribuies; - Incluses: seguros, juros e demais importncias pagas, recebidas ou debitadas, descontos condicionais, mercadorias em bonificao, frete em separado;

ALQUOTAS APLICVEIS (Regra Geral)

18% nas operaes realizadas dentro do estado Exemplo: Estado de So Paulo

ICMS - 18

Fornecedor

venda
ICMS 18

Indstria X

venda
ICMS 18

Cliente

Fornecedor de atrias-primas Valor da Venda: $ 100,00 ICMS destacado na ota Fiscal: $ 18,00

venda

Valor da Venda $ 250,00 ICMS destacado na ota Fiscal $ 45,00

Indstria X Produto Final

Cliente/ Consumidor

Crdito ICMS $ 18,00

bito ICMS $ 45,00

Valor a recolher no final do ms $ 27,00

 7% nas operaes de venda para as regies Norte, Nordeste, e Centro-Oeste do pas;  12% nas operaes de venda para as regies Sul e Sudeste;  (SP) nas operaes internas;  18% regra geral;  25% para produtos especficos: perfume, fumo, servios de comunicao, bolas de tnis, etc;  12% - servios de transportes, farinha de trigo, implementos agrcolas, etc;  4 % - Transporte areo de passageiro/ carga. Fornecedor em So Paulo - SP Venda (B) 7% Venda (A) ICMS 18% Indstria Y Amazonas AM CEBRACE SP Crdito ICMS = R$ 18,00

Crdito ICMS = R$ 7,00 (A) Valor da venda R$ 100,00 = ICMS R$ 18,00 (B) Valor da venda R$ 100,00 = ICMS R$ 7,00
ICMS - 19

Operao interna Cliente localizado em So Paulo Alquota 18% = R$ 45,00 CEBRACE - SP Valor R$ 250,00 Operao interestadual Cliente localizado no Sul/Sudeste Alquota 12% = R$ 30,00 Cliente localizado no Norte/Nordeste Alquota 7% = R$ 17,50

ICMS - 20

Crditos ICMS Fornecedor de SP = 18,00 Outros fornecedores = 50,00

Dbitos ICMS Vendas no Estado do SP = 45,00 Vendas no Sudeste = Vendas no Norte = ICMS a recolher R$ 24,50 30,00 17,50

ICMS - 21

EXEMPLO DE VENDA DE FLOAT:


Valor da mercadoria ICMS 18% na operao prpria IPI 15% Valor da nota fiscal = 100,00 = 18,00 = 15,00 = 115,00

Obs. O ICMS integra a sua prpria base de clculo (valor da mercadoria 100/0.82), diferentemente do IPI, que destacado em separado. O IPI integrar a base de clculo do ICMS nas operaes interestaduais quando o adquirente no for contribuinte desse imposto.

CRDITOS Autorizados:
 Matria-prima, material intermedirio e material de embalagem, ligados s operaes tributadas;  Servios de transportes contratados;

ICMS - 22

Autorizados (Continuao):
 Energia eltrica utilizada na industrializao;  Telecomunicaes: somente quando seu consumo resultar em operaes para o exterior;  Ativo imobilizado (1/48) utilizado no processo industrializao ou na comercializao; Combustveis, lubrificantes, etc.

Vedaes:
 Material de uso e consumo;  Reforma da fbrica;  Produtos alheios atividade;  Para utilizao na fabricao de produtos no-tributados ou isentos.

PIS/COFINS - 23

PIS /COFINS
LEI N 10.833/03 E 10.637/02
 Fato gerador: Tal contribuio, com a incidncia no-cumulativa, tem como fato gerador o faturamento mensal, assim entendido o total das receitas auferidas pela pessoa jurdica, independentemente de sua denominao ou classificao contbil. Base de clculo: A base de clculo da contribuio o valor do faturamento, excetuando-se as receitas: a) isentas ou no alcanadas pela incidncia da contribuio ou sujeitas alquota zero (o mesmo aplica-se cobrana no-cumulativa do PIS Lei n 10.637/2002); b) no-operacionais, decorrentes da venda de ativo permanente;

PIS/COFINS - 24

c) auferidas pela pessoa jurdica revendedora, na revenda de mercadorias em relao s quais a contribuio seja exigida da empresa vendedora, na condio de substituta tributria; d) vendas canceladas.  Excluso do IPI.  Excluso das bonificaes em mercadorias quando constarem da nota fiscal de venda dos bens e no dependerem de evento posterior emisso desse documento, pois significam parcelas redutoras da receita de venda descontos incondicionais (Soluo de Consulta n 159/03, 6 Regio Fiscal).  No-incidncia: A COFINS no incidir sobre as receitas decorrentes das operaes de (i) exportao de mercadorias para o exterior; (ii) prestao de servios para pessoa fsica ou jurdica domiciliada no exterior, com pagamento em moeda conversvel; (iii) vendas a empresa comercial exportadora com o fim especfico de exportao.

PIS/COFINS - 25

Neste caso a pessoa jurdica vendedora poder utilizar o crdito de COFINS apurado na forma antes descrita, para fins de: (a) deduo do valor da contribuio a recolher, decorrente das demais operaes no mercado interno; (b) compensao com dbitos prprios, vencidos ou vincendos, relativos a tributos e contribuies administrados pela SRF, observada a legislao especfica aplicvel matria.

CRDITOS INSUMOS
O contribuinte poder se creditar dos bens e servios, utilizados como insumo na prestao de servios e na produo ou fabricao de bens ou produtos destinados venda, inclusive lubrificantes e combustveis. Segundo o 4, inciso I, do art. 8, da IN SRF n 404/04, entende-se como insumos: I utilizados na fabricao ou produo de bens destinados venda: a) a matria-prima, o produto intermedirio, o material de embalagem e quaisquer outros bens que sofram alteraes, tais como o desgaste, o dano e a perda de propriedades fsicas ou qumicas, em funo de ao diretamente exercida sobre o produto em fabricao, desde que no estejam includas no ativo imobilizado. ...

PIS/COFINS - 26

b) os servios prestados por pessoa jurdica domiciliada no Pas, aplicados ou consumidos na produo ou fabricao do produto. II Utilizados na prestao de servios: a) os bens aplicados ou consumidos na prestao de servios, desde que no estejam includos no ativo imobilizado; e b) os servios prestados por pessoa jurdica domiciliada no Pas, aplicados ou consumidos na prestao do servio.  Energia Eltrica.  O valor total da energia eltrica consumida nos estabelecimentos da pessoa jurdica gera direito ao crdito das contribuies, incluindo-se o valor do ICMS (Soluo de Consulta ns 95/2003 e 17/2003, da 8 Regio Fiscal).  No h prescrio legal para crdito sobre servios de telecomunicaes tomados.  Alugueres.  S gera direito ao crdito os alugueres de prdios, mquinas e equipamentos pagos a pessoa jurdica, utilizados na atividade da empresa.

PIS/COFINS - 27

 Mquinas e equipamentos encargos de depreciao e amortizao incorridos no ms;  Contempla todos os bens do ativo imobilizado, inclusive os bens utilizados por unidades administrativas (Soluo de Consulta SRF, 6 Regio ns 146, 147 e 148/2003).

BENFEITORIAS E EDIFICAES
 As despesas com benfeitorias e edificaes de imveis prprios ou de terceiros, geram direito a crdito, desde que ligados atividade da empresa.

ARMAZENAGEM E FRETE
 Considerando a contabilizao dos custos de frete, as despesas de frete, seja na clusula CIF ou FOB, devem integrar o respectivo custo de aquisio;  Aplica-se, inclusive, nos casos de transferncia entre estabelecimentos do mesmo titular;  Os gastos com servios de transporte, cujo nus tenha sido suportado pela pessoa jurdica, desde que pagos a pessoas jurdicas domiciliadas no Brasil, podem ser considerados, no clculo do crdito (Soluo de Consulta n 148 e 220/2003, da 6 Regio e 1/2004, da 2 Regio).

PIS/COFINS - 28

IMPORTAO
INCIDNCIA IMPORTAO DE BENS E SERVIOS
O fato gerador desses tributos a entrada de bens estrangeiros no territrio nacional ou o pagamento, o crdito, a entrega, o emprego ou a remessa de valores a residentes ou domiciliados no exterior como contraprestao por servio prestado.

SUJEITO PASSIVO (CONTRIBUINTES)


 O importador, assim considerada a pessoa fsica ou jurdica que promova a entrada de bens estrangeiros no territrio nacional;  A pessoa fsica ou jurdica contratante de servios de residente ou domiciliado no exterior; e  O beneficirio do servio, na hiptese em que o contratante tambm seja residente ou domiciliado no exterior.

SUJEITO PASSIVO (RESPONSVEIS SOLIDRIOS)

PIS/COFINS - 29

 O adquirente de bens estrangeiros, no caso de importao realizada por sua conta e ordem, por intermdio de pessoa jurdica importadora;  O transportador, quando transportar bens procedentes do exterior ou sob controle aduaneiro, inclusive em percurso interno;  O representante, no Pas, do transportador estrangeiro;  O depositrio, assim considerado qualquer pessoa incumbida da custdia de bem sob controle aduaneiro; e  O expedidor, o operador de transporte multimodal ou qualquer subcontratado para a realizao do transporte multimodal.

BASE DE CLCULO
 Valor aduaneiro que servir ou que serviria de base para o clculo do imposto de importao, acrescido do montante desse imposto, do ICMS devido e do valor das prprias contribuies incidentes na importao do bem;  Valor pago, creditado, entregue, empregado ou remetido para o exterior, antes da reteno do imposto de renda, acrescido do ISS e do valor das prprias contribuies incidentes na importao do servio.

PIS/COFINS - 30

ALQUOTAS: REGRA GERAL


 1,65%, para o PIS/PASEP-Importao  7,6 %, para a COFINS-Importao  Exceo alquotas diferenciadas: combustveis, produtos farmacuticos, perfumaria, certos equipamentos, partes e peas de veculos, pneus, etc.

PRAZO DE RECOLHIMENTO
As contribuies sero pagas nos seguintes prazos:  Importao de bens: na data do registro da declarao de importao;  Importao de servios: na data do pagamento, crdito, entrega, emprego ou remessa;  Na data do vencimento do prazo de permanncia do bem no recinto alfandegado.

PIS/COFINS - 31

CRDITOS
As pessoas jurdicas sujeitas apurao da contribuio para o PIS/PASEP e da COFINS, pelo regime no cumulativo podero descontar crdito, para fins de determinao dessas contribuies, em relao s importaes sujeitas ao pagamento das contribuies em comento.

CRDITOS HIPTESES
 Bens adquiridos para revenda;  Bens e servios utilizados como insumo na prestao de servios e na produo ou fabricao de bens ou produtos destinados venda, inclusive combustvel e lubrificantes;  Energia eltrica consumida nos estabelecimentos da PJ;  Aluguis e contraprestaes de leasing de prdios, mquinas e equipamentos utilizados na atividade da empresa;  Mquinas, equipamentos e outros bens incorporados ao ativo imobilizado, adquiridos para utilizao na produo de bens destinados venda, ou na prestao de servios.

PIS/COFINS - 32

CRDITOS DE DESPESAS COM FRETE


 Os valores das despesas efetuadas com fretes contratados para a realizao de transferncias de mercadorias (produtos acabados) dos estabelecimentos industriais para os estabelecimentos distribuidores da mesma pessoa jurdica, no geram direito ao crdito de PIS/PASEP e da COFINS.

 Somente os valores das despesas realizadas com fretes contratados para a entrega de mercadorias diretamente aos clientes adquirentes, desde que o nus tenha sido suportado pela pessoa jurdica vendedora, que geram direito a crditos a serem descontados do PIS/PASEP e da COFINS devidos. (SOLUO DE DIVERGNCIA COSIT N. 11, DE 27 DE SETEMBRO DE 2007)

ISS - 33

ISS IMPOSTO SOBRE SERVIOS

LEGISLAO BREVE HISTRICO


 Decreto-lei n 406, de 31.12.1968;  Lei Complementar n 56, de 15.12.1987;  Constituio Federal de 1988 Art. 156;  Lei Complementar n 100, de 22.12.1999;  Emenda Constitucional n 37, de 12.06.2002;  Lei Complementar n 116, de 31.07.2003.

ISS - 34

PRINCIPAIS INOVAES DA LC N 116/03


 fato gerador independe de ser atividade-fim;  incidncia sobre servios iniciados ou provenientes do exterior;  a incidncia independe da denominao atribuda ao servio prestado;  no incidncia na exportao de servio;  ampliao das excees regra da incidncia no local da prestao.  definio do conceito de estabelecimento prestador;  instituio e atribuio de responsabilidade tributria a terceiros;  Fixao da alquota mxima do imposto em 5%;  Ampliao do rol dos servios tributveis;  vetos presidenciais.

FATO GERADOR DO ISS


Art. 8, do DL n 406/68 O imposto, de competncia dos Municpios, sobre servios de qualquer natureza, tem como fato gerador a prestao, por empresa ou profissional autnomo, com ou sem estabelecimento fixo, de servio constante da lista anexa.

ISS - 35

Art. 1, da LC n 116/03 O ISS tem como fato gerador a prestao de servios constantes da lista anexa, ainda que esses no se constituam como atividade preponderante do prestador.

ATIVIDADE FIM
DL n 406/68 era interpretado no sentido de que a prestao de servios estava relacionada com a atividade fim. Segundo a LC n 116/03 a ocorrncia do fato gerador independe do servio ser considerado atividade fim da empresa.

A INCIDNCIA DO ISS NA IMPORTAO DE SERVIOS


Art. 1 , 1, da LC n 116/03 (...) O imposto incide tambm sobre o servio proveniente do exterior do Pas ou cuja prestao se tenha iniciado no exterior do Pas. A incidncia do ISS na importao de servios Nessas hipteses, o imposto ser devido no local do estabelecimento do tomador ou intermedirio do servio ou, na falta de estabelecimento, onde este estiver domiciliado.

ISS - 36

A TAXATIVIDADE DA LISTA DE SERVIOS


Art. 1, 4, da LC n 116/03 A incidncia do imposto no depende da denominao dada ao servio prestado. Conseqncia: O Fisco Municipal poder exigir o ISS pela prestao de servios, ainda que se atribua outra denominao ao mesmo. Art. 4, I, CTN A natureza jurdica especfica do tributo determinada pelo fato gerador da respectiva obrigao, sendo irrelevantes para qualific-la: I - a denominao e demais caractersticas formais adotadas pela lei.

HIPTESES DE NO INCIDNCIA
Exportao de servios para o exterior do Pas; Prestao e servio em relao de emprego, dos trabalhadores avulsos, dos diretores e membros de conselho consultivo ou de conselho fiscal de sociedades e fundaes, bem como dos scios-gerentes e dos gerentes-delegados; O valor intermediado no mercado de ttulos e valores mobilirios, o valor dos depsitos bancrios, o principal, juros e acrscimos moratrios relativos a operaes de crdito realizadas por instituies financeiras.

A EXPORTAO DE SERVIOS

ISS - 37

Exceo: os servios desenvolvidos no Brasil, cujo resultado aqui se verifique, ainda que o pagamento seja feito por residente no exterior. Fundamento: A exonerao das exportaes de mercadorias e servios tem como princpio o destino.

O LOCAL DA PRESTAO
Regra geral:  local do estabelecimento prestador ou, na falta do estabelecimento, do domiclio do prestador. Principais Excees:  importao de servios;  cesso de estruturas (andaimes, palcos, coberturas e outras estruturas de uso temporrio);  execuo de obras de construo civil, hidrulica ou eltrica, bem como acompanhamento e fiscalizao de execuo de obras de engenharia, arquitetura e urbanismo;  vigilncia, segurana, ou monitoramento;

 edificaes em geral;

ISS - 38

 varrio, coleta, limpeza, manuteno, jardinagem, tratamento de efluentes, florestamento, etc;  execuo de servios de diverso, lazer, entretenimento e congneres;  fornecimento de mo-de-obra, mesmo que em carter temporrio.

JURISPRUDNCIA
EDRESP 130.792/CE EMBARGOS DE DIVERGNCIA. ISS. COMPETNCIA. LOCAL DA PRESTAO DE SERVIO. PRECEDENTES. IPara fins de incidncia do ISS Imposto Sobre Servios -, importa o local onde foi concretizado o fato gerador, como critrio de fixao de competncia do Municpio arrecadador e exigibilidade do crdito tributrio, ainda que se releve o teor do art. 12, alnea a do Decreto-Lei n 406/68. II- Embargos rejeitados. (DJ de 12.06.2000).

O CONCEITO DE ESTABELECIMENTO PRESTADOR


Art. 4, da LC n 116/03 Considera-se estabelecimento prestador o local onde o contribuinte desenvolva a atividade de prestar servios, de modo permanente ou temporrio, e que configure unidade econmica ou profissional, sendo irrelevantes para caracteriz-lo as denominaes de sede, filial, agncia, posto de atendimento, sucursal, escritrio de representao ou contato ou quaisquer outras que venham a ser utilizadas.

ISS - 39

RESP 302.330/MG Para o ISS, quanto ao fato gerador, considera-se o local onde se efetivar a prestao do servio. O estabelecimento prestador pode ser a matriz, como a filial, para os efeitos tributrios, competindo o do local de atividade constitutiva do fato gerador. (DJ de 22.10.2001).

A RETENO DO IMPOSTO
Art. 6, da LC 116/03 Os Municpios e o Distrito Federal, mediante lei, podero atribuir de modo expresso a responsabilidade pelo crdito tributrio a terceira pessoa, vinculada ao fato gerador da respectiva obrigao, excluindo a responsabilidade do contribuinte ou atribuindo-a a este em carter supletivo do cumprimento total ou parcial da referida obrigao, inclusive no que se refere multa e aos acrscimos legais. Responsveis elencados pela LC n 116/03:  o tomador ou intermedirio de servio proveniente ou cuja prestao se tenha iniciado no exterior do Pas;  a pessoa jurdica, ainda que imune ou isenta, tomadora ou intermediria dos servios descritos nos subitens 3.05, 7.02, 7.04, 7.05, 7.09, 7.10, 7.12, 7.14, 7.15, 7.16, 7.17, 7.19, 11.02, 17.05 e 17.10 da lista anexa.

ISS - 40

A BASE DE CLCULO
Regra Geral: o preo do servio Previso de rateio do imposto em se tratando de servios prestados no territrio de mais de um Municpio (item 3.04 - locao, sublocao, arrendamento, direito de passagem ou permisso de uso, compartilhado ou no, de ferrovia, rodovia, postes, cabos, dutos e condutos de qualquer natureza).

JURISPRUDNCIA
Incluso do valor do ISS no preo do servio prestado, compondo a base de clculo do prprio ISS no ofende a legislao federal (RESP n 688/SP DJ 26.09.1994). O ISS s no incide nos servios prestados gratuitamente pelas empresas sem qualquer vinculao de um contrato bilateral. Arbitramento adotado pelo Fisco. Regularidade (RESP n 234.498/RJ DJ 19.06.2000).

A ALQUOTA E A VIGNCIA
Alquota;  Mxima: 5%;  Mnima: 2% (Emenda Constitucional n 37/02);

AP.C - 41

APROVEITAMENTO DE CRDITOS
PLANEJAMENTO TRIBUTRIO - ANLISE DE APROVEITAMENTO DOS CRDITOS TRIBUTRIOS NAS AQUISIES.  Dentro do segmento tributrio nacional existe uma gama diversificada de regimes tributrios (Federal, Estadual, Municipal) que implicam em um maior ou menor impacto de carga tributria a estes contribuintes.  Por extenso, os contribuintes adquirentes sofrem este reflexo, ou seja, dependendo da opo do regime tributrio do fornecedor pode-se obter uma economia tributria ou, no sendo esta bem avaliada, um incremento na carga tributria.

TRIBUTOS PASSVEIS DE CREDITAMENTO


 Atualmente os tributos sujeitos a esta sistemtica e aplicveis a CEBRACE so os seguintes:

A - ICMS (Imposto sobre Circulao Mercadorias e Servios) - Base Legal Lei n 6.374/89 e Decreto n 45.490/00; B - IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) - Base Legal Decreto n 4.544/02; C - PIS (contribuio para o Programa de Integrao Social) - Base Legal Lei n 10.637/02; D - COFINS (Contribuio para Seguridade Social) - Base Legal Lei n 10.833/03 e 10865/04.

ANLISE NAS AQUISIES


 Recomendaes: a) anlise da idoneidade e cadastro do fornecedor: verificar no site nacional do SINTEGRA se o fornecedor est habilitado (possibilidade de glosa dos crditos do adquirente caso venha a ser declarado que o fornecedor inidneo); b) exigir documento hbil: nota fiscal de venda de mercadoria (sujeita ao ICMS e ou IPI) ou de servios ; c) analisar os reflexos tributrios e o impacto no resultado ou a possvel economia tributria gerada. Conforme indicado no Anexo (Planilha de Demonstrativo), existem alguns aspectos que devem ser analisados no tocante ao regime tributrio do fornecedor;  A titulo de ilustrao, citamos os principais e quais a suas implicaes tributrias com reflexo na CEBRACE: AP.C -41

SIMPLES NACIONAL

AP.C - 43

 Os fornecedores enquadrados na sistemtica do SIMPLES NACIONAL (LC 123/06) pagam o seu ICMS de forma diferenciada por uma alquota menor, conforme sua classificao.  No obstante, as compras realizadas junto aos fornecedores enquadrados nesta sistemtica, NO GERAM DIREITO AO CRDITO DE ICMS aos adquirentes.  Em termos prticos, isto impede que a CEBRACE utilize o crdito de ICMS que seria de 18% para reduzir o seu custo tributrio e conseqentemente recolher um montante menor deste imposto por ocasio das suas vendas.  Ocorre que em razo desta sistemtica, muitas vezes o fornecedor pode ofertar um preo aparentemente mais convidativo, a analise que deve ser feita se esta diferena ser maior do que o imposto que a empresa poderia se creditar se efetuasse a compra de um fornecedor enquadrado na sistemtica normal do ICMS.  Exemplificando:  FORNECEDOR "A" SIMPLES: Vende produto (matria Prima, intermedirio, embalagem, etc) no valor de R$ 1.500,00.  FORNECEDOR "B" - REGIME NORMAL DE ICMS: Vende o mesmo produto no valor de R$ 1.700,00.  Na compra do Fornecedor "A", no h qualquer crdito em relao ao ICMS, j na compra do Fornecedor "B", h um crdito correspondente a 18% no montante de R$ 306,00 (1.700,00 x 18%) que ser utilizado pra reduzir o ICMS que seria devido no ms.

AP.C - 44

 Assim, na apurao final, hipoteticamente de um valor de ICMS a recolher de R$ 125.000,00 haveria uma reduo de R$ 306,00 reduzindo a carga tributria.  Note-se que o valor de R$ 306,00 sobrepe a economia aparente de R$ 200,00 da diferena dos preos (R$ 1.500,00 1.700,00) entre os fornecedores, nesta esteira, s neste exemplo houve uma reduo da carga tributria na ordem de 0,25 % que pode ser maior, de acordo com o montante e constncia deste tipo de operao.  Desta forma, a titulo de planejamento e visando resguardar a empresa de eventuais questionamentos por parte do Fisco, sugerimos que seja realizada uma analise bem criteriosa, inclusive em relao a customizao e ao impacto tributrio nas aquisies de produtos de fornecedores enquadrados no SIMPLES.  Se se tratar de um produto sujeito ao IPI, no haver tambm direito ao crdito, pois normalmente estas empresas no so contribuintes deste imposto ou so enquadradas no SIMPLES .  Utilizando o mesmo exemplo retro, comparemos:  Na compra do Fornecedor "A", no h qualquer crdito em relao ao IPI, conforme veda o Art. 166 do Decreto 4.544/02 e Art. 5, 5 da Lei n 9.317/96.  J na compra do Fornecedor "B", h um crdito correspondente a 15% no montante de R$ 255,00 que ser utilizado pra reduzir do IPI que seria devido na quinzena.

AP.C - 45

 Assim, na apurao final, hipoteticamente de um valor de IPI a recolher de R$ 33.000,00, haveria uma reduo de R$ 255,00, reduzindo a carga tributria.  Note-se que o valor de R 255,00 tambm, como no exemplo do ICMS sobrepe a economia aparente de R$ 200,00 da diferena dos preos entre os fornecedores, a reduo na carga tributria desta vez na ordem de 0.77%  Verifica-se pois, que na possibilidade desta compra ser realizado junto a um fornecedor no SIMPLES deixa-se de reduzir a carga tributria em 1,02%  Em tempos onde a carga tributria um dos fatores de reflexo na competitividade no mercado, bem como na formao do custo do valor do produto e inclusive no resultado operacional da empresa (margem de lucratividade), a reduo de mais de 1 ponto percentual na custo tributrio , em nosso entender, considervel.

TRIBUTAO COM BASE NO LUCRO PRESUMIDO


 Esta espcie de tributao esta baseada na presuno de uma margem de lucro, as empresas optantes por esta modalidade possuem a seguinte composio de carga liquida tributria:  PIS - 0,65%  COFINS - 3%  IRPJ - 1,2% (8% x 15% at o fat. de R$ 60.000,00 no trim.)  CSLL - 1,08% (12% x 9%)

AP.C - 46

 Se for do segmento industrial e o produto adquirido estiver sujeito ao IPI, deve se acrescer o percentual em relao a este tributo.  Nas aquisies deste tipo de fornecedor, sendo o mesmo na esfera estadual contribuinte normal do ICMS, podero ser efetuados crditos em relao aos seguintes tributos nos percentuais a seguir:  PIS - 1,65%  COFINS -7,6%  ICMS -18%  IPI - 15%

TRIBUTAO COM BASE NO LUCRO REAL


 Os contribuintes tributados com base no lucro real so aqueles que sofrem a incidncia (para efeito do IRPJ e da CSLL) sobre o resultado operacional efetivo, ou seja, no h tributao sobre o faturamento.  J no que concerne ao PIS e a COFINS, estaro sujeitos a modalidade no cumulativa, ou seja, a uma apropriao de determinados crditos que serviro para abater do montante final a recolher, todavia as alquotas so majoradas para, respectivamente, 1,65% e 7,6%.

AP.C - 47

AQUISIES FORA DO ESTADO


 Outro aspecto a ser analisado quanto da real necessidade de adquirir produtos fora do estado. Isto em face do diferencial de alquota do ICMS que cobrado sobre as aquisies de mercadorias destinadas ao uso e consumo ou que iro compor o ativo imobilizado.  Esta operao aumenta o custo tributrio do ICMS em at 6%, sem contar o fato que geralmente a um adicional no preo em razo do frete.

AQUISIO DE AMOSTRAS
 As amostras devem necessariamente ser classificadas como material utilizado na produo e integrado ao estoque, sua utilizao desta forma gera direito aos crditos retro-citados aplicando o principio tributrio da no - cumulatividade.

AP.C - 48

MODALIDADE DE REGIME TRIBTURIO REGIME TRIBUTRIO DO FORNECEDOR TRIBUTO COM DIREITO AO CRDITO ICMS IPI PIS COFINS NO NO SIM SIM NO NO SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM

A-SIMPLES B-LUCRO PRESUMIDO C-LUCRO PRESUMIDO D-LUCRO REAL E EMPLO PRTICO

SIMPLES NORMAL RPA NORMAL

COMPRA DE MATERIAL C/DIREITO A CRDITO

VALOR DA COMPRA 100.000,00

FORN

APROVEITAMENTO DE CRDITO ICMS 18% 0,00 0,00 18.000,00 18.000,00 IPI 15% 0,00 0,00 15.000,00 15.000,00 PIS 1,65% 1.650,00 1.650,00 1.650,00 1.650,00 COFINS 7,60% 7.600,00 7.600,00 7.600,00 7.600,00

TOTAL

% DOS CRDITOS 9,25 9,25 42,25 42,25

A- SIMPLES B LUCRO REPSUMIDO SIMPLES C LUCRO PRESUMIDO NORMAL RPA D LUCRO REAL NORMAL

9.250,00 9.250,00 42.250,00 42,250,00

DEMONSTRATIVO ANALTICO CRDITO TRIBUTRIO NAS AQUISIES ANALISE COMPARTIVA Melhor opo de compra 42,25% de recuperao de crdito 9,25% de recuperao fornecedor C e D (lucro real e presumido) Opo menos vantajosa Fornecedor A e B (Simples Nacional)

Milton Fontes
MF@peixotoecury.com.br

Piero Monteiro Quintanilha


PMQ@peixotoecury.com.br

\\Pc_dados\sys\PGC\CEBRACE-1165\Juridico\Area Tributaria\Outros\Apresentao-CEBRACE-MF-OUTUBRO.ppt

S-ar putea să vă placă și