Sunteți pe pagina 1din 44

Montagem e Configurao de Hardware

Educador Carlos Recalde Zarate Junior

Neste material encontram-se




Cuidados com a Eletricidade Esttica; - Lio 2 Pagina 64 Algumas dicas sobre compras; - Unidade 1 Lio 1 Pagina 03 Ateno a documentao e aos componentes de hardware; - Lio 2 pag 8

Cuidados com a Eletricidade Esttica


 

Material da Apostila Lio 2 Manuseando Peas de Hardware pagina 64

A eletricidade esttica, como seu prprio nome indica, um tipo de eletricidade que fica armazenada nos corpos em forma natural. Quem no se lembra da experincia de atritar uma caneta no cabelo e atrair pedacinhos de papel? Esta exatamente uma demonstrao da atuao da eletricidade esttica. Quando uma pessoa est demasiadamente carregada, a simples ao de tocar uma pea de metal faz com que seus eltrons sobressalentes sejam transferidos. O problema quando a pea em questo um componente do computador ( placa me, placa de vdeo, memria, HD, etc), pois ele pode ser danificado seriamente por esse tipo de energia.

Portanto, antes de manusear as peas de um computador, necessrio descarregar a eletricidade esttica presente em seu corpo. A primeira recomendao que o assoalho do ambiente seja composto por algum material condutor, como um piso pintado com tinta especial. Carpetes so pssimos, pois no eliminam energia. Para garantir que voc esteja descarregado eletricamente antes de tocar nas peas do PC, possvel usar uma pulseira antiesttica. Um bom aterramento tambm recomendado para evitar problemas dessa natureza.

Pulseira antiesttica

Manuseando Peas de Hardware




Ao manusear peas de hardware, em especial placas (placa-me, memrias, placas de vdeo etc), voc dever tomar alguns cuidados. Primeiro, voc no deve tocar no contato de borda das placas. Segundo, vrios circuitos integrados(chips) so sensveis a descargas eletrostticas, por isso no devemos encostar nos componentes das placas, pois voc poder queimar os componentes.

Pegue na Borda das placas

Atividades
1. 2. 3.

O que energia esttica? O que devo fazer para no danificar o pc? Como devo manusear as peas do pc?

Algumas dicas sobre compras


 

Algumas dicas sobre compras; Unidade 1 - Lio 1 Pagina 03

O Que Comprar


Um micro do padro PC constitudo por um conjunto de placas e interfaces interconectadas, produzidas pelos mais diversos fabricantes. Muitos usurios acham que a caixa metlica onde o micro est alojado que o computador, mas isto no verdade. O gabinete do micro serve tosomente para abrigar todo o conjunto.

O ponto de partida para a escolha de qual micro montar realmente a escolha do processador. A escolha das demais peas do micro to importante quanto a escolha do processador, mas, infelizmente, poucas pessoas do a devida ateno ao restante da lista de compras.

Especificao


 

um conjunto de instrues que informa ao consumidor quais so os dispositivos ou quais configuraes usadas para cada dispositivo. H vrias especificaes para os vrios equipamentos de microinformtica. Vamos ver por exemplo as especificaes para um Microcomputador pessoal e administrativo.

Gabinete


Local onde o micro alojado; a caixa do micro. Dentro do gabinete vem a fonte de alimentao. Esse gabinete deve ser escolhido de acordo com a placa-me escolhida.

Placa Me


Base de conexo e transmisso de dados atravs de impulsos eltricos. Todos os componentes devem estar conectados corretamente placa-me para que o computador funcione de maneira adequada. Deve-se prestar muita ateno s entradas para a conexo dos componentes.

Processador


o crebro do seu computador. Toda a velocidade de realizao de tarefas passa antes pelo processador. Assim, se este componente no for potente o bastante, a velocidade de processamento de dados pode ser comprometida.

Cooler do Processador


Todo o trabalho feito pelo processador gera bastante calor, podendo chegar a quase 90 graus Celsius. Por isso, indispensvel instalar um cooler s para refrigerar o seu processador. Nunca ligue o computador sem ter instalado o cooler do processador.

Cooler Extra (Ventoinha)




No difcil encontrar computadores que esquentam muito. Por isso, ter um cooler extra pode ajudar bastante. Se o cooler do processador no estiver mais dando conta do recado, instale mais um para garantir que nada vai queimar dentro do seu gabinete.

Memria RAM


Os pentes de memria so indispensveis para a montagem de qualquer computador. Eles so responsveis pelo armazenamento, execuo de programas, qualidade de definio de imagens pela placa de vdeo e uma srie de tarefas. Quanto mais memria melhor. Normalmente, as placas-me possuem dois slots (espaos) para a insero de memrias.

Placa de Vdeo


Processa as informaes ligadas exibio de imagens que iro aparecer no seu monitor. Normalmente, estes componentes utilizam uma memria prpria alm do que dedicado a ele pelo prprio sistema. Quanto maior a capacidade, melhor ser a definio de imagem do seu computador.

Drive de Disquete (Floppy Disk)




Apesar de muitos computadores mais recentes no contarem com drives para a leitura de disquetes, ainda comum encontrar mdias deste tipo. A capacidade de armazenamento deste tipo de disco de aproximadamente 1,3 MB e j foi ultrapassada pelos pen-drives que j podem chegar a ter mais de 32 GB.

Disco rgido (HD)


HD SATA  O disco rgido do tipo SATA tem como principal funo armazenar os seus dados, programas e arquivos. Contudo, o que difere este dos outros HDs a entrada dele. A sigla SATA explica esta diferena, Serial Advanced Technology Attachment indica que o cabo e as entradas pertencem a um outro grupo. As caractersticas fsicas deste tipo de conexo so:  Entrada mais estreita  Cabo mais estreito  Plugs do cabo mais estreitos

  

HD IDE ou PATA Assim como o SATA, o IDE (hoje chamado de PATA) tambm serve para armazenar os seus dados. Porm a diferena deste para o outro modelo tambm est no tipo de entrada e no cabo. A sigla PATA significa Parallel Advanced Technology Attachment. As caractersticas fsicas deste tipo de conexo so: Entrada larga composta por pinos Cabo mais largo, tambm chamado de cabo fita h algum tempo. Plugs do cabo so largos e perfurados para adaptar-se ao pino

Modem


O modem o equipamento que permite que o seu micro conecte-se com outros atravs da linha telefnica, permitindo o acesso Internet. Esse equipamento a princpio opcional, mas como todo mundo hoje em dia quer ter acesso Internet, esse equipamento praticamente obrigatrio. As placasme voltadas para micros baratos possuem esse componente integrado (on-board). Se esse for o seu caso, voc no precisar comprar um modem.

Drive de CD/DVD


So a porta de entrada da maioria de mdias para o computador. Estes dispositivos podem reproduzir e gravar CDs e DVDs a partir de um software e um hardware prprio. Atualmente, vrios deles j podem ler e at gravar Blu-Ray.

Placa de som


Esse um componente teoricamente opcional (isto , um micro no precisa dele para funcionar), mas todo mundo quer escutar os sons produzidos atravs do PC, e ento a placa de som tornou-se um equipamento presente em todos os micros. As placas-me mais novas, inclusive, j esto vindo todas com uma placa de som embutida (udio onboard). Se for esse o seu caso, voc no precisar comprar uma placa de som avulsa.

Teclado


 

Principal meio de entrada de dados para o micro. Padro IBM/PC, com conector mini-din (PS/2) 104 teclas lay-out padro ABNT2 Teclas adicionais, especiais para Windows

Dispositivo Apontador Mouse




Segundo maior meio de entrada de dados para o micro. Compatvel PC, com conector mini-din (PS/2) Dois (2) botes, alm de 3. boto tipo scroll

Monitor


Monitor de vdeo: Principal meio de sada de dados do micro.

estabilizador


Recurso de um no-break que remove picos, surtos, quedas e rudos do fornecimento de energia.

impressora


Dispositivo que coloca texto ou imagens em papel ou em outras mdias de impresso. Os exemplos incluem impressoras a laser ou matriciais

Outros


Ns listamos apenas os componentes obrigatrios, que todo micro deve ter. Outros componentes podero ser comprados , opcionalmente, caso voc tenha necessidade deles, como scanner, Zip-drive, joystick, cmera digital, entre outros.

Atividades
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19.

Antes de comprar o pc o que preciso saber? O que especificao? Quais os componentes que devo comprar? Fale do gabinete; Fale do processador; Fale da placa mae; Fale do Cooler; Fale da memoria; Placa de video; Fale da unidade de disquete; Fale do Disco rigido; Fale do modem; Fale do CD Rom; Fale da Placa de Som; Fale do teclado; Fale do mouse; Fale do monitor Fale do estabilizador; Fale da impressora;

Lio 2 pagina 8

Gabinete: torre/desktop


O gabinete a caixa metlica que abriga o PC. Essa caixa metlica pode ter vrios formatos, sendo os mais usuais o desktop e o minitorre. No desktop a placa-me instalada deitada, horizontalmente mesa onde o gabinete ser apoiado, enquanto que no minitorre a placa-me instalada em p, perpendicularmente mesa onde o gabinete ser apoiado.

Fonte de Watts Reais




A fonte o meio de alimentao energtica do computador. Sem ela, no h como enviar os impulsos eltricos para a placame processar os outros dados.

Dentro do gabinete vem a fonte de alimentao, que classificada de acordo com a sua potncia em watts. Os gabinetes mais comuns vm com fonte de 250 W potncia suficiente para as aplicaes mais usuais. No caso de existirem muitos perifricos internos tais como vrios discos rgidos devemos pensar em adquirir um gabinete com fonte de alimentao com maior potncia, como 300 ou 350 W.

A fonte de alimentao usada pelo gabinete AT diferente da usada pelo gabinete ATX. Com isso, fica fcil identificar se um gabinete AT ou ATX, apenas olhando para o plugue existente na fonte de alimentao.

Ao comprar a fonte de alimentao, voc deve ter em mente qual ser o uso do PC: Internet, escritrio ou jogos. Cada um dos perfis citados exigem uma fonte distinta, principalmente pelos componentes que sero conectados ela. Por exemplo, em um computador destinado para o acesso Internet, uma fonte de 400W j suficiente, visto que peas como o processador utilizado nela provavelmente no so de ltima gerao, o que no exige muita energia. J para um perfil de jogos, uma fonte de alta qualidade torna-se indispensvel, visto que CPUs multi-core e placas de vdeo top de linha consomem muito. Ao efetuar sua compra, necessrio verificar se a potncia indicada realmente a real, pois muitas fontes so vendidas como se fossem mais fortes do que realmente so.

Fontes de energia nunca devem ser abertas, pois representam um perigo real para a integridade fsica do usurio e do computador. Por curiosidade, a imagem acima exibe uma fonte de energia aberta. O domiclio onde o computador se faz presente deve teraterramento, pois uma queda de energia ou a queda de um raio pode comprometer a fonte e seus componentes de forma catastrfica. A escolha da voltagem certa tambm muito importante.

A Placa-me


Na placa-me so conectados praticamente todos os componentes do micro, especialmente o processador, a memria RAM, o disco rgido e a placa de vdeo. Com isso, voc deve comprar uma placa-me de acordo com o processador que voc pretende utilizar em seu micro e o tipo de memria a ser instalada. Ou seja, a placa-me a ser adquirida dever ser compatvel com o processador e com a memria RAM que voc pretende comprar.

Placa-me AT


Como voc pode reparar, o formato AT como se fosse uma placa-me ATX rotacionada 90. Na lio passada explicamos a diferena existente no conector da fonte de alimentao dessas placas-me. importante notar que existem placas-me AT que possuem tanto o conector para fonte AT quanto para fonte ATX (em alguns casos necessrio mudar um jumper de posio na placa-me para configurar qual dos dois conectores ser usado; um jumper um pequeno conector que funciona como uma minscula chave).

Placa me ATX

Atividades
1. 2.

3.

Existe diferena entre gabinete AT e ATX? Qual a diferena entre placa mae AT e ATX? Qual a diferena entre fonte AT e ATX?

S-ar putea să vă placă și