Sunteți pe pagina 1din 98

RPTEIS

RPTEIS
Caractersticas gerais:
  

  

Presente em diferentes habitats terrestre e aquticos Maioria carnvoros e alguns herbvoros Corpo coberto por uma pele seca, sem glndulas, impermevel. Podendo apresentar: escamas, placas ou carapaas Pecilotrmicos Respirao pulmonar Corao com 3 cavidades (2 trio e 1 ventrculo), o sangue venoso se mistura com o sangue arterial no ventrculo. Exceo: Crocodilos com corao com 4 cavidades

RPTEIS
Caractersticas gerais:
 

Sistema digestivo completo, terminando em cloaca Reproduo sexuada: fecundao interna, desenvolvimento direto, maioria ovparos e algumas espcies (serpentes e lagartos) so ovovivparos, macho possui rgo copulador Trs so os grupos dos rpteis: Quelnios, Crocodilianos e Escamados

RPTEIS - QUELNIOS

  

Tartarugas, jabutis e os cgados Corpo coberto por carapaas Maioria aquticos

RPTEIS-CROCODILIANOS

  

Crocodilos e jacars Corpo alongado e coberto por placas crneas So terrestre e aquticos

RPTEIS-ESCAMADOS

 

Corpo coberto por escamas So aquticos e terrestres

1) OFDIOS Cobras 2) LACERTLIOS Lagartos 3) RINCOCFALOS Tuatara

CLASSE REPTILIA
Reptare, reptum Rastejar

Ordens


Testudines (Chelonia): tartaruga-de-pente, cgado, jabuti.


330 espcies

Squamata (Escamados): 5700 espcies


o Subordem Lacertilia (Surios): lagartixa, calango, tei. 3300 sp o Subordem Amphisbenia: cobra-de-duas-cabeas. 135 sp o Serpentes: sucuri, jararaca, cobra-coral. 2300 sp

Sphenodonta (Rhynchocephalia): tuatara (Nova Zelndia)


1 espcie Sphenodon

Crocodylia: jacar-do-papo-amarelo.
25 espcies

Surgimento


Os rpteis surgiram, a partir de ancestrais anfbios, h cerca de 340 M.a.  Estas 4 ordens so as sobreviventes das 20 que floresceram durante o Mesozico, a era dos rpteis, quando estes animais dominavam o panorama animal terrestre.

Independncia da gua


Os rpteis constituem a primeira classe de animais vertebrados a conquistar definitivamente o meio terrestre; para isso, foi necessrio que sofressem uma srie de adaptaes:

Adaptao Impermeabilizao da pele (carapaas, escamas e placas crneas) Respirao pulmonar

Descrio para a proteo do animal contra o atrito durante a locomoo e para evitar que o ambiente seco, o vento e o sol desidratem o corpo. os pulmes so os rgo que possibilitaram aos vertebrados a respirao em ambiente gasoso. o desenvolvimento destes trs sistemas possibilita o equilbrio e a sustentao do animal em ambiente terrestre.

Esqueleto mais forte, sistema muscular mais complexo e sistema nervoso central melhor desenvolvido

Adaptao

Descrio

Excreo urinria adaptao necessria para evitar a perda de grande quantidade de gua, quando o concentrada
organismo excreta nitrogenados (txicos) no sangue; eliminam, principalmente, cido rico que menos txico que a amnia e a uria, sob a forma de cristais insolveis.

Reproduo com fecundao interna, desenvolvimento direto, ovos com casca e anexos embrionrios

a cpula pode ocorrer em ambiente aquoso (jacar, tartaruga-marinha, etc.) e terrestre (jabuti, etc); os rpteis desenvolveram um sistema onde os espermatozides so introduzidos na fmea atravs de um pnis ou de contato entre cloacas. A desova ocorre em ambiente terrestre e os filhotes saem dos ovos com a forma adulta, no passando por estgios intermedirios de desenvolvimento.

Ovos


Adaptaes para o desenvolvimento em ambiente terrestre:


so revestidos por uma casca dura que os protegem da desidratao, possuem estruturas como o mnio que protege o embrio contra a desidratao , a deformao e contra choques mecnicos e, o alantide que funciona como um reservatrio de substncias txicas produzidas pelo embrio durante sua permanncia dentro do ovo

Habitat


So ectotrmicos.
So dependentes de fontes externas de calor. Por esta razo, eles so muito sensveis variaes de temperatura, o que faz com que a maior concentrao de rpteis acontea em locais prximos aos trpicos e medida que nos aproximamos dos plos, encontraremos cada vez menos espcies.

existem dois tipos de lugares apenas onde os rpteis so realmente abundantes: regies tropicais e desrticas.

Hbitos


As tartarugas e crocodilos so, na sua maioria, aquticos, enquanto os lagartos e serpentes so na maior parte terrestres e arborcolas. Existem excees interessantes: algumas tartarugas no apenas vivem longe da gua, mas vivem em regies desrticas e algumas serpentes marinhas tm uma existncia totalmente aqutica. So predominantemente predadores, embora algumas tartarugas e lagartos possam ser vegetarianos.

Hbitos


Terrestres Arborcolas Aquticos

Subterrneos

Revestimento do corpo
pele no mucosa (com poucas glndulas superficiais  geralmente com escamas epidrmicas (em filas transversais e longitudinais)  ou escudos crneos, o que os torna capazes de viver em meios secos.


A pele composta por duas camadas principais: epiderme e derme. As escamas so produzidas pela epiderme e so compostas por queratina. As escamas no podem ser removidas individualmente e devem ser substitudas regularmente - muda -, permitindo o crescimento e eliminando o desgaste. As cobras substituem a pele toda de uma vez s, como se retirassem uma meia, mas os restantes grupos de rpteis soltam-na em pedaos.

Escamas


Esculturaes: dispersam a luz e reduzem a quantidade de radiao que penetra profundamente no corpo. Pigmentao: responsvel pelas manchas e colorao do corpo, servindo de camuflagem ou exibio. cristas ou "chifres: em alguns lagartos as escamas evoluram nestas ou outras formas exticas, usadas em rituais de acasalamento ou com defesa. Permanecem zonas de pele fina entre as escamas e escudos: confere flexibilidade (aumentada pela disposio de fibras na derme), permitindo que uma cobra engula algo at 6 vezes superior ao dimetro do seu corpo.

Esqueleto


Totalmente sseo, crnio com um cndilo occipital, limitado ventralmente por um palato, que separa as passagens respiratrias e digestivas. Fornece uma sustentao adequada vida em meio terrestre. Em muitos rpteis o crescimento sseo no termina com a maturidade sexual, o que permite a muitos exemplares atingirem tamanho gigantesco.

2 pares de patas (capazes de movimentos rpidos), 5 dedos terminando em garras crneas, adaptadas a correr, rastejar ou trepar. As garras protegem as pontas dos dedos e ajudam locomoo em meios speros.

Apndices

Apndices


Alguns tm patas reduzidas ou totalmente ausentes no adulto (alguns membros ainda apresentam patas vestigiais) Com exceo dos crocodilianos, os rpteis tm as patas para os lados e no por baixo do corpo, o que os obriga a deslocarem-se rastejando.

rgos dos Sentidos




So muito mais desenvolvidos que os anfbios, e alguns apresentam sentidos nicos no reino animal. Olhos grandes e apresentam geralmente plpebras superior, inferior e membrana nictitante, (excepto nas cobras onde so cobertos por uma cutcula transparente).

rgos dos Sentidos




Muitas vezes apenas tm percepo do movimento, como em algumas cobras ou lagartos escavadores, mas geralmente a viso muito apurada. Lagartos e as tuataras tm uma rea semitransparente e sensvel luz no topo do crnio (terceiro olho) cuja funo parece relacionada com o controle metablico diurno e sazonal, de acordo com o fotoperodo.

rgos dos Sentidos




Os ouvidos so geralmente pouco desenvolvidos e muitas espcies nem apresentam abertura externa do canal auditivo. Neste caso os sons so transmitidos por vibraes dos ossos do maxilar e do crnio. O paladar tambm no um sentido muito importante para os rpteis

rgos dos Sentidos


 

Olfato muito apurado. Lngua bifurcada nas cobras e maioria dos lagartos: transporta informaes qumicas para o rgo de Jacobson, localizado na zona anterior do palato e em comunicao com a cavidade bucal por ductos, onde so detectadas. A bifurcao permite lngua detectar um gradiente nas substncias detectadas, localizando a sua origem. Uma chanfradura na mandbula permite a deslocao da lngua.

rgos dos Sentidos




Fossetas loreais
Algumas cobras apresentam dos lados da maxila fossetas termorreceptoras especializadas na deteco de calor, o que lhes permite detectar as presas de sangue quente.

Sistema Digestivo


Boca marginada por dentes tipicamente cnicos e implantados em alvolos. Cobras: ossos das mandbulas so soltos, podem mover-se livremente uns em relao aos outros. Dentes inclinados para trs, permite segurar a presa enquanto esta engolida. Cobras venenosas: presas - dentes longos e ocos, capazes de injetar veneno ao morder. Podem ser fixas (Naja sp. e cobras marinhas) ou estar recolhidas para trs quando no esto em uso (cascavis e vboras).

Jogo dos Erros

Venenos


Cobras: apresentam toxidade variada,


neurotxicos (como o da Naja afetam o sistema nervos e os centros respiratrios) ou Hemotxicos ou proteoltico (como o das cascavis e vboras, destri as paredes dos capilares e os glbulos vermelhos).

Os lagartos no produzem veneno, embora a mordida de muitos deles (principalmente os de maior porte, como os drages do Komodo) possa ser altamente infecciosa. A nica exceo para esta regra o monstro Gila, o nico lagarto que produz veneno (altamente mortal para o Homem).

Venenos


O veneno de cobra no mais do que saliva, ainda que altamente modificada, e produzido por glndulas salivares modificadas.

Sistema Circulatrio


Corao incompletamente dividido em 4 cmaras (duas aurculas e um ventrculo parcialmente dividido), exceto nos crocodilianos, onde o septo ventricular completo. Este fato permite uma maior separao do sangue arterial e venoso. Glbulos vermelhos biconvexos e nucleados.

Sistema Respiratrio


exclusivamente pulmonar, nunca existem brnquias, embora em algumas tartarugas aquticas possa ocorrer respirao farngica ou cloacal.

Existem cordas vocais na laringe.




Sistema Excretor


Composto por rins metanfricos, o que reduz grandemente a perda de gua pela urina, fundamental em meio seco.

Temperatura corporal
 

No geram calor interno, mas devem controlar cuidadosamente a sua temperatura. A temperatura corporal deve estar entre os 30 e os 40C. Abaixo desses valores abrandam a sua atividade e se deitam ao sol. Para receber calor mais eficientemente, achatam o corpo para que fique mais encostado rocha quente. Os rpteis de zonas tropicais raramente necessitam de apanhar sol,mas os de zonas temperadas ou desrticas passam parte do ano em hibernao ou estivao, at que as temperaturas sejam adequadas.

rvore Filogentica dos Rpteis

Ordem Rhyncocephalia
Tuataras Nova Zelndia

Ordem Rhyncocephalia Tuataras


 

Tuataras no so lagartos Eles so os nicos membros sobreviventes desta ordem Fsseis de Rhynchocephalianos nos mostram rpteis de pequeno a mdio porte que eram muito comuns no mundo h cerca de 225 e 120 milhes de anos atrs, muito antes do primeiro dinossauro aparecer na Terra.

Ordem Rhynchocephalia Tuataras


Com o tempo, esses animais foram desaparecendo e h cerca de 60 milhes de anos atrs eles ficaram praticamente extintos, exceto por uma pequena populao que vive na Nova Zelndia.

Tuatara

Tuataras


Os tuataras diferem dos lagartos em vrios aspectos:


No possuem ouvido externo, Apresentam uma extenso de suas costelas, em forma de gancho, Possuem duas grandes aberturas em cada lado do crnio, imediatamente atrs e acima da cavidade ocular Machos no possuem pnis.

Tuataras


Apresentam um lendrio "terceiro olho", que parte de um complexo rgo situado no topo do crebro. Este possui lentes, retina e uma conexo nervosa junto ao crebro, mas logo cedo, na fase de crescimento dos tuataras, este rgo coberto por uma escama opaca. Muitos lagartos tambm possuem este "terceiro olho", de complexidade similar. Enquanto nos lagartos este rgo envolvido na regulao da temperatura do corpo, testes experimentais falharam ao testar esta mesma funo nos tuataras.

Hbitos


Os tuataras so mais ativos durante a noite e passa o dia escondido em buracos e tocas, ou, aquecendo seu corpo na entrada desses buracos. Uma caracterstica peculiar que sempre haver apenas um tuatara por buraco. A atividade mxima do animal acontece com temperaturas entre 17 e 20C - baixo para um rptil - e a partir da, sua atividade comea a decair a medida que a temperatura baixa, tornando-se praticamente inativos h 7C

Ordem Chelonia

Tartarugas, Cgados e Jabutis

Casco


Consiste de 2 partes:
a parte superior, chamada carapaa e a parte inferior, chamada de plastro.

Cada parte tipicamente possui uma camada ssea interna e outra camada externa, de placas speras. A camada visvel feita de grandes placas speras e duras, mas esta apenas cobre uma grossa camada de segmentos sseos que efetivamente forma o verdadeiro casco protetor. No local onde a carapaa encontra o plastro, existe uma abertura para a cabea, pernas e cauda.

Casco
O nmero e disposio das tais placas speras variam de acordo com a espcie e este arranjo geralmente til no processo de identificao da espcie, embora existam muitas outras diferenas que ajudem a identificar.

Ausncia de dentes na mandbula. Os fsseis mais antigos do perodo Trissico possuam pequenos dentes, mas estes eram localizados no palato e a mandbula era desdentada. No lugar dos dentes, as tartarugas modernas possuem pontas sulcadas e duras que cobrem a mandbula superior e inferior. Nas tartarugas carnvoras, estas pontas so afiadas e cortantes e funcionam como uma tesoura.

Nas tartarugas que comem plantas a extremidade externa de cada ponta serrada, tornando mais fcil morder as plantas mais duras.

Distribudas por todo o mundo em zonas tropicais e temperadas. Eles so os nicos rpteis que possuem uma carapaa embutida no esqueleto, permitindo ao animal se esconder inteiramente dentro dela. De todo os rpteis existentes hoje em dia, os quelnios so os mais antigos e os que menos mudaram nos seus 200 milhes de anos de histria.

DUAS LINHAGENS PRINCIPAIS




O grupo mais velho de fssil de tartarugas data do Trissico, a cerca de 230 milhes de anos atrs. As tartarugas logo desenvolveram-se em duas linhagens principais, que sobrevivem at hoje: as sub-ordens Cryptodira e Pleurodira.

Sub-ordem Cryptodira


Os Cryptodirianos podem, por meio de uma curva na coluna vertebral, no pescoo, colocar diretamente e em um s movimento, a cabea dentro do casco.

Sub-ordem Cryptodira
Exemplos: tartarugas marinhas, que vivem somente em oceanos tropicais e temperados, e a maioria das espcies que vivem na terra, lagos e rios. So encontrados em todos os continentes, embora apenas uma espcie chegue at o norte da Austrlia.

Sub-ordem Pleurodira


Pleurodirianos apenas conseguem colocar a cabea dentro do casco atravs de movimentos laterais, as vezes para a esquerda, as vezes para a direita. Alm dessas diferenas externas entre os dois grupos, existem importantes diferenciaes na estrutura do crnio e do esqueleto. Os Pleurodirianos so encontrados somente na Austrlia, Amrica do Sul, Amrica Central e sul da frica.

Geochelone gigantea - Jabuti

Trachemys dorbignyi Tigre dgua

Ordem Squamata
Lagartos, serpentes e anfisbnias

Grupo mais recente e diversificado 95% de todos os rpteis

Subordem Sauria: Lagartos




Grupo extremamente diversificado  Habitam regies quentes e ridas  Hbitos terrcolas, fossrios, aquticos, arborcolas e planadores  Mais conhecidos: Lagartixas ou Geckos  Outros exemplos: iguandeos, bribas, camalees

Subordem Sauria: Lagartos




4 membros (em alguns grupos podem ser reduzidos)  Lagartos de vidro (cobra de vidro) perda secundria dos membros  Corpo relativamente curto  Olhos com plpebras mveis, boa viso diurna (cones e bastonetes)  Ouvidos externos (audio no muito importante)

Subordem Sauria: Lagartos




Ouvidos externos (audio no muito importante)  Exceo feita as lagartixas utilizam da vocalizao para delimitar territrios

Sobordem Amphisbaenia
Cobra-de-duas-cabeas  Grupo altamente especializado  Hbitos fossrios, movendo-se muito bem para frente e para trs  Corpo cilndrico e alongado, no possui vestgios de membros externos


Subordem Amphisbaenia
Pele flexvel dividida em inmeros anis  Ausncia de olhos e ouvidos visveis
 

Encontrados na Amrica do Sul e frica tropical

Subordem Serpentes
Desprovidas de membros, cintura plvica e escapular (vestgios em ptons, jibias)  Numerosas vrtebras mais curtas e largas


Crnea permanentemente protegida por uma escama modificada transparente  Mobilidade reduzida do olho  Viso deficiente


Subordem Serpentes
  

No possuem ouvido externo ou membrana timpnica ouvido interno Quimiorrecepo Olfato rgos de Jacobson Pele coberta por escamas Movimentao por ondulaes laterais Movimento em Concertina Movimento retilnear Movimento por alas laterais

   

Subordem Serpentes
Famlia Viperidea Fossetas loreais  Par de dentes


rgos sensveis ao calor localizados entre as narinas e olhos Respondem radiao de ondas longas de calor Emitidos por aves e mamferos Diferenas de 0,003C Cascavis, jararacas e surucucus


Par de dentes em forma de presas interior de uma bainha membranosa

Subordem Serpentes
Sistema de msculos e ossos projetam as presas quando a boca se abre  As presas penetram na vtima e a peonha injetada
 

1/3 das serpentes so peonhentas

Serpentes Venenosas
4 grupos baseados na dentio Viperdeos (Viperidae): Presas tubulares desenvolvidas na regio anterio da boca.
Cascavis, Jararacas, Surucucus e Vboras (no possuem fossetas loreais)

Elapidae:presas pequenas e eretas


Najas, mambas e corais

Serpentes Venenosas
Hidrophidae: Serpentes Colubridae: Presas situadas posteriormente
Maioria das Serpentes

Serpentes Venenosas
Veneno: Saliva com propriedades txicas Neurotxicas: Atua sobre o Sistema nervoso Lobos ticos (cegueira), nervo frnico do diafragma (parada respiratria) Proteoliticas: Destri hemceas e vasos sanguneos hemorragias intensas nos tecidos

Coral Verdadeira Famlia Elapidae

Micrurus corallinus

Micrurus frontalis

No Brasil existem dezenove espcies em vinte e oito formas.

Dentio proterglifa. Duas presas maiores na parte posterior do maxilar superior A maioria das espcies so semi-fossoriais, vivendo em meio ao folhio, embaixo de cascas de rvore, troncos, cupinzeiros, etc. Dieta das corais: outras serpentes e pequenos lagartos, sendo que a Micrurus surinamensis se alimenta de peixes. Encontradas em quase todas regies do Brasil, desde matas fechadas e midas at descampados e pradarias, sendo que a maioria das espcies se encontram na regio amaznica.

Micrurus corallinus

Micrurus decoraus

Micrurus lemniscatus

Micrurus ibiboboca

Micrurus frontalis

Micrurus spixii

Famlia Viperidae
 

Aparelho inoculador de veneno extremamente eficiente com presas mveis e canaliculadas. Entre a narina e o olho, em cada lado da cabea, apresentam fossetas loreal - funo: detectar calor, importante instrumento na localizao das presas e orientao no escuro. Hbitos crepusculares e noturnos, alimentam-se principalmente de pequenos mamferos. So representadas no Brasil pelos gneros Bothrops, Bothriopsis, Lachesis e Crotalus.

Famlia Viperidae

Bothrops bilineata Jararaca verde Crotalus durissus terrificus Cascavel

Famlia Viperidae

Lachesis muta muta Surucucu

Bothrops jararacussu Jararacuu

Famlia Viperidae

Bothrops alternatus Urutu

Ordem Crocodylia

Crocodilos e Jacars

Descendentes da linhagem Archosauria que deu origem grande irradiao de dinossauros e aves  Praticamente imutveis por quase 200mA


Atualmente representados por 3 famlias:


Jacars e caimans: Novo Mundo Crocodilos: Ampla distribuio e uma espcie marinha Gaviais: ndia e em Burma

Crnio alongado e robusto, muito resistente  Mandbula forte, com grande abertura e fechamento rpido e poderoso  Dentes inseridos em cavidades (tecas) dentio tecodonte  Palato secundrio completo
 

Corao com 4 cmaras

Sugestes de Pesquisas na Net:




O MUNDO ANIMAl http://www.animalshow.hpg.ig.com.br/index.htm BIOMANIA http://www.biomania.com.br/


 

ZOOLOGIA

http://curlygirl.no.sapo.pt/home.htm - busca/

S-ar putea să vă placă și