Sunteți pe pagina 1din 66

Aula 5 - Climatologia Prof.

Nilmar Santos

Climatologia: so padres de comportamento da atmosfera durante um extenso perodo. Clima: sntese de tempo num determinado lugar num perodo mnimo de 30 anos. Tempo: estado mdio da atmosfera numa dada poro de tempo em um determinado lugar.

Principais elementos climticos

Funcionam como condicionantes

So eles ...
Temperatura Responsvel pelo movimento das molculas e varia espacial e temporalmente. Fatores que interferem: latitude, natureza da superfcie, relevo, estaes do ano.

Radiao solar Energia emitida pelo sol que utilizada no Sistema Terra Atmosfera. Depende de 3 fatores: perodo do ano, perodo do dia. Durante o processo de movimento da Terra, acontece uma distribuio irregular, logo o vero ter mais incidncia de radiao do que no inverno.

Distncia do Sol-Terra Perilio: radiao maior. Aflio: radiao menor. Latitudes baixas: dias e noite durao quase igual. - Latitudes mdias: dias longos e noites curtas. - Latitudes altas: o dia dura 24 horas . Fatores que influenciam: distribuio da superfcie terrestres e aquticas; elevao e aspectos dessas superfcies. -

Fonte: http://www.fengshui.etc.br

Fonte: http://www.solarenergy.com.br

Umidade atmosfrica: quantidade de vapor dgua contido na atmosfera. Varia de lugar para lugar. Responsvel por originar todo tipo de condensao e precipitao. Provm da ocorrncia do processo evapotranspirao (evaporao da gua das superfcies e da transpirao das plantas. S encontrada na troposfera.

Fonte: http://www.ga.water.usgs.gov

Presso atmosfrica O peso da atmosfera sobre a litosfera. Peso exercido verticalmente pela atmosfera sobre um local por unidade de rea horizontal. Densidade do ar , acelerao da gravidade e a temperatura tem estreita ligao com a mesma.

Zonas de circulao da presso - Zonas de baixa presso (zonas ciclonais): zonas de maior incidncia de radiao, provocando a expanso dos gases. Zona de alta presso (zonas anticiclonais): menor incidncia da radiao, contrao de molculas dos gases.

Fonte: http://www.decioreismelo.vilabol.uol.com.br

Circulao atmosfrica: movimento constante da atmosfera. - Principais componentes: ventos e movimentos de rotao. - Desequilbrio: entre relevo, umidade e temperatura e entre litosfera e atmosfera, mas tambm fatores como a topografia, dinmica das massas continentais e ocenicas e as correntes martimas.

Escalas: 1- Macroescala (primria). 2 Mesoescala (secundria). 3 Microescala (terciria).

A circulao primria: - Circulao geral da atmosfera. - Determinante do padro dos climas do mundo. - Constante.

Circulao secundria: Depresses (zonas ciclonais). Anticiclones. Perturbaes. Tropicais.

Circulao terciria: - Sistemas de ventos locais (brisas). - Controlados por fatores locais.

Movimentos...
1 Horizontal Controlado pela fora gradiente de presso, acelerao centrpeta e a fora frico.

2 Vertical Provocado pela acelerao e desacelerao do movimento horizontal. Corresponde aos movimentos de ascendncia e subsidncia. Provocado pela convergncia e divergncia das massa de ar.

Massas de ar Grandes corpos horizontais de ar e homogneos. Se deslocam em forma constante na superfcie terrestre. Sua origem est ligada tanto aos plos como nos trpicos (ciclonais).

- Podem ser :

 Polares.  Tropicais.  Martimas.  Continentais.

Frentes: encontro de massas de ar com caractersticas diferentes. - Tipos de massas de ar:  mEa (Massa Equatorial Atlntica): quente e mida, parte litornea da Amaznia e do Nordeste e atua em alguns momentos do ano e tem seu centro no oceano.  mTc (Massa Tropical Continental): quente e seca, origem na depresso do Chaco (partes da Argentina e Paraguai). rea de atuao muito limitada e h uma retrao da mPa ocasionando o processo de friagem.

 mPa (Massa Polar Atlntica): fria e seca, forma-se nas reas prximas Patagnia (sul da Argentina). Atua mais no inverno, provoca chuvas e diminui as temperaturas e influi nos climas do sul do pas nas reas localizadas abaixo do Trpico de Capricrnio.  mEc (Massa Equatorial Continental): quente e mida e tem centro de origem na parte ocidental da Amaznia, assim, influi no nordeste da Amaznia durante quase todo o ano.

 mTa (Massa Tropical Atlntica): quente e mida, origina-se nas imediaes do Trpico de Capricrnio no oceano atlntico e influi na parte litornea do Brasil (Nordeste Sul).

Fonte: http://www.aluisiobarreto.blogspot.com

Ventos: deslocamento de ar das zonas de alta presso para zonas de baixa presso. -Anticiclone: denominao que se d as reas de alta presso. - Ciclone: a denominao que se d as reas de baixa presso.

Principais ventos
 Constantes ou planetrios:
- Alsios: sopram dos trpicos em direo ao Equador, deslocam-se a oeste devido a rotao terrestre. Convergncia Intertropical (CIT) rea de encontro dos alsios. - Contra alsios: retorno dos ventos alsios, assim, devido a altitude que tomam elevamse , esfriam-se e voltam para os trpicos.

- Polares: so ventos frios que sopram dos plos para latitudes mdias.

 Peridicos:
- Mones: sopram durante o vero do oceano ndico para o continente asitico (Sul) e sopram durante o inverno do continente asitico para o oceano ndico.  Martimas: ndico continente, provoca chuvas intensas na sia Meridional e causa enchentes e inundaes.  Continentais: continente ndico, provoca estiagens seca prolongada no sul da sia.

 Locais: caractersticos de determinadas regies.


MINUANO (frio que sopra no sul do pas). MISTRAL (frio da Frana). SIMUM (quente do Saara). PAMPEIRO (frio da Argentina). BORA (frio da Yugoslvia). SIROCO (quente e seco sopra do Saara para o sul da Itlia e Grcia).

- Brisas: sopram durante o dia do mar para o continente e a noite do continente para o mar.

 Variveis ou ciclonais: sopram em torno das reas de baixa presso, circuladamente e com elevada velocidade. Ex: furaces, ciclones, tornados, etc.

Precipitaes: gua existente na atmosfera volta superfcie atravs de precipitaes atmosfricas por deposies em forma lquida e slida. - So:

 Granizo: ocorre geralmente no vero durante as trovoadas, a sua formao determinada por fortes correntes convectivas e as gotas condensadas so levadas para as camadas mais altas e frias, onde ocorre o congelamento.

 Neve: cristais de gelo em forma de floco comum nas zonas temperadas e frias, ocorrendo durante o inverno.  Chuvas: mais importante forma de precipitao, ocorre pela saturao das nuvens. - Regimes pluviomtricos: Equatorial: chuvas o ano inteiro. Tropical: chuvas no vero e estiagem no inverno. Mones: chuvas no vero estiagem no inverno, conseqncia do vento de mones.

Mediterrneo: chuvas no inverno e estiagem no vero. Desrtico: estia no inverno, secas prolongadas e chuvas irregulares. - Nuvens: Cirros: altas, ralas, raras e brancas. No provocam mais chuvas. Cmulos: encontram-se em altitudes superiores a 2.000 metros e lembram flocos de algodo. Estratos: encontram-se entre 500 e 1000 metros de altitude. Em forma de filamentos paralelos. Nimbos: so as mais baixas e escuras. Provocam mais chuvas imediatas.

Fonte:http://pt.wikipedia.org

Classificao de chuvas
 Insuficientes: menos de 250 mm. Ex: desertos.  Escassas: de 250 a 500 mm. Ex: semidesertos.  Mdias: de 500 a 1000 mm. Ex: savanas.  Abundantes: de 1000 a 2000 mm. Ex: reas tropicais.  Excessivas: acima de 2000 mm. Ex: regies equatoriais.

Podem ser: - Precipitao convectiva: os ventos esto em movimentos verticalizados.

Fonte: http://www.ecodebate.com.br

- Precipitao orogrfica: em um ciclo as nuvens passam cheias de umidade, logo para ultrapassar o relevo vai ter que depositar a umidade no relevo. Ocorre na rea chamada barlavento, rea mais mida que acontece esse tipo de chuva e tambm na rea de sotavento, rea mais seca que acontece esse tipo de chuva. Ex: semi-rido nordestino.

Fonte: http://www.fundaj.gov.br

Precipitao frontal: resulta do encontro das massas de ar com caractersticas diferentes. Em que uma frente fria e outra quente.

Fonte: http://www.professorpaulinho.com.br

Principais fatores climticos

Fazem um controle climtico que se potencializa pela cooperao de aspectos dinmicos do meio ocenico, alm disso correspondem aquelas caractersticas geogrficas estticas diversificadoras da paisagem.

Latitude: Est estreitamente relacionada ao balano de radiao solar sobre a superfcie do globo. Interfere na Temperatura Presso Umidade Precipitao Ventos. Temperatura: indica o padro. Presso influencia a densidade da atmosfera. A umidade maior nas reas de baixa latitude do que nas reas alta latitude. Os ventos so originados nos plos e nos trpicos, logo nas zonas de mdias e altas latitudes.

Altitude: interfere na temperatura, quanto maior a altitude menor a temperatura.

Continentalidade Suas aes se manifesta principalmente na umidade e temperatura. Caracteriza-se pelo distanciamento dos oceanos e mares que deixam de exercer de forma direta as aes apresentadas anteriormente.

Maritimidade Fundamental como reguladora da umidade e temperatura dos climas. Fornecedora de gua para troposfera. Controla a distribuio de energia entre os oceanos e continentes. Define as reas secas e chuvosas a partir da interao entre as correntes ocenicas e a dinmica de massas de ar.

Correntes marinhas RIOS que se deslocam dentro dos oceanos. Decorre do movimento de rotao da Terra e a ao dos ventos. Influenciam diretamente o clima pela alterao da temperatura atmosfrica. - Podem ser: Frias: originam se nos plos e deslocamse em direo ao equador. Influenciam a localizao de reas ridas e semi-ridas.

- Ex: Corrente da Groelndia, Falkland, Benguela, Labrador e Humboldt.

Quentes: originam-se no Equador e deslocam-se em direo aos plos. Ex: Atlntico (norte e sul equatorial), Guianas e do Brasil e Gulf Stream, Japo, Austrlia e de Mones.

Fonte: http://www.pvc-almirantenegro.blogspot.com

Vegetao: Desempenha um papel regulador de umidade e temperatura da atmosfera. Na ausncia de vegetao h uma maior intensidade nos processos de troca de energia entre o solo e o ar efetivamente.

Ao antrpica Atividades humanas agem sobre o clima. Emisso de CO2 na atmosfera provoca vrios fenmenos climticos tais como, a ilha de calor, as chuvas cidas e a desertificao, as chuvas cidas e a desertificao.

Tipos de Clima

1. Classificao climtica Diviso por zonas: * Fria ou glacial: altas latitudes, temperatura baixas o ano todo e predominam massas de ar frio. * Temperada: trpicos e crculos polares com estaes bem definidas. * Intertropical: baixas latitudes, domnio de massas de ar quente.

Fonte: http://www.vocesabendomais.blogspot.com

2. Climas brasileiros * Equatorial mido: quente e super mido com baixa amplitude trmica anual. Mdias pluviomtricas altas (1500 a 2500 mm/ano). H o predomnio de chuvas convectivas e sem estao seca. * Tropical semi-mido ou continental: predomnio da mEc (vero) atua nos estados de SP, GO, MG, MS, MT, PI e CE. um clima tropical tpico sendo quente e semi-mido e uma estao chuvosa e outra seca.

* Tropical quente e mido: litoral do Brasil (RN a SP) com influncia da mTa e no inverno h um avano da mPa, possibilitando no Nordeste um inverno chuvoso e com mdias trmicas elevadas e amplitudes baixas. * Semi-rido: serto nordestino, tropical prximo do rido, com mdias pluviomtricas inferiores a 1000 mm e precipitaes se concentram num perodo curto do ano (3 meses), alm de inverno com ao da mTa, a ao dos ventos alsios e penetrao da frente-fria.

* Subtropical mido: ocorre no Brasil Meridional, predomino da mTa, como chuvas abundantes no vero (acima de 1000 mm) e com freqente penetrao da frente polar (inverno) provocando chuvas frontais que so bem distribudas durante o ano, assim inexistindo uma estao seca, o clima considerado mesotrmico e com amplitude trmica anual elevada.

Fonte: http://www.suapesquisa.com

3. Climas mundiais * Frio ou polar: mdias trmicas abaixo de 0C, com mxima no vero pode chegar a 10C e a pluviosidade sempre baixa. * Temperado: Europa, Amrica do Norte, sul da Amrica do Sul, parte da sia, sul da frica e continente australiano. - Podem ser: * Ocenico: veres e invernos suaves e com elevada umidade em todas estaes. * Mediterrneo: sul da Europa e norte da frica, com vero quente e seco e inverno suave e mido, tendo precipitao abaixo de 1000 mm/ano.

Continental: grande influncia do continente , com veres e invernos rigorosos, j as chuvas se concentram no inverno e vero.

* rido ou desrtico: reas de alta presso, com precipitao inferior a 250 mm/ano, elevada amplitude trmica diria e acontece no Chile, frica, sul da Amrica do Sul. Israel, EUA , etc.

Fonte: http://www.climatizados.blogspot.com

S-ar putea să vă placă și