Sunteți pe pagina 1din 22

Bruno S Freire Martins

NOES ELEMENTARES
1) Direito: - Directus, directa, directum, rectum significando direto, reto, correto e conforme. - Representa a noo do que certo, correto e justo. - um fato ou fenmeno social. - Como cincia um conjunto de normas de conduta para adequao social.

NOES ELEMENTARES
2) Conceito: o conjunto de regras sociais que disciplinam as obrigaes e poderes referentes questo do meu e do seu, sancionadas pela fora do Estado e dos grupos intermedirios (Pablo Stolze e Rodolfo Pamplona).

NOES ELEMENTARES
o conjunto de regras com que se disciplina a vida em sociedade, regras que se caracterizam pelo carter genrico, concernente indistinta aplicao a todos os indivduos, e jurdico, que as diferencia das demais regras de comportamento social e lhes confere eficcia garantida pelo Estado (Carlos Roberto Gonalves).

NOES ELEMENTARES
3) Acepes: - Direito objetivo: obrigatria; regra de conduta

- Direito subjetivo: faculdade que a pessoa tem de agir para obter de outrem o que entende cabvel. - Cincia do Direito: sistema ordenado de conhecimentos;

NOES ELEMENTARES
3.1) Direito Objetivo: o conjunto de regras que se destina a reger uma sociedade, com a garantia de sua observncia pelo Estado. 3.2) Direito Subjetivo: a faculdade que o ser humano detm de fazer valer o seu direito tanto no mbito judicial quanto no extrajudicial.

NOES ELEMENTARES
3.3) Cincia do Direito: Consiste na pesquisa do homem em todos os seus aspectos valorativos e de sua personalidade. A Cincia do Direito investiga e estuda as normas jurdicas que prescrevem ao ser humano regras de conduta a ser obedecidas (DEVER SER).

NOES ELEMENTARES
a) Realidade da Natureza: compreende tudo que existe independente da vontade e da atividade humana (SER). b) Realidade dos Valores: o ser humano atribui qualidades e significaes aos fatos e coisas conhecidas. c) Realidade Cultural: constitui-se universo das realizaes humanas. no

NOES ELEMENTARES
O Direito : - processo e produto cultural. - resultado de um processo valorativo da sociedade. - um dado histrico. Os valores e a cultura sofrem alteraes contnuas na sociedade seja em razo de fatores histricos seja por fatores geogrficos. Ante a necessidade de acompanhar tais mudanas o direito considerado um sistema de valores.

NOES ELEMENTARES
3.3.1) Racionalista: Pressupe a existncia de uma lei natural, eterna e imutvel. 3.3.2) Exegese: Firma conceitos e mtodos investigao que se tornaram perenes.

de

3.3.3) Histrica: O verdadeiro direito reside nos usos e costumes e na tradio do povo.

NOES ELEMENTARES
4) Direito Natural: o justo natural, os princpios e normas jurdicas que regulam a vida social do homem, ainda que na ausncia de toda ordenao positiva. 5) Direito Positivo: o conjunto de normas estatais vigentes em determinado Pas, em determinada poca.

NOES ELEMENTARES
6) Direito Pblico: A parte do ordenamento jurdico que regula as relaes do Estado e de outras corporaes investidas de poder de autoridade, tanto com seus membros como entre si, assim como a organizao das ditas corporaes. 7) Direito Privado: o conjunto de preceitos reguladores das relaes dos indivduos entre si.

NOES ELEMENTARES
Para diferenci-los a doutrina cuida de estabelecer critrios diferenciadores: a) critrio subjetivo: por meio desse critrio, considera-se pblico o ramo do direito que discipline a atuao dos Estados entre si e os seus sditos, e particular, aquele que regula as relaes entre os particulares.

NOES ELEMENTARES
b) critrio finalstico ou teleolgico: por meio desse critrio, qualifica-se uma norma como pertencente a um ou outro ramo do direito, a depender do interesse jurdico tutelado: se protege interesses gerais, pertence ao direito pblico; se tutela interesses particulares, ao direito privado.

NOES ELEMENTARES
- Ramos do Direito Pblico: a) Direito Constitucional: estuda os princpios e normas relativos estrutura fundamental do Estado. b) Direito Administrativo: estuda os fenmenos e normas que ordenam o servio pblico e regulamentam as relaes entre a Administrao, seus respectivos rgos, administradores e administrados.

NOES ELEMENTARES
c) Direito Financeiro: estuda a estrutura oramentria dos Entes Pblicos, seus princpios, normas e regulamentos. d) Direito Tributrio: ramo que ordena a forma de arrecadao dos tributos, a relao entre o Fisco e o cidado. e) Direito Processual Civil: regula a forma pela qual algum pode obter do Estado uma prestao jurisdicional.

NOES ELEMENTARES
f) Direito Penal: conjunto de preceitos legais, utilizados pelo Estado, para definir crimes, definir seus autores e fixar a sano pela sua prtica. g) Direito Processual Penal: o que promove a jurisdio estatal no mbito do direito penal.

NOES ELEMENTARES
h) Direito Internacional Pblico: conjunto de princpios ou regras destinadas a reger direitos e deveres internacionais, tanto dos Estados ou outros organismos anlogos, quanto aos indivduos. i) Direito Internacional Privado: disciplina o conflito de leis no espao, entre vrios ordenamentos estatais.

NOES ELEMENTARES
- Ramos do Direito Privado: a) Direito Civil: trata das normas reguladoras das relaes entre particulares. b) Direito Empresarial: regula os chamados atos de comrcio, as relaes das empresas mercantis. c) Direito do Trabalho: trata das relaes entre empregado e empregador.

NOES ELEMENTARES
8) Instituto e Instituio: 8.1) Instituto: uma entidade autnoma de Direito, com suas prprias normas reguladoras, que a colocam como entidade autnoma para fins de estudo e disciplina jurdica, dentro do direito privado ou do direito pblico. 8.2) Instituio: Conjunto mais ou menos extenso de normas que, subordinadas a princpios comuns, disciplinam determinado tipo de relaes sociais.

NOES ELEMENTARES
9) Teoria Tridimensional do Direito: FATO + VALOR = NORMA FATO: fato social. VALOR: valor atribudo pela sociedade ao fato social. NORMA: diploma legal regulador da conduta/fato social.

www.dpublico.com.br
brunosafreiremartins@hotmail.com

S-ar putea să vă placă și