Sunteți pe pagina 1din 10

Perspectiva Histrica da Epidemiologia

A histria da epidemiologia confunde-se com a histria da medicina. Alguns marcos: Evoluo at o sculo XIX Hipcrates: h 2.500 anos, analisava as doenas em bases racionais, como produto da relao do indivduo com o ambiente. O clima, a maneira de viver, os hbitos de comer e de beber deveriam ser levados em conta ao analisar as doenas. Considerado o Pai da Medicina ou o 1 epidemiologista. Seu Juramento: a tica mdica e a importncia do exame minucioso para correto diagnstico e fiel descrio da histria natural da doena. Preservao de seus ensinamentos(Hipcrates) Galeno (138-201) na Roma Antiga rabes (Idade Mdia) Clnicos (Europa Ocidental, Renascena) toda parte. Teoria dos Miasmas prevaleceu na Idade Mdia a qual considerava que a doena era causada pela m qualidade do ar, como odores venenosos, gases ou resduos nocivos que tinha origem da atmosfera ou a partir do solo. Primrdios da quantificao dos problemas de sade iniciada h trs sculos por alguns pioneiros que iniciaram tal tipo de abordagem, mediante a quantificao dos dados de mortalidade. John Graunt (1620-1674): em 1662 publicou um tratado sobre as tabela morturia em Londres, no qual analisou a mortalidade por sexo e regio, quantos bitos ocorriam em relao ao total da populao.Pai da demografia e das estatsticas vitais.

O sculo XIX Europa como centro das cincias- Revoluo industrial e deslocamento das populaes para as cidades e a ocorrncia das epidemias de clera, febre tifide e febre amarela. Os estudiosos se dividiam entre a teoria dos miasmas e teoria dos germes. Os franceses e ingleses tiveram destaque na histria da medicina e da epidemiologia daquela poca. Pierre Louis (1787-1872): introduziu o mtodo estatstico na investigao de doenas e tratamentos, revelou a letalidade da pneumonia em relao poca em que era iniciado o tratamento por sangria. Considerado o verdadeiro pai da epidemiologia moderna. Louis Villerm (1782-1863): investigou a pobreza, as condies de trabalho e suas repercusses sobre a sade e a estreita relao entre situao socio-econmica e mortalidade , um dos pioneiros dos estudos sobre etiologia (estudo das causas) social das doenas. Pesquisa sobre sade dos trabalhadores das indstrias de algodo, l e seda. William Farr (1807-1883): trabalhou no Escritrio Geral de registros da Inglaterra: classificao das doenas ,descrio das leis das epidemias (lei de Farr) e a produo de informaes epidemiolgicas sistemticas usado para planejar aes de preveno e controle. Concluses da gravidade da situao da populao: mais da das crianas no chegava idade de 5 anos; a idade mdia do bito nas classes altas era de 36 anos, trabalhadores do comrcio 22 anos e da indstria 16 anos. John Snow (1813-1858): Realizou grande investigao de epidemias de clera em Londres (1849-1854),elucidando com um minucioso trabalho de campo a relao da clera com o fornecimento de gua (contaminada) de uma certa companhia de abastecimento. Pai da epidemiologia de campo: coleta planejada de dados, em geral, na comunidade, Louis Pasteur (1822-1895): pai da bacteriologia, bases biolgicas para o estudo das doenas infecciosas, identificou e isolou numerosas bactrias, estudo da fermentao da cerveja e do leite, investigao das bactrias patognicas e dos meios de destru-las ou impedir sua multiplicao e os princpios da pasteurizao : consolidao das teoria do agente. Seguem-se inmeras pesquisas (Robert Koch), abandona-se a teoria dos miasmas com a descoberta dos agentes causais das doenas.

Outras figuras de destaque: Ignaz Semmelweis (1818-1865): mdico hngaro, investigou as causas da febre puerperal em duas clnicas de maternidade onde trabalhava pela alta taxa de mortalidade em uma delas.Estudantes vinham a enfermaria e examinavam as mulheres aps dissecaes na sala de autpsias e na outra clnica no acontecia. Houve a suspeita de contaminao das mulheres por esse estudantes ao fazer o exame. Foi tomada medidas de higiene e desinfeco das mos (regime institudo nas maternidades em 1847). Edward Jenner (1743-1823): mdico ingls, foi o 1 a utilizar uma vacina contra varola, considerado o pai da imunologia. Jacques Quetelet (1796-1857): estatstico belga, lembrado pela aplicao pioneira do raciocnio estatstico s cincias biolgicas e sociais. Gregor Mendel (1822-1884): padre e botnico austraco, pioneiro dos estudos de gentica, abrindo caminho para os mistrios da transmisso de caractersticas de pais para filhos e a distribuio desigual da doenas na comunidade (em partes).

Primeira metade do sculo XX : Influncia da microbiologia :estudos concentrados no laboratrio, os demais ramos da medicina eram subordinados este conhecimento. A formao do sanitarista centrava-se no laboratrio. Oswaldo Cruz (1872-1917): sanitarista brasileiro fundou o Instituto em Manguinhos-RJ, propiciando uma gama de pesquisas e investimentos na rea, alm de combate febre tifide, peste e varola, reconhecido como um dos grandes vultos da sade pblica brasileira. Figuras que ali se destacaram: Carlos Chagas (1879-1934), Adolfo Lutz (1855-1940) protozoologista que trabalhava no controle da febre amarela e de outras endemias, ao lado de outro grande sanitarista, Emlio Ribas (1862-1925). Desdobramentos da teoria dos germes, mediante o aumento da resistncia especfica do organismo humano, com o uso das imunizaes, e da promoo do saneamento ambiental. Saneamento ambiental, vetores e reservatrios de agentes. Ecologia: preocupao com o estudo das doenas em relao a fatores ambientais considera como ecologia mdica. Base de dados para a moderna epidemiologia: estatsticas vitais: informaes sobre nascimentos, bitos, informaes sobre morbidade a partir dos dados oficiais e sem as quais no seria possvel as investigaes etiolgicas. Epidemiologia nutricional: algumas doenas tidas como infecciosas tinham na verdade natureza nutricional.

Segunda metade do sculo XX, aps a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) houve um impressionante desenvolvimento da epidemiologia. Mudanas das doenas prevalentes de infecciosas para as doenas crnicas e degenerativas como causa de mortalidade e morbidade: A determinao das condies de sade da populao (inquritos de morbidade e de mortalidade); A busca sistemtica de fatores antecedentes ao aparecimento das doenas, que possam ser rotulados como agentes ou fatores de risco (rubola, cigarro, e coronariopatias); e A avaliao da utilidade e da segurana das intervenes propostas para alterar a incidncia ou a evoluo da doena, atravs de estudos controlados. (estreptomicina na tuberculose, fluoretao da gua, vacina contra poliomielite) Investigaes de fatores causadores de doena: Estudos de Coorte: papel dos fatores de risco nas doenas no transmissveis (Ex: doenas cardiovasculares) Estudos Caso-controle: conhecer a etiologia de doenas crnicas (Ex: tabagismo X cncer de pulmo)

Situao atual: Praticamente todos os agravos sade j foram ou esto sendo estudados atravs de estudos epidemiolgicos; Teoria da multicausalidade (necessidade da epidemiologia analtica); Tornou-se claro que os agentes microbianos e fsicos no eram capazes de explicar todas as questes de etiologia e prognstico das doenas; Incorporao dos princpios da psicologia e sociologia; Anlise multivariada; Tendncias da epidemiologia atual: Epidemiologia clnica: aplicao do mtodo epidemiolgico no diagnstico clnico e no cuidado direto do paciente, com maior rigor cientfico na prtica mdica. Epidemiologia social: renascer do estudo da determinao social da doena, buscando melhorar o atendimento sade da populao, especialmente as mais subdesenvolvidas, de maneira multidisciplinar, procurando trabalhar na diminuio das desigualdades sociais e preveno de doenas evitveis.

Pilares da epidemiologia atual: Cincias biolgicas (clnica, patologia, microbiologia, parasitologia, imunologia); Cincias sociais: A sociedade, da forma como est organizada, embora oferea proteo ao indivduo tambm determina muitos riscos de adoecer, bem como o acesso das pessoas s tcnicas de preveno das doenas e de promoo e recuperao da sade; Estatsticas : coletar, resumir e analisar dados.

A epidemiologia uma maneira de aprender a fazer perguntas e a colher respostas que levam a novas perguntas...empregada no estudo da sade e da doena das populaes. a cincia bsica da medicina preventiva e comunitria, sendo aplicada a uma variedade de problemas, tanto de servios de sade como de sade .

Obrigado a Professora Ktia e a todos os colegas de classe pela ateno!! Ronaldo, Elizabeth e Ligia.

S-ar putea să vă placă și