Sunteți pe pagina 1din 10

Interdisciplinaridade e Saberes Cientficos

Jos Carlos Gomes Delgado Daniel Alves Rodrigues Dorilene Nepomuceno Lopes Nilcilene Pereira de Suza Ruama Soares
Filosofia da Cincia, ministrada pela prof Ms.C. Csar Lobato Brito

Quem ama a disciplina ama o conhecimento , mas o que a aborrece a repreenso estpido. Provrbios 12-Verso 1.

Introduo
No mundo globalizado em pleno sculo XXI, as diversas formas de compreenso do conhecimento humano so desafiadores as novas vises de que seja educar o outro... ...desde as Lan houses at o ambiente acadmico so espaos de construo do saber. neste trabalho iremos mostrar que os saberes esto intimamente interrelacionados, iremos mostrar essas relaes e, as respostas que o ser humano vem dando as suas necessidades do cotidiano. Abordaremos a interdisciplinaridade e saberes cientficos visando o melhor entendimento dos conceitos que sero apresentados nesse trabalho no processo histrico da humanidade.

Conceitos e histrico da interdisciplinaridade


Segundo IVANI CATARINA ARANTES FAZENDA, a interdisciplinaridade surgiu na Frana e na Itlia em meados da dcada de 60, num perodo marcado pelos movimentos estudantis que, dentre outras coisas, reivindicavam um ensino mais sintonizado com as grandes questes de ordem social, poltica e econmica da poca... No final da dcada de 60, a interdisciplinaridade chegou ao Brasil e logo exerceu influncia na elaborao da Lei de Diretrizes e Bases N 5.692/71. Desde ento, sua presena no cenrio educacional brasileiro tem se intensificado e, recentemente, mais ainda, com a nova LDB N 9.394/96 e com os Parmetros Curriculares Nacionais (PCN)

Conceitos
O termo interdisciplinaridade significa uma relao de reciprocidade, de mutualidade, que pressupe uma atitude diferente a ser assumida rente ao problema do conhecimento, ou seja, a substituio de uma concepo fragmentria para uma concepo unitria de ser humano. Segundo Jean Luc Marion, a interdisciplinaridade constitui cooperao de vrias disciplinas no exame de um mesmo objeto. Para Piaget a interdisciplinaridade constitui intercambio mtuo e integrao recproca entre vrias disciplinas tendo como resultado um enriquecimento recproco. Palmade a interdisciplinaridade constitui a integrao interna e conceitual que rompe a estrutura de cada disciplina para construir uma axiomtica e nova e comum a todas elas com fim de dar uma viso unitria de um setor do saber.

Conhecimento cientfico versus conhecimento popular

Conhecimento popular diferentemente da cincia intuitivo, espontneo, com forte inclinao para erros, pois no estudado, analisado e comprovado, por exemplo: quando olhamos para o cu e afirmamos que ir chover, no se teve estudo algum em relao a esta afirmao, mas se sabe que provavelmente chover pelo simples fato de o cu estar coberto de nuvens Agroecologia: Saber Cientfico e/ou Saber Popular? Agroecologia tomando por base ser esta uma proposio da nova filosofia da cincia, de carter autnomo e historicizado. Para tanto, realizado um debate terico-conceitual de como a Agroecologia pode ser apreendida na prtica, se apenas como um mtodo cientfico, onde o pesquisador detenha o conhecimento, ou se tambm pode ser reconhecida como um saber popular, no qual territrio e cultura confluem para um propsito comum

Conhecimento cientfico versus conhecimento popular


O termo Agroecologia surge em um momento de reflexo da prpria cincia como saber, como modelo de conhecimento vlido pela sociedade de um modo geral. durante a dcada de 1970 que o termo Agroecologia passa a ser usado no meio cientfico para designar uma agricultura diferente da proposta pela Revoluo Verde, praticamente consolida de nesse perodo. Reflete uma nova maneira de se pensar a racionalidade cientfica, podendo ser compreendida na nova filosofia da cincia, evidenciando seu carter autnomo e historicizado, negando, portanto o modo linear/cumulativo da cincia positivista, bem como seu carter neutro. V-se, portanto, a necessidade de embasar, primeiramente, a Agroecologia em nvel epistemolgico, para posteriormente, definir os objetivos e a metodologia a ser utilizada para sua caracterizao. A nova filosofia da cincia estuda as propriedades dos paradigmas, programas, tradies, domnios, etc. unidades de anlise superiores s teorias cientficas -, com a finalidade de explicar a evoluo do conhecimento cientfico, cuja ocorrncia s tem sentido em contextos determinados; definidos exatamente por, e no mbito, de tais unidades estveis de ordem superior, e que proporcionem a perspectiva conceitual necessria para determinar as questes que devem ser pesquisadas, e qual o conjunto de respostas aceitveis.

Interdisciplinaridade do saber cientifico com o saber docente O professor como mediador do saber cientifico e educativo
No mundo contemporneo, o papel do professor passa a ser cada vez mais importante e, por isso as pesquisas cientficas tornam-se indispensveis para ampliar o nvel de conhecimento dos mesmos que so o mediador do ensino. Neste sentido, Rrig e Backer (2008) assinalam que a educao est sofrendo inmeras mudanas oriundas da reorganizao econmica mundial. Os autores destacam tambm que o professor o principal responsvel por mediar o saber cientfico e educativo Deste modo, Rrig e Backer (2008) apontam que o papel do professor frente ao saber cientfico e educativo desenvolver o processo de aprendizagem. Neste caso, tal aprendizagem somente ser alcanada caso o professor se posicione como mediador

Interdisciplinaridade do saber cientfico com o saber universitrio. A universidade, considerada como templo do saber, congrega uma misso de extrema relevncia no mundo, a de transformar o conhecimento em atributo da humanidade. Esse conhecimento apresenta de uma forma mais elaborada algo que foi estudado e comprovado por meio de pesquisas e experincias cientficas. Sua constituio depende de um esforo de investigao para descobrir aquilo que est oculto e sem a devida compreenso, pode ser alterado constantemente, pois um contexto que se revigora. Durante o avano da sociedade capitalista a base intelectual da formao universitria sofreu diversas divises no seu prprio interior. A primeira delas foi grande diviso entre cincias sociais e cincias naturais. Posteriormente dividem-se em outras cincias particulares, tais como a sociologia, a economia, a biologia, entre outras. Em virtude de a formao universitria tornar-se cada vez mais especializada, as prprias cincias particulares acabam produzindo extremos ...

Interdisciplinaridade do saber cientfico com o saber universitrio. ...Dessa forma percebe-se a importncia da interdisciplinaridade na formao universitria e a necessidade de apoio e incentivos a projetos que a tenham como objeto de estudo. Assim, essa idia de interao entre as cincias se concretizaria e passaria a ser uma realidade na formao acadmica, pois os acadmicos de hoje so os profissionais de amanh.

Concluso
Diante do mundo globalizado em que as economias mundiais tentam torna-se cada vez unitrias, o saber tambm acompanha tal tendncia. A essa nova tendncia que os pesquisadores na rea de educao encontraram foi a interdisciplinaridade. Como resposta na educao e na ligao dos saberes para resolver vrias questes. Questes estas, esto sendo respondida na medicina, na qumica, matemtica e em outros campos do saber. Esse novo conceito apesar de no o s-lo apresenta muitos desafios ao homem, assim que a educao manifesta a necessidade de se romper com modelos tradicionais para o ensino. A interdisciplinaridade, atualmente, est sendo tratado como uma da soluo para o restabelecimento de uma nova ordem na educao-ensino, no pas e na formao do novo cidado e educando.

S-ar putea să vă placă și