Sunteți pe pagina 1din 12

Alimentao Saudvel

Palestra Alimentos Funcionais


Clarissa Bencio Nutricionista Rosana- Enfermeira Regional do Recanto das Emas

1- Identificao
-Para saciar a fome -Para nutrir nosso corpo - um combustvel para viver, proporcionando o bemestar e a disposio para realizar todas as atividades. - uma forma de demonstrar afeto, carinho e aceitao

O que so nutrientes ?
- So substncias que compem os alimentos e que o organismo precisa para viver, para manter a sade e executar suas atividades. -Fornecem energia para trabalhar, praticar esportes, para o funcionamento dos rgos; - Fornecem materiais para promover crescimento, cicatrizao de feridas, substituio de clulas envelhecidas, etc.

Os Nutrientes so: protenas, carboidratos, gorduras, gua, vitaminas e minerais.

Protenas
-Consideradas construtoras

(tijolos) - Formam msculos, ossos, pele, clulas do sangue, enzimas, anticorpos, hormnios). - Ajudam na cicatrizao de ferimentos e renovao das clulas envelhecidas.
-Fontes:

carnes (boi, frango, porco, peixe), midos (fgado, corao), ovo, leite e derivados (queijo, coalhada, iogurte, requeijo - Origem vegetal: feijo, lentilha, ervilha, soja, gro-de-bico.

-Origem animal:

Carboidratos
- So considerados o combustvel do corpo energticos -Fornecem energia para o corpo se movimentar, executar trabalhos e viver (funcionamento do corao, pulmes). - Fontes:acar; doces, amido, encontrado no arroz, milho, farinhas, pes, biscoitos, batatas , fibras.

Gorduras
- Fornecem uma fonte concentrada de energia, que pode ser armazenada. - Oferecem sabor, aroma e textura aos alimentos. - Mantm a temperatura do corpo, pois funcionam como isolante trmico.
-

Auxlio no transporte e na absoro de vitaminas A, D, K e E. -Fontes : - Gema de ovo, carnes gordurosas (vitela, porco, pele de frango, midos de animais), frutos do mar, mortadela, salame, lingia, salsicha bacon, creme de leite, manteiga, queijos (parmeso provolone), leite integral, cacau, coco, de amndoa e de coco. - leos, margarina.

gua
- Todos os seres vivos podem viver sem alimentos por um perodo, mas no vivem sem gua. Funes: - transporte, digesto, absoro dos nutrientes e eliminao dos resduos; temperatura do corpo; fluidos do organismo Fontes de gua: - lquidos (sucos, chs, leite), alimentos como frutas e vegetais

Vitaminas
- Presentes

em todas as reaes qumicas de nosso corpo. - participam da formao dos ossos e tecidos. - Previnem certos tipos de cncer e evitam o envelhecimento.

Minerais
- Participam de todas as reaes qumicas do organismo. - Alguns minerais esto envolvidos no processo de crescimento. - Como o corpo no capaz de produzi-los, devem ser obtidos atravs da grande variedade de alimentos em que esto presentes. - Principais minerais: clcio, fsforo , ferro, sdio, potssio , etc...

Mas... O que uma alimentao equilibrada?

Pirmide Alimentar

Qualidade Quantidade Variedade

Pratique atividade fsica!

Beba gua!

Prefira alimentos integrais

O que so atitudes saudveis?


- Incluir pequenos lanches nos intervalos das refeies; - Retirar a gordura de carnes, o couro do peixe e do frango; - Evitar usar temperos prontos, adicionar sal em saladas e comidas prontas; - Preferir carnes assadas, grelhadas ou cozidas. Lembre-se: 1 litro de leo deve durar um ms em uma casa com 04 pessoas!

Ter uma vida saudvel depende das suas atitudes e escolhas. Seja voc mesmo o maior responsvel pela sua sade! Obrigada!

S-ar putea să vă placă și