Sunteți pe pagina 1din 62

A CIVILIZAO GREGA

 

Localizao: Pennsula Balcnica Condies geogrficas: relevo acidentado, montanhoso e solo pouco frtil, isolava os vrios grupos humanos locais, dificultando a comunicao e favorecendo a formao poltica predominante: a Plis. Costa litornea muito recortada com bons portos favoreceram a navegao e o comrcio.

PERODOS
    

Perodo Pr-Homrico (2800 1100 a. C.) Prpovoamento da Grcia. Perodo Homrico (1100 800 a. C.) poemas Ilada e Odissia. Perodo Arcaico (800 500 a.C) formao da plis (cidade-Estado). (cidadePerodo Clssico (500 336 a.C) auge da plis. Perodo Helenstico (336 146 a.C) decadncia da plis/ domnio Macednico.

PERODO PR-HOMRICO PRCaracterizado pelas invases arianas: aqueus, elios, jnios e drios

PERODO PR-HOMRICO PRsc. XX a.C XV a. C




 

Os mais antigos vestgios arqueolgicos encontrados na Grcia atual do indcios da existncia de povos vivendo nessa regio por volta de 2500 a.C.. Tais povos se mesclaram a outros que invadiram a regio por volta de 2500 a.C. Os aqueus foram os primeiros seguidos dos elios e jnios. A convivncia entre os povos do local e os invasores no era nada pacfica. Por volta de 1200 a.C. chegam os drios.

Civilizao Creto-Micnica (cretenses + Cretoaqueus): Cretenses: comrcio martimo, talassocracia (poder nas mos de elite comerciante), escrita silbica (Linear A e Linear B), destaque para as mulheres; Micnicos: Grcia Continental aqueus. Conquistaram os cretenses, porm assimilaram alguns de seus valores culturais;

OS DRIOS


Exmios guerreiros, saqueadores e conhecedores do ferro, enquanto os povos locais utilizavam apenas o bronze.Destruram inmeros centros urbanos. A invaso drica levou os gregos a fugirem, constituindo a Primeira Dispora Grega. Grega. Alguns dirigiram-se para as diversas ilhas dirigiramvizinhas enquanto outros rumaram para o interior.

PERODO HOMRICO
Caracterizado pela formao dos genos

PERODO HOMRICO sc. XV a.C VIII a.C. a.C.




Os tempos homricos tm incio com a invaso dos drios. drios. A denominao devido s principais fontes que retratam o perodo, atribudas a Homero: Ilada (guerra de Tria) e Odissia (narra as aventuras de Ulisses, heri grego).

PRINCIPAIS CARACTERSTICAS


Pela organizao em GENOS, famlias coletivas GENOS, que reuniam descendentes de um antepassado comum. Cada geno era chefiado pelo membro mais velho, o pater, com autoridade militar, pater, religiosa e poltica; Economia sustentada na agricultura e no pastoreio. A terra era propriedade coletiva. A produo destinava-se subsistncia da famlia. destinavaComrcio pouco desenvolvido e base de trocas. No havia desigualdade econmica e nem social.

Geno 1

Geno 2

Geno 1

Geno 2

Geno 1

Geno 2

Geno 1

Geno 2

Frtria 1

Frtria 2

Frtria 1

Frtria 2

Tribo 1

Basileu

Tribo 1

Basileu

DEMO

DESINTEGRAO


Por volta do sc. VIII a.C., iniciou-se o processo inicioude desagregao das comunidades gentlicas. O crescimento populacional foi maior que o da produo, comeou a faltar alimentos. O pater passa a fazer a diviso de terras. Beneficiou seus parentes mais prximos, com os melhores lotes que foram transformados em propriedade privada.Surge uma nova classe: os euptridas (os bem nascidos). Aristoi (os melhores)

PERODO ARCAICO
Caracterizado pelo surgimento da PLIS

PERODO ARCAICO sc. VIII a.C VI a.C.




O perodo arcaico caracteriza-se por caracterizatransformaes polticas e sociais e consolidao das cidades-estados. (Atenas e Esparta) cidadesA Monarquia foi sendo substituda pela oligarquia (regime poltico fundado no exerccio do poder por parte de um grupo reduzido de pessoas, pertencentes mesma famlia ou grupo). Enriquecimento da aristocracia e acentuao da desigualdade social. Sociedade torna-se tornaescravista (guerras e dvidas).

O SURGIMENTO DA PLIS


As disputas entre proprietrios e nonoproprietrios e daqueles que passam a se dedicar ao comrcio, bem como os conflitos entre os vrios genos resultaram na crescente instabilidade que motivou a unio dos mais poderosos de vrios genos, buscando um poder forte e controlador. Genos=fratria=tribo=demos(povo ou povoado),

AS PLIS


Os novos grupos sociais, a propriedade privada e o surgimento do demos marcaram o advento da plis (cidade-estado) grega. Ponto geogrfico (cidadecentral a acrpole local mais elevado da povoao, em torno da qual se desenvolveria um ncleo urbano. As cidades-estados logo cidadesseriam lideradas por um conselho de euptridas.Cada cidade era governada por um rei, o basileu.

EXPANSO COLONIAL


Com a contnua expanso demogrfica e escassez de terras, os gregos passaram a buscar novas reas para sobreviver. TrataTrata-se do incio do processo de colonizao grego no Mediterrneo, o norte do mar negro, as costas asiticas e o norte da frica. Esse processo ficou conhecido como Segunda Dispora Grega.

O COLONIALISMO


As colnias eram autnomas e politicamente independentes, apesar de manterem vnculos com suas cidades de origem. O colonialismo provocou uma expanso da agricultura, da pecuria e do prprio artesanato. Houve desenvolvimento comercial. A Grcia importava alimentos e matrias-primas matriase exportava produtos elaborados (vinho, azeite, cermica, etc.)

GRCIA ESPARTA E ATENAS


A COLONIZAO COLABOROU PARA O DESENVOLVIMENTO DO URBANISMO: AS CIDADESCIDADES-ESTADOS CUJA CARACTERSTICA PRINCIPAL A AUTONOMIA ECONMICA E POLTICA

ESPARTA
UMA CIDADE-ESTADO FECHADA, CIDADEAGRRIA E OLIGRQUICA

ESPARTA


Localizao: Esparta situava-se na regio da Localizao: situavaLacnia, na Pennsula do Peloponeso, numa plancie frtil quer era uma exceo no conjunto geogrfico grego. Essa plancie apresentava-se apresentavaisolada das regies vizinhas por altas montanhas. Fundada no sculo IX a.C. pelos Drios, que logo submeteram os primeiros habitantes da regio, a sociedade espartana teve um desenvolvimento semelhante aos das demais plis gregas.

A propriedade em Esparta era Estatal; a terra, dividida em lotes, era doada vitaliciamente aos espartanos e trabalhadas pelos hilotas. Era proibida a prtica do comrcio pelos espartanos, contribuindo para o monoplio comercial dos periecos (aqueus que habitavam a periferia). Como comerciantes, os periecos completavam a economia da plis, favorecendo a autoautosuficincia espartana e a xenofobia (averso ao estrangeiro).

ECONOMIA

SOCIEDADE
  

A sociedade espartana era formada por: Espartanos: Espartanos: descendentes dos drios e os nicos detentores de terras e de poder poltico; Periecos:aqueus Periecos:aqueus livres que no tinham direitos polticos e que deveriam participar do exrcito quando necessrio.(comerciantes e artesos). Hilotas: Hilotas: aqueus escravizados nas guerras messnicas. No possuam direitos polticos.

Fundada pelos Drios Mulheres dedicadas ao comrcio Criana entregue ao estado (12-30)

Sociedade
Drios

Espartanos Periecos Hilotas

Governantes Artesanato e Comrcio Escravos Diarquia Gerontes

Aqueus
Messnicos

Gersia

foros

Apela

LEGISLAO


A legislao espartana teria sido criada Licurgo, por Licurgo, personagem legendria, e se baseava no monoplio poltico dos cidadoscidados-guerreiros, os espartanos, e na marginalizao dos demais muito embora os periecos tivessem obrigaes militares em caso de guerra.

  

Politicamente, Esparta era baseada na oligarquia. Diarquia: formada por dois reis, com autoridade religiosa e militar; Gersia: Gersia: tambm conhecida como conselho dos Ancios, era composto por 28 esparciatas com mais de 60 anos. Fiscalizavam a administrao e decidiam sobre a maior parte dos assuntos do governo; pela: era a Assemblia popular, formada pelos pela: cidados com mais de 30 anos. Sua principal funo era eleger os foros. Eforado: composto por cinco foros, com mandato de Eforado: um ano. Eram os verdadeiros administradores da cidade. Fiscalizavam os reis, controlavam o sistema educacional e distribuam a propriedade entre os esparciatas.

POLTICA

EDUCAO


O Estado se encarregava da educao dos espartanos, baseada no aprimoramento fsico. O espartano deveria estar sempre pronto para a revolta dos seus servos. O incentivo ao crescimento demogrfico era incuo, pois o rigor da educao eliminava a maioria dos jovens, sobrevivendo apenas os mais fortes e resistentes.

 

Educao espartana: A sociedade espartana era conservadora, a educao era voltada para o militarismo, obedincia a regras e vigor fsico, e isso impunha um cdigo moral bastante severo. A criana ao nascer era examinada por um conselho de cidados, que avaliava sua condio fsica, caso houvesse alguma deficincia era atirada em um desfiladeiro. Crianas eram entregues ao estado a partir dos sete anos, para prepar-las para a educao militar, prepargarantindo a proteo da cidade e a ordem interna. A obrigao da mulher era a de gerar filhos saudveis para servir ao Estado,praticavam exerccios que lhes garantissem uma vida forte e saudvel.

 

Vdeo aula

ATENAS
ABERTA AO COMRCIO, RICA, DINMICA E DEMOCRTICA, APRESENTAVAAPRESENTAVA-SE O OPOSTO DE ESPARTA

ATENAS


O BERO DA DEMOCRACIA: Atenas DEMOCRACIA: destacoudestacou-se como o maior centro cultural, poltico e econmico da Grcia. Cidade de origem jnica, tornou-se m padro de tornoudesenvolvimento para as cidades-estado cidadesgregas Localizao: na tica, nas proximidades Localizao: do mar Egeu.

 

   

Euptridas: os bem nascidos, camada aristocrtica que Euptridas: detinha os privilgios, constituda pelos grandes proprietrios de terras; Georgis, Georgis, pequenos proprietrios de terras em regies pouco frteis; Thetas: Thetas: no possuam terras. Eram trabalhadores assalariados; Demiurgos: artesos e comerciantes concentrados no Demiurgos: litoral; Metecos: Metecos: estrangeiros que moravam em Atenas dedicandodedicando-se ao comrcio e ao artesanato. No possuam direitos polticos e nem podiam comprar terras. Escravos: prisioneiros de guerra ou por dvidas; Escravos:

SOCIEDADE sociais. Atenas era formada pelas seguintes camadas

Fundada pelos Jnios (+Elios + Aqueus) Mulheres menos direitos Educao Privada (aps 7, Msica, retrica e Filosofia)

Sociedade

Eup tridas eorgis Demiurgos Escravos


Basileu Arepago
Aristocracia

randes Propriet rios Pequenos agricultores


Comerciantes e Artesos

Tirania Legisladores

Legisladores

ECONOMIA


A base da economia ateniense era o comrcio. A comrcio. produo agrcola ficava a cargo dos pelos escravos. A manuteno da escravido na cidade foi fundamental tanto para o desenvolvimento da economia, como para a consolidao da democracia, possibilitando uma situao poltica mais equilibrada, na medida em que as camadas populares tiveram algumas de suas reivindicaes atendidas. Ao preservar o trabalho escravo, a elite econmica tinha grande disponibilidade de seu tempo para participar das Assemblias e das demais atividades polticas.

POLTICA


 

Monarquia aristocrtica: primeira forma de aristocrtica: governo de Atenas, o poder era exercido por um rei: o basileu. Aos poucos o poder do rei foi limitado pelos euptridas; Oligarquia: governo passou a ser exercido por Oligarquia: um conselho de euptridas (o Arcontado). O descontentamento popular, apoiado pelos ricos comerciantes(demiurgos) foi se fortalecendo e impondo mudanas na ordem poltica tradicional. Para resolver os conflitos eram necessrias reformas.

Os aristocratas encarregaram DRCON de elaborar um cdigo de leis escritas para a cidade. Eram leis rgidas, porm no conseguiram resolver os conflitos. Outro legislador, SLON, prope medidas mais SLON, radicais a fim de resolver os conflitos: Aboliu a escravido por dvidas; dividiu os cidados em quatro classes (baseada na riqueza)e determinou a relativa participao poltica de cada classe.

  

Continuando... Entretanto, as reformas de Slon no

conseguiram apaziguar os nimos. Essa crise facilitou a tomada de poder pela fora. Tirania: Tirania: o perodo da tirania iniciou-se com iniciouPisstrato. Esse tirano deu terras dos aristocratas aos pequenos proprietrios, concedeu emprstimos aos fazendeiros, incentivou a colonizao e o comrcio, construiu obras pblicas. Democracia: Clstenes, um outro tirano fez Democracia: nascer a democracia ao aperfeioar a leis de Slon.

O direito de cidadania foi ampliado. Passaram a ser considerados cidados os filhos de pai ateniense. Clstenes criou a lei do ostracismo, ostracismo, que era a condenao ao exlio de Atenas, por dez anos, s pessoas consideradas perigosas pelo Estado. A democracia ateniense atingiu se apogeu Pricles, no sculo V a.C., com Pricles, que governou 14 anos e promoveu Atenas tanto politicamente como culturalmente.

DEMOCRACIA

O governo democrtico de Atenas era constitudo da seguinte forma:




Bul assemblia encarregada da elaborao das leis. Eclsia votava as leis e escolhia os estrategos, encarregados de fazer executar as leis; Hilia tribunais de justia.

importante lembrar que os cidados de Atenas representavam a minoria da sociedade. sociedade. No podiam participar da vida poltica as mulheres, os estrangeiros (que eram em grande nmero), os jovens e os escravos. Ao mesmo tempo em que se aperfeioavam as instituies democrticas, consolidava-se o consolidavaescravismo.

DEMOCRACIA GREGA x ATUAL




A democracia grega era direta e limitada aos ricos proprietrios. O prprio cidado defendia os seus interesses polticos. Nossa democracia representativa, escolhemos os candidatos que vo nos representar. Todos com maior de 18 anos esto obrigados a exercer seus direitos polticos.

RESUMINDO.....
ATENAS COSMOPOLITA

ECONOMIA MERCANTIL

EDUCAO P/ O CIDADO

REG. POLTICO: DEMOCRACIA

ESPARTA XENOFOBIA

ECONOMIA AGRRIA AUTOSUFICIENTE

EDUCAO P/ FORMAR O SOLDADO

REG. POLTICO: OLIGARQUIA

RELIGIO


mais fcil dizer o que no foi a religio grega. Malfadada ser a tentativa do estudioso de classific-la, porque difere marcadamente de quase todas as crenas mais conhecidas. Logo ao comeo teria a surpresa da descoberta de que os gregos no possuram escritos sagrados. Procuraria em vo dogmas, doutrinas e credos. A religio mencionada nos antigos escritos. Toda pgina de Homero contm referncias aos deuses, mas sua obra no pode ser considerada a bblia grega. No tiveram escrituras sagradas nem grandes revelaes aos homens dos desejos dos deuses. Reinava extraordinria familiaridade. Eram freqentes as conversaes entre deuses e homens, e nada raro o mortal queixar-se da divindade por haver faltado a promessas ou mesmo agido incorretamente. A literatura grega est repleta de relatos dos amores entre homens e deuses, dos deuses com mulheres terrenas.

No comeo, o teatro grego no era apenas uma narrao dramtica, era um rito religioso em honra a Dionsio. Os teatros eram auditrios ao ar livre. A hora do incio do espetculo era o amanhecer. Muitas vezes os cidados assistiam a trs tragdias, uma tragicomdia e uma comdia. O teatro era considerado parte da educao de um grego. Em Atenas, o comrcio era suspenso durante os festivais dramticos. Os tribunais fechavam e os presos eram soltos. O preo da entrada era dispensado para quem no pudesse pagar; e at as mulheres que no podiam participar da maioria dos acontecimentos pblicos, eram bem recebidas no teatro.

Filosofia


Pode dividir-se a histria da filosofia grega em trs perodos: I. Perodo pr-socrtico (sc. VII-V a.C.) Problemas cosmolgicos. Perodo Naturalista: pr-socrtico, em que o interesse filosfico voltado para o mundo da natureza; II. Perodo socrtico (sc. IV a.C.) - Problemas metafsicos. Perodo Sistemtico ou Antropolgico: o perodo mais importante da histria do pensamento grego (Scrates, Plato, Aristteles), em que o interesse pela natureza integrado com o interesse pelo esprito e so construdos os maiores sistemas filosficos, culminando com Aristteles;

III. Perodo ps-socrtico (sc. IV a.C. - VI a.C.) Problemas morais. Perodo tico: em que o interesse filosfico voltado para os problemas morais, decaindo entretanto a metafsica; IV. Perodo Religioso: assim chamado pela importncia dada religio, para resolver o problema da vida, que a razo no resolve integralmente. O primeiro perodo de formao, o segundo de apogeu, o terceiro de decadncia.

Guerras Mdicas (498 - 448aC)


Gregos (Atenas + Esparta) X Persas
Clssico

Guerras do Peloponeso (431 404 aC)


Atenas X Esparta + Prsia Atenas + Esparta X Tebas

Auge G.Mdicas
G.Peloponeso Macednicos

Batalha de Queronia (338 aC)


V aC IV aC

Filipe II da Macednia derrota os gregos

Macednicos dominam Grcia

338 aC 336 aC

Morte de ili e II Alexandre


Helenismo

Helenismo
Gregos + Eg cios + Persas + Macednicos

Ver Mais Ma a

IV aC I aC

Morte de Alexandre

323 aC

Dominao Romana

30 aC

Helenismo
Gregos + Egpcios + Persas + Macednicos

Biblioteca de Alexandria : 500 mil vol Biblioteca de Prgamo : 400 mil vol Geocentrismo Circunferncia da Terra Geometria Princpios da Fsica Histria Estoicismo (Zeno) : dor e prazer Epicurismo : Busca do Prazer Ceticismo (Pirro): Nada Julgar

Helenismo

IV aC I aC

FIM

S-ar putea să vă placă și