Sunteți pe pagina 1din 30

Processo Administrativo Tributrio

Conselho Administrativo de Recursos Fiscais: Estrutura, Inovaes e Regimento Interno Henrique Pinheiro Torres Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil - Presidente da 3 Seo do CARF

Legislao Aplicvel

 Decreto n 70.235/72  MP n 449, de 03/12/2008  Portaria MF n 41, de 17/02/2009 (instalao)  Lei n 11.941/2009, de 27/05/2009  Portaria MF n 256, de 22/06/2009 (RICARF) e alteraes.

MPF

Incio do Procedimento

Formalizao da Exigncia (Auto de Infrao ou Notificao de Lanamento)

CARF

Impugnao (Instaurao da fase litigiosa)

Reabertura do prazo para Impugnao Diligncias e Percias Agravamento da Exigncia Arquivo (at o limite de alada)

Procedente

Deciso de Primeira Instncia

Improcedente

Recurso Voluntrio

Recurso de Ofcio (acima do limite de alada) Negado Provimento

CARF Negado Provimento Provido Provido

Recurso Especial (Contribuinte)

Recurso Especial (PFN) CSRF

Recurso Especial (Contribuinte)

Recurso Especial (PFN)

Mudanas Estruturais (1) Motivos

 Celeridade.  Racionalizao administrativa.  Sobreposio de estruturas administrativas;  Ausncia de viso unificada sobre o acervo de processos a serem julgados.  Racionalizao dos julgamentos.  Contexto econmico: aumento das autuaes e a consequente elevao dos litgios fiscais.

CONSELHOS DE CONTRIBUINTES

CSRF

1 CONSELHO DE CONTRIBUINTES

2 CONSELHO DE CONTRIBUINTES

3 CONSELHO DE CONTRIBUINTES

8 CMARAS

6 CMARAS

3 CMARAS

Pleno da CSRF (26 conselheiros)

CARF Presidente Vice-Presidente

CARF

1 SEO
1 Turma da Cmara Superior 2 Turma da Cmara Superior

2 SEO
3 Turma da Cmara Superior

3 SEO

1 Cmara (presidida pelo Pres. da Seo) 2 Turmas Fixas 2 Especiais Temp.

2 Cmara 2 Turmas Fixas 2 Especial Temp.

3 Cmara 2 Turmas Fixas 2 Especial Temp.

4 Cmara 2 Turmas Fixas 2 Especial Temp.

A 2 Seo possui a mesma estrutura de Cmaras e Turmas da 1 Seo

A 3 Seo possui a mesma estrutura de Cmaras e Turmas da 1 Seo

Secretaria Cmara 1 Turma Turma Especial Temporria Turma Especial Temporria

2 Turma

Composio dos Colegiados

Turmas de julgamento: 6 Conselheiros => 3 Fazendrios 3 Contribuintes O Presidente de qualquer dos Colegiados ser sempre escolhido entre os representantes da Fazenda Nacional. O Vice-Presidente sempre da representao dos contribuintes. O presidente de uma das turmas ordinrias presidir a Cmara O vice-presidente de uma das turmas ordinrias ser o vice presidente da cmara.

Composio dos Colegiados

TURMAS DA CSRF> Cada turma ser composta por 10 Conselheiros: Presidente do CARF Fazendrio. Vice presidente do CARF Contribuinte Presidentes das 4 cmaras da seo => Fazendrios Vice-presidentes das 4 cmaras da seo => Contribuintes.

Composio dos Colegiados

PLENO DA CSRF O Pleno da CSRF composto por todos os membros das 3 turmas da CSRF => 26 conselheiros => Presidente e vice-presidente do CARF + 12 presidentes de cmaras e 12 vice-presidentes.

Da designao de Conselheiros

Representantes da Fazenda Nacional recair dentre os nomes constantes de lista trplice elaborada pela Secretaria da Receita Federal do Brasil; Representante dos contribuintes recair dentre os nomes constantes de lista trplice elaborada pelas confederaes representativas de categorias econmicas de nvel nacional e pelas centrais sindicais. Representantes dos trabalhadores, para compor as turmas de julgamento das Cmaras com atribuio de julgamento de recursos que versem sobre contribuies previdencirias elencadas no inciso IV do art. 3 deste Regimento, recair dentre os nomes constantes de lista trplice elaborada pelas centrais sindicais.

Da Qualificao exigida dos candidatos a Conselheiro


no caso de representantes da Fazenda Nacional: exercer o cargo de Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil h pelo menos 5 (cinco) anos; no caso de representantes dos contribuintes, ser brasileiro nato ou naturalizado, com notrio conhecimento tcnico, registro no respectivo rgo de classe h, no mnimo, 5 (cinco) anos e efetivo e comprovado exerccio de atividades que demandem conhecimento nas reas de direito tributrio, de processo administrativo fiscal, de tributos federais e de contabilidade.

Do Comit de Seleo de Conselheiro


Composto por representante: do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais, indicado por seu Presidente, que presidir o Comit; da Secretaria da Receita Federal do Brasil, indicado pelo Secretrio da Receita Federal do Brasil; e da Procuradoria da Fazenda Nacional, indicado pelo Procurador-Geral da Fazenda Nacional; das confederaes representativas das categorias econmicas de nvel nacional, que podero indicar profissional com notrio conhecimento de direito tributrio ou de contabilidade; e da sociedade civil, indicado pelo Ministro de Estado da Fazenda.

Mudanas Estruturais (2) Sees - Competncia

Competncia do 1 Conselho de Contribuintes IRPJ e reflexos, CSLL, IRPF, IRRF e Simples (com exceo dos processos de incluso e excluso).

Competncia da 1 Seo do CARF IRPJ e demais tributos, quando reflexos, CSLL, Simples, Simples-Nacional e competncia residual.

Mudanas Estruturais (3) Sees - Competncia

Competncia do 2 Conselho de Contribuintes IPI, IOF, PIS, COFINS, CPMF, IPMF e Contribuies Previdencirias.

Competncia da 2 Seo do CARF IRPF, IRRF, ITR e Contribuies Previdencirias.

Mudanas Estruturais (4) Sees - Competncia


Competncia do 3 Conselho de Contribuintes II, IE, IPI Importao, tributao no comrcio exterior, matria aduaneira, Classificao fiscal, ITR, Finsocial, CIDE, Simples (incluso e excluso) e competncia residual.

Competncia da 3 Seo do CARF II, IE, tributao no comrcio exterior, matria aduaneira, Classificao Fiscal, IPI, PIS, COFINS, Finsocial, CIDE, CPMF, IPMF e IOF.

Alteraes Estruturais Sees - Competncias


Incluem-se na competncia das Sees os recursos interpostos em processos administrativos de compensao, ressarcimento, restituio e reembolso, bem como de reconhecimento de iseno ou de imunidade tributria. A competncia para o julgamento de recurso em processo administrativo de compensao definida pelo crdito alegado, inclusive quando houver lanamento de crdito tributrio de matria que se inclua na especializao de outra Cmara ou Seo.

Alteraes Estruturais Sees Competncias


Os recursos interpostos em processos administrativos de cancelamento ou de suspenso de iseno ou de imunidade tributria, dos quais no tenha decorrido a lavratura de auto de infrao, inclui-se na competncia da Segunda Seo. Na hiptese de compensao, quando o crdito alegado envolver mais de um tributo com competncia de diferentes Sees, a competncia para julgamento ser: Da Primeira Seo, se envolver crdito alegado de competncia dessa Seo e das demais; Da Segunda Seo, se envolver crdito alegado de competncia dessa Seo e da Terceira Seo; Da Terceira Seo, se envolver crdito alegado unicamente de competncia dessa Seo.

Principais Alteraes Processuais


 Extino de recursos para conferir celeridade aos julgamentos:  Recurso Voluntrio interposto em uma das turmas da Cmara Superior de Recursos Fiscais contra deciso de segunda instncia que desse provimento a Recurso de Ofcio.  Extino do Recurso Especial privativo do Procurador da Fazenda Nacional nos casos de julgado no unnime em que se apontava contrariedade lei ou evidncia das provas.  Extino do Agravo de Reexame que era interposto contra despacho que negasse seguimento ao Recurso Especial  Extino do Recurso Extraordinrio que cabia quando houvesse divergncia entre Turmas da CSRF.  Objetivo: Tornar a CSRF uma instncia uniformizadora da jurisprudncia e no uma 3 instncia.

Alteraes Processuais CARF x decises do STF e do STJ


APLICAO OBRIGATRIA DAS DECISES DEFINITIVAS DO STF E DO STJ NOS JULGAMENTOS DO CARF As decises definitivas de mrito, proferidas pelo Supremo Tribunal Federal e pelo Superior Tribunal de Justia em matria infraconstitucional, na sistemtica prevista pelos artigos 543-B e 543-C do Cdigo de Processo Civil, devero ser reproduzidas pelos conselheiros no julgamento dos recursos no mbito do CARF.

Alteraes Processuais

SOBRESTAMENTO Ficaro sobrestados os julgamentos dos recursos sempre que o STF tambm sobrestar o julgamento dos recursos extraordinrios da mesma matria, at que seja proferida deciso nos termos do art. 543-B. O sobrestamento de que trata o 1 ser feito de ofcio pelo relator ou por provocao das partes.

Alteraes Processuais
 Julgamento de processos em lote:  Processos cujo tema tenha jurisprudncia firmada na CSRF;  Escolha do processo pelo presidente da Cmara para sorteio e julgamento.  Possibilidade de intimao das decises do CARF na sede do prprio rgo, em Braslia:  Anteriormente, o processo tinha que retornar unidade da jurisdio do contribuinte para intimao.

Alteraes Processuais Smulas e Resolues


 Smulas de observncia obrigatria pelos membros do CARF:  Decises reiteradas e uniformes do CARF;  Ministro da Fazenda pode atribuir smula do CARF efeito vinculante em relao administrao tributria federal proposta do Pres. do CARF, Secretrio da RFB, PGFN e de Pres. de Confederaes;  Aprovao Qurum de 2/3 do respectivo colegiado.  Resolues vinculam rgos julgadores do CARF:  Finalidade: uniformizao da jurisprudncia entre as turmas da CSRF;  Anlise da divergncia em tese;  Aprovao: Maioria absoluta do Pleno da CSRF.

SMULAS ADMINISTRATIVAS

Fundamentos: Existncia de teses julgamentos sobre a mesma matria

convergentes

nos

Legitimados para propor a edio de smulas: Conselheiros, Procurador-Geral da Fazenda Nacional, Secretrio da Receita Federal, Pres. de Confederaes. Objetivos: 1) Consolidao da jurisprudncia reiterada e uniforme das Cmaras julgadoras do CARF. 2) Agilizao dos julgamentos.

SMULAS ADMINISTRATIVAS

Qurum para aprovao: 2/3 do colegiado (Turma ou Pleno da CSRF) Validade: aps publicao no DOU. Efeitos/implicaes: a) conhecimento dos recursos; b) sanes a conselheiros que julgarem em desacordo com a smula. Efeito vinculante.

Smulas Administrativas

Legitimados para propor revogao:     a) Presidente do CARF; b)Procurador-Geral da Fazenda Nacional; c)Secretrio da Receita Federal do Brasil; d) Presidente de Confederao habilitada a indicar conselheiros

Mudanas Administrativas

 Novo site do CARF, com novas funcionalidades, visando ao atendimento remoto do cidado (certido, inteiro teor digitalizado, etc.).  Processo eletrnico / Processo hbrido (digitalizado).

Resumindo agora em versos Do conselho o que falei, L um grande universo, E a todos eu mostrarei. Na seara onde se tributa, O imposto pago pelo cidado, Tenham certeza que l se luta, E se toma cada deciso... Com as estruturas unificadas, Permitiu-se melhor coordenao, A anlise processual foi agilizada E aperfeioada a tomada de deciso.

O recurso de ofcio, por ns bem tratado, Analisamos desde o incio, Nada postergado. O recurso voluntrio, Mais o recurso especial, J fazem parte do nosso glossrio, Sendo j habitual. A nossa unificao foi acertada, E foi criado o to falado Conselho, Com a Medida Provisria 449/2008 editada, Sendo sua instalao em apenas 19 de fevereiro.

PARA FINALIZAR

DISIMBARQUEI NESTA CIDADI PR FAL DU MEU CONSEI ESPERU COM MUINTA UMIUDADI QUE OCS TENHAM INTENDIDO O QUE FALEI A OCS MEU MUITO OBRIGADU, AGRADEU POR TE MI CHAMADU AQUI FINALIZU DESEJANDU SORTI A TODOS DESTE ESTADU S QUI AGORA TENHU QUE PARTI.

Nova imagem e identidade visual

S-ar putea să vă placă și