Sunteți pe pagina 1din 37

Historia da anatomia

Prof. Alphonsus

Anatomia
Anatomia (do grego antigo [anatome], "seccionar"), o ramo da biologia no qual se estudam a estrutura e dos seres vivos, tanto externa quanto internamente. Alguns autores usaram este termo incluindo na anatomia igualmente o estudo das funes vitais (respirao, digesto, circulao sangunea.

morfologia
morfologia (do grego morphe, forma + logos, razo, estudo).

Aristteles
O mais antigo relato conhecido de uma dissecao pertence ao grego Teofrasto (? 287 a. C.), discpulo de Aristteles. Ele a chamou de anatomia (em grego, anna temnein), o termo que se generalizou, englobando todo o campo da biologia que estuda a forma e a estrutura dos seres vivos, existentes ou extintos.

Alcmon
Alcmon, na Grcia, lutando contra o tabu que envolvia o estudo do corpo humano, realizou pesquisas anatmicas j no sculo VI a.C. (por isso muitos o consideram o pai da anatomia). Entre 600 e 350 a.C. , Empdocles, Anaxgoras, Esculpio e Aristteles tambm se dedicaram a dissecaes.

Galeno
Galeno, nascido a 131 na sia Menor, onde provavelmente morreu em 201, aperfeioou seus estudos anatmicos em Alexandria. Durante toda a Idade Mdia, foi atribuda enorme autoridade a suas teoria, que incluam errneas transposies ao homem de observaes feitas em animais.

Renascimento
O clima geral do Renascimento favoreceu o progresso dos estudos anatmicos. A descoberta de textos gregos sobre o assunto, e a influncia dos pensadores humanistas, levou a Igreja a ser mais condescendente com a dissecao de cadveres. Artistas como Michelangelo, Leonardo da Vinci e Rafael mostraram grande interesse sobre a estrutura do corpo humano. Leonardo dissecou

Andr vesalius
O maior anatomista da poca foi o mdico flamengo Andr Vesalius, cujo nome real era Andreas Vesaliusum dos maiores contestatrios da obscurantista tradio de Galeno. Dissecou cadveres durante anos, em Pdua, e descreveu detalhadamente suas descobertas.

O primeiro texto anatmico

Seu De Humani Corporis Fabrica, publicado em Basilia em 1543, foi o primeiro texto anatmico baseado na observao direta do corpo humano e no no livro de Galeno.

Anatomia
A anatomia o estudo da forma e da constituio do corpo, pr-requisito indispensvel para o estudo da fisiologia dos rgos. Seu estudo compreende tanto a evoluo do indivduo desde a fase de zigoto at a velhice (ontogenia), como o desenvolvimento de uma estrutura no reino animal (filogenia).

Clulas
A unidade fundamental do corpo a clula. A unio de diversas clulas de mesma funo d origem aos tecidos. A unio de diversos tecidos origina os rgos, que por sua vez originam os sistemas.

Fases das clulas


Interfases. durante esta face que ocorre o desdobramento do DNA das clulas. Para a ocorrer prfase formando os pares de cromossomo, metfase comeam a juntar as fibras dentro das clulas, anfase quando as clulas se juntam separando os cromossomo, telfase transformam novas clulas.

DENOMINAO DO SISTEMA ESTUDADO Estes iologia Sensorial Neuroanatomia Nervoso Esplancnologia Visceral Osteologia sseo Miologia Muscular Artrologia Articular Angiologia Vascular

Eixos ANATMICOS
. O eixo vertical ou longitudinal, que une a cabea aos ps. . O eixo de profundidade ou ntero-posterior, que une o ventre ao dorso. . O eixo de largura ou transversal, que une o lado direito ao lado esquerdo.

Plano
O plano sagital mediano, divide o corpo em direito e esquerdo. O plano transversal ou horizontal, divide o corpo em superior. O plano frontal ou coronal, divide o corpo em Antero posterior

TERMOS DE RELAO ANATMICA


Inferior ou caudal: mais prximo dos ps; Superior ou cranial: mais prximo da cabea; Anterior ou ventral: mais prximo do ventre; Posterior ou dorsal: mais prximo do dorso; Proximal: mais prximo do ponto de origem; Distal: mais afastado do ponto de origem; Medial: mais prximo do plano sagital mediano; Lateral: mais afastado do plano sagital mediano; Superficial: mais prximo da pele; Profundo: mais afastado da pele;

histologia
A histologia a cincia que estuda os tecidos do corpo humano. Os tecidos so formados por grupos de clulas de forma e funo semelhantes.

histologia
De forma simples podemos entender que a clula a unidade fundamental do corpo, os tecidos so a associao de vrias clulas semelhantes, os rgos so a juno de vrios tecidos que realizam uma determinada funo, os sistemas so a unio de vrios rgos (sistema nervoso, linftico, esqueltico, respiratrio, tegumentar, circulatrio.) e que a unio de todos os sistemas formam o organismo.

TECIDO EPILTELIAL
O tecido epitelial apresenta como caractersticas: ausncia de espao entre as clulas, ausncia de vascularizao e grande capacidade de renovao celular. Sua funo principal proteger o corpo contra a penetrao de microorganismos, substncias qumicas e agresses fsicas.

FUNES DO TECIDO EPITELIAL


Ele se encontra recobrindo o corpo externamente (epiderme e crnea) e a superfcie interna dos rgos ocos como o estmago, ouvido, nariz, pulmo, boca, tero, bexiga. Alm disso, ele o responsvel pela formao de glndulas (fgado, pncreas, glndulas salivares).

Tipos de tecidos epitelial


De revestimento escamoso; pele, cavidade bocal e estomago e outros rgo de revestimento. Estratificado colunar; pseudo-estraficado reveste o trato respiratrio. Epitlio glandular; excrinas, secretam muco ou fluidos seroso. Ex; de glndulas sebceas mamarias e pancreticas. Glndulas endcrinas, esto relacionadas com capilares que conduzem a suas secrees ex; tireide, hipfise e supra renal.

TECIDO CONJUNTIVO
O tecido conjuntivo possui espao entre as clulas, ricamente vascularizado, possui baixa renovao celular e material intersticial (fibras colgenas, elsticas e reticulares), possui tambm o lquido intersticial (local de onde as clulas retiram seus nutrientes e depositam os seus resduos).

FUNES
Entre suas vrias funes, este tecido possui uma importantssima: unir e separar rgos ao mesmo tempo. Abaixo de todo tecido epitelial, deve haver, obrigatoriamente, um tecido conjuntivo.

Tipos de tecidos conjuntivos


Elstico; so encontrados entre as arterias, tecidos ertil e alveolares. Reticular; so encontrados nas clulas hepticas, linfticas e medula sseas. Tecido de sustentao; cartilagem hialina ex. entre as costelas, fibrocartilagem ex. entre os corpos vertebrais e elastica ex. entre a epiglote e na orelha externa . Obs: avascular.

TECIDO MUSCULAR
O tecido muscular possui clulas especializadas para a contrao. Sua funo permitir o movimento, realizar a manuteno postural e a produo de calor. Ao contrrio dos tecidos citados acima, este no possui renovao celular.

Tipos de tecidos musculares


Msculo estriado esqueltico. Ex: bceps. Msculo estriado cardaco. Ex: corao. Msculos liso. Ex: estomago.

TECIDO NERVOSO
O tecido nervoso formado por clulas nervosas (neurnios) e tambm por clulas protetoras e de sustentao, chamadas neuroglias. Assim como ocorre no tecido muscular, este formado por clulas que no se renovam.

S-ar putea să vă placă și