Sunteți pe pagina 1din 42

Tecnologia dos Materiais

Professor: Dmisson Abreu Louzada E-mail: dimissonal@ifes.edu.br

PROPRIEDADES MECNICAS DOS METAIS

PROPRIEDADES MECNICAS
POR QU ESTUDAR? A determinao e/ou conhecimento das propriedades mecnicas muito importante para a escolha do material para uma determinada aplicao, bem como para o projeto e fabricao do componente. As propriedades mecnicas definem o comportamento do material quando sujeitos esforos mecnicos, pois estas esto relacionadas capacidade do material de resistir ou transmitir estes esforos aplicados sem romper e sem se deformar de forma incontrolvel.

Principais propriedades mecnicas


Resistncia trao Elasticidade Ductilidade Dureza Tenacidade
Cada uma dessas propriedades est associada habilidade do material de resistir s foras mecnicas e/ou de transmiti-las.

TIPOS DE TENSES QUE UMA ESTRUTURA ESTA SUJEITA Trao Compresso Cisalhamento Toro Flexo

Como determinar as propriedades mecnicas?


A determinao das propriedades mecnicas feita atravs de ensaios mecnicos. Utiliza-se normalmente corpos de prova (amostra representativa do material) para o ensaio mecnico, j que por razes tcnicas e econmicas no praticvel realizar o ensaio na prpria pea, que seria o ideal. Geralmente, usa-se normas tcnicas para o procedimento das medidas e confeco do corpo de prova para garantir que os resultados sejam comparveis.

NORMAS TCNICAS
As normas tcnicas mais comuns so elaboradas pelas:

ASTM (American Society for Testing and Materials) ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas)

TESTES MAIS COMUNS PARA SE DETERMINAR AS PROPRIEDADES MECNICAS DOS METAIS


Resistncia trao Resistncia compresso Resistncia toro Resistncia ao choque Resistncia ao desgaste Dureza

RESISTNCIA TRAO
medida submetendo-se o material uma carga ou fora de trao, gradativamente crescente, que promove uma deformao progressiva de aumento de comprimento. NBR-6152 para metais.

ESQUEMA DE MQUINA PARA ENSAIO DE TRAO


PARTES BSICAS
Sistema de aplicao de carga Dispositivo para prender o corpo de prova Sensores que permitam medir a tenso aplicada e a deformao promovida (extensmetro)

EQUIPAMENTO PARA ENSAIO DE TRAO

Extensmetro eletrnico usado para determinao do limite de escoamento

Mquina de Trao

RESITNCIA TRAO TENSO () X Deformao ()


= F/Ao
Fora ou carga

Kgf/cm2 ou Kgf/mm2 ou N/ mm2


rea inicial da seo reta transversal

Como efeito da aplicao de uma tenso tem-se a deformao (variao dimensional).


A deformao pode ser expressa:
O nmero de milmetros de deformao por milmetros de comprimento O comprimento deformado como uma percentagem do comprimento original

Deformao( )=

lf-lo/lo= l/lo

lo= comprimento inicial lf= comprimento final

Comportamento dos metais quando submetidos trao

Resistncia trao

Dentro de certos limites, a deformao proporcional tenso (a lei de Hooke

obedecida)

Lei de Hooke:

=E

Resistncia Trao

Resistncia Trao (Kgf/mm2)


Corresponde tenso mxima aplicada ao material antes da ruptura calculada dividindo-se a carga mxima suportada pelo material pela rea de seo reta inicial

A deformao pode ser:

Elstica Plstica

Deformao Elstica e Plstica


DEFORMAO ELSTICA DEFORMAO PLSTICA

Prescede deformao plstica provocada por tenses que reversvel ultrapassam o limite de elasticidade Desaparece quando a tenso irreversvel porque resultado do removida deslocamento permanente dos tomos e portanto no desaparece praticamente proporcional quando a tenso removida tenso aplicada (obedece a lei
de Hooke)

Elstica

Plstica

Mdulo Mdulo

de de

elasticidade ou Young

E= / =Kgf/mm2
o quociente entre a tenso
aplicada e a deformao elstica resultante. Est relacionado com a rigidez do material ou resistncia deformao elstica Est relacionado diretamente com as foras das ligaes interatmicas

A lei de Hooke s vlida at este ponto

Tg = E
Lei de Hooke:

=E

Mdulo de Elasticidade para alguns metais


Quanto maior o mdulo de elasticidade mais rgido o material ou menor a sua deformao elstica quando aplicada uma dada tenso
MDULO DE ELASTICIDADE [E] GPa Magnsio Alumnio Lato Titnio Cobre Nquel Ao Tungstnio 45 69 97 107 110 207 207 407 106 Psi 6.5 10 14 15.5 16 30 30 59

Consideraes gerais sobre mdulo de elasticidade


Como consequncia do mdulo de elasticidade estar diretamente relacionado com as foras interatmicas: Os materiais cermicos tem alto mdulo de elasticidade, enquanto os materiais polimricos tem baixo. O mdulo de elasticidade dos metais se encontra em um nvel intermedirio entre os mdulos dos materiais cermicos e dos polimros.

O COEFICIENTE DE POISSON PARA ELONGAO OU COMPRESSO

Qualquer elongao ou compresso de uma estrutura cristalina em uma direo, causada por uma fora uniaxial, produz um ajustamento nas dimenses perpendiculares direo da fora.

Exerccio resolvido 1 Uma pea de cobre de 305 mm tracionada com uma tenso de 276 MPa. Se a deformao totalmente elstica, qual ser o alongamento ? Sendo o modulo de elasticidade do cobre igual a 110 GPa.

= E. = E.L/L0 => L = . L0/E E obtido de uma tabela ECu = 110 x 103 MPa Assim: L = 276 MPa x 305 mm/110 x 103 MPa = 0,77 mm

Exerccio resolvido 2 Um cilindro de lato com dimetro de 10 mm tracionado ao longo do seu eixo. Qual a fora necessria para causar uma mudana de 2,5 m no dimetro, no regime elstico ? E = 97 GPa = 0,34

O FENMENO DE ESCOAMENTO
Esse fenmeno nitidamente observado em alguns metais de natureza dctil, como aos baixo teor de carbono. Caracteriza-se por um grande alongamento sem acrscimo de carga.

Limite de Escoamento
Quando no observa-se nitidamente o fenmeno de escoamento, a tenso de escoamento corresponde tenso necessria para promover uma deformao permanente de 0,2% ou outro valor especificado (obtido pelo mtodo grfico indicado na figura ao lado)

Ductilidade
A ductilidade a propriedade fsica dos materiais de suportar a deformao plstica, sob a ao de cargas, sem se romper ou fraturar. Ela caracterizada pelo fluxo do material sob ao de uma tenso cisalhante.

Ductilidade
A ductilidade a propriedade que apresentam alguns metais e ligas metlicas quando esto sob a ao de uma fora, podendo estirar-se sem romper-se, transformando-se num fio. Os metais que apresentam esta propriedade so denominados dcteis.

Ductilidade expressa como estrico


Corresponde reduo na rea da seo reta do corpo, imediatamente antes da ruptura Os materiais dcteis sofrem grande reduo na rea da seo reta antes da ruptura Estrico= rea inicial-rea final rea inicial

Outras informaes que podem ser obtidas das curvas tensoxdeformao


Resilincia
Corresponde capacidade do material de absorver energia quando este deformado elasticamente. A propriedade associada dada pelo mdulo de resilincia (Ur)

Ur= (e) 2/2E

Materiais resilientes so aqueles que tm alto limite de elasticidade e baixo mdulo de elasticidade (como os materiais utilizados para molas)

Outras informaes que podem ser obtidas das curvas tensoxdeformao Tenacidade
Corresponde capacidade do material de absorver energia at sua ruptura.

tenacidade

Ensaio Charpy

Dureza

Microdureza Vickers

Microdureza Knoop

Dureza

Dureza

Dureza

Fratura
O processo de fratura normalmente sbito e catastrfico, podendo gerar grandes acidentes.

Envolve duas etapas: formao de trinca e propagao. Pode assumir dois modos: dctil e frgil.

Fratura dctil e frgil


Fratura dctil O material deforma-se lentamente antes de fraturar. O processo desenvolve-se de forma relativamente lenta medida que a trinca se propaga. Este tipo de trinca denominado estvel porque ela para de se propagar a menos que haja uma aumento da tenso aplicada no material.

Fratura frgil O material deforma-se pouco, antes de fraturar. O processo de propagao da trinca pode ser muito veloz, gerando situaes catastrficas. A partir de um certo ponto, a trinca dita instvel porque se propagar mesmo sem aumento da tenso aplicada sobre o material.

Fratura

Exerccios
1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8) 9) 10) 11) 12) 13) 14) Porque estudar as propriedades dos materiais? Quais as principais propriedades mecnicas? Como se determina as propriedades mecnicas? Quais os tipos de tenses? Qual o conceito de tenso e de deformao? Quais os tipos de deformao? Quais so suas caractersticas? O que resistncia a trao? O que ductilidade? O que resilincia? O que tenacidade? Qual a relao do modulo de elasticidade com sua deformao elstica? Quais so os dois tipos de fratura que existem? Explique cada tipo. Em materiais onde a regio de escoamento no est definida o que fazer para defini-la? O que dureza? Quais so os tipos de ensaios de dureza?

S-ar putea să vă placă și